Posted in:

Como ser um fotógrafo profissional

Você pode estar se perguntando como ser um fotógrafo profissional e fazer com que a fotografia seja sua principal fonte de renda. Na maioria dos casos que temos visto, antes de se tornarem fotógrafos, as pessoas trabalhavam em outra área completamente diferente.

E no começo quase todos passam pela mesma dificuldade: como ser um fotógrafo profissional e abandonar o emprego atual sem correr riscos desnecessários.

Nós não pretendemos dar dicas subjetivas, como “você precisa gostar de fotografia”. Não vamos falar o que todo mundo já sabe. Vamos te ajudar na prática para você traçar seu próprio caminho.

Existem alguns passos práticos que no começo nós não sabemos. Por isso vou colocar algumas orientações para você. E é claro: não podiam faltar também as dicas de fotógrafos famosos, reconhecidos nacional e internacionalmente.

Conversei com alguns desses fotógrafos, perguntando a eles qual dica eles dariam para quem quer saber como ser um fotógrafo profissional.

Primeiro vamos aos passos práticos:

1. Um fotógrafo profissional precisa abrir uma empresa de fotografia

Não tem como ser um fotógrafo profissional se você não abrir uma empresa de fotografia. Se você já trabalha com fotografia nos fins de semana e nas horas livres, e pretende um dia atuar exclusivamente nessa profissão, é fundamental que você pense em abrir uma empresa. Não pega bem quando um cliente lhe pede um orçamento e você o informa que não tem nota fiscal. Isso não passa credibilidade.

Como existe muita dúvida sobre o assunto para quem está começando, preparamos um conteúdo para você descobrir como abrir uma empresa de fotografia. Não tem como ser um fotógrafo profissional se nem CNPJ você tem.

2. Criar um Modelo de Negócio para fotógrafos

Outro erro comum na maioria dos casos é que os empreendedores não criam um Modelo de Negócio. Como ser um fotógrafo profissional se você tem apenas força de vontade e paixão pela fotografia? O amor pelo trabalho é muito importante, mas não é o suficiente.

É preciso planejar muito bem o que você irá fazer. Dessa forma você poderá traçar os objetivos do seu negócio de forma clara, analisar os custos envolvidos no processo, mercado alvo, etc.

Se você quiser saber mais detalhes, leia mais em Modelo de Negócio para fotógrafos.

3. Criar um Plano de Marketing para fotógrafos

Até um vendedor ambulante de salgadinhos na rua deveria criar um Plano de Marketing. Afinal, você precisa conhecer e saber onde seu cliente está, o que ele precisa, e aí sim oferecer um serviço de qualidade que atenda sua expectativa.

Como o assunto é mais complexo, nós criamos um conteúdo específico para você saber mais sobre Plano de Marketing para fotógrafos.

4. Aprender como assistente de fotografia

Sem network (rede de relacionamentos de trabalho) é muito difícil fazer o nosso negócio dar certo. É preciso correr atrás dos mais experientes para aprender com eles.

Ofereça um serviço de assistente, mesmo que não seja remunerado por isso. Não há nada melhor do que começar a aprender na prática. Troque experiência, conhecimento, informações

Mas você pode se perguntar: como eu consigo trabalhar como assistente de fotografia? Como essa é uma dúvida de muitos, nós também criamos um texto para falar do assunto. Leia em como ser um assistente de fotografia.

Essas foram algumas dicas práticas para você saber um pouco mais sobre como ser um fotógrafo profissional. Siga esse caminho e sua chance de dar certo vai ser maior do que a chance dos seus concorrentes que não tem um planejamento.

As respostas dos fotógrafos internacionais já estão traduzidas. Vamos lá …

Como ser um fotógrafo profissional

Scott Kelby

Presidente e CEO da KelbyOne. Fotógrafo reconhecido por diversos trabalhos e livros escritos, como por exemplo a coleção “Fotografia Digital na Prática”. Entende MUITO de Lightroom e Photoshop.

“A minha dica de como ser um fotógrafo profissional é: crie seu próprio estilo. Seja quando você está fotografando, na sua composição, etc, ou o que você faz na pós-produção. Se você quiser trabalhar com isso, precisa de um estilo consistente e constante, e que seja percebido pelas pessoas que te contratem.”

 

Como ser um fotógrafo profissional

Márcia Charnizon

Uma das fotógrafas mais famosas de Belo Horizonte-MG. Possui um trabalho reconhecido e premiado, retratando famílias e seus rituais, com um olhar atendo ao universo feminino.

“Para conseguir se manter profissionalmente, para a fotografia ser um ofício, a pessoa precisa cuidar do próprio negócio. E isso inclui conhecer bastante seus custos. Separar a pessoa física da pessoa jurídica. E se for terceirizar esse cuidado com a gestão de financeiro, nunca se afaste. Assim como de sua equipe – se houver. Cuide de tudo sempre de muito perto. É uma parte chata para muitos (para mim pelo menos) e que demorei muito para aprender. E mais: esse verbo “aprender” conjugo sempre no gerúndio – estou aprendendo.”

Como ser um fotógrafo profissional

Fer Juarist

Fotógrafo mexicano, com um olhar super diferenciado. Já ganhou vários prêmios internacionais na fotografia. Vale a pena dar uma olhada no site dele.

“Eu sou do tipo de cara que apenas pega a câmera e começa a fotografar. Então eu não diria que meu conselho é estritamente ‘profissional’. Apenas siga a sua paixão e seja teimoso!”

 

Como ser um fotógrafo profissional

Nelson Neto

Um dos fotógrafos mais conhecidos e famosos de Salvador-BA, também com vários prêmios no currículo.

“Não tem como ser um fotógrafo profissional sem planejamento financeiro. Ele foi e é o alicerce da minha carreira, já que traz segurança para: dar passos mais concretos, fotografar com maior liberdade, experimentar sem medo, poder dizer ‘não’ a alguns clientes de forma doce, não depender do que você fatura para pagar suas contas pessoais, e para vender com maior confiança.

Ame quem está ao seu lado, e não o ofício. Ame as pessoas (família, amigos, clientes) de todo seu coração, não apenas de lábios, mas com ações, dando a elas seu tempo. Busque equilíbrio espiritual, emocional e físico.”

É isso, pessoal. Esperamos ter contribuído mais uma vez para que vocês possam ter aprendido um pouco mais sobre como ser um fotógrafo profissional.

Deixe seu comentário, curta nossa página no Facebooksiga-nos no Twitter.

 

Rafael, do Fotografia Mais

Escrito por Equipe Fotografia Mais

Equipe de Fotógrafos, redatores e designers responsáveis por conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre fotografia para o mercado brasileiro.

124 posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quero ser cadastrado na LISTA VIP