Posted in:

CEO da Alboom: Posts de Blog se tornaram uma paixão

posts de blog se tornaram uma paixão para o CEO da Alboom

Escrever posts é uma terapia e ainda ajuda o negócio

Para inaugurar meu primeiro artigo como autor convidado do blog Fotografia Mais, nada mais especial que começar contando um pouco sobre um dos meus “hobbies” preferidos, que é justamente a paixão em escrever posts de blog.

Na minha trajetória como CEO da Alboom, sempre busquei novos desafios, participando e colaborando nas mais diversas situações possíveis.

Escrever para Blog, portanto, foi um desses desafios inusitados que comecei a fazer no ano passado.

Coincidência, hoje tive uma grata surpresa ao ver as estatísticas de alguns posts que escrevi.

Pela primeira vez, um artigo atingiu 5 mil visualizações orgânicas e ainda ranqueou na primeiríssima posição nas buscas do Google.

Dessa maneira, fazer posts de blog além de ser uma paixão, ainda está ajudando nosso negócio com tráfego grátis.

O post de blog que acabei de refwrir chama-se Tempo é Dinheiro – como surgiu a frase e significado.

Vale dizer que sempre fui muito fã da frase Tempo é Dinheiro!

E isso me permite dizer que, para criar um grande post, deve haver uma grande motivação inspiracional por trás, algo que vá além da simples expectativa de alcançar mais tráfego.

Mas aproveitando para falar em tráfego, uma surpresa foi o grande potencial que a expressão Tempo é Dinheiro tem em atrair visitantes em nosso blog, sendo de fato uma expressão muito procurada na internet.

 

Estratégias para seu post se diferenciar

Estar na primeira página do google não é tão fácil como parece. Principalmente quando usamos temas ou palavras-chaves que tem muita busca, o que naturalmente significa que há muito concorrência.

Mas vou tentar resumir a estratégia que usei para fazer o post do Tempo é Dinheiro ter grande destaque para os leitores e consequentemente ficar muito bem ranqueado em termos de SEO.

Primeiro, eu fiz uma pesquisa sobre a história da frase para mostrar como ela surgiu com detalhe dos fatos.

Busquei explicar porque a frase se tornou extremamente popular no mundo.

Mas só informar ou contar bem a história pode não ser suficiente para seu post realmente estar nas primeiras posições nas buscas online.

Portanto, em segundo lugar na estratégia de ranqueamento, eu busquei agregar minha visão sobre o significado de Tempo é Dinheiro, ressaltando inclusive sua importância para empreendedores.

Ainda como estratégia, o estilo geral na escrita do post também faz a diferença. É muito importante também escrever o post com o tom leve, simples de entender, com toque pessoal e descontraído.

Afinal, a característica bastante comum dos melhores escritões da internet é o lado informal, leve e a capacidade de chamar e prender a atenção do leitor.

Em outras palavras, o post precisa falar a “linguagem” do leitor interessado.

Em terceiro lugar na estratégia eu preciso dizer que o post ideal precisa ser “organizado” para o leitor e também para o Google no sentido de SEO.

Portanto, é imprescindível um bom título, bons capítulos ou seções de textos, e também boas imagens.

Um excelente post de blog é feito de um belo conjunto da obra, isso quer dizer ter todos os ingredientes bem equilibrados.

Um bom criador de sites (como o Alboom Prosite) ajuda você a montar o post sem esquecer de nenhuma parte importante.

artigo Tempo é Dinheiro publicado no Blog da Alboom
Snippet do blog post: “Tempo é Dinheiro” – Blog da Alboom.

 

A importância dos posts originais

Uma outra condição especial para ter seus posts bem ranqueados é escrever conteúdos autênticos e originais.

De acordo com especialistas,  a originalidade, somado à excelência do conteúdo, é uma regra de ouro para SEO.

Afinal, os mecanismos do Google para ranquear posts de blog estão cada vez mais sofisticados, mais “humanos” e, acima de tudo, eles identificam e valorizam conteúdos novos.

No post Tempo é Dinheiro fiz questão de valorizar o quanto a frase é mesmo incrível, justamente por sua capacidade de resumir diversos conceitos do empreendedorismo em apenas 3 palavras.

O grande fator diferencial no ranqueamento pode ter sido o fato de eu ter explorado esse lado do significado ou interpretação ligado a negócios.

Falei no post um pouco da mentalidade empreendedora, de como tempo é dinheiro pode ser interpretado como agilidade, produtividade, foco, “custo oportunidade”, etc.

Ainda, pus no post algo muito pessoal: que devemos ter respeito e humildade diante da escassez do tempo.

Não tem sobrado muito tempo para escrever posts como eu gostaria, mas em cada duas semanas, mais ou menos, eu procuro escrever algo diferente, e original digamos.

O que é mais rotineiro para mim em termos de blog é ajudar a equipe de conteúdo da Alboom em algum aspecto de revisão ou para trocar ideias em como abordar um determinado assunto no intuito de chamar mais a atenção e alcançar a diferenciação em cada post.

Os Snippets

Além de atingir a posição 1 do google, talvez na hora de você buscar Tempo é Dinheiro apareça logo de cara uma parte do conteúdo destacada.

Isso se chama Snippet, também conhecido como posição zero do google.

O snippet é, em resumo, uma funcionalidade muito interessante, feita para entregar a informação ou a resposta de maneira ultra rápida.

No Blog da Alboom conquistamos snippets em vários posts. Um deles foi o post que informa quem é o fotógrafo mais jovem do mundo.

O fator curiosidade, junto com alguns macetes que você vai aprendendo com o tempo, fazem o google perceber que seu conteúdo tem o potencial para snippet.

Se você conquistar um snippet, comemore!

Artigo do Blog da Alboom sobre o fotógrafo mais jovem do mundo
Artigo do Blog da Alboom sobre o fotógrafo mais jovem do mundo

 

 

A hora de escrever posts chegou!

Escrever para seu próprio blog pode parecer muito desafiador.

Mas o esforço para começar seu próprio e criar ótimos posts pode valer muito a pena não apenas pelo lado prazeroso, mas para atrair oportunidades de negócio.

Ter bastante buscas no seu site ou blog é um dos melhores caminhos para atrair a atenção dos clientes certos, com maior potencial de fechar negócios.

Da mesma forma que eu comecei a escrever posts você também pode!

Você verá que não precisa ter nenhuma habilidade especial com a escrita para começar a fazer bons posts.

Eu diria que basta escolher assuntos que você tem paixão e entusiasmo, que tudo dará certo.

E lembre-se que até os grandes escritões revisam bastante. Edições e correções podem durar dias, isso é normal e tenha paciência.

Escrever para blog, como eu digo, pode ser uma terapia também. Uma válvula de escape.

Tenho certeza que você terá amigos que poderão te ajudar com ideias de temas e até mesmo ajudar a rever os textos quando necessário.

Escrever posts é compartilhar!


Post escrito por Marcelo Moscato, CEO da Alboom, plataforma de ferramentas online para fotógrafos, e autor colaborador do Fotografia Mais desde 13 de junho de 2022 (hoje!).

Escrito por Marcelo Moscato

CEO da Alboom, a plataforma de tecnologia que transforma fotógrafos em empreendedores. Marcelo Moscato atuou anteriormente como executivo da SAP, executando marketing, vendas e gerenciamento de negócio para ARIBA, Serviços e Manutenção de software. Ele também trabalhou com vendas de serviços na Avaya. Possui MBA em marketing de serviços pela USP e atendeu o curso rápido e presencial de educação executiva pala Harvard Business School. Marcelo é bacharelado em Sistemas de Informação pela Universidade Federal de São Carlos.

Follow

1 posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.