Posted in:

Como fazer fotos de gestante?

Como fazer fotos de gestante

 

Você também é daqueles fotógrafos que não sabem como fazer fotos de gestante, mas querem adentrar nesse segmento? Fique tranquilo e siga essas dicas infalíveis.

1 – Como fazer fotos de gestante sem conhecer o cliente?

A primeira coisa que você deve saber é o que é a gestação e o que acontece com o corpo e a mente da mulher nesse período. A gravidez traz mudanças hormonais e nem todas as mulheres conseguem levar numa boa essas mudanças.
A maioria das mulheres fica mais sensível. Por isso converse bastante com ela antes do dia do ensaio fotográfico. Pergunte sobre a expectativa, planos e todos os sentimentos novos que ela está com a vinda do bebê e sobre como está sendo sua rotina.

Se for o primeiro filho, ela terá mais empolgação em contar os sintomas e mudanças que está sentindo, pois tudo será uma grande novidade na vida dela: a dúvida de como será o rostinho, o cheirinho e a personalidade dele. Se irá parecer com o pai ou com ela. Se terá os olhos claros, o cabelo escuro, dentre outras características físicas.

Pergunte se já escolheu o nome do bebê e o porquê daquela escolha e até mesmo da decoração do quarto. Todos os detalhes serão interessantes para que você vá pensando na criação do ensaio e como fazer as fotos.

Se a gestante já for mãe de outros filhos, pergunte a ela a diferença que ela está vivendo e sentindo dessa gravidez para as outras. Até mesmo também para não repetir as poses dos ensaios anteriores dessa gestante.

Esse diálogo com o cliente é de suma importância para aqueles que querem aprender como fazer fotos de gestante.

Cada detalhe que for captado poderá ser uma ideia quanto ao tema do ensaio e de quais objetos serão usados para trazer com as fotos sentimento e a particularidade de cada mulher.
Ainda se tratando das mudanças na mulher, ela ficará um pouco mais cansada devido ao peso da barriga e também do inchaço. Elas costumam ficar com os pés e rosto inchados e muitas delas não se sentem tão confortáveis na hora de ser fotografadas.

Então tente explorar ângulos que irão favorecer a beleza sublime de ser mãe e transmitir o sentimento da espera do bebê e não retratos frontais, como aquelas fotos 3×4 de documentos.

Esse tipo de retrato irá enfatizar a papada e o nariz que geralmente fica mais “batatudo”. Também evite fotos que enfatizem o pé ou dobrinhas que elas não gostam. Então, uma mão na cintura, um corte proposital, um contra luz, um foco seletivo e uma foto feita com uma certa distância são ótimos para se usar.

 

Como fazer fotos de gestante

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Outra situação que deve ser observada pelo fotógrafo é a segurança e conforto da gestante.

Algumas mulheres sentem vontade de ir no banheiro inúmeras vezes, outras sentem tonteiras e enjoos frequentes, dentre outros mal-estares. Então com o diálogo prévio afim de conhecer um pouco mais daquela mãe e de sua rotina e mudanças hormonais e psicológicas, o fotógrafo saberá que locais muito altos, afastados ou que não tem muito recursos não são uma boa opção.

Algumas mulheres ficam irritadas com facilidade e entender essas mudanças de comportamento é crucial para quem quer aprender como fazer fotos de gestante, pois esses fatores poderão afetar seu ensaio fotográfico. E as vezes será necessário remarcar a sessão ou até mesmo fazê-la de duas vezes. Não se assuste!

Cada gestante terá um tipo de reação e até se a mulher tiver outros filhos, cada gestação será de um jeito. Algumas inclusive não sentem nenhum sintoma. Não ficam nervosas, nem enjoadas, nem cansadas ou sonolentas.

Com elas, você pode sugerir poses e até mesmo um pulo ou uma pose mais ousada. Seguindo essas orientações, ficará muito fácil de você saber exatamente como fazer fotos de gestante de forma mais tranquila e mais segura.

Existe uma maneira para compreendermos melhor o comportamento do cliente. Se você quer saber mais sobre isso, leia como definir o público alvo na fotografia

Como fazer fotos de gestante2 – Uso criativo de objetos

Outra dica crucial para aprender como fazer fotos de gestante é saber como usar de forma interessante e criativa os objetos no seu ensaio.

 

Muitas pessoas dizem que é clichê usar objetos na barriga da mãe. Mas acredito que depende muito de como você explora esses objetos. Procure saber da gestante qual objeto foi o primeiro presente do bebê, ou dado por algum amigo ou parente especial, como os avós ou tios.

 

 

Objetos que representem tradição da família, opções religiosas ou objetos passados de geração a geração. Pelúcias, carrinhos, sapatinhos, terços, bolinhas, tudo é bem-vindo se ele representar algo na vida da mãe, do bebê e da família.

Nem sempre o pai pode estar presente no ensaio e com isso, usar objetos que o representem também é uma ideia super criativa e que terá um grande significado para a família. Incluir os irmãos, avós e até animais de estimação são ótimas opções para agregar sentimento de família, alegria, expectativa pela chegada do bebê e amor ao ensaio.

Agora, se o pai estiver presente no ensaio, como você já terá conversado com ele também num momento anterior, tente deixá-lo à vontade quanto as poses. Pois naturalmente os homens querem começar o ensaio rápido para terminar logo e as vezes podem deixar as mães nervosas. Então, já chegue com as poses que o pai aparecerá em cena, definidas. Assim facilitará o andamento das coisas.

Como fazer fotos de gestante

 

 

 

 

 

 

 

3 – Fique atendo às roupas do casal

A cada passo você verá que a maneira como fazer fotos de gestante requer apenas cuidado e atenção. Observar os detalhes do local, os detalhes das conversas informadas pelos pais, os objetos, a mensagem que será transmitida e especialmente as roupas.

Se os pais forem com roupas de tons totalmente diferentes, ficarão muitas cores e informações numa mesma foto. A não ser realmente que seja intencional. Talvez o fotógrafo quis encher de cores afim de dizer algo, ou as cores tem algum significado para a família.

Até mesmo se a foto for um desfoque, ou somente de objetos, tente compor uma harmonia de cores e não um “carnaval”. Peça ao casal para te mostrar as roupas antes. Se não for possível, que leve uma gama de opções para que, na hora do ensaio, seja possível fazer as combinações de looks do casal.

Busque referências de ensaios que você gosta, de fotógrafos que você acompanha e do que está atualmente na moda. Um exemplo que esteve muito presente nos últimos ensaios fotográficos foram o uso de coroas de flores nas mães.

Como fazer fotos de gestante

 

 

 

 

 

 

 

Isso faz parte do seu estilo? Combina com a personalidade da mãe? Com o local e roupas escolhidas? Responda essas perguntas toda vez que estudar referências e acompanhar a moda. Pois se não, seus ensaios serão todos iguais, com só alguns acessórios que diferenciarão de época para época.

4 – A barriga nem sempre é o foco

Como fazer fotos de gestante sem a barriga? É possível. Tente fugir de poses e fotos onde mostrem somente a barriga de fora, ou com a mão por cima segurando como se estivesse carregando um peso ou na cintura.

Pois isso cria um ensaio chato, repetitivo e cansativo de ser visto. Afinal, já sabemos que aquele ensaio é de uma gestante

Crie fotos que explorem a interação dela com o local, um contra luz, um foco seletivo e até mesmo só o pai e algum objeto do bebê. Quando você faz uma foto somente do pai, mostra que esse momento da gravidez é uma espera tão importante para a mãe quanto para o pai.

Como fazer fotos de gestante

 

 

 

 

 

 

Caso a mãe vá sozinha ao ensaio, explore situações inusitadas ou tente dizer algo que ela sentiu ou está sentindo nesse período. Como um ganho de peso, a reação ao ver o ultrassom, uma risada que represente a sensação de sentir um chute. Ou qualquer outra emoção que ela está vivendo nesse momento.

5 – Edição sutil

A edição é um dos maiores erros quando se trata de como fazer fotos de gestante.

É super válido tirar estrias e manchas indesejáveis, mas deixar a barriga ou o rosto da mãe como se fosse uma boneca de cera não fica nada bom.

Primeiramente isso poderá dar um contraste enorme com o pai, caso esteja presente na foto. Ou você também terá que deixar o pai feito de plástico.

Segundo, todos que virem esse ensaio saberão que aquela barbie da foto não é assim na vida real. Modificar demais a foto, além de plastificar a pele, muda a fisionomia da gestante. E com isso pode gerar uma insatisfação e uma grande frustração com o resultado do ensaio.

Talvez para que te ajude e você não erre a mão é usar maquiagem para corrigir um pouco das imperfeições. Explorar ângulos que não enfatizem alguma mancha ou estria. Ou até mesmo na escolha das roupas.

Tente sempre é claro, conversar com a mãe na hora de escolher as cores da maquiagem (ou caso tenha uma maquiadora peça que ela tente combinar com os looks, local, tema, gosto e personalidade da mãe.

Todos nós querermos que nossos clientes fiquem satisfeitos com o resultado das fotos, por diversos fatores. Dentre eles, a satisfação da mãe e da família com o serviço que lhe foi prestado; a satisfação do profissional em conseguir transmitir a mensagem de amor, felicidade, ansiedade e expectativa com a vinda do bebê; e claro que esse ensaio se converta em outros trabalhos que serão vindos da indicação ou da divulgação dessas fotos.

Portanto, siga essas dicas de como fazer fotos de gestante e mãos à obra!

 

Texto criado por Carol Dornelles para o Fotografia Mais.

Carol Dornelles Photostudio

Carol Dornelles é fotógrafa graduada pela Universidade Fumec, em Belo Horizonte.

Apaixonada pela fotografia de pessoas,  atualmente ministra cursos de fotografia para amadores e iniciantes em BH.

Facebook: Carol Dornelles Photostudio

Escrito por Equipe Fotografia Mais

Equipe de Fotógrafos, redatores e designers responsáveis por conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre fotografia para o mercado brasileiro.

124 posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quero ser cadastrado na LISTA VIP