Posted in:

Como se tornar um assistente de fotografia?

Como ser um assistente de fotografia

Esse post é curto, mas acredito que será de grande relevância para muitos que pretendem começar como assistente de fotografia e se tornar um fotógrafo profissional um dia.

Eu escrevi um post com 3 dicas incríveis de como ser um fotógrafo profissional. Agora vou detalhar um pouco mais sobre o item 3 desse post, pois tenho visto que algumas pessoas tem reclamado porque não conseguem nenhum fotógrafo profissional para ajudá-las no começo da carreira.

Para ser um assistente de fotografia, ofereça algo de valor!

TROCA. Essa é a palavra. Não sou psicólogo e nem um estudioso do assunto para discutir em detalhes o conceito de troca, e nem vou afirmar que não existe aquele tipo de troca onde não há obrigação de contrapartida.

Existem pessoas que podem oferecer algo sem cobrar nada de volta. Mas, como diz o antropólogo Marcel Mauss, a sociedade ocidental fez do homem um ‘animal econômico’.

Acredito que esse seja o motivo principal que faz com que um fotógrafo profissional não queira te ajudar. Você não tem nada para oferecer a ele – até que se prove o contrário, é claro. Como eu disse no post anterior, penso que todos tem algo para oferecer.

Por isso eu te diria que, para ser um assistente de fotografia e sair na frente dos demais “concorrentes” que também querem trabalhar com isso, você pode oferecer algo de bom para o fotógrafo.

Vou contar uma experiência própria. Sou consultor de Marketing e Negócios e trabalho com consultoria para fotógrafos. Este ano decidi aprender mais sobre fotografia, e quem sabe me tornar um fotógrafo profissional no futuro. E acho que o melhor caminho é começar sendo um assistente de fotografia.

Mas assim como você, tinha a percepção que o mercado é fechado, e os bons não querem saber de ajudar os iniciantes.

Depois que comecei a oferecer algo para alguns, as oportunidades se abriram. Como sou especializado na área de Marketing, ofereci ajuda a um fotógrafo profissional que precisava aprender mais sobre o Marketing Digital. Aí sim a troca faz sentido! Ele aprende comigo, e eu aprendo com ele.

Em um outro caso, ajudei uma outra pessoa a organizar as finanças, auxiliando-o na precificação do seu trabalho. Resultado: já fui chamado pelos dois fotógrafos para trabalhar com eles.

Como falei no começo, tenho certeza que você também tem algo a oferecer a um fotógrafo profissional. Faça isso e com certeza a sua chance de se tornar um assistente de fotografia vai aumentar bastante!

Se gostou da dica ou tem algo a dizer, deixe um comentário abaixo. Aproveite também e curta nossa página no facebook.

Um abraço, Rafael do Fotografia Mais.

Escrito por Equipe Fotografia Mais

Equipe de Fotógrafos, redatores e designers responsáveis por conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre fotografia para o mercado brasileiro.

190 posts

8 Comments

Leave a Reply
  1. Olá Rafael, gostei muito da sua apreciação em relação a ser assistente de Fotografia. E o seu exemplo foi muito eficaz. Também tenho esta pretensão de começar a atuar neste ramo como assistente. Mas aqui em SP capital, tem muitos fotógrafos com pouco tempo prá ensinar. Mas ainda estou procurando. Mas quem sabe um dia esta sorte sorri para mim! rsrs Um grande abraço.

    • Anete, tudo bem contigo? Obrigado pelo seu comentário. Continue perseverando. Ofereça a eles algo de valor. Tenho certeza que você tem alguma habilidade e poderá “permutar” conhecimento com algum fotógrafo. Eu mesmo fiz isso e já tenho conseguido alguns trabalhos como assistente nas horas vagas (já que trabalho como Consultor de Marketing). Continue firme e forte!!!

  2. Oi Rafael,Sou técnico em Logística e Gostei
    Muito da sua Dica , Sempre tive vontade de me tornar Microempreendedor na área de Fotografia & com essas dicas tenho certeza que isso agora sim irá dar certo Obrigado você me ajudou muito.

  3. Olá Rafael, gostei muito do seu post.
    Tenho 43 anos e uma ampla e bem sucedida carreira como secretária executiva, porém minha paixão é fotografia. Já tenho um portifólio legal com fotos de shows, inclusive já publicadas em revistas como Roadie Crew e Rock Brigade.
    Serei desligada da empresa que estou no mês que vem, e pretendo fazer justamente isso que vc falou: oferecer meu serviços de secretária em troca de ter um aperfeiçoamento do que sei, e aprender muita coisa que ainda não sei em relação à fotografia. Vou tentar…quem sabe agora terei uma oportunidade de iniciar em uma nova carreira, embora com mais idade, mas sendo assistente de fotografia. Parabéns pelo site!

    • Você pode inclusive trabalhar de casa ou de algum escritório, e atender mais de uma empresa ao mesmo tempo… Pense nisso :)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *