Neste texto quero falar sobre o que está por trás da criação de um logo de fotografia. Você precisa saber que existem muitos aspectos que envolvem a parte criativa.
Quem não compreende isso toma a decisão de pagar U$ 10 para algum desconhecido do outro lado do mundo para que essa pessoa crie a identidade visual do fotógrafo.
E depois não entendemos o motivo de não termos gostado da criação. O resultado você já sabe: pedimos 20 alterações até que no fim percebemos que criamos um monstro junto com a pessoa que está desenvolvendo o logo de fotografia.
Para você não cair nesta mais, eu quero te falar de alguns detalhes importantes que estão por trás da criação do logo de fotografia:
- Identidade
- Cores
- Elementos
- Tipologia na fotografia
Além disso, quero esclarecer algumas questões, como:
- Logo de fotografia grátis
- Quando o fotógrafo decide criar sua própria logo
Antes de entrar em cada tópico que falei acima, vamos apenas relembrar a definição de marca que expliquei no texto posicionamento de marca na fotografia:
Segundo a American Marketing Association (AMA), marca é um “nome, termo, sinal, símbolo, desenho, ou uma combinação de tudo isso, destinado a identificar os produtos ou serviços de um fornecedor para diferenciá-los de seus concorrentes”.
O logo é uma representação gráfica dos valores e dos principais atributos de uma empresa. Só por aqui você já consegue ver a importância de criar algo bem feito, não é?
Identidade de um fotógrafo profissional
Identidade é aquilo que você é. Imagem é aquilo que você transmite ao seu cliente. Todo fotógrafo tem uma identidade, mesmo que ela não esteja tão perceptível aos olhos do cliente.
Antes de pensar em criar um logo de fotografia, reflita sobre qual é a sua identidade como fotógrafo. Por que você fotografa? Você acha que as pessoas estão atrás de alguém para “tirar retrato”, ou estão atrás de alguém que venda experiência?
Veja este vídeo muito bacana que mostra como é o posicionamento da Apple. Você vai perceber que é muito mais importante mostrar ao seu cliente o por quê você fotografa, do que simplesmente fazer uma publicidade mostrando o quê você fotografa.
Cores no logo de fotografia
Não preciso entrar em muitos detalhes sobre cores. Afinal você é um fotógrafo profissional e já deve entender muito bem sobre o assunto.
O Diretor de Arte que irá criar o logo precisa entender muito bem disso. Afinal, o que se quer ser transmitido com a utilização daquela cor?
Se você é um fotógrafo que trabalha apenas com Newborn, acredito que não utilizaria cores como roxo escuro com preto, por exemplo. E por quê? Simples: as cores refletem o seu posicionamento.
Fazer fotografia de recém nascidos é algo leve, sutil. E as cores precisam muito bem representar essa leveza.
Mas alguns fotógrafos podem ter a seguinte dúvida: “Estou começando agora na profissão. Como vou usar cores para criar meu logo de fotografia, se eu não tenho um público alvo na fotografia bem definido?“
Nesse caso eu te diria para explicar isso ao Diretor de arte que vai criar o logo. Ele pode trabalhar uma cor que não seja tão “específica” para um tipo de segmento dentro da fotografia.
Elementos
A criação de algum elemento de marca pode ser interessante. Mas tome cuidado para não criar algo muito clichê. Quando você contrata um profissional pouco experiente, ele provavelmente nem irá conversar com você de forma mais profunda.
Muitos simplesmente pegam o nome do fotógrafo e criam alguma coisa com a imagem de uma câmera. Não estou dizendo que isso é ruim, mas pode acabar ficando. Tome cuidado com esses clichês.
Vejam os exemplos abaixo de dois logos que o Fotografia Mais criou. Foram utilizados elementos da Fotografia, mas de forma sutil, sem necessariamente desenhar uma câmera gigante no logo:
Tipologia na fotografia:
É importante vocês saberem que existem dois tipos de tipologia:
Fonte Serifada
A serifa são essas “bordas” que existem na fonte.
Transmite características sofisticadas, clássicas e tradicionais.
Se aplica em livros, títulos, layouts sofisticados.
Fonte sem serifa (imagem)
Um pouco mais suave.
Projetos online, apps, portfolio.
Mais clean, eclética, suave, leve.
Texto corrido muito longo.
Não estou querendo dizer que as características acima são regras a serem seguidas rigorosamente. Mas é importante você ter uma noção disso.
Já pensou se você utilizasse a fonte “Times New Roman” em todo o seu site? Provavelmente você não saberia porque os leitores se cansam dos seus textos. O motivo poderia estar apenas na fonte utilizada.
Além dessas características que eu já falei acima, e que são fundamentais para a criação de um bom logo de fotografia, gostaria de alertar a vocês sobre duas coisas:
Logo de fotografia grátis
Como eu trabalho com Consultoria de Marketing para fotógrafos, minha recomendação é: fuja da criação de logo de fotografia grátis. Acredito que agora você esteja me perguntando o motivo.
Sei que isso é feio, mas vou te responder com uma pergunta, e tenho certeza que você vai entender: você buscaria no mercado um fotógrafo que fizesse seu casamento de graça?
Se sim, você mesmo está desvalorizando sua própria profissão, além de correr um grande risco com a qualidade do trabalho.
Mas se você estiver apertado financeiramente, não precisa pagar 10 mil reais para criar um logo. Procure por um Diretor de Arte e tente oferecer alguma permuta pra ele. Se você não conseguir, nós podemos te ajudar. Somos especialistas em criação de logo de fotografia.
Quando o fotógrafo decide criar o seu próprio logo
Bom. A não ser que o fotógrafo seja também um bom Diretor de Arte, o meu conselho é: não faça isso. Não entre nos tutoriais do youtube para ver vídeos sobre “como criar sua própria logo”
Sendo 100% sincero, o trabalho pode ficar muito ruim. E isso irá refletir de forma muito negativa para os seus clientes.
Site de Fotografia
Agora que você já sabe que precisa de um profissional capacitado para criar seu logo, que tal aprender um pouco mais sobre como criar um site de fotografia?
É isso, pessoal. Se você tem algum comentário que pode acrescentar para os leitores, escreve pra gente!
E não se esqueça também de curtir a página do Fotografia Mais no facebook, e acompanhar todos os textos relevantes sobre Dicas de Fotografia, e Marketing para fotógrafos.
Um abraço;
Rafael, do Fotografia Mais.