Os fotógrafos são verdadeiros poetas
Acredito que a poesia está embrenhada em tudo, principalmente em todas as formas de arte. Nos filmes, na música, na dança, na pintura, na literatura e claro, na fotografia.
“Fotografia é poesia” é uma frase especial para mim, que trabalho praticamente 100% focado no segmento fotográfico profissional e amador.
Apesar de trabalhar há 7 anos nesse mercado, pensei na expressão Fotografia é Poesia pela primeira vez há uma semana.
Em um momento de inspiração, veio imediatamente todo conceito que faço da fotografia moderna e também de toda sua história evolutiva de quase seus quase 200 anos desde que Niépce fez a primeira imagem a partir de uma câmera, em 1826.
Ligar fotografia a poesia é algo simples por um lado, mas dependendo da abrangência da análise, ela fica mais desafiadora, porém mais bela também.
Para o escritor Mário Quintana, “o fotógrafo tem a mesma função do poeta: eternizar o momento que passa”.
Na época modernista, o principal uso da fotografia era sem dúvida a jornalística e de retratos.
Há décadas a fotografia vem ganhando novas formas e usos, e cada vez se tornando maior, mais criativa e sem limites.
Se você é curioso pelo lado artístico da fotografia e gosta da correlação das diversas artes e áreas de conhecimento, acho que você vai gostar bastante desse meu artigo que dedico a cobrir o lado mais conceito e filosófico da oitava arte.
Fotografia como forma de expressão
A ideia de dizer que fotografia é poesia surgiu quando minha equipe e eu estávamos planejando novos conteúdos e cursos para fotógrafos que pretendemos lançar em 2022 e no próximo ano, tanto nos blogs do Fotografia Mais, no Blog da Alboom e eventualmente em outros portais.
Queremos cada vez mais novos conteúdos, conteúdos originais, criativos e também inspiradores.
Quero pensar que não fui eu que criei o termo, porque sei que nada é 100% original.
Mas humildemente quero dizer que o insight é muito bom, é impactante e creio que não só para mim ou qualquer pessoa que tenha admiração e respeito pela literatura e poesia.
Quero também compartilhar que a frase é uma adaptação da expressão “Código é poesia” – no sentido de programação e sistemas. Tudo indica que a expressão, criada pela WordPress, é lançada como uma espécie de slogan ou manifesto da empresa por volta de 2015.
Poesia e Fotografia de mãos dadas
Se pararmos para pensar, a palavra poesia é uma das palavras mais mágicas e especiais que existem no dicionário. Ela é capaz de unir muitas coisas: arte, amor, razão, paixão, criatividade, originalidade e até rebeldia.
Alias, poesia semanticamente significa criar, expressar. E já por isso, posso dizer que poesia e fotografia andam geralmente juntas e de mãos dadas.
Porém, há usos da fotografia mais científico como a micro fotografia, a fotografia científica e mesmo o fotojornalismo.
Mas em 99% dos casos a fotografia é para criar emoções, lembranças e reflexões. E aí está a beleza.
Quando WordPress soltou a frase “código é poesia” houve uma reação negativa de parte da comunidade de programadores.
O wordpress é uma plataforma de sites onde você precisa programar.
Ela difere muito em conceito com plataformas mais intuitivas para criar sites – como é o caso do Alboom Prosite, onde tudo praticamente é de arrastar e soltar, com temas prontos visuais para personalizar e não é necessário nenhum conhecimento de programação.
Quando o wordpress soltou a frase ela pensou em lembrar que embora programar um site do zero seja trabalhoso e engenhoso, é também uma forma de arte criar e pensar nos detalhes visuais e itens necessários do site.
E de fato a arte está em tudo.
Fotografar também pode ser trabalhoso, pode requerer conhecimentos técnicos de luz, sombra, enquadramento e configurações dos equipamentos.
Entretanto, ao mesmo tempo, a fotografia é arte, criação e forma de expressão.
Cada foto pode surpreender diferentemente, mesmo que a foto seja de um mesmo lugar ou de uma mesma pessoa.
A paixão pela fotografia
Para mim, a poesia na fotografia é a melhor maneira de explicar a grande paixão que os fotógrafos têm de fotografar, seja na carreira ou como hobby.
E por conta disso, eu acredito que os fotógrafos poderiam ser considerados verdadeiros poetas, só que ao invés de escreverem, criam imagens.
É claro que a fotografia pode ser simplesmente o clique da máquina fotográfica, e nada mais.
Bom, a gente respeita o lado mecânico e racional e até infalível que as máquinas digitais e automáticas propiciam.
Ninguém pode negar que fotografar é um obturador que se abre para captar a luz e que processa e gera a imagem.
Fotografia é muito ciência.
Ao criar o artigo “Fotografia: história, origem e significado”, mostramos bem o lado evolutivo e científico da fotografia.
Mas o grande ponto é que o lado computacional das grandes câmaras não tira nem diminui a criação que o equipamento possibilita.
Dessa maneira, não se trata de fotografia ser arte ou ciência, e sim, de ser a soma dos dois.
E fato é que várias carreiras artísticas surgiram com a invenção de certos equipamentos
Designer gráfico surgiu com os computadores. Fotógrafos e videomakers existiram com a criação das câmaras e das filmadoras. Designer web surgiu com as ferramentas para criar ou programar sites.
As ciências e as artes não apenas se entrelaçam, mas pode haver uma razão de causa e efeito.
Com o advento das redes sociais, por exemplo, a carreira de publicidade se transformou muito. É a inovação ou ciência mudando o campo artístico e de criação.
Conclusão
O filósofo Aristóteles foi quem inventou o conceito de câmera escura, 500 anos antes de Cristo.
Ao criar uma representação ou imagem do Sol, Aristóteles cunhou o termo “pintar com luz”.
Existe algo mais inspirador e poético que inventar a fotografia do jeito que Aristóteles fez?
A fotografia deve ter sido sempre poesia, e há diversas maneiras, seguramente, que elas se intersectam e se amplificam.
Esqueci de dizer antes que o fato da fotografia ser considerada a 8ª arte, isso por si só confirma que a fotografia vai muito além da “simples” eternização do momento.
E quero assim terminar com a célebre frase de Henri Cartier-Bresson: “Fotografar é colocar no mesmo eixo a cabeça, o olho e o coração”.
Abraços
Marcelo Moscato, CEO da Alboom.