Posted in:

Fotos de Céu Estrelado: Como Criar Imagens Lindas do Céu Noturno

Tirar fotos de céu estrelado é uma tarefa que exige muito conhecimento, técnicas certas e paciência. Por conta disso, é muito comum escutar relatos de pessoas que não conseguiram reproduzir em suas imagens o que seus olhos estavam vendo.

Além disso, é necessário possuir o equipamento adequado e estar no lugar certo para ter sucesso com esse tipo de foto. Isso acontece porque a luz que as estrelas emitem demora milhares de anos para chegar ao nosso planeta.

Uma câmera fotográfica é mais sensível do que o olho humano, sendo capaz de enxergar além do que pode ser registrado a olho nu. Em um mundo cada vez mais iluminado artificialmente, muitas vezes a máquina é a única saída para a visualização e registro de fotos de céu estrelado.

Então, é importante que você saiba como tirar belas fotos nessas condições, a fim de conseguir produzir excelentes resultados finais.

Confira agora tudo o que você precisa saber sobre fotos de céu estrelado:

Por que é tão difícil tirar boas fotos de céu estrelado?

Tirar fotos de céu estrelado não é tão simples assim. Isso se dá porque nesse tipo de situação, você está lidando com uma iluminação que não pode ser controlada.

A luz das estrelas é um fator difícil de ser capturado se a sua máquina não estiver configurada da maneira correta. Dessa forma, qualquer movimento, por menor que ele seja, pode influenciar o resultado final do seu clique.

Para clicar esse tipo de cena, é necessário que você utilize longas exposições, a fim de compensar o nível baixo de luz que emana das estrelas. Por conta disso, qualquer vibração pode gerar manchas ou borrões na sua imagem, o que dificulta o registro de todos os detalhes do céu.

Além disso, vale lembrar que os astros estão sempre se movimentando, fazendo com que você tenha uma atenção dobrada ao registrá-los.

Astrofotografia é a mesma coisa que registrar o céu estrelado?

Astrofotografia é a mesma coisa que registrar o céu estrelado?
Astrofotografia é a mesma coisa que registrar o céu estrelado?

A astrofotografia é uma área da fotografia que se baseia no registro de astros, corpos celestes e áreas grandes do céu no período da noite. Apesar de também poder registrar planetas e estrelas, esse não é o seu foco.

Esse tipo de foto teve o seu primeiro registro em 1840, quando a Lua foi fotografada pela primeira vez. Um pouco depois, no final do século XIX, o satélite natural da Terra conseguiu ser registrado com um pouco mais de detalhes.

Assim, a astrofotografia é capaz de registrar corpos celestes que não são visíveis ao olho humano, como galáxias distantes.

Já a arte de tirar fotos de céu estrelado, baseia-se no clique de elementos que podem ser vistos sem maiores problemas, como as estrelas.

Quais equipamentos você precisa para tirar fotos do céu estrelado

Para conseguir tirar ótimas fotos do céu a noite, é importante que você possua o equipamento certo. Confira a seguir quais são eles:

Lentes

As melhores lentes para esse tipo de clique são as objetivas. Então, é interessante que você opte pelas claras, já que elas possuem uma abertura f1.8 ou f2.0. Dessa forma, você acaba tendo mais opções em relação ao ajuste do ISO e do tempo de exposição.

É fundamental que você evite o uso de valores de ISO acima de 800, a fim de evitar que uma possível granulação ocorra em sua foto proveniente dos pontos dos brilhos das estrelas.

As objetivas mais indicadas para fotos de céu estrelado são as grande angulares. Isso se dá porque elas são capazes de captar de forma clara a imensidão do céu, deixando sua foto com um aspecto incrível. Além disso, qualquer tipo de vibração ou movimento natural das estrelas é minimizado com o uso de uma grande angular.

Evite o uso de objetivas menos precisas, onde o foco não funciona de maneira correta na posição infinita. Dessa maneira, você pode realizar um teste de dia e marcar na sua lente o ponto correspondente à posição infinito.

Também é interessante optar pela posição 5600 Kelvin no ajuste white balance. Assim, fica muito mais fácil de tirar fotos de céu com o tom correto.

Você também pode fazer uso de um disparador remoto. Isso evita possíveis tremores na sua câmera no momento do clique. Algumas câmeras, inclusive, podem ser disparadas através de um dispositivo móvel, como um celular.

Iluminação

Para clicar ótimas fotos de céu estrelado, você vai precisar de um ambiente bem escuro. Quanto menos iluminação artificial, melhor. Dessa forma, o melhor local para esse tipo de fotografia é o mais longe da cidade possível. Isso se dá por conta da grande poluição luminosa existente nos meios urbanos, sendo difícil enxergar e capturar imagens do céu.

Assim, é fundamental que você opte por locais mais afastados, como cidades do interior ou topos de montanhas, por exemplo. Também é interessante planejar seus cliques para épocas de lua nova, a fim de evitar a luz refletida pela lua.

Apesar disso tudo, você também precisa enxergar o seu equipamento, a fim de manuseá-lo corretamente. Então, é interessante o uso de uma lanterna para esse tipo de situação.

Tripé

Como você precisa utilizar uma longa exposição para captar o brilho dos astros, o uso de um tripé é fundamental. Assim, você evita qualquer vibração que possa atrapalhar o seu registro.

Esse acessório precisa ser posicionado de uma forma estável, sem que ele esteja sujeito a algum tipo de trepidação. Fique atento também à presença de ventos ou presença de pessoas e veículos pelo local, já que isso pode ocasionar vibrações.

Além disso, o seu tripé precisa permitir que você aponte a sua máquina totalmente para cima, em um ângulo de 90 graus.

Configurações da câmera para fotos de céu estrelado

Configurações da câmera para fotos de céu estrelado
Configurações da câmera para fotos de céu estrelado

É muito importante que você saiba quais são as melhores configurações para a sua câmera no momento de registrar fotos do céu noturno. Para isso, listamos abaixo os principais ajustes para que as suas fotos tenham o melhor aspecto possível:

  • ISO: utilize uma configuração de 3200 ou mais para os seus cliques. No entanto, um ISO muito alto pode gerar ruídos na sua imagem. Assim, você pode optar por um ISO de 1600 tendo em mente que as suas foto tenderão a ficar mais escuras.
  • Abertura: faça uso da máxima abertura da sua lente. Uma abertura de 2.8, por exemplo, costuma apresentar bons resultados com um ISO de 1600.
  • Tempo de exposição: é importante que você não opte por tempos de exposição maiores do que 35 segundos, a fim de evitar que os astros formem uma espécie de rastro nas suas imagens.
  • Função “Redução de ruído para longa exposição”: Se a sua câmera possuir essa opção, é interessante testar o resultado desse efeito em suas fotos.
  • Função de “Travamento de Espelho”: ao acionar essa opção, você consegue evitar que haja algum tipo de vibração no espelho no momento do clique.

Como tirar fotos de céu estrelado como um profissional

Confira agora as melhores dicas para tirar fotos de céu estrelado como um profissional e ter os melhores resultados finais possíveis:

Fotografia de longa exposição

A fotografia de longa exposição ocorre com a abertura do obturador da sua máquina por um período de tempo maior do que o normal.

Assim, o sensor é capaz de registrar os movimentos realizados dentro desse espaço de tempo. Geralmente, objetivas claras e um ISO de até 800 conseguem oferecer ótimos resultados finais com um tempo de 20 segundos de exposição.

Se o seu objetivo for capturar os rastros de deslocamento das estrelas, você pode optar por manter a abertura do obturador durante alguns minutos. O tamanho do rastro é proporcional ao tempo de abertura.

Além disso, saiba que não é possível registrar a lua e outros astros que possuem um brilho menor em uma mesma foto. Isso acontece porque a exposição requerida para registrar a lua é menor do que a necessária para capturar as estrelas, por exemplo.

Assim, é fundamental que você conheça a posição dos astros em determinada data e o horário específicos. Existem sites e aplicativos que podem entregar facilmente essa informação para você.

Timelapse do céu estrelado

Fazer um timelapse do céu estrelado não é uma tarefa tão difícil como algumas pessoas imaginam. Para isso, é importante que você configure a sua câmera da maneira correta, baseando-se na mudança de luz natural, como o início do entardecer até início do amanhecer.

Antes de mais nada, você precisa ter o equipamento certo, como uma câmera, uma lente grande angular, um tripé, um intervalometer, um software de edição e acesso ao LRTimelapse.

Se o seu time lapse durar a noite inteira, é necessário ficar atento à mudança de luz, a fim de ajustar a exposição. Então, ajuste o seu intervalometer para conseguir realizar esse ajuste sem perder muito da mudança da posição dos astros. O intervalo de 10 segundos é bastante interessante para esse tipo de registro.

Como tirar fotos de céu estrelado pelo celular

Como tirar fotos de céu estrelado pelo celular
Como tirar fotos de céu estrelado pelo celular

Também é possível tirar fotos de céu estrelado pelo seu celular. No entanto, antes de começar a realizar os seus registros, é necessário realizar um mapeamento do céu. Um ótimo aplicativo para isso é o Stellarium e o SkyView. Dessa forma, é fácil saber a posição dos astros quando você estiver tirando suas fotos.

Você pode, inclusive, verificar a posição do centro da galáxia através desse aplicativo. Isso é muito importante para que você posicione o seu celular na direção certa, já que não é possível averiguar esse fato a olho nu.

Se você for utilizar o seu dispositivo móvel para enxergar melhor no escuro ou como disparador remoto, diminua ao máximo o brilho da sua tela. Dessa forma, você não atrapalha a sua visão noturna.

Galeria de fotos de céu estrelado: inspire-se com esses exemplos

Confira agora algumas das melhores fotos de céu estrelado e inspire-se!

Galeria de fotos de céu estrelado: inspire-se com esses exemplos

Galeria de fotos de céu estrelado: inspire-se com esses exemplos

Galeria de fotos de céu estrelado: inspire-se com esses exemplos

Galeria de fotos de céu estrelado: inspire-se com esses exemplos

Conclusão

Para tirar ótimas fotos de céu estrelado é necessário conhecer e seguir as técnicas certas e possuir o equipamento adequado. Dessa forma, você vai precisar de uma câmera, lentes grande oculares e um tripé. Para facilitar, também é recomendado que você faça uso de um disparador remoto.

Além disso, é necessário optar por longas exposições para compensar a pouca iluminação do ambiente.

Quanto mais afastado da cidade você estiver, melhor. Isso vai garantir que a poluição luminosa dos grandes centros atrapalhe os seus cliques e você tenha ótimos resultados finais.

Neste artigo, você encontrou tudo o que precisava saber sobre workshop de fotografia. Agora, é só se inspirar, configurar o seu equipamento e começar a clicar!

Quer aprender mais sobre fotografia e continuar aprimorando seu trabalho? Acompanhe nosso blog! Sempre trazemos novidades da área, as melhores dicas e guias completos para você!

E você, já conhecia tudo sobre workshop de fotografia? Nos conte sobre a sua experiência e se você tem alguma dica a oferecer para os outros leitores!

E não esqueça: se ainda ficou com alguma dúvida, basta deixar sua pergunta nos comentários!

Obrigado por ler até aqui!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *