Posted in:

Desfocar o Fundo da Foto: Guia Completo 2018 com as Melhores Dicas

Desfocar Fundo da Foto

Desfocar o fundo da foto é uma técnica versátil e muito popular.

No mundo da fotografia profissional, contamos com inúmeras técnicas e efeitos que podem deixar nossas fotos ainda mais incríveis. Entre eles, talvez uma das opções mais adaptáveis seja desfocar fundo da foto.

Quer aprender mais sobre outros efeitos que você pode utilizar? Leia também esse outro artigo sobre efeitos para fotos que preparamos!

A seguir, você encontra tudo o que precisa fazer para desfocar o fundo da foto de maneira profissional. Aprenda quando e como utilizar esse recurso. Confira:

Índice

  1. Controle da profundidade de campo
  2. Equipamento fotográfico usado para desfocar fundo da foto
  3. Técnicas para desfocar fundo da foto
  4. Quando desfocar o fundo da foto é um bom recurso?
  5. Como desfocar o fundo da foto no celular
  6. Aplicativos para desfocar o fundo da foto
  7. Como desfocar o fundo da foto no Instagram
  8. Conclusão

Controle da Profundidade de Campo

Desfocar o fundo da foto

A profundidade de campo é um dos elementos fundamentais da fotografia. Por isso, é muito importante que você entenda sobre ela.

Esse termo se refere ao intervalo de distância, dentro do seu enquadramento, que pode estar em foco na fotografia.

Todos os elementos na sua cena que estão embaçados estão fora da profundidade de campo. Se estiver interessado, publicamos recentemente um guia completo sobre o assunto.

O tamanho dos círculos de confusão capturados pelas lentes da câmera é o principal determinante da nitidez.

É possível controlar a profundidade de campo na sua foto modificando três principais variáveis:

  • As distâncias entre a câmera e objeto e entre objeto e fundo;
  • A abertura do diafragma;
  • A distância focal.

Nesse artigo, você aprenderá com mais detalhes sobre esses fatores e como utilizá-los para desfocar o fundo da foto. Principalmente, falaremos sobre quando essa técnica pode ser vantajosa para seu trabalho.

Equipamento Fotográfico Usado para Desfocar Fundo da Foto

camera lentes equipamentos Desfocar Fundo da Foto

É possível alcançar o efeito de desfocar o fundo da foto com a grande maioria das câmeras e lentes. Hoje em dia, até alguns smartphones já possuem recursos que fazem isso.

No entanto, como você deve imaginar, existem alguns equipamentos fotográficos que facilitam bastante a técnica.

Para desfocar o fundo da foto, você precisará, essencialmente, reduzir a profundidade de campo. Isso pode ser feito das seguintes maneiras:

  • Aumentando a abertura do diafragma;
  • Aumentando a distância focal da sua lente;
  • Aproximando a câmera do assunto a ser fotografado;
  • Aumentando a distância entre o assunto e o fundo.

Por isso, lentes com maiores distâncias focais e maiores aberturas, por exemplo, podem ajudar a atingir o efeito que você busca.

Outro acessório fotográfico muito útil para essa técnica é um tripé. Como o diafragma estará com uma abertura maior, o ideal é que a câmera esteja estabilizada.

Recomendamos também a leitura do nosso artigo sobre Bokeh, onde apresentamos uma lista das melhores lentes para alcançar esse lindo efeito.

Técnicas para Desfocar o Fundo da Foto

tecnica desfocar fundo da foto

Como quase tudo no mundo da fotografia, o segredo está com as técnicas utilizadas, muito mais do que com os equipamentos comprados.

Pensando nisso, separamos uma lista com todos os aspectos nos quais você precisa prestar atenção ao desfocar o fundo da foto. Confira:

Distância Focal

A distância focal é um dos principais fatores dessa equação. Quanto maior a distância focal da lente, mais fácil é alcançar o efeito do fundo desfocado na fotografia.

Lentes macro ou zoom, apesar de não serem essenciais, podem ajudar muito. Isso porque elas permitem a redução significativa da distância focal, sem perder a nitidez no plano do assunto.

Também é importantíssimo utilizar o modo de foco manual da sua câmera.

Hoje, alguns smartphones contam com câmeras duplas. Esse recurso permite um controle relativamente bom da distância focal quando comparado aos modelos mais antigos.

Abertura de Diafragma

Quanto maior a abertura do diafragma, mais facilidade você terá ao desfocar o fundo da foto. Grandes aberturas, como f1.4, f1.8 ou f2.8, são capazes de criar o efeito Bokeh, por exemplo.

Quanto menos luz atingir o sensor, maior será a profundidade de campo.  Isso é representado através dos f-stops. Quanto menor o número, maior a abertura. Ou seja, quanto menor for o f-stop, menor a profundidade de campo, tornando desfocar o fundo da foto muito mais fácil.

Distância entre Câmera e Objeto

A profundidade de campo tem tudo a ver com distância. Por isso, alterar a distância entre sua câmera e o assunto é uma forma muito simples de desfocar o fundo da foto.

Como regra geral, quanto mais próxima a câmera estiver do objeto, maior o desfoque nos outros planos da composição. No entanto, também é preciso tomar cuidado para não se aproximar demais.

Isso porque a profundidade de campo funciona da seguinte maneira: logo após a lente, existirá um desfoque. Depois, existe um intervalo de distância onde os assuntos capturados serão nítidos. Quando esse intervalo acaba, os objetos voltam a ficar desfocados gradualmente.

Portanto, para desfocar o fundo da foto de maneira eficiente, é preciso equilibrar todos os elementos que estamos explicando nesse artigo.

Distância entre Objeto e Fundo

Da mesma maneira, a distância entre o assunto em foco e o fundo influencia bastante na criação desse efeito.

Mesmo sem movimentar a câmera, ao afastar o fundo do assunto, é possível desfocar o fundo da foto. Isso acontece porque o elemento sairá da profundidade de campo dessa forma.

Tamanho do Sensor

O tamanho do sensor da sua câmera irá influenciar mais os resultados se você estiver tentando tirar uma foto com uma profundidade de campo elevada, e não o contrário.

Por exemplo, uma câmera full-frame pode ser muito útil ao fotografar paisagens e cenas urbanas onde você deseja manter todos os detalhes.

Isso acontece porque os círculos de confusão precisam ser menores do que os pixels da imagem para que ela seja nítida. E esse tamanho está diretamente relacionado ao tamanho do sensor.

Para desfocar o fundo de uma foto, no entanto, você não precisará de uma câmera full-frame.

Quando Desfocar o Fundo é um Bom Recurso?

Todas as técnicas e efeitos utilizados na fotografia possuem uma aplicação correta. Na hora de decidir desfocar o fundo da foto, não é diferente.

Nem toda situação fica bem em uma foto com o fundo fora de foco. Veja alguns exemplos de quando não utilizar essa técnica:

  • Fotografia panorâmica;
  • Fotografia de paisagens e cenas urbanas;
  • Fotojornalismo.

No entanto, alguns assuntos ficam perfeitos com o fundo desfocado. Vamos falar um pouco mais sobre as situações que pedem esse efeito:

Valorizar a Imagem

Muitas vezes, o fundo com muitos detalhes pode distrair o observador do seu assunto. E nem sempre você tem controle sobre esses elementos.

Alguns exemplos são a folhagem quando você quer fotografar uma flor ou fazer a foto macro de um inseto. Elas não adicionam nada à composição, mas não podem ser simplesmente tiradas de lá.

Da mesma forma, ao fotografar retratos em ambientes externos, você não vai querer outras pessoas no fundo da foto dos seus clientes.

Nessas situações, e em muitas outras, você pode desfocar o fundo da foto para valorizar a composição e oferecer atenção especial ao assunto fotografado.

Fotografias com fundo desfocado e bokeh podem criar efeitos artísticos impressionantes, colocando o assunto em evidência e oferecendo um visual diferente e delicado.

Esconder o Elementos Indesejáveis

Seguindo o mesmo raciocínio, você pode utilizar a estratégia de desfocar o fundo da foto para esconder completamente elementos indesejáveis da composição.

Você certamente já passou por isso: se deparar com uma oportunidade de foto incrível, estragada apenas por um detalhe feio ou que não combina com o contexto é super frustrante.

Desfocar o fundo da foto pode ser uma maneira de manipular sua composição e se livrar desses inconvenientes.

E o melhor, sem precisar apelar para a edição digital, que pode se tornar extremamente trabalhosa – e cara, se for terceirizada – bem rápido.

Como Desfocar Fundo da Foto no Celular

desfocar fundo da foto celular

Como mencionamos no começo deste artigo, já existem smartphones capazes de desfocar o fundo da foto de maneira muito eficiente. Isso se dá graças à tecnologia relativamente recente de integrar duas câmeras no aparelho.

Melhorar a qualidade das fotos tiradas nos dispositivos móveis é uma enorme tendência no mercado. Mas você, que entende de fotografia, sabe: existem muitas limitações para essas melhorias, principalmente quando falamos do tamanho e distância focal das lentes.

Com duas câmeras, é possível aplicar zoom óptico devido a distância entre uma lente e outra. Não é incrível? Dessa forma, é possível tanto obter imagens mais nítidas quanto ter um maior controle da profundidade de campo.

Como desfocar o fundo da foto no Iphone

O modo retrato foi uma das novidades mais celebradas nos últimos modelos da Apple. Você encontra a função nos aparelhos iPhone 7 Plus, no iPhone 8 Plus e no iPhone X.

Basta abrir o app da câmera e selecionar o modo retrato para desfocar o fundo da foto no Iphone.

Como desfocar fundo da foto no Android

Diversos modelos que utilizam Android já possuem as duas câmeras. Além disso, desde o Android KitKat (4.4), os smartphones oferecem a opção do efeito foco no app da câmera.

Utilizando esse recurso, é possível configurar o foco manualmente, se a câmera do seu aparelho suporta essa função.

Aplicativos para Desfocar o Fundo da Foto

desfocar fundo da foto aplicativo

Atualmente, a grande maioria de técnicas e efeitos do mundo da fotografia podem ser reproduzidos digitalmente.

É claro, o resultado não é exatamente o mesmo. Isso porque cada lente é única, e produz um resultado particular na imagem, especialmente quando o assunto é o bokeh.

No entanto, se você não contar com um equipamento mais adequado, é possível utilizar aplicativos que conseguem desfocar o fundo da foto de maneira automática.

Veja alguns exemplos de editores de foto que possuem essa função de desfocar o fundo da foto:

Como Desfocar o Fundo da Foto no Instagram

desfocar fundo da foto instagram

Seguindo a popularidade do modo retrato lançado pela Apple, o Instagram seguiu disponibilizando sua própria versão do efeito.

Mesmo em aparelhos que não possuem o recurso de câmeras duplas, é possível desfocar o fundo da foto. O efeito é realizado direto no aplicativo da rede social.

O modo “foco” aparece na câmera do app, logo abaixo da opção de gravação. Ele pode ser utilizado tanto na câmera principal quanto na frontal.

Tenha em mente, no entanto, que esse recurso depende da detecção de rostos para funcionar. Isso significa que, embora você possa fazer retratos e selfies com essa opção, não é possível desfocar o fundo da foto de outros assuntos.

Conclusão

como desfocar fundo da foto

Desfocar o fundo da foto pode ser a diferença entre uma foto normal e uma digna de ser premiada! Mas para aproveitar esse efeito ao máximo, você precisa entender mais sobre ele.

É fundamental dominar os conceitos de profundidade de campo, do funcionamento do diafragma e da velocidade do obturador para obter os melhores resultados.

Além do conhecimento técnico, você também precisa ter sabedoria para saber quais são as melhores situações para desfocar o fundo da foto. Isso exige muito treino e prática.

É preciso desenvolver sua maturidade como fotógrafo para discernir com mais rapidez que tipos de técnicas devem ser aplicadas em cada momento.

Nossa dica para ajudar com isso é: sempre observe o trabalho dos seus colegas de profissão. Referências e inspiração são tão importantes quanto dominar os equipamentos e teorias!

Falando em teoria, quer continuar aprendendo sobre técnicas incríveis e melhorando seus trabalhos? Leia também esses outros artigos que separamos:

E você, o que acha de desfocar o fundo da foto? Quando você gosta de utilizar esse efeito, e quais técnicas prefere para obtê-lo?

Divida sua experiência e opinião conosco nos comentários! E não esqueça: se ainda ficou com alguma dúvida, basta perguntar!

Escrito por Equipe Fotografia Mais

Equipe de Fotógrafos, redatores e designers responsáveis por conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre fotografia para o mercado brasileiro.

185 posts

2 Comments

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *