Posted in:

Fotolivro: Passo a Passo Como Montar um Fotolivro Profissional

Você sabia que o fotolivro é um produto super popular, mesmo na época do armazenamento digital?

O fotolivro é uma ótima maneira de guardar memórias de todos os momentos mais especiais da vida.

Guardar lembranças é parte da nossa cultura. Com os avanços da tecnologia, no entanto, as formas que utilizamos para fazer isso vem mudando.

É o exemplo do fotolivro: uma versão mais elaborada e moderna do tradicional álbum de fotografias.

Este é um produto cada vez mais procurado, principalmente entre pessoas que contratam um ensaio fotográfico profissional.

fotolivro personalizado profissionalImagem: Go Image

Quer mais dicas sobre como valorizar os serviços que você oferece? Leia também este conteúdo sobre book fotográfico.

Oferecer o fotolivro personalizado como opção para seus clientes pode te ajudar a faturar mais e diferenciar o seu serviço.

Então, continue lendo este guia completo para descobrir tudo o que você precisa saber sobre o assunto e começar a produzir seus fotolivros hoje mesmo!

O que é um Fotolivro?

fotolivro-personalizado-como-fazer-album-de-fotografia-profissional

Um fotolivro é muito parecido, em conceito, com um álbum de fotografias. O álbum, no entanto, conta apenas com as fotografias, normalmente organizada em bolsas plásticas.

Por sua vez, o fotolivro é mais sofisticado. Através de diagramação, design e utilização de diversos elementos gráficos, é possível obter um produto final profissional mais refinado e coeso.

fotolivro-personalizado-como-fazer

Além disso, outra vantagem é que, através de softwares de edição, é possível imprimir as fotos diretamente nas páginas do fotolivro. Isso impede que fotos sejam perdidas, sofram algum dano ou desgaste ou se descolem da página.

Como fazer um Fotolivro?

fotolivro-como-fazer-album-de-fotografia

Montar um álbum de fotografia personalizado não é um trabalho difícil. Na verdade, existem diversas ferramentas para te ajudar nesta tarefa. Desde softwares profissionais de edição até aplicativos online.

fotolivro-personalizado-como-fazer

Neste artigo, traremos algumas dicas de programas para a produção do fotolivro. No entanto, é importante entender alguns conceitos básicos do processo antes. Veja alguns fatores aos quais você deve prestar atenção:

  • A resolução das fotos é muito importante quando elas serão impressas. Enquanto fotos digitais apresentam uma qualidade aceitável com apenas 72 dpi (resolução para web), fotos para impressão exigem pelo menos 150 dpi, sendo recomendável 300 dpi.
  • A escolha do papel e acabamento para a impressão dos fotolivros é muito importante. Dependendo do material e tipo de tratamento, as cores podem se tornar muito mais escuras do que aparecem no monitor. Se possível, peça amostras para a gráfica que você escolher!
  • O fotolivro precisa ser resistente. Afinal, é um conjunto de memórias que serão guardadas por muito tempo! Por isso, novamente, fique atento ao material selecionado.
  • É comum que clientes esperem que as fotos entregues passem por pós-processamento, ou seja, tratamento digital. Como elas serão impressas, fica mais fácil notar ajustes. Então, certifique-se de trabalhar sempre com imagens com a maior resolução possível e refinar suas técnicas de edição.
  • A diagramação do fotolivro profissional é extremamente importante. Procure escolher layouts que apresentem alguma variação na disposição das fotos, para que o produto final não fique muito parecido com um álbum simples. No entanto, sem exagerar. O resultado deve ser limpo, coeso e dar destaque às fotos.

Tipos de Fotolivros

Um fotolivro profissional pode ser produzido para qualquer ocasião. Algumas pessoas fazem fotolivros, até mesmo, para registrar seus pets. No entanto, existem algumas situações onde é muito mais comum que o cliente espere o fotolivro como opção.

De uma maneira geral, eventos e festas costumam incluir o fotolivro nos pacotes de fotografia. Veja a seguir quais são os principais tipos de fotolivros:

Fotolivro Casamento

album-de-casamento-fotolivro-personalizado-capa-dura-como-fazer-fotografia-profissional

Registrar um casamento é um grande desafio. E, é claro, os noivos vão querer guardar essas fotos para sempre, e mostrá-las para todos os seus conhecidos.

Por isso, a grande maioria dos casais costuma contratar a produção do fotolivro profissional. Essa é, afinal, uma maneira mais elegante, única e criativa de apresentar as fotos do evento.

montar-album-de-casamento-personalizado-fotolivro-profissionalOs fotolivros de casamento normalmente englobam algumas “categorias” de fotografias:

  • Sessão de fotos com o casal;
  • Fotos do evento na igreja;
  • Fotos dos familiares e padrinhos;
  • Fotos do evento no salão;
  • Fotos da festa e dos convidados;

O ideal é que a sequência do fotolivro luxuoso respeite a ordem dos acontecimentos.

Fotolivro Viagem

fotolivro-viagem-como-fazer-foto-book

como-fazer-fotolivro-online-personalizado

montar-fotolivro-viagem-como-fazer-fotolivro-profissional

Lembranças de uma viagem podem resultar em um fotolivro muito criativo e bonito! No entanto, um detalhe que merece sua atenção nesse tipo de produto é que, geralmente, as fotos terão sido tiradas pela família durante a viagem, e não por um fotógrafo profissional.

É importante ter certeza de que seu cliente compreenda as limitações envolvidas em lidar com imagens de resolução mais baixa. No entanto, isso não significa que não seja possível criar um álbum de fotos incrível.

Novamente, é importante obedecer a ordem cronológica das fotografias para criar uma experiência coesa com o produto final.

Fotolivro Aniversário

fotolivro-personalizado-aniversarioImagens: Meireles Borges

Os aniversários sempre são ocasiões muito especiais! Neste tipo de fotolivro, também costumam a ser utilizadas fotos dos eventos em si e de um ensaio especial com o aniversariante e sua família.

Neste tipo de produto, é preciso se atentar a diversos fatores para produzir um álbum de fotografia de qualidade:

  • Idade do aniversariante;
  • Temática do evento;
  • Atrações especiais durante a festa;

Esses e outros detalhes podem te fornecer ótimas dicas de como criar um produto cheio de personalidade para seus clientes!

Fotolivro Lembranças Antigas

fotolivro-lembracas-antigas-album-de-fotografia-familia

fotolivro-personalizado

Uma outra tendência é utilizar os fotolivros para atualizar os antigos álbuns, digitalizando e imortalizando as fotos de família em um design especial. Neste tipo de produto, as temáticas vintage são muito populares.

Lembre-se de discutir com seu cliente quais são as possibilidades de restauração de imagens e o que esperar do produto final.

Como você estará lidando com fotos provavelmente caseiras e tiradas com equipamento antigo, é essencial ajustar expectativas quanto a qualidade da impressão.

Outro detalhe importante é certificar-se de digitalizar as fotos utilizando a melhor resolução possível para facilitar seu trabalho de edição.

Fotolivro Newborn

fotolivro-newborn-como-montar-personalizadoImagem: Keli Gorgulho

O nascimento de um bebê certamente é um dos pontos principais da vida familiar. Por isso, esse momento é registrado com todos os detalhes pelos pais.

Os fotolivros newborn contam, normalmente, com fotos dos bebês realizadas em estúdio especializado (veja também nosso post sobre ensaios newborn!). Alguns pais também gostam de incluir a primeira foto, tirada no hospital, ou mesmo o ultrassom do recém-nascido.

Fotolivro Infantil

montar-fotolivro-infantil-personalizado

montar-fotolivro-infantil-personalizado

montar-fotolivro-infantil-fotografo-profissional

montar-fotolivro-infantil-personalizadoImagens: Keli Gorgulho

Os ensaios fotográficos infantis estão cada vez mais populares. Os pais querem registrar cada fase da vida de seus filhos, e gostam de contar com fotos mais elaboradas e tiradas profissionalmente.

Naturalmente, eles também querem que essas fotos possam ser vistas e revisitadas da melhor maneira possível. Os fotolivros são uma ótima maneira de realçar ainda mais a beleza das fotos profissionais.

Novamente, atente-se à temática dos ensaios e tenha certeza de incluir no livro algumas fotos d e toda a família.

Dicas de Como Montar um Fotolivro

Agora que você já conhece melhor os tipos mais populares de fotolivros personalizados, é hora de começar a montar o seu.

Preparamos algumas dicas para que você não esqueça de nada e garanta um produto final perfeito! Confira:

Defina o Software ou Site

Existem inúmeras opções quando se trata de softwares de edição. Desde os softwares profissionais mais abrangentes, como o Photoshop, até aplicativos onlines específicos para a montagem dos fotolivros.

A escolha da ferramenta, no final, depende das suas preferências. Encontre o que funciona melhor para você!

Veja alguns pontos para considerar no momento de escolha do software:

  • Se você é iniciante no mundo do design e diagramação, talvez seja melhor escolher um recurso que conte com layouts pré-montados.
  • Se você é mais experiente, um software mais poderoso pode ser o que você procura.
  • Você pode encontrar recursos como vetores, imagens, texturas e outras decorações para suas páginas em bancos de imagem.
  • Se preferir algo mais prático, existem ferramentas que já trazem algumas imagens para uso.
  • Seja qual for a ferramenta escolhida, ela deve permitir que você salve o resultado final em diferentes formatos, resoluções e sem marcas d’água. É importante ter controle sobre esses fatores.
  • Não esqueça de conversar com a sua gráfica sobre formatos e esquemas de cores dos arquivos!

Alguns exemplos de softwares e aplicativos que você pode usar para montar o fotolivro profissional são:

Defina o Tema do Fotolivro Profissional

montar-fotolivro-personalizado-profissional

fotolivro-personalizado-como-montar

melhor-fotolivro-gratis-personalizado-luxo

Imagens: Go Image

O próximo passo para montar seu álbum de fotos é definir o tema e estética do produto. Essa escolha depende muito do tipo do fotolivro, do evento e das fotos que serão utilizadas. Veja algumas ideias:

  • Fotolivros para casamento normalmente utilizam temáticas mais clássicas e românticas. As cores podem ser inspiradas nas decorações do evento, mas uma ótima dica é utilizar tons neutros com destaques em cor. Fotos tratadas com filtros preto e branco ou sépia ficam ótimas nesse tipo de produção, como destaque.
  • No caso de aniversários infantis, é essencial se atentar à temática do evento. Use personagens e bastante cores, mas cuidado com a poluição visual.
  • Temáticas vintage são populares para vários tipos de fotolivro!
  • Bússolas, navios e outras temáticas do gênero ficam lindas em fotolivros de viagens.
  • Deixe sua criatividade trabalhar! A temática é importantíssima e pode valorizar muito o produto. No entanto, cuidado para não desviar o foco das fotografias!

Selecione as Fotos para o Fotolivro Personalizado

fotolivro-luxuoso-profissional

Normalmente, nem todas as fotos de um ensaio serão utilizadas no fotolivro. Afinal, os layouts possuem espaço limitado. Para escolher as melhores fotos, leve em consideração:

  • A opinião do cliente: no final, nada é mais importante do que usar as fotos preferidas dele;
  • Fotos que possuam composições variadas, para que seja mais fácil diagramar. Se em todas as imagens escolhidas, o foco da composição está à esquerda na imagem, você certamente terá dificuldades em equilibrar o layout final.
  • Fotos que representam os momentos mais importantes do evento a ser retratado. Em um fotolivro de aniversário, por exemplo, não pode faltar a foto do parabéns.

Tratamento das Fotos para o Fotolivro Profissional

fotolivro-profissional-dicasImagem: Vinicius Fadul

A edição das imagens para um foto livro é, normalmente, mínima. Alguns clientes podem pedir ajustes mais específicos (uma debutante que teve uma espinha no rosto no dia da festa, por exemplo), mas no geral, você lidará com cores e contraste.

No tratamento de fotos, alguns detalhes são essenciais:

  • Cuidado com os níveis de branco e preto nas fotos. A impressão costuma a deixar essas cores ainda mais proeminentes;
  • É comum que as fotos fiquem mais escuras quando impressas. Peça amostras na gráfica e corrija as imagens de acordo;
  • Fotos em branco e preto, sépia e com a colorização alterada são ótimas para criar destaques, panos de fundo e uma atmosfera especial para o fotolivro. Só tome cuidado para não exagerar na quantidade de fotos com efeitos.
  • Passe longe dos filtros pré-programados. Eles dificilmente se adequam à todas as imagens, e podem acabar te causando problemas de contraste na impressão.

Diagramação do Fotolivro

fotolivro-como-montar-personalizado

fotolivro

fotolivro profissional

Um dos elementos mais importantes do foto livro é a diagramação. Afinal, é o layout único e apresentação diferenciada das fotos que define esse formato.

Para não errar, confira essas dicas:

  • Menos é mais: cuidado para não sobrecarregar o fotolivro de imagens. Espaçamentos ajudam a destacar as fotos e tornar o produto final mais harmonioso;
  • Distribua as fotos considerando a composição da imagem. Modelos à esquerda ou à direita nas fotos pedem imagens complementares e posicionamentos especiais no layout.
  • Não exceda três fotos por página. Com muitas imagens, você perde o destaque e os detalhes de todas elas.
  • Organize as fotos cronologicamente, em especial se o fotolivro for a lembrança de um evento;

Empresas que Produzem Fotolivro

Caso a edição e diagramação realmente não sejam o seu forte (afinal, alguns de nós querem se dedicar exclusivamente à fotografia), não se preocupe! Você ainda pode oferecer este produto moderno e elegante para seus clientes.

Existem diversas empresas, gráficas e profissionais freelancer que disponibilizam esse tipo de serviço. Neste caso, você só precisa tirar as melhores fotos e selecionar suas favoritas.

Conclusão: Como Montar Fotolivro Personalizado e Profissional

fotolivro

O fotolivro personalizado é uma versão mais sofisticada e elaborada do velho álbum de fotografias. Essa é uma ótima forma de guardar lembranças, em um layout criativo e profissional.

Neste artigo, você encontrou todas as informações que precisa para começar a oferecer esse serviço para seus clientes. É só se inspirar e começar!

Quer mais dicas para se tornar um fotógrafo cada vez melhor? Então leia estes outros textos que preparamos:

E você, já oferece fotolivros junto com seus ensaios fotográficos? Quais são seus softwares e temáticas favoritas para esse produto? Divida sua opinião conosco nos comentários e não se esqueça de perguntar se ficou com alguma dúvida!

Escrito por Equipe Fotografia Mais

Equipe de Fotógrafos, redatores e designers responsáveis por conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre fotografia para o mercado brasileiro.

54 posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quero ser cadastrado na LISTA VIP