Posted in:

Aprenda com Eles: Os 50 melhores fotógrafos do Brasil

melhores fotografos do brasil

Quais são os melhores fotógrafos do Brasil?

A fotografia é uma arte muito ampla que possui diversos adeptos ao redor do mundo.

Não diferente, no Brasil existe um grande número de fotógrafos amadores que tentam crescer e alcançar o nível profissional.

Desde de a chegada da fotografia no Brasil, surgiram no país muitos profissionais da área que acrescentaram muito à profissão e abrilhantam ainda mais a história da fotografia no nosso país.

Neste artigo você verá um pouco sobre os 50 maiores fotógrafos do Brasil, apresentando um pequeno histórico de cada um deles, sua especialização e o grande ápice de suas carreiras.

melhores-fotografos-do-brasil
Quais são os melhores fotógrafos do Brasil?

Todos eles são, sem dúvidas, uma boa fonte de inspiração para quem deseja seguir no ramo. Lembrando que listamos os melhores fotógrafos do Brasil em ordem alfabética e não de classificação.

Melhores Fotógrafos do Brasil

  1. Adriano Damas

Fotógrafo profissional desde 2011, começou a com editoriais de moda para revistas independentes. Juntando seu vasto conhecimento em direção de arte, onde possui mais de dez anos de experiência, agora trabalha com imagem de moda, diretamente envolvido com a arte de fotografar. Está entre os melhores fotógrafos do Brasil.

melhor-fotografo-do-brasil-curso-de-fotografia
Fotógrafo Adriano Damas
  1. Aline Evelin

Graduada em Publicidade e Propaganda, Aline é designer de álbuns e fotógrafa da equipe Beth Esquinatti e Nei Bernardes.  É membro da Inspiration Photographer e está entre os cinquenta melhores fotógrafos do Brasil, apesar da baixa fama.

  1. André Martins

Associado ao Wedding Awards, Fineart Association, Bride Association – Fotografias de Casamento e membro do Inspiration Photografer, André Matos atua como fotógrafo de casamento desde 2007, se especializando na área poucos anos depois. Atualmente trabalha junto com sua esposa, Vera.

  1. Araquém de Alcântara

Nascido em Florianópolis, Santa Catarina, Araquém de Alcântara é tido como um dos precursores da fotografia na natureza e é um dos mais importantes fotógrafos atuantes do mundo. Está entre os melhores fotógrafos do Brasil. Seu trabalho funciona de forma mais documental, registrando especialmente a natureza brasileira e as nações indígenas. Já publicou quase 70 livros, sendo 18 desses como co-autor, possui três prêmio internacionais e 32 nacionais, além de já ter exposto 56 vezes de forma individual e 25 coletivamente.

melhores-fotografos-do-brasil
Fotógrafo Araquém de Alcântara
  1. Bob Wolfenson

Iniciou sua trajetória profissional aos dezesseis anos no estúdio da Editora Abril. Bob já trabalhou com os principais gêneros fotográficos e é considerador uma das referências nacionais como retratista, fotógrafo de nu e de moda. Atualmente Wolfenson transita entre a publicidade e a arte, além de possuir obras nos acervos do Museu de Arte de São Paulo, do Museu de Arte Moderna de São Paulo, do Museu de Arte Brasileira da Faap e do Itaú Cultural.

  1. Chico Albuquerque

O cearense Chico iniciou sua carreira de fotógrafo através da publicidade. Importante ícone brasileiro, foi responsável por grande parte do desenvolvimento tecnológico da fotografia no país, visto que foi graças a ele que foi importado o primeiro equipamento de flash eletrônico. Sempre lembrado por ter renovado a visão estética da fotografia brasileira e por ser um grande retratista. Veio a falecer em 2000.

  1. Claudio Edinger

Nascido no Rio de Janeiro em 1952, Edinger começou a fotografar na década de 70, expondo pela primeira vez em 1975, no MASP. Mudou-se para os Estados Unidos no ano seguinte, onde desenvolveu projetos pessoais e trabalhou para as revistas Time, Newsweek, Life, Rolling Stone, Vanity Fair, e para a revista de domingo do New York Times. Atualmente possui mais de dez obras publicadas e quase vinte prêmios, como o Abril de Melhor Ensaio Fotográfico e Melhor Livro Fotográfico do Ano, pela revista Clix. Com certeza está entre os melhores fotógrafos do Brasil.

melhores-fotografos-do-brasil
Fotógrafo Claudio Edinger
  1. Cleidimar Lopes

Desde 2009, Cleidimar quando a fotografia entrou em sua vida, fotografa casamentos profissionalmente em território nacional e internacional. Já concorreu ao prêmio Lente de Ouro na categoria Casamento do Ano.

  1. Cleiton Tiburcio

Fotógrafo há cinco anos, Cleiton atua junto com sua esposa Jeane registrando momentos especiais de várias famílias, como casamentos. De acordo com Cleiton, “durante todo esse tempo o melhor de tudo foi conhecer cada uma delas [famílias] e poder contar a história daqueles momentos únicos de suas vidas. Fotografia é meu modo de vida e meu modo de se conectar com as pessoas”.

  1. Cristian Frantz

Apesar de desde sempre estar em contato com a fotografia, foi apenas em 2007 que começou a ser aproximar da área. Com a Graduação Tecnológica em Fotografia, Cristian acumula no currículo diversos trabalhos na região sul do país. Seus trabalhos sempre se adaptam ao olhar e necessidades do cliente, sendo uma de suas características.

melhor-fotografo-do-brasil-fotografia
Fotógrafo Cristian Frantz
  1. Cristiano Mascaro

Formado em arquitetura e urbanismo pela FAU-USP em 1968, Cristiano Mascaro trabalhou na mesma década como repórter fotográfico na revista Veja. Mas seu foco sempre foi mais artístico e arquitetônico, realizando ensaio para a Pinacoteca do Estado poucos anos depois. Apesar disso, Mascaro é ganhador de três Prêmios Abril de Fotojornalismo. Atualmente atua como fotógrafo independente e se dedica a projetos pessoais. Com certeza está entre os melhores fotógrafos do Brasil.

  1. Davi Nascimento

Ganhador de 3 prêmios Fearless e 1 Bride Fotografia, Davi é original de Santa Catarina. Realiza trabalhos nas seguintes categorias: festas de 15 anos; casamentos; ensaios de famílias; fashion conceito; ensaios femininos; formaturas; gestantes; pré-wedding; maternidade e nascimento e; just remember. Possui uma coleção de fotos independentes premiadas.

fotografia-premiada-melhores-fotografos-do-brasil
Fotógrafo Davi Nascimento
  1. Du Zuppani

José Luiz Zuppani é um fotógrafo extremamente conhecido em todo o globo por suas fotos que buscam retratar a natureza da maneira mais fiel possível. Já percorreu mais de 50 países com suas lentes. Já ocupou o cargo de Secretario Municipal da Cultura de Bertioga na década de 90. Possui diversos prêmios reconhecidos nacionais e internacionais em sua extensa carreira.

  1. Eduardo Vanassi

Fotógrafo profissional, Eduardo atua em fotografia social desde 1997. É referência nacional na área e já registrou centenas de eventos durante sua carreira. Atua também como delegado regional da PMAI (Photo Marketing Association Internacional) e é membro da WPJA, AGWJPA, ISPWP e Inspiration Photographers. Além disso, é professor de Publicidade e Propaganda e ministra palestra e workshops por todo o país. Possui prêmios Destaque Profissional de fotógrafo do ano de 2009 a 2012, entre outras dezenas de premiações.

  1. Eudes de Santana

Começou a atuar como fotógrafo durante sua graduação em Designe Gráfico, em Londrina, no Paraná. Mas apenas quando se mudou para Barcelona, Espanha, para fazer a pós em fotografia, que seu trabalho começou a tomar forma e identidade própria. Atualmente Eudes, é agenciado na Alemanha e seus principais serviços são a Capa da FFWMAG de Gisele, Serafina, Vogue, Vice Magazine e campanhas para a Nike. Com certeza está entre os melhores fotógrafos do Brasil.

Melhores Fotógrafos do Brasil
Fotógrafo Eudes de Santana
  1. Evandro Teixeira

Natural de Santa Inês (Bahia), apesar de algumas pessoas garantirem que nasceu em Irajuba, iniciou sua carreira como jornalista em 1958, n’O Diário de Notícia, da capital baiana. Mas foi em 1963, quando ingressou no Jornal do Brasil, que se tornou uma importante figura do fotojornalismo nacional. Deixou o jornal apenas em 2010. O mais marcante momento de sua carreira é o registro da chegada do general Castello Branco ao Forte de Copacabana, durante o golpe militar e 1964. Além disso, Evandro, cobriu Copas do Mundo e Jogos Olímpicos, assim como ouros importantes movimentos políticos, como a queda do governo Salvador Allende, no Chile, em 1973.

  1. Fabiano Martins

Membro da Bride Association – Fotografias de Casamento, a maior associação de fotógrafos de casamento do país, junto com sua esposa foram indicados como a revelação fotográfica do ano de 2016. Fabiano, esta entre os fotógrafos do Brasil mais premidos pela Inspiration Photographers também em 2016.

  1. Geraldo de Barros

Geraldo de Barros (Chavantes, 1923 — São Paulo, 1998) foi um pintor e fotógrafo brasileiro. Além da fotografia e da pintura, sua obra se estende também à gravura, às artes gráficas e ao desenho industrial. Pertenceu ao movimento concretista, sendo um dos primeiros no Brasil a se arriscar na produção experimental, ou seja, na fotografia abstrata. Seu trabalho é e sempre será fortemente marcado pela sempre presença as questões sociais e urbanas.

  1. German Lorca

Nascido em São Paulo (SP), German Lorca se formou em Ciências Contábeis na década de quarenta, mas foi apenas depois que deu início ao seu trabalho como fotógrafo, ao registrar a cidade de São Paulo, especialmente os locais mais importante da história da cidade. Apesar disso, seu trabalho só passou a ser reconhecido anos depois, quando fez pare da renovação da fotografia moderna no Brasil. Atualmente tem mais de 90 anos.

  1. Gervásio Baptista

Natural da Bahia, o fotógrafo Gervásio Baptista iniciou sua carreira ainda adolescente e ganhou notoriedade como fotojornalista. Foi ele o responsável por registrar o enterro de Getúlio Vargas e por tirar a fotografia oficial de Tancredo Neves. Atualmente atua pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e presta serviços ao Supremo Tribunal Federal (STF). É, sem dúvidas, um dos maiores nomes entre os fotógrafos do Brasil.

  1. Gleeson Paulino

Foi durante sua vivência na Europa, quando passou morou em diversas cidades, que Gleeson se interessou por fotografia, capturando o cotidiano, amigos e festas. Foi quando em 2009 o convidaram para expor no Favela Chic de Shoreditch, onde vendeu muitas fotos. Seus principais trabalhos são para as campanhas para a marca João Pimenta, o ensaio com Thairine para a FFWMAH 41 e para a Revista 7/A, de cinema. Está entre os melhores fotógrafos do Brasil.

melhor-fotografo-do-brasil-fotografia
Fotógrafo Gleeson Paulino
  1. Guilherme Bastian

Fotógrafo e administrador, Guilherme é apaixonado por contar histórias. Cresceu dentro do estúdio de sua família de fotógrafos, o Studio Bastian. Foi indicado na categoria Fotógrafo Revelação de 2015 pela Lente de Ouro e indicado em 2016, também pela Lente de Ouro, na categoria Fotógrafo do Ano.

  1. Jacques Dequeker

Natural de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Jacques nasceu em 1970 e vive em São Paulo desde 1998. Começou a fotografar em 1997, publicando seu primeiro ensaio na revista Vogue Brasil em 2000, onde colabora desde então. Em 2002 ganhou o prêmio da Associação Brasileira da Indústria Têxtil como melhor fotógrafo de moda brasileiro. Desde 2003 publica suas fotos na Europa, passando pela Vogue Portugal, pelas francesa Marie Claire e Glamour Paris, a sueca Forum Hasselblad, o jornal El Pais, entre outros. 

  1. João Bittar

Iniciou sua carreira fotográfica apenas com a idade de 17 anos e desde então trabalhou nos mais importantes veículos de comunicação, como Folha de S.Paulo, Veja, Gazeta Mercantil, Diário de S. Paulo e Época, entre outros. João foi um dos responsáveis pela criação da revista IstoÉ. Seu último trabalho foi em 1985, quando fundou a agência Angular Fotojornalismo. Faleceu de infarto em 2011.

  1. João Roberto Ripper

Nascido em 1953, no Rio de Janeiro (RJ), Ripper trabalhou como repórter-fotográfico em diversos jornais e agências fotográficas, como Luta Democrática, Diário de Notícias, Última Hora, O Globo, Agência F4 e Imagens da Terra. Com certeza está entre os melhores fotógrafos do Brasil. Durante sua carreira, também atuou como diretor na Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Rio de Janeiro, no Sindicato dos Jornalistas do Município do Rio de Janeiro e na Federação Nacional dos Jornalistas. Ele também o grande idealizador e coordenador do Projeto Imagens do Povo do Observatório de Favelas.

dicas-de-fotografia-fotografos-do-brasil
Fotógrafo João Roberto Ripper
  1. Junior Barreto

Fotógrafo de casamento por especialidade, gosta de colecionar as histórias que trabalha e contá-las através de suas fotos. Junior foi um dos fotógrafos do Brasil representando um dos 150 melhores fotógrafos de casamento do mundo pela SLR Lounge em 2016. Além disso, foi também indicado ao prêmio Lente de Ouro do ano de 2016.

  1. Luciano Candisani

Reconhecido pelo estilo de trazer informação jornalística em forte poder estético, Luciano Candisane é especializado em reportagens fotográficas sobre a biodiversidade. Com certeza está entre os melhores fotógrafos do Brasil. Começou sua carreira fotográfica quando foi convidado a integrar uma expedição de três meses para as Ilhas Shetlands do Sul, na Antártica, para registrar a vida marinha sob o gelo. Já produziu sete livros fotográficos, além de atuar pela National Geographic. Desde 2007 participa como convidado do Fesival Internacional de Fotografia de Paraty, ministrando o curso Narrativas Visuais na Natureza. Já foi premiado no Wildlife Photographer of he year de 2012.

  1. Luiz Braga

Natural de Belém (Pará), Luiz Braga nasceu em 1956 e teve seu primeiro contato com a fotografia logo aos 11 anos. Durante sua carreira, recebeu o Prêmio Marc Ferrez, conferido pelo Instituto Nacional da Fotografia, o Leopold Godowsky Color Photography Awards e realizou mais de 200 exposições no Brasil e no exterior. Em 2014 realizou a exposição “Retumbante Natureza Humanizada”,  sendo premiado como a melhor exposição do ano de fotografia pela APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte).

fotografos-brasileiros-contemporâneos-melhor-fotografo-do-mundo
Fotógrafo Luiz Braga
  1. Marcio Cabral

Geólogo por formação, começou a fotografar profissionalmente em 1996, especializando-se em fotografia de paisagem. Atualmente Marcio, é tido como um dos maiores nomes da fotografia panorâmica mundial, sendo premiado em importantes competições como a Sony SPA, Memorial Maria Luiza, Oasis, Clauss, Epson Internacional Pano Awards, PX3 Prix e Loupe Awards. Um de seus grandes feitos foi ter sido o primeiro fotógrafo a fazer panoramas 360º subaquáticas em cavernas de água doce (2010) e com cardumes de tubarões (2012). Atualmente obtém o recorde da maior panorâmica subaquática, com 220.5 megapixels.

  1. Maureen Bisilliat

Nascida na Inglaterra e naturalizada brasileira, Sheila Maureen Bisilliat estudou artes nos Estados Unidos. Mas apenas em 1962 passou a se dedicar à fotografia, trabalhando como fotojornalista pela Editora Abril, na revista Quatro Rodas e ganhando destaque na Realidade. Desde 2003 sua obra completa, com mais de 16.000 imagens, está disponível no Instituto Moreira Salles. Possui seis livros publicados. Está entre os melhores fotógrafos do Brasil.

  1. Mauricio Lima

O único fotógrafo brasileiro condecorado com o prêmio Gabriel García Márquez, concedido pela Fundación Nuevo Periodismo Iberoamericano [2004], o mais prestigioso reconhecimento na América Latina, Maurício Lima é um fotógrafo documental independente. Com certeza está entre os melhores fotógrafos do Brasil. Costuma retratar a cida de pessoas afetadas por crises sociais e conflitos armados, possuindo vasta experiência internacional. Em 2016, tornou-se o primeiro fotógrafo brasileiro a receber o Prêmio Pulitzer, pelo seu ensaio sobre os refugiados em busca de asilo na Europa. Possui outros vários prêmios mundo afora, sendo considerado um dos grandes fotógrafos da história do Brasil e do mundo.

  1. Maykol Nack

Fotógrafo profissional desde 2007, é reconhecido internacionalmente pelas grandes associações de fotografia de casamento: a Fearless Photographers, a WPJA e a AGWPJA. Maykol, possui mais de cem casamentos no currículo e tem como característica misturar sua criatividade com os sentimentos do local, possibilitando novas visões para suas fotografias.

  1. Miguel Rio Branco

Miguel Rio Branco é pintor, diretor de cinema e um dos melhores fotógrafos do Brasil. Estudou no New York Institute of Photography em 1966, trabalhando como fotógrafo e diretor de filmes experimentais em Nova Iorque de 1970 a 1972. Miguel, recebeu diversos prêmios, como o Grande Prêmio da Primeira Trienal de Fotografia do MASP e o Prêmio Kodak de la Critique Photographique, além de ter dirigido a fotografia de diversos filmes nacionais.

  1. Milena Cavichi

Fotógrafa desde 2008, realizou o primeiro casamento no ano seguinte. Milena define seu estilo como fotojornalístico, pois tenta sempre passar uma mensagem pela fotografia, sem a necessidade de manipulação. Realiza serviços em diversas áreas, como em casamentos, pré-wedding (algo semelhante às sessões de fotos realizadas antes do casamento) e eventos em geral. Possui  experiência internacional e fotos premiadas pela Art Award.

fotografia-casamento-melhores-fotografos-do-brasil
Fotógrafa Milena Cavichi
  1. Nair Benedicto

Formada em Rádio e Televisão pela Universidade de São Paulo, iniciou sua carreira como fotógrafa em 1972. Fundou em 1979 a Agência F4 de fotojornalismo, desligando-a em 1991 para fundar a N Imagens, e foi delegada pela Unicef durante 1988 e 89, registrando a situação das mulheres e das crianças na América Latina. Os trabalhos de Nair, trabalhos já foram publicados em diversos grandes veículos de comunicação ao redor do mundo.

  1. Nei Bernardes

Nomeado como o melhor fotógrafo do brasil pela Inspiration Photographers em 2015, Nei Bernardes trabalha há mais de vinte anos com sua parceira, Beth. É especializado em fotos para casamentos e possui experiência em alguns locais da América do Sul, além de todo o Brasil. É original de Rolante, Rio Grande do Sul.

  1. Paula Brum

Membro da Inspiration Photographers e premiada dentro da associação, Paula Brum é especialista em casamentos. Apesar disso, realiza serviços em outros setores, como pós-wedding, pré-wedding, gestação, ensaio de famílias, maternidade e ensaios de books.

  1. Rafael Canuto

Formado em publicidade, iniciou a carreira como fotógrafo em 2003, sendo estagiário na Secretaria do Meio Ambiente de São Paulo. Está entre os melhores fotógrafos do Brasil. Mas foi apenas em 2010 que Rafael, começou a ter contato com sua atual área de atuação: a fotografia de casamentos.

  1. Raphael Ranosi

Com experiência em diversas partes do mundo, como Las Vegas e Nova York (Estados Unidos), Patagônia (região pertencente a Argentina e Chile), Paris (França), além de Portugal e o Brasil todo, Raphael Ranosi recebeu 24 prêmios internacionais pela ISPWP (The Internacional Society of Prefossional Wedding Photographer), FEARLESS Photographers, Inspiration Photographer, Fineart Association e Bride Association. Atualmente comanda o Projeto Experiência, voltado para o conhecimento de outras culturas. Com certeza está entre os melhores fotógrafos do Brasil.

melhores fotografos de casamento do brasil
Fotógrafo Raphael Ranosi
  1. Robison Kunz

Nascido e criado no mundo da fotografia, Robison Kunz possui mais de dez prêmios em sua carreira, alguns pela Fearless Photografers e pela Fineart Association. Com onze anos de profissão, é muito requisitado em casamentos e há meia década viaja pelo Brasil ministrando palestras e workshops sobre fotografia autoral. Venceu o prêmio Wedding Best – O álbum em 2013 e ficou entre os dez melhores em 2016.

  1. Sebastião Salgado

Historicamente falando, o maior fotógrafo do Brasil é Sebastião Salgado. Formado em economia, largou a profissão para se dedicar exclusivamente à fotografia. Está entre os melhores fotógrafos contemporâneos.

Possui dezenas de prêmio, entre honorários e pelas suas obras, inclusive um Prêmio Jabuti de Literatura, na categoria reportagem, além dos mais importantes prêmios de fotojornalismo: o de Melhor Repórter Fotográfico do Ano, oferecido pelo International Center of Photography de New York, e o Grand Prix da Cidade de Paris. Nasceu em 8 de fevereiro de 1944 e seu último projeto foi publicado em 2015, intitulado de Perfume de Sonho. Com certeza está entre os melhores fotógrafos do Brasil.

fotografos-brasileiros-contemporâneos-melhor-fotografo-do-mundo
Fotógrafo Sebastião Salgado
  1. Tati Pinho

Eleita a fotógrafa revelação de 2015 pela Lente de Ouro, Tati Pinho fotografa casamentos pelo Brasil. Fã de fotografar com câmeras analógicas e cinéfila, tem como objetivo dirigir a fotografia de algum documentário para cinema. Atualmente vive no Rio de Janeiro, mas possui vivência e experiência internacional.

  1. Tiago Santana

Fotógrafo profissional desde 1989, é especializado em fotojornalismo e documentação. Tiago, é fundador da editora e fotoarquivo Tempo d’Imagem, seu trabalho documental se concentra nas tradições culturais e nas festas populares do Nordeste. Com certeza está entre os melhores fotógrafos do Brasil. Em 1994, é contemplado com a Bolsa Vitae de Artes, para a conclusão do ensaio Benditos, que dá origem ao livro homônimo, lançado em 2001, e à sua primeira mostra individual, realizada no Sesc Pompéia, em São Paulo. Em 1995 recebeu o Prêmio Marc Ferrez de Fotografia da Fundação Nacional de Arte – Funarte.

  1. Vinicius Fadul

Sobrevivente de um raro tipo de câncer, passou a atuar como fotógrafo com o intuito de descobrir os bons momentos até piores situações. Vinicius, possui experiência em mais de 150 cidades, entre os continentes americanos, asiático e europeu, num total de mais de 50 países. Diversas de suas fotos foram premiadas ao longo de sua carreira.

melhor-fotografo-do-brasil-fotografia
Fotógrafo Vinicius Fadul
  1. Vinícius Matos

É proprietário da Escola de Imagem, maior instituto de fotografia da América Latina, com sede em Belo Horizonte (MG) e com filial no Rio de Janeiro (RJ). Entrou no ramo da fotografia em 2006 e desde então atua como fotógrafo de casamento e já ministrou mais de 150 workshops, cursos e seminários em alguns países. Em 2012, Vinícius começou sua carreira como Coach, lecionando cerca de 100 alunos de dentro e fora do Brasil.

  1. Vinicius Terror

Nascido em Barbacena, Minas Gerais, conheceu a fotografia quando se mudou para Ouro Preto. Vinicius, largou sua antiga área de atuação, a qual possui mestrado e doutorado, para ser fotógrafo. Atualmente é especializado em fotografias de casamento, mas possui em seu portfólio muitos ensaios e fotografias autorais. Está entre os melhores fotógrafos do Brasil.

  1. Walda Marques

Walda começou sua carreira como maquiadora de teatro, TV e estúdio fotográfico, mas desde 1989 atua como fotógrafa. Durante sua trajetória, conquistou prêmios no Salão de Fotografia do Centro Cultural Brasil Estados Unidos, em Belém (1997), no projeto Abra/Coca-Cola, em São Paulo (1998) e no Salão de Arte do Pará (1997 e 2000). Em 2013 recebeu do Ministério da Cultura a Ordem do Mérito Cultural. Já realizou sete exposições individuais.

  1. Walter Carvalho

Cineasta e fotógrafo do Brasil, Walter Carvalho iniciou sua carreira no cinema sendo fotógrafo, auxiliando seu irmão, o também cineasta Vladimir Carvalho. Seu estilo apurado de fotografia cinematográfica marcou o cinema brasileiro, especialmente a partir da segunda metade do século XX. Entre diversos cargos do cinema, incluindo o de diretor de fotografia, possui cerca de 50 trabalhos.

  1. Walter Firmo

Nascido no Rio de Janeiro, Walter Firmo é reconhecido pela sua qualidade ao tratar as cores e na retratação da cultura brasileira. Alcançou a fama através da revista Realidade, onde foi um de seus inauguradores. Durante a década de 80 foi diretor da Funarte, o Instituto Nacional de Fotografia da Função Nacional de Arte. Além disso, foi premiado nada menos do que sete vezes no Concurso Internacional de Fotografia Nikon. Está entre os melhores fotógrafos do Brasil.

  1. Willian Perin

Nascido em 1994, é especialista em fotografia de eventos e famílias. Vem atuando há cinco anos como fotógrafo e já possui vasta experiência. Willian, prendeu a fotografar com grandes fotógrafos do Brasil e do exterior, comparecendo em workshops e congressos. Uma de suas grandes características é sua técnica apurada, resultado de muito estudo. Apesar de jovem, é reconhecido nas três principais associações de casamento do Brasil: a Inspiration Photographers, a Bride Association e a Fineart.

melhor-fotografo-do-brasil-fotografia
Fotógrafo Willian Perin

Conclusão: Melhores Fotógrafos do Brasil

Quais são os melhores fotógrafos do mundo? Melhores fotógrafos do Brasil? Quais são os fotógrafos brasileiros consagrados? Muitos não estão nesta lista, mas estes são as principais referências de fotógrafos atuais.

Cada um desses profissionais batalhou e/ou estudou muito para alcançar essa posição tão elevada na hierarquia dos fotógrafos do Brasil.

Não temos dúvidas que a experiência deles pode nos inspirar e ensinar um pouco, mesmo que teoricamente.

Caso você deseje figurar entre esses grandes nomes da fotografia brasileira, não basta apenas ter força de vontade e amara a profissão, é necessário muito esforço, procurar os melhores cursos de fotografia do Brasil, dicas de fotografia e acreditar que, estudando e praticando, um dia você chegará lá.

Escrito por Equipe Fotografia Mais

Equipe de Fotógrafos, redatores e designers responsáveis por conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre fotografia para o mercado brasileiro.

72 posts

6 Comments

Leave a Reply
  1. Onde estão Maira Erlich, Claudia Regina, Luisa Dörr, Alice Martins e várias outras?
    44 homens e só 6 mulheres, deixando de fora nomes com muito mais expressão que alguns dos homens que aqui constam, sem desmerecer o trabalho de ninguém, claro.

  2. Uau!!!! Achei bárbaro esse conteúdo! Comecei nessa semana um curso de fotografia e a primeira atividade foi a de pesquisar fotógrafos renomados, e eis que acho esse tesouro de conteúdo!!!! Ajudou muito e ainda abriu um leque para eu continuar pesquisando. Muito obrigada!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quero ser cadastrado na LISTA VIP