Qual o melhor método para Vender Fotos: Presencial ou Online? Neste artigo traremos, em suma, essa dúvida ou dilema que muitos fotógrafos ainda possuem.

Na fotografia, a hora de apresentar e vender as fotos é, ainda assim, uma das etapas críticas do trabalho é justamente .

Dessa maneira, abordaremos a comparação de qual o melhor método para você vender mais fotos: presencial ou online.

 

Como funciona a Venda de Fotos Presencial

A apresentação presencial das fotos permite, sobretudo, a mostra e seleção das fotos de maneira personalizada, interativa e de maneira bastante natural.

Nesse sentido, todo fotógrafo profissional deve aprender a conduzir esse tipo de reunião. 

Mas é preciso um pouco de experiência para aprender a conduzir com maestria uma reunião de venda de fotos presencial, por vários detalhes e riscos que podem acontecer e que logo vamos mencionar.

Vale a pena lembrar que é na reunião presencial que fica mais gostoso escutar elogios, ver o sorriso no rosto dos clientes e assim ter a plena certeza que todas as fotos saíram como era esperado. 

Contudo, o que se espera também de uma reunião presencial de vendas é que ela resulte em muitas vendas de fotos. 

Mas a grande verdade é que nem sempre a venda de fotos presencial ocorre tão bem.

Para se vender fotos presencialmente de maneira bem sucedida e com eficiência, é preciso uma boa preparação por parte dos fotógrafos, e isso não é tão simples assim.

Claro que tudo vai depender de vários fatores, como por exemplo o próprio modelo de vendas que o fotógrafo pratica.

Fazer uma pré-seleção das melhores imagens e levar o notebook, assim como ensaiar maneiras eficientes para controlar a reunião de maneira a garantir o fechamento das fotos finais e eventuais próximos passos como notas, revisão e fotos finais a entregar são itens do checklist do fotógrafo.

vender fotos de forma presencial

Fotógrafo vendendo fotos de forma presencial.

 

Outra dificuldade da venda presencial de fotos é o pagamento.

O ideal é receber pelas fotos na hora, claro. 

Parece fácil, mas usar maquininha de cartão também tem seus problemas, como por exemplo, acontecer uma falha no sinal da internet.

Outro problema que pode ocorrer ainda relacionado a pagamento, por outro lado, é o cliente se aproveitar do momento e pedir descontos, deixando o fotógrafo sem reação ou sem graça para dizer não.

Por esses outros pontos mencionados, a venda presencial de fotos não é um método tão garantido assim.

Vamos agora olhar a alternativa de fazer a venda de fotos de maneira online e usando sistemas que existem para facilitar todo o processo.

 

Vender Fotos Online nunca foi tão fácil

Vender fotos online é um dos símbolos mais emblemáticos da fotografia moderna profissional.

Afinal, além de acelerar as etapas, a venda à distância evita custos com o uso de mídias físicas, locomoção até o local da reunião e controle ou registro de tudo que ocorre.

Por esse motivo, a venda de fotos online é muito mais que uma alternativa à venda presencial, pois há vários recursos ou funcionalidades que só existem nas ferramentas de vendas de fotos online.

Por exemplo, anotar a revisão foto a foto ou permitir que um grupo de fotos seja avaliado por vários clientes ao mesmo tempo seria praticamente impossível de fazer presencialmente.

Os benefícios de se vender fotografias online poderiam assim ser resumidos no aumento de produtividades, redução de custos e por oferecer maior potencial de vendas principalmente se a venda for simultânea a vários clientes em potencial.

Se você ainda não está convencido ou não entende porque vender fotos online é o melhor método, assista ao vídeo que o Fotógrafo Gustavo Sousa detalha o seu processo de Venda de fotos Online.

Afinal, como vender fotos online funciona na prática?

vender fotos online

Clientes em reunião 100% online com fotógrafo.

A Alboom, plataforma de ferramentas pensadas para fotógrafos, desenvolveu o Alboom Proof, um sistema online que facilita todo o processo de seleção e venda de fotos para clientes.

Nele há um método de venda de fotos que, em resumo, se baseia em 3 passos básicos que merece ser compartilhado.

Afinal, o Alboom Proof é usado diariamente por milhares de fotógrafos que têm usufruído das facilidades, não apenas para agilizar o fluxo de venda de fotos, como também para receber os pagamentos tudo de maneira online.

Veja então como funciona na prática o método da Alboom para venda de fotos online:

 

  1. Criar uma galeria online de fotos

Você faz o upload das fotos e nas configurações iniciais da galeria define as regras de negócio, como por exemplo, o número mínimo de fotos para aprovação, valor de venda de fotos extras, descontos, formas de pagamento e mais.

 

  1. Enviar para o cliente escolher e comprar (de maneira 100% online)

Com o envio, o cliente ou vários clientes passam a ter o acesso à galeria, que poderá visualizar pelo computador ou celular, para realizar a revisão e seleção das fotos para álbuns e a compra de fotos extras, pagando rapidamente em um só lugar.

 

  1. Monitorar e receber pagamentos

Com a ferramenta Alboom Proof, você otimiza o controle e organização de cada etapa. Além disso, conta com recursos para agilizar a finalização como lembretes automáticos, pagamento integrado e controle visual de acompanhamento.

Vender fotos usando o Alboom Proof

Venda de Fotos com o uso do Alboom Proof

 

Ao criar etapas tão claras em uma ferramenta tão fácil de usar, a Alboom vem democratizando assim o uso da venda online no mercado da fotografia uma vez que a ferramenta já conta com mais de 50 mil fotógrafos usando no Brasil e no mundo.

 

Comparativo final: Vender Fotos Presencial ou Online

Em resumo de tudo que falamos, trouxemos abaixo um comparativo das principais vantagens e desvantagens entre um método ou outro.

vender fotos usando ferramentas

Fotógrafa preparando as imagens para subir na ferramenta e vender fotos.



Primeiramente, veremos as vantagens de vender fotos presencial e online.

 

Vantagens

 

Vender Fotos Online

Vender Fotos Presencial

  • Mais agilidade
  • Mais flexibilidade na apresentação
  • Autonomia para o cliente
  • Presencial agrada mais a certos clientes
  • Menor custos
  • Permite melhor mostrar produtos físicos
  • Permite a venda de mais fotos
  • Pode facilitar o “cross-sell”
  • Organização facilitada
  • Ideal para venda de valores altos
  • Ideal para ensaios e corporativo
 
  • Agiliza toda pós-produção
 

 

Desvantagens

 

Venda de fotos Online

Venda de fotos Presencial

  • Cliente pode ser resistente
  • Agendamento pode demorar
  • Possíveis problemas técnicos
  • Custos de deslocamento
  • Cliente depende de boa internet
  • Tempo de preparação
 
  • Mais trabalho pós reunião

 

Então, você também concorda que geralmente o melhor método para fotógrafos venderem mais fotos é o online?

Claro, com ferramentas como o Alboom Proof, adotar a venda de fotos online fica muito mais fácil e com ótimos resultados.

De acordo com a Alboom, somente em maio de 2022 a ferramenta realizou 57 mil seleções e venda de fotos online. Um número que impressiona e mostra que o método online é o mais usado atualmente no mercado.

Deixe seu comentário abaixo, nos contando como você vende ou prefere vender suas fotos.