Editar foto é algo moderno, ou será que os primeiros fotógrafos já faziam?
Fotografar é uma arte que perdura desde o século XIX, quando em 1826 Joseph Nicephore Niépce conseguiu gravar – de maneira permanente – em uma placa de estanho coberta com um derivado de petróleo fotossensível utilizando apenas a luz solar.
Desde então, quase dois séculos depois, qualquer cidadão do mundo consegue fotografar os momentos de seu dia a dia.
Se no passado a fotografia era algo acessível apenas para a alta hierarquia, hoje qualquer pessoa pode ter uma câmera digital de alta definição embutida em seu celular.
A fotografia em seu cotidiano transformou-se de arte para um meio de comunicação, onde cada pessoa pode contar uma história – onde esteve, por exemplo – apenas com uma foto. Ainda assim, ela é capaz de passar uma mensagem nos mínimos detalhes sem precisar utilizar uma única palavra.
A fotografia tornou-se algo tão comum em nosso cotidiano que ultrapassa os limites da paixão e chega a ser quase uma necessidade.
Por incrível que pareça, achamos estranho quando uma pessoa passa algumas semanas sem abastecer suas redes sociais – seja Instagram, Twitter, Facebook ou outra – com uma foto.
Nesse sentido, a fotografia passou a ser algo tão comum nos nossos dias como conversar.
Fotografar é para tudo e todos!
De um século para cá, o mercado se apropriou de nossa paixão pela fotografia para transformá-la em negócios.
Isso é, a marca (por marca entenda que estamos falando de uma empresa) é divulgada por uma equipe especialista em marketing.
Contudo, a maneira mais eficiente de gravar um nome ou uma mensagem na cabeça da população é através da imagem e, desde a popularização da fotografia, a maneira mais eficiente de fazer isso é apelar para a arte de fotografar.
Uma rápida caminhada em um bairro comercial ou residencial, por exemplo, nos mostra isso.
Basicamente todos os estabelecimentos têm um banner ou seu logotipo estampado em sua parte superior e isso é ação de uma fotografia.
A edição de foto se tornou um dos maiores aliados não apenas dos fotógrafos profissionais como dos amadores, permitindo embelezar a foto ou até mesmo modificá-la, alterando assim, muitas vezes, seu sentido e significado.
Não distante disso, hoje é praticamente impossível ver uma foto publicada – profissional ou não – que não passe por um processo de edição.
Em outras palavras, a edição de foto se tornou tão comum em nosso cotidiano quanto fotografar.
A evolução da edição de fotografia
Ao contrário do que muitos pensam, a edição fotográfica sempre existiu.
Assim como a colocação de um objeto em um lugar estratégico da paisagem pode mudar totalmente seu significado.
No jornalismo é normal dizer que uma notícia é um retrato da realidade e o mesmo pode ser dito de uma fotografia, pois fora do limite captado da câmera outra situação está acontecendo – e isso pode estar acontecendo a poucos metros do local fotografado.
Um exemplo disso é fotografar uma pessoa sentada em um banquinho dentro de um bar, deixando o foco – a pessoa – no centro da fotografia e passar a mensagem que ela está bebendo sozinha.
Só que se retirarmos um pouco do zoom da câmera e colocarmos o objeto à direita, poderemos ver na imagem uma segunda pessoa bebendo ao lado da primeira pessoa, demonstrando que esta nunca esteve sozinha no bar.
Isso, mesmo sem um programa de edição, é manipulação de imagem. Portanto, a edição é um tipo de manipulação.
Com isso, quero dizer que a edição da fotografia é quase tão antiga quanto a própria foto. Bastava apenas uma pessoa que entendesse do assunto para mudar o significado. Atualmente este trabalho está muito mais fácil.
Além de termos a câmera digital, que permite instantaneamente observar a fotografia logo após o clique, temos programas de edição embutidos na câmera – e fora dela programas de alto nível que permite acrescentar objetos que não estavam na foto de maneira tão realista que enganam até mesmo alguns profissionais.
Aplicativos para editar foto no celular
Atualmente, há dezenas, para não falar centenas, de programas, aplicativos e softwares que auxiliam na edição de fotos pelo celular.
Contudo, esses aplicativos possuem as mais diferentes interfaces, características, funções, funcionalidade e qualidade.
Aqui, entretanto, vamos citar apenas os mais indicados pelos profissionais da fotografia.
01. Lightroom Mobile
Disponível tanto para Android como iOS, o Lightroom para Mobile oferece ferramentas de edição de fotos e vídeos fáceis de usar, como por exemplo controles deslizantes para retocar suas imagens.
Além disso, você pode aplicar filtros de fotos, ajustar planos de fundo e usar predefinições transformadoras para adicionar rapidamente ajustes exclusivos que dão vida às suas fotos onde quer que você esteja.
02. Remimi – Melhorar Fotos com IA
Com o Remimi você pode transformar suas fotos antigas, pixeladas, borradas ou danificadas em imagens de alta definição com apenas um toque!
O Remini usa Inteligência Artificial de última geração para remover o desfoque, restaurar e aprimorar qualquer imagem que você desejar.
Esse app também está disponível para Android e iOS.
03. FaceApp – Editor Facial
O FaceApp é considerado um dos melhores apps de celular para edição de foto por IA, pois ele transforma uma simples selfie em um retrato incrível.
Ele também fornece a você tudo o que precisa para criar edições incríveis para o Instagram gratuitamente e está disponível para iOS e Android.
Agora, vamos conhecer alguns aplicativos exclusivos para sistema iOS.
04. Camera + Legacy
O primeiro deles é o Câmera+ Legacy, que possui excelentes filtros para quem pretende editar fotos sem se esforçar muito. Mas também há a possibilidade de fazer tudo manualmente, pois além das 15 modificações disponíveis, há opções como Macro, zooms, exposição, entre outros.
05. VSCO Cam
Um outro mais conhecido pelos usuários do iPhone é o VSCO Cam, que passa por atualizações com muita frequência, sempre aprimorando seu sistema. Ele foi desenvolvido exclusivamente para que os fotógrafos aproveitem ao máximo seus smartphones. Seu diferencial é o “antes e depois” que está sempre disponível durante a edição da foto.
06. Manual – RAW Camera
O Manual – RAW Camera é outro app que simula uma câmera semi-profissional, podendo configurar manualmente o obturador, tempo de exposição, foco, balanço e sensibilidade.
07. ProCamera
Por fim, o ProCamera permite aos fotógrafos criarem seus próprios métodos de fotografia e edição. Nele existem recursos automáticos, como a amenização de borrões nas fotos noturnas.
Já pelo lado dos celulares com sistema Android, existem grandes editores de fotos também.
08. Câmera Zoom FX
O Câmera Zoom FX possui todas as configurações de uma câmera profissional, mas tem como diferencial o timer e o disparo por controle de voz ou por qualquer outro som selecionado. É considerado por muitos o melhor app de fotografia e edição de foto do Android.
09. Câmera manual: DSLR Camera Pro
O Câmera manual é um aplicativo que transforma uma simples câmera em uma câmera profissional DSLR.
Em outras palavras, ao usar esse app você terá o controle de câmera totalmente manual em ISO, velocidade do obturador, exposição, foco manual e outros recursos como uma câmera profissional, que pode levar sua fotografia móvel para o próximo nível.
Assim como conseguirá fazer uma melhor captura de sua foto, poderá gravar vídeo em resolução 4K UHD.
10. Câmera HD Professional – Pro
O Câmera HD Professional – Pro é um aplicativo de câmera profissional para todos os dispositivos Android.
Em resumo, ele possui filtros sofisticados e efeitos de beleza profissionais. Com isso você poderá tirar selfies incríveis.
11. ProCam X
Por fim, o ProCam X é uma câmera HD Pro que vai transformar seu celular em uma câmera profissional.
Esse app entrega controle total da exposição, foco, balanço de branco, ISO e outros recursos, como uma câmera profissional, que pode levar sua fotografia móvel a um novo patamar.
Além disso, é possível capturar melhor as imagens e gravar vídeos em alta resolução.
Programas para editar foto no computador
É consenso entre os fotógrafos profissionais e os editores de foto ou designers: não existe apenas um melhor programa de editar foto no mercado.
Muito muda de acordo com as necessidades e expectativas do usuário, então cada programa de editar foto é o melhor para determinada situação. Cabe a você selecionar o ideal.
12. Adobe Photoshop
É também unanimidade entre profissionais e amadores que o Adobe Photoshop é o mais famoso editor de fotos do mundo.
Não por acaso, ele é o mais utilizado. Porém, ele realmente é um dos melhores.
O programa é rico em funções, que vão das mais básicas, como pintar com o pincel, até as mais avançadas, utilização a opção de edição de fotografias em 3D.
Existem a versão comum e a estendida, mas apenas nesse possui a opção de edição 3D, além de recurso para edição básica de vídeo. Em ambos os casos o programa é pago.
Ainda sobre o Photoshop, existe a versão Elements, que é uma simplificada dos citados acima.
O Photoshop Elements já vem instalado em alguns computadores da Sony, mas não em todos.
Ele funciona exatamente como sua versão mais profissional, mas com menos funções.
13. Adobe Lightroom
O Adobe Lightroom é uma versão mais simplificada do Photoshop.
Altamente indicado para os profissionais/amadores que possuem uma maior produtividade, que trabalham com um grande fluxo de fotografias.
Se tornando cada dia mais popular, o Lightroom é o melhor para quem pretende apenas tratar as fotos, embelezando-as ou coisas do tipo.
Isso porque ele não possui funções para realizar montagens, assim como está ausente em seu sistema o trabalho com textos.
Aliás, ele é um programa de editar muito mais simples do que sua versão complexa e mais velha, o Photoshop.
14. Corel Paint Shop Pro
Um outro editor que possui um absurdo número de adeptos é o Corel Paint Shop Pro.
Munido de uma exuberante quantidade de efeitos rápidos para editar a fotografia, ele funciona de maneira menos complexa.
Diferentemente do Photoshop, o Corel possui uma versão em português e seu preço é um pouco mais barato que seu rival.
15. The Gimp
E há também editores de fotos gratuitos disponíveis no mercado. Um deles é o The Gimp, que está incluso em boa parte dos Linux e é uma excelente opção.
Seu diferencial é uma interface bem diferente das do Adobe, então é comum achar esquisito na primeira vez que utilizar.
16. Photoscape
Uma segunda opção gratuita é o Photoscape, que possui funções para edições rápidas nas imagens.
Em resumo, é ideal para fotógrafos que precisam realizar pequenos ajustes em suas fotos.
Por não ser tão complexo quanto outros, é indicado para quem está começando a aprender sobre edição de fotos.
Bem como é considerado um dos programas mais competentes no mercado.
17. Capture One
O Capture One promete uma liberdade de fluxo de trabalho entre os dispositivos e a equipe, assim como uma facilidade de transferência do trabalho para a nuvem.
Esse app é pago, porém oferece um 30 dias grátis para você conhecer.
Existem diversas opções no mercado, mas só cabe ao usuário escolher a melhor.
A maior verdade é sobre o talento e a capacidade do fotógrafo em editar suas fotos, deixando-as o mais perfeito possível.
Foto ou fake? Quando as edições enganam
A edição de fotografia pode ser feita, em geral, por qualquer pessoa sem nenhum grande conhecimento.
Alguns aplicativos, como o Instagram por exemplo, permitem adicionar filtros que embelezam ou então mudar características da foto, como sua tonalidade e contraste.
E tudo isso pode ser feito apenas na base do olhômetro, onde nenhuma teoria foi aplicada ao realizar a edição.
Quanto mais avançada a tecnologia é, maiores são os nossos recursos.
Na fotografia isso se aplica da seguinte maneira: surgida como um meio de salvar permanentemente uma imagem em uma superfície, a fotografia sempre buscou se assemelhar à realidade.
Podemos afirmar que quanto mais parecido com a paisagem, melhor a foto é.
Todavia chegamos a um momento da história em que a tecnologia superou a realidade – ao menos na fotografia.
A explicação para isso é que a edição de foto permite alterar tanto o cenário original que o faz nem parecer ao mesmo.
Por vezes os programas de edição fotográfica possibilitam transformar o mais seco dos desertos no maior e melhor natural oásis do planeta.
Estamos em uma era onde a fotografia é mais bela que a realidade.
Por que editar a foto?
Existem diversas razões para editar uma foto; cada uma com suas peculiaridades.
A edição de fotos permite ao fotógrafo – ou designer – brincar ou alterar a realidade exposta naquela imagem.
Apesar da tecnologia nos possibilitar isso, a edição é uma área muito tênue, visto que nem todos aprovam as mudanças feitas – e alguns não gostam nem mesmo que haja a mudança.
Por outro lado, há situações onde existe a obrigatoriedade de editar uma foto, seja por motivos pessoais ou profissionais.
Independentemente do motivo, o melhor de tudo (ou pior?), é que todas as pessoas do mundo podem fazer isso.
Além dos fotógrafos, conheça agora quem são os profissionais que usam editores de imagens e algumas situações onde você pode estar vendo uma foto editada.
Designers
Um dos motivos mais citados sobre os motivos de realizar uma edição na foto é a questão do embelezamento.
Deixando de lado a situação polêmica sobre a busca da imagem perfeita (especialmente no corpo humano), algumas empresas exigem que a fotografia de um(a) modelo, por exemplo, passe por um processo de edição.
Isso ocorre devido a maior intenção de compras dos consumidores quando veem uma imagem perfeita.
Apesar de ser uma situação mais recorrente em fotografias do mundo da moda, o embelezamento de uma foto está presente em empresas que buscam aparentar seus produtos como sendo algo mais belo.
Um exemplo disso são as fotografias publicitárias dos lanches das grandes redes de fast food, que passam por um processo de pré-edição (onde é escolhido o lugar exato para fotografar os ingredientes ou o sanduíche como um todo) e depois pela edição, onde as imperfeições são retiradas a ponto de ficar mais chamativo para os clientes.
Essa é uma técnica muito utilizada por marketing que, para contornar a “propaganda enganosa”, utiliza muito da edição para deixar seu produto mais parecido com o que será comercializado.
Além disso, basicamente todos os logos das empresas são feitos por programas de edição e criação, onde antes pode ter sido um desenho simples ou uma fotografia e depois é aperfeiçoada na edição final.
Mas nem sempre as edições estão voltadas para o campo profissional; alguém pode editar uma foto por motivos pessoais ou até mesmo por pura diversão.
Social Media
O profissional especialista em redes sociais pode usar a edição na foto para tornar o feed ou o conteúdo digital mais agradável.
O Instagram é o maior exemplo disso, onde sua configuração permite editar as fotos quase que instantaneamente e postar com uma aparência mais perfeita.
Contudo, lamento dizer, mas boa parte das fotos presentes em sua timeline são resultados de uma edição de foto.
Aquela foto mostrando um dia bem claro e aparentemente ensolarado pode ter sido tirada em um dia bem nublado e escuro.
Fotojornalista
O repórter fotográfico, de acordo com o seu código de ética, precisa ser imparcial ao retratar uma situação.
Contudo, não é difícil sair falsas fotos que passam a mensagem errada e geralmente isso é obra de um bom editor que tem a intenção de pregar uma peça nas pessoas, que muitas vezes usam a imagem de um terceiro para puramente se promover e gerar engajamento.
Na pior das hipóteses, o editor está tentando manipular uma pessoa (ou várias). Dependendo da situação, isso pode se configurar crime. Por exemplo, em casos criminosos uma falsa evidência, como uma imagem alterada, pode punir o editor.
No jornalismo, por sua vez, a manipulação apenas por uma imagem existe. Veja as capas de revistas políticas, como Veja e Carta Capital. As fotos sempre tendem a santificar ou piorar a imagem de alguém.
Por esse motivo, é importante ressaltar que todas as imagens estão sujeitas à edição.
Então esteja sempre ciente de o que você está vendo pode ser uma mentira.
Edição de foto tem lá suas vantagens, mas muitas situações negativas existem por sua existência.
Conclusão: Agora você pode editar foto como um profissional
A edição de fotos, em síntese, está presente em nosso cotidiano.
Como discutimos no início do texto, por onde andamos observamos o resultado de uma boa edição da imagem. E não é à toa: dependemos disso.
Editar foto é um processo da comunicação, que tende a passar uma mensagem a partir de uma imagem e quem pode garantir que a mensagem chegue ao receptor sem interferência é o editor.
Seja na vida pessoal ou profissional, você já teve contato direto com edição de fotos. Não dá para negar que esse recurso entrou em nossas vidas e tornou-se tão essencial quanto outras necessidades.
Quando você possui um conhecimento mínimo de edição, começa a reparar nos mínimos detalhes de cada foto em um jornal ou revista ou em cada postagem feita em sites e redes sociais.
Dessa forma, a busca pela imagem perfeita possibilitou que nós nos tornássemos mestre nessa arte que é modificar uma mensagem a partir de sua imagem.
Aliás, a arte inicial que é a fotografia apenas ganhou mais um subgênero, pois editar exige tanto conhecimento prático como teórico que não pode deixar de ser considerado uma arte.
Em diversas áreas passamos a vida buscando a perfeição e não temos nenhuma dúvida que na fotografia o resultado foi encontrado.
Se fotografar é uma arte, editar uma foto é a arte de modificar uma mensagem. Uma capacidade que, pelo bem ou pelo mal, nem todos dominam, mas que está tão presente em nossas vidas que, se subitamente sumisse algum dia, todos nós sentiríamos total falta.
Fotografe, então, sem limites e edite com moderação.
A equipe editorial do Blog Fotografia Mais acredita que você também pode gostar:
Fotos em Perspectiva: Como Usar esse Conceito para Criar Imagens Incríveis
Camera Raw: Guia para Usar o App para Imagens RAW da Adobe
Tutorial Lightroom: Dicas para Caprichar na Edição e Pós Processamento
Dicas de Lightroom: Os Melhores Truques para se Tornar Expert em Edição