Se destacar como fotógrafo profissional no mercado nem sempre é uma tarefa fácil. Isso faz parte de diversas outras tarefas, como atender ao cliente, organizar a agenda do dia, fotografar, editar foto, diagramar, etc.
Pra que um fotógrafo possa realmente se destacar diante da enorme concorrência hoje em dia, é fundamental trabalhar com o posicionamento de marca na fotografia.
Segundo a American Marketing Association (AMA), marca é um “nome, termo, sinal, símbolo, desenho, ou uma combinação de tudo isso, destinado a identificar os produtos ou serviços de um fornecedor para diferenciá-los de seus concorrentes”.
Se você citar algumas marcas agora, sem parar pra pensar, quais virão em sua mente? Provavelmente você tenha pensado no Google, Apple, Coca-cola, Nike, Samsung. São empresas que entendem e praticam muito bem o posicionamento de marca, oferecendo é claro produtos/serviços de qualidade.
Muitos fotógrafos são bons no que fazem, entendem as técnicas da fotografia, mas não tem tido uma quantidade de trabalho satisfatória. Muitas vezes isso pode estar acontecendo porque não existe um posicionamento de marca bem compreendido pelos seus clientes.
Mesmo que você divulgue seu trabalho nas redes sociais, anúncios de revista, cerimoniais, etc, é preciso levar em conta o mais importante: marca é algo que se instala na mente dos consumidores. Você precisa ser lembrado!
É por isso que você precisa urgentemente entender o conceito de branding e colocá-lo em prática. Branding significa, segundo Philip Kotler, “dotar produtos e serviços com o poder de uma marca”. Está totalmente relacionado a criar diferenças.
Construir um forte posicionamento de marca é fazer com que o consumidor escolha você quando ele estiver procurando por um fotógrafo. O segredo é fazer com que os clientes entendam que nem todas as marcas (fotógrafos) são iguais.
Existem três ingredientes para se destacar como fotógrafo:
Diferencial
O valor agregado precisa surgir de diferenças na resposta do consumidor quanto ao seu serviço. Se não existe nenhuma diferença, o seu trabalho é como o de um outro fotógrafo qualquer.
Qual é o seu diferencial? Qualidade na execução? Experiência de mercado? Existe algum diferencial em algum ramo específico?
Por exemplo: o fotógrafo Alex Stoppa tem se posicionado no mercado de Belo Horizonte como um especialista em fotografia sensual. A chance de obter sucesso é grande, já que ele atua em um nicho que poucos trabalham. Essa é uma forma de diferenciação.
Conhecimento Técnico de Fotografia
Em segundo lugar, para que você tenha um bom posicionamento de marca, o cliente precisa conhecê-la. Quais são as sensações que sua marca irão deixar na mente dos consumidores? A Red Bull passa uma ideia de espírito aventureiro. Já reparou que todas as ações da empresa são voltadas para esse aspecto (patrocinar Travis Pastrana saltando de paraquedas, mas sem o paraquedas; saltos com motocicletas em pistas gigantes, etc)?
Comportamento
E em terceiro lugar, a resposta do cliente à execução de um bom trabalho, irá se refletir em um comportamento positivo, gerando maior fidelidade, menos sensibilidade aos aumentos de preço, maiores margens para a empresa, consolidando o posicionamento de marca no mercado.
Sua empresa precisa ter com clareza qual é a promessa de marca que ela entrega.
Como criar um posicionamento de marca na fotografia?
1. É preciso escolher todos os elementos referentes à marca: qual será o nome, o logotipo, símbolos, caracteres, slogans e embalagens que você irá utilizar na empresa.
Todos esses elementos precisam estar de acordo com a forma que você quer ser visto no mercado. Existe um trabalho muito interessante de branding onde conseguimos criar uma identidade corporativa bem consolidada e um posicionamento de marca para a sua empresa.
Se quiser saber mais sobre isso, leia mais sobre o serviço de “Branding” em Consultoria para fotógrafos.
2. Determinar quais atividades (de marketing, ou não) irão acompanhar a sua marca. Por exemplo: se você quer construir um forte posicionamento de marca no aspecto social, faça trabalhos em regiões carentes para mostrar ao público como é o seu olhar diante da necessidade de uma determinada população.
3. Você pode buscar outras associações indiretas à marca. Um fotógrafo pode buscar parceria com um maquiador renomado no mercado, e com isso promover sua imagem.
Agora que você já tem algumas dicas de como criar um posicionamento de marca, mas não conhece nenhum profissional que te auxilie no processo, nós podemos te ajudar.