Como conquistar clientes e aumentar a sua receita.

Trabalhar com Marketing para fotógrafos tem sido muito gratificante para nós e para os nossos clientes.

Em nossa consultoria para fotógrafos temos percebido que a maioria dos profissionais não utiliza uma estratégia bem definida para atrair mais clientes, seja pela falta de tempo, ou de conhecimento.

Muitas pessoas utilizam o termo “Marketing” sem sequer saber o que significa. Marketing não é comunicação; não é propaganda. Algumas pessoas dizem que contrataram alguém para “fazer o Marketing” da empresa.

E quando vamos conferir qual trabalho realmente foi feito, tratava-se apenas da criação de um logotipo, ou um site.

Mas afinal, se Marketing não é criar um logo de fotografia, ou um site de fotografia, então o que é? Gostamos muito da definição de Philip Kotler, que diz: ”Marketing envolve a identificação e a satisfação das necessidades humanas e sociais. Ele supre as necessidades lucrativamente”.

Mas, na prática, como o Marketing para fotógrafos pode ajudar o seu negócio?

Colocamos aqui alguns componentes fundamentais para que você possa pensar no seu negócio de forma integrada:

Posicionamento da marca na fotografia

posicionamento de marca é um dos aspectos mais importantes para o fotógrafo. Você sabe como se posicionar no mercado? Quais são seus diferenciais? Como se destacar dos concorrentes? A sua marca deve refletir muito bem os seus objetivos.

Definição de público alvo na fotografia

Escolher o público alvo na fotografia, definindo o segmento de mercado que será mais adequado ao seu negócio, também faz parte do Marketing para Fotógrafos.

Já pensou se um profissional decide atuar nas áreas de moda, infantil, gestante, sensual, casamento e produto? Será que é possível atender a todos os segmentos ao mesmo tempo? NÃO!

É por isso que um fotógrafo precisa de orientação sobre qual será a escolha do seu público alvo.

Identidade visual para fotógrafos

Agora que você já sabe como posicionar sua marca e qual público alvo atender, é hora de trabalhar a criação da identidade visual da sua empresa. Seu logo de fotografia e site precisam estar de acordo com seu posicionamento.

Se você quer ser um especialista em fotografia newborn, imagine como seria seu site se a cor predominante fosse um roxo escuro?

Esse é um exemplo óbvio, mas muitos fotógrafos criam logo, site, cartão de vista, etc, sem entender a importância da identidade visual estar 100% conectada ao seu posicionamento de marca.

Planejamento Financeiro

Uma das maiores dúvidas no Marketing para Fotógrafos é quanto cobrar na fotografia. Estabelecer uma boa estratégia de precificação é fundamental para qualquer fotógrafo!

Afinal ninguém quer fazer parte da estatística do IBGE que diz que quase metade das empresas no Brasil fecha em 3 anos. Todo empreendedor precisa ter uma noção de planejamento financeiro. Se não souber trabalhar com isso, contrate um especialista!

Marketing Digital para fotógrafos

Se você ainda não tem, é preciso criar o quanto antes uma estratégia de marketing digital. Saber trabalhar bem com as Redes Sociais, site, email marketing, etc, é fundamental para qualquer fotógrafo! Aquele que não sabe o poder das estratégias online vai ficar pra trás!

Esses são alguns assuntos que fazem parte do Marketing para Fotógrafos, e que todo profissional deveria se inteirar mais! É por isso que o Fotografia Mais existe, oferecendo dicas gratuitas de Marketing e Negócios!

Um grande abraço;

Rafael, do Fotografia Mais