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SEO para Fotógrafos: Como Aparecer Google para a sua Cidade

seo para fotógrafos

Por que é fundamental entender o SEO para fotógrafos e qual benefício ele pode trazer para o seu negócio?

Neste post vamos falar sobre SEO para fotógrafos, e como você pode utilizar essa ferramenta para ser encontrado no Google e conseguir mais clientes!

O que é SEO?

SEO (Search Engine Optimization) significa otimização dos mecanismos de busca. A grosso modo, é a forma como você organiza (otimiza) o seu site para que ele possa ser encontrado pelos mecanismos de busca do Google, Yahoo e Bing, por exemplo. Nosso foco será no Google, já que ele representa a maioria esmagadora nas buscas entre os três citados.

Já não é de hoje que as buscas pela internet se tornaram um fenômeno. Segundo a ComScore, o número de consultas no mundo foi de 158 bilhões em agosto de 2011. Isso representa 61 mil buscas por segundo! Nesse mesmo ano já eram mais de 2 bilhões de usuários da internet.

Mas então como funcionam os mecanismos de busca?

Existem robôs (crawlers) que navegam por toda a web. Eles conseguem extrair as informações das páginas e indexá-las, como se fosse uma grande biblioteca virtual.

Como o Google consegue saber qual é o assunto procurado?

Existem algoritmos que buscam ‘pistas’ nas páginas que foram indexadas. O Google detecta essas páginas através de palavras-chave, que são as palavras principais daquele texto que você realizou a busca.

Por exemplo: quando você digita “dicas de fotografia”, os robôs farão uma busca por todos os sites que estão indexados com essa palavra-chave, e então você poderá ver como está abaixo.

 

O que é SEO

 

Esses resultados são chamados de Busca Orgânica, e você não paga por eles.

Mas existem centenas de sites falando sobre “dicas de fotografia” e diversos outros assuntos. Como eles ficam organizados nos mecanismos de busca?

Existe algum critério para os mecanismos de busca?

Sim. Através desses algoritmos, o Google utiliza um sistema de ranking com mais de 200 fatores, e faz uma espécie de filtro para ordenar os sites mais relevantes. É como se ele utilizasse vários critérios para estabelecer qual o site será mais útil para responder àquela pergunta.

Vou citar alguns desses critérios:

  • Quando o site tem um conteúdo realmente relevante sobre o assunto que você está pesquisando, seja por meio de textos, imagens ou vídeos, ele tende a ser melhor ranqueado. Como esse texto é novo no site, se você digitar “SEO para fotógrafos” no Google, provavelmente não vamos aparecer ainda. Mas com um bom trabalho, em breve estaremos entre os primeiros!
  • O número de vezes que a palavra-chave aparece no texto escrito. Por exemplo: se você quiser postar em seu site as fotos do casamento de João e Maria, suas palavras-chave podem ser “casamento João e Maria”. Procure utilizar essas palavras no texto que você escrever sobre o casal.

Ao mesmo tempo é preciso tomar cuidado com os exageros. O Google consegue detectar textos que usam uma quantidade de palavras-chave muito exagerada, e isso não é nada bom. Imagine se eu digitasse aqui 100 vezes a palavra “SEO para fotógrafos”, e esse fosse o único critério para um bom ranqueamento?

Mas como o Google é muito esperto, ele consegue perceber a relevância do texto, e pune quem tenta ‘burlar’ as regras do jogo

  • A palavra-chave deve aparecer no título, na URL e também na meta descrição (que é aquele pequeno texto que lemos quando pesquisamos algo no Google). Veja o exemplo abaixo. Utilizamos a palavra-chave “Quanto cobrar na fotografia”.

 

O que é SEO

  • Links: quantos mais outros sites tiverem links direcionados a um determinado site, melhor o Google irá categorizá-lo. Por exemplo: se 10 sites falam do Fotografia Mais e utilizam o hyperlink https://fotografiamais.com.br, o Google irá entender que o site Fotografia Mais tem relevância. Afinal, tem muita gente falando do site.

 

Se você entende bem o inglês, o vídeo How Search Works é bacana para explicar o funcionamento dos mecanismos de busca.

Utilizando os critérios acima, com certeza será encontrado mais facilmente.

A grande vantagem de ser encontrado na internet é que o seu público alvo está procurando exatamente pelo serviço que você presta.

Por que o SEO para fotógrafos é muito importante?

Você precisa saber como utilizá-lo em seu favor.

Qual fotógrafo de São Paulo, por exemplo, não gostaria de aparecer na primeira colocação do Google ao se digitar “Fotografia de casamento em São Paulo”? Se você escrever, por exemplo, “consultoria para fotógrafos” no Google, vai ver que estamos tentando fazer o nosso dever de casa. Conseguimos chegar na primeira posição em menos de 3 meses!

Consultoria para fotógrafos

Pense no SEO para fotógrafos como um diálogo que o seu cliente está querendo estabelecer com você. E se ele não te encontrar, irá para o seu concorrente.

Estar presente hoje no mundo Digital já passou de ser uma obrigação. Se sua empresa de fotografia não está presente, mesmo que seu trabalho seja por indicação dos clientes atuais, com certeza você está perdendo.

Agora que você já sabe que o SEO para fotógrafos é uma excelente ferramenta, é hora de colocar a mão na massa! Saber trabalhar a busca orgânica é primordial para o sucesso na internet.

Não se desanime se achar complexo. É um aprendizado constante. E se tiver alguma dúvida, fale com a gente!

Esperamos que o texto “SEO para fotógrafos” possa ser apenas o começo de um aprendizado mais profundo sobre o universo do Marketing Digital. Comente, abaixo e curta nossa página no Facebook.

Rafael, do Fotografia Mais

Escrito por Equipe Fotografia Mais

Equipe de Fotógrafos, redatores e designers responsáveis por conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre fotografia para o mercado brasileiro.

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