Todos nós consumimos arte, desde vídeos, musicas,  pinturas, livros, filmes, peças e claro, fotografia.

E para quem é fotografo é muito importante entender sua arte para poder vendê-la. Quem é que não passa alguns minutos ou ate mesmo horas vendo vídeos no Youtube ou no Vimeo?

Quem não acompanha pessoas e certos tipos de fotografias artísticas no Instagram e Pinterest?

Considerando isto, aqui vão algumas dicas de vendas para ajudar a você vender Fine Art e trabalhos artísticos em geral:

Arte não termina no artista

A arte só faz sentido se tocar o coração do outro. De nada adianta um pintor fazer uma pintura que só faz sentido para ele mesmo. Sua arte deve atingir, sensibilizar, emocionar o outro, caso contrario, só você no mundo entenderá o que produziu.

A arte deve ser comercial:

Se você pinta quadros, de que adianta pintar um quadro que não será exposto ou não irá decorar nenhuma casa, comercio, etc?

Pensando em fotografia, por exemplo, fotografia urbanas, estas podem ser enquadradas para fazer parte da decoração de um ambiente, um apartamento, uma barbearia ou restaurante. Você sabe exatamente  qual foto seu cliente gostaria de ver emoldurada na parede? Quais são as últimas tendências em decoração de ambientes para você adaptar sua arte e ser desejado pelos seus potenciais clientes?

Conecte-se com a realidade do seu cliente:

Cada vez mais produtos e serviços vão se conectar com o cliente antes mesmo dele decidir a compra. Na fotografia, isso não será diferente. Quais são as tendências que você vê no seu mercado e o que esta fazendo de diferente para sua fotografia ser percebida positivamente pelas pessoas?

Converse com pessoas que vão sintonizar você:

Se você faz fotos de interiores, converse com decoradores, visite lançamentos imobiliários e observe o que acontece, converse com arquitetos, visite a Casacor. Se você faz fotos de aniversários de crianças, descubra qual foto fara seu cliente comentar de você para os conhecidos e amigos dele. Alem das fotos clichê, inove com o que seu cliente não espera.

Essas são algumas dicas de como vender Fotografia Fine Art mas é aplicável  para todo tipo de arte. A essência que quero passar aqui é que não há problema algum que sua Arte seja comercial. Pelo simples fato de ser única e exclusiva, já pode ser cobrada pelo seu valor percebido.

 

luis-sorrilha

Luis Sorrilha é Engenheiro Mecânico e Pós Graduado em Administração de Empresas para Engenheiros pela Universidade Mackenzie.

Atua na área de vendas de serviços e produtos para cliente final e B2B há mais de 10 anos. Apaixonado por artes visuais, tem a missão de desenvolver a Habilidade de Vendas para profissionais da Fotografia e Audiovisual.

Email: [email protected]

#sorrilha

FB: luis.sorrilha