Se você é fotografo profissional, ou pretende algum dia ser, certamente já se deparou com aquela situação incômoda de em um determinado momento precisar de uma bateria extra, ou um cartão de memória adicional e ter deixado pra trás, não é?

Pense na seguinte situação: você sai com a sua esposa ou marido num sábado à tarde, com um pôr-do-sol fantástico no Mirante das Mangabeiras em Belo Horizonte, pega a sua câmera e descobre que esqueceu o equipamento ligado há alguns dias. Você quer se matar, mas tudo bem. Basta tirar o smartphone do bolso e paciência. Mas e se for um evento profissional?

 

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(Ainda bem que estive lá outro dia com outro pôr-do-sol bacana)

Planejamento na fotografia

Para que isso não aconteça com você é importante um bom planejamento. O desafio de ser um bom profissional passa pela sua preparação e a percepção de valor que você transmite ao seu cliente.

Para ele tudo tem que ser perfeito. Você precisa surpreendê-lo, encantá-lo, e de forma nenhuma permitir que um imprevisto atrapalhe a sua sessão de fotos.

Gestão para fotógrafos

Gestão para fotógrafos

Para entendermos como trabalhar com gestão para fotógrafos, precisamos entender o conceito de projeto.

Projeto é “um conjunto de atividades temporárias, realizadas em grupo, destinadas a produzir um produto, serviço ou resultado únicos”, conforme definição do PMBOK 5ª Edição, Um Guia do Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos do PMI – Project Management Institute, uma das maiores associações para profissionais de gerenciamento de projetos no mundo.

Com essa definição, podemos entender que cada sessão fotográfica é um projeto.

Esse guia nos orienta sobre como gerir adequadamente um projeto através de 5 grupos de processo, 10 áreas de conhecimento e 47 processos. Mas calma: não passaremos por tudo isso.

Vamos apenas trazer um pouco desse conhecimento para vocês, fazendo um paralelo com algumas coisas que acreditamos serem úteis para o dia a dia de um fotógrafo profissional.

Vamos analisar alguns desses processos supondo que você irá trabalhar em um casamento.

Partes interessadas

É muito importante você identificar as partes interessadas e quais as expectativas de cada uma. A princípio você pode pensar que os interessados são somente os noivos, ou no máximo o pai da noiva que pode ser quem está lhe contratando.

Mas e os avós, a melhor amiga da noiva, o padre ou pastor da cerimônia? Em alguns casos, por exemplo, o padre ou pastor pode não permitir que você suba no altar para fazer as fotos.

Quanto melhor você conseguir se inteirar sobre as partes interessadas, melhor será o seu planejamento, e por consequência, menores riscos e maiores as chances de sucesso.

Gestão para fotógrafos. Qualidade = escopo, tempo e custos

Na gestão de projetos, qualidade significa entregar o escopo dentro do prazo e custos definidos.

Escopo é o que o seu cliente quer. Identificar exatamente o que o seu cliente quer é a diferença entre satisfazê-lo ou não. Muito do escopo acaba ficando registrado no contrato, como por exemplo: quantas horas de cobertura do evento, quantos fotógrafos, etc.

Mas algumas coisas que podem ser importantes para o seu cliente podem não estar escritas em lugar nenhum. Procure identificar o que o cliente quer, registre e valide isso com ele. Quantas vezes o cachorro da noiva é tão importante para ela e você só descobre ali, na hora do casamento?

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(Allen Ko – Vencedor da categoria Amor de Família, outono 2014, no casamento de Carrie Ho e ChiHwa Cheung – Cantão, China)

Uma coisa muito importante para se ter em mente na gestão para fotógrafos, é que existe uma relação de dependência entre o escopo, o tempo e custos. Se você alterar um deles, os outros também serão afetados e a qualidade poderá não ser alcançada.

Por exemplo: o contrato já estava todo definido e, na última hora, o cliente resolve fazer as externas em Paris, sendo que esse serviço não havia sido contratado até então. Todo o seu planejamento terá que sofrer alterações de acordo com a mudança do escopo.

Importante é sempre planejar levando em consideração o escopo e os recursos necessários, sejam equipamentos (câmera, pilhas, flashes, cartões de memória, rebatedores) e o que mais for necessário para aquele evento, e também outras questões como alimentação, hospedagem, transporte, o tempo necessário e os custos envolvidos.

Em resumo, um bom fotógrafo profissional, se prepara, planeja, conhece o seu cliente e faz um projeto, ainda que simplificado, do evento que vai cobrir, antevê riscos, e no final, consegue gerenciar com sucesso tudo o que envolve esse projeto.

Não se esqueça de fazer o seu check list e se preparar para qualquer trabalho fotográfico.

 

Felipe Sardinha

Felipe Sardinha:

Administrador de Empresas, especializado em Gestão de Projetos pelo IETEC e Supervisor de Planejamento Comercial.

Parceiro do Fotografia Mais nos trabalhos de Gestão para Fotógrafos.