Posted in:

Equipamentos Fotográficos Profissionais: Guia Completo para Iniciantes

equipamentos-fotograficos-equipamento-fotografico-camera-digital-profissional-cameras-fotograficas-tudo-pra-foto

Está com dúvidas sobre como escolher seus equipamentos fotográficos?

Os equipamentos fotográficos corretos podem fazer uma enorme diferença nos seus resultados!

Quando o assunto é fotografia, podemos encontrar uma enorme variedade de equipamentos e ferramentas. A maioria deles é bastante específico, e por isso, é comum que o investimento necessário seja elevado.

Os avanços da tecnologia ampliaram muito as possibilidades da fotografia. Cada vez mais modernos e eficientes, os equipamentos fotográficos atuais impressionam.

A quantidade de opções disponíveis, no entanto, pode apresentar um desafio para os fotógrafos iniciantes. Como escolher os melhores equipamentos fotográficos? E principalmente, como definir o que você realmente precisa para começar?

No incício da sua trajetória profissional em fotografia, é mais do que compreensível que você não consiga investir em um estúdio completo. Com isso em mente, preparamos este guia completo!

Vamos te ajudar a entender melhor suas necessidades como fotógrafo e te colocar na direção certa para não ficar sem os equipamentos fotográficos que você precisa – e não estourar o orçamento.

Se quiser mais dicas incríveis para deixar seu trabalho cada vez melhor, leia também este outro conteúdo sobre ensaio fotográfico que preparamos!

A seguir, você encontra nosso guia sobre equipamentos fotográficos profissionais para iniciantes!

A pergunta mais importante: o que você vai fotografar?

Antes de começar a pensar sobre os equipamentos fotográficos, você tem uma decisão importante para tomar: quem são seus modelos?

Essa é uma questão importante porque, dependendo da temática do seu trabalho, você precisará investir em tipos diferentes de equipamentos fotográficos.

O maior exemplo para ilustrar isso são as lentes. Como você já deve saber, existem inúmeras opções neste departamento. Isso porque cada uma delas possui uma função bastante específica.

Se você se especializar em fotografia de retratos, por exemplo, provavelmente não precisa de lentes para macros ou uma olho de peixe, pelo menos no início.

E isso é válido para a grande maioria dos equipamentos. Alguns tipos de fotografia exigem um estúdio fotográfico profissional, ou ao menos uma caixa branca.

Outros necessitam de iluminação especial. Para algumas temáticas, você precisa apenas da sua câmera e um conjunto básico de lentes.

Por isso, defina qual é o seu objetivo. A partir disso, você pode encontrar dicas bem mais específicas.

Equipamentos Fotográficos Profissionais para Iniciantes

Agora que você já definiu qual é o tema do seu trabalho, é hora de montar sua primeira checklist de equipamentos fotográficos!

Lembre-se: analise sempre suas necessidades reais antes de investir em um equipamento.

A seguir, você encontra uma lista com os equipamentos fotográficos essenciais para a grande maioria dos fotógrafos. Confira:

Câmera ou Corpo da Câmera

camera-fotografica-equipamento-fotografico-acessorios-fotograficos-tudo-pra-foto

Vamos, primeiramente, falar sobre o fundamental: a câmera fotográfica. Já aqui você vai se deparar com inúmeras opções. O primeiro passo para se decidir é entender as categorias deste equipamento:

  • Point and Shoot ou compactas: são as câmeras digitais amadoras. Elas possuem poucas opções de customização e, no geral, não são recomendadas para fotógrafos profissionais. São menores, não possibilitam mudança de lentes ou configurações complexas, como velocidade do obturador.
maquinas-fotograficas-profissionais-equipamento-fotografico
Equipamento fotográfico Amador: Samsung Mv800
  • Equipamentos Fotográficos Semi-profissionais: são conhecidas também como “amadoras avançadas”. Elas possuem mais opções de configuração, mas não apresentam a mesma complexidade das câmeras profissionais. Elas apresentam alguns ajustes mais detalhados e alguns modelos possibilitam a troca de lentes. Também contam com modos automáticos, como as amadoras.
equipamentos-fotograficos-maquina-fotografica-semi-profissional
Equipamento fotográfico semi-profissional: Nikon Collpix L820
  • Equipamentos Fotográficos Profissionais: as câmeras profissionais possibilitam que o fotógrafo faça muito mais escolhas sobre o produto final. Com ajustes que modificam os mínimos detalhes, possibilidade de troca de lentes e uso de acessórios, elas são ideias para quem planeja ganhar a vida com fotografia. Veja neste post a câmera profissional de estúdio fotográfico.
equipamentos fotograficos
Equipamento fotográfico profissional: Canon 5D Mark IV

É claro, a diferença no investimento entre estes três tipos de câmeras é vasta. Muitos fotógrafos iniciam suas carreiras utilizando câmeras semi-profissionais, visto que são menos custosas e mais fáceis de lidar. O mais importante é analisar as suas necessidades e possibilidades.

Quer aprender mais sobre as câmeras digitais e descobrir como escolher a melhor para você? Dê uma lida neste artigo sobre tipos de câmeras digitais!

Lentes Fotográficas

equipamento-fotografico-tipos-de-lente-camera-fotografica-digital-lentes-como-escolher-dicasComo mencionamos anteriormente, cada tipo de fotografia exige uma lente diferente. Para escolher quais lentes comprar primeiro, é fundamental que você saiba o que você vai fotografar.

A seguir, você encontra uma lista com os tipos mais básicos de lentes. Se você quiser aprender mais sobre elas, pode ler o nosso artigo sobre como comprar lentes fotográficas.

  • Lentes fixas: apresentam menos obstáculos para a luz, produzindo fotos nítidas e com alto nível de detalhes nos tons mais claros. Elas alcançam estes efeitos através uma abertura maior no diafragma, que infelizmente implica na redução da sensação de profundidade de campo.

    equipamento-fotografico-lente-fixa-lentes-fotograficas-acessorios-fotograficos-tudo-para-foto-dicas
    Equipamentos fotográficos: lente fixa
  • Lentes zoom: elas possuem diferentes distâncias focais, o que permite aumentar bastante o tamanho do objeto fotografado sem perder a nitidez. Elas possuem menor abertura no diafragma e alguns modelos afetam um pouco a qualidade da imagem capturada, no entanto. Nada que não possa ser corrigido com experiência.

    equipamentos fotograficos
    Equipamentos fotográficos: lente zoom
  • Lentes grande-angulares: como o nome sugere, elas aumentam um pouco o ângulo de visão, dilatando o campo fotográfico. Dependendo da configuração utilizada, pode distorcer um pouco os cantos da foto.
equipamentos fotograficos acessorios fotograficos
Equipamentos fotográficos: lente grande angular
  • Lentes olho-de-peixe: são capazes de registrar um ângulo de até 180º, são usadas para fotos com tons mais artísticos. Isso porque o ângulo causa distorções, deixando a imagem arredondada.
Equipamentos fotográficos: lente olho de peixe

equipameto-fotografico-qual-comprar-dicas-maquina-digitalImagem: Detona Shop

  • Lentes macro: são lentes capazes de capturar até mesmo os mínimos detalhes de um objeto, por menor que seja. Apesar de populares no mundo do marketing e propaganda, elas não podem ser utilizadas para outros tipos de fotografia: servem apenas para close-ups extremos.
Equipamentos fotográficos: lente macro

Filtros Fotográficos

equipamentos-fotograficos
Filtros fotográficos

Os filtros são acessórios que possibilitam a manipulação de luz e cores na image, diretamente na câmera.

Existe muita discussão sobre qual é o melhor método para fazer estes ajustes: filtros ou edição digital.

No entanto, uma coisa é inegável: existem algumas situações que exigem o uso de um filtro fotográfico, já que o resultado sem o acessório seria uma imagem com cores estouradas, que não pode ser recuperada digitalmente. Veja alguns exemplos:

  • fotografia a altas altitudes;
  • fotografia à sombra tirada ao meio-dia;
  • fotografia à contra-luz com sol baixo;
  • presença de reflexos indesejáveis.

Os principais tipos de filtros fotográficos são classificados pelo seu uso:

  • Transparente e Ultravioleta: protegem os sensores da câmera.
  • Correção de Cor: usados para corrigir diferenças de cor causadas por luzes de intensidade e coloração variadas.
  • Subtração de Cor: retira um certo tom da imagem final, podendo ser utilizado para efeitos ou correções.
  • Aumento de Contraste: são utilizados para ajustar os níveis dos tons cinza da foto.
  • Infravermelho: mais utilizados em câmeras tradicionais, filtra a luz infravermelha que danifica alguns tipos de filmes.
  • Densidade Neutra: reduz a luz de maneira uniforme.
  • Polarizador: usados para eliminar brilho excessivo ou reflexos em vidros e água.
  • Efeitos Especiais: aplicam efeitos de cor e contraste nas fotos, como sépia, tonalização e gradiente.

Cartão de Memória

camera-fotografica-digital-equipamento-fotografico

Imagens de alta qualidade são arquivos que ocupam muito espaço. Isso é especialmente verdade para câmeras semi-profissionais ou superiores, que costumam a salvar as imagens sem utilizar algorítimos de compressão.

O ideal é que suas fotos sejam salvas em formato .raw, para que sua resolução seja preservada. Ao converter as fotos para formatos web, como .jpg e .png, muitas cores, detalhes e nitidez são perdidas. Infelizmente, isso significa que um único ensaio fotográfico ocupará mais espaço do que sua câmera possui.

Os cartões de memória, portanto, são essenciais.

Você pode encontrar cartões de memória com bastante espaço de armazenamento por um preço relativamente baixo, atualmente. A maioria dos fotógrafos conta com diversos cartões, para que possam substituí-los durante o registro de eventos ou ensaios.

HD Externo

equipamento-fotografico-dicas

A necessidade de espaço de armazenamento não acaba com os cartões. Afinal, você precisará colocar as fotos em um computador para o pós-processamento ou para enviá-las para seus clientes.

Adquirir um HD externo pode ser uma ótima opção. Portátil, prático e com muito espaço disponível, este equipamento pode te ajudar muito a manejar seus arquivos.

Bateria Extra

camera-digital-profissional-equipamentos-fotograficos-tudo-pra-foto

Já imaginou ficar sem bateria bem no meio de um ensaio externo ou um evento? Você não pode correr esse risco sendo um fotógrafo profissional.

Por isso, vale à pena contar com uma bateria extra para a câmera.

Mochila Fotográfica

equipamentos-fotograficos-acessorios-fotograficos-para-fotografo-profissional

Você logo vai perceber que os equipamentos fotográficos se tornam bastante volumosos, bem rápido. Quando mais lentes, filtros e opções você possui, mais difícil é armazenar e transportar tudo.

Por isso, vale à pena investir em uma mochila especializada. Os bolsos garantem que você deixe seu equipamento fotográfico sempre organizado e fácil de levar para todos os lugares.

Outra vantagem da mochila fotográfica é que ela ajuda a conservar os equipamentos, evitando danos à lentes e outros componentes sensíveis.

Tripé

equipamentos-fotograficos-loja-de-cameras-loja-de-equipamentosAlguns tipos de fotografia ou lentes exigem a estabilização da câmera. Para fotografias macro, por exemplo, o menor movimento pode ser fatal.

Outro exemplo é a longa exposição, onde movimentos não intencionais podem prejudicar muito o resultado.

Se você lida com essas temáticas, o tripé é fundamental.

Equipamento Fotográfico para Iluminação

equipamentos-fotograficos-profissionais

A correção da iluminação é uma grande preocupação em todos os tipos de fotografias. Mesmo se você não está em um estúdio, é muito comum precisar utilizar refletores, por exemplo.

É necessário considerar investir em equipamentos fotográficos de iluminação se você lida com macros e retratos, principalmente.

Dúvidas Comuns sobre Equipamentos Fotográficos

Você agora já sabe quais equipamentos são necessários para começar! Nesta sessão final do artigo, vamos tirar algumas dúvidas mais comuns entre os fotógrafos que estão começando.

Confira:

Equipamento fotográfico usado vale a pena?

Depende. É preciso confiar na fonte e verificar com cuidado o estado de conservação dos equipamentos fotográficos usados.

Muitas vezes, essa é uma opção incrível para quem não pode investir muito dinheiro. No entanto, certifique-se de que a câmera fotográfica usada está em ótima condição!

Como guardar os equipamentos fotográficos

Os equipamentos fotográficos normalmente contam com proteções específicas – em especial lentes e filtros. Sempre coloque as capas nos equipamentos, e guarde-os em uma mochila ou bolsa especializada.

Para evitar problemas, não deixe seus equipamentos expostos à luz do sol direta, calor ou umidade. Limpe as lentes com produtos especializados.

Desta forma, eles durarão muito mais tempo.

Seguro de equipamentos fotográficos vale a pena?

Ao considerar fazer um seguro para seus equipamentos fotográficos, lembre-se de que sua renda depende deles.

Ficar sem câmera por falhas técnicas significa, para muitos fotógrafos freelancers, ficar sem meios para substituir o equipamento com problema.

Por isso, pode ser sensato fazer o seguro. No geral, os seguros cobrem:

  • Danos físicos: quando os equipamentos são danificados por acidentes, inclusive quando molhados ou derrubados;
  • Subtração do bem: casos de roubo ou furto;
  • Danos elétricos: problemas causados por oscilação ou sobregarda de eletricidade.

É preciso contar com todos os tipos de lentes?

acessorios-fotografia-dicas-fotografo-profissional

Não, principalmente no início da sua carreira como fotógrafo profissional. O ideal é que você conte com uma fixa e uma lente zoom para começar com fotografia geral.

Se você pretende trabalhar com fotografia de produtos e publicidade, pode valer à pena investir também em uma macro.

No final, isso depende muito do tipo de fotografia que você vai fazer. Mas é perfeitamente possível começar com poucas lentes e expandir seu repertório aos poucos.

Dicas para escolher o melhor para você

onde-comprar-camera-digital-profissional-equipamento-fotografico-maquinas-fotograficas-profissionaisA maior fonte de dúvidas na hora de escolher os equipamentos fotográficos é a imensa quantidade de opções. Escolher o melhor para você pode ser uma tarefa e tanto!

O ideal é pensar nas suas necessidades, ler bastante reviews e experimentar.

Custo x Benefício

Uma coisa é fato: equipamentos fotográficos não são baratos. Por isso, é importante pensar no retorno que você terá adquirindo determinadas peças.

Antes de comprar, avalie o quanto você usará o recurso, se você precisa de todas as opções que o equipamento oferece e se existem outras versões que se adequem melhor às suas necessidades.

E não esqueça de comparar os preços com ferramentas como o Zoom ou Buscapé, além de comparar entre produtos semelhantes de marcas diferentes.

Marcas e mais marcas

Você já deve ter notado que cada fotógrafo recomenda uma marca diferente. No final, a marca do seu equipamento não importa tanto assim – desde que seja uma marca conceituada como: Canon e Nikon, e que você tenha visto boas reviews sobre ela. É muito importante você escolher uma marca confiável que não vai deixar você na mão.

É comum no mundo da fotografia que os profissionais elejam seus favoritos. Nossa dica é que você compre os equipamentos fotográficos sempre pessoalmente, para que você possa checar a qualidade e entender melhor a diferença entre as marcas até que você tenha sua favorita.

Conclusão: Equipamento Fotográfico Profissional

equipamento fotografico

Escolher seus equipamentos fotográficos pode ser um grande desafio! Esperamos que este guia tenha ajudado você a compreender melhor suas necessidades e a tomar decisões mais informadas!

Quer mais dicas sobre como se tornar um expert em fotografia? Leia estes outros artigos:

E então, você já sabe que equipamentos fotográficos precisa? Vai adquirir um equipamento fotográfico usado ou novo? Quais acessórios fotográficos você mais utiliza? Qual loja de equipamentos fotográficos você costuma comprar?

Divida conosco nos comentários e não deixe de perguntar tudo para foto e se ainda ficou com alguma dúvida!

Escrito por Equipe Fotografia Mais

Equipe de Fotógrafos, redatores e designers responsáveis por conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre fotografia para o mercado brasileiro.

110 posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quero ser cadastrado na LISTA VIP