Posted in:

Câmera Profissional para Iniciantes: O que Você Precisa Saber para Escolher

camera profissional para iniciantes

Escolher a melhor câmera profissional para iniciantes é um desafio para quem deseja começar a trabalhar com essa arte.

No entanto, existem alguns parâmetros que podem auxiliá-lo a tomar a decisão mais adequada para sua realidade.

Conhecer as opções disponíveis no mercado, entender o funcionamento e os diferenciais de cada, as marcas mais renomadas e a diferença entre uma câmera profissional e uma câmera comum, são fatores chave para que você consiga se destacar.

Se você quer saber qual câmera profissional é a ideal para você, que está iniciando no ramo da fotografia, acompanhe este post até o final!

Índice

  1. O que é uma câmera profissional?
  2. Qual a melhor câmera profissional para iniciantes?
  3. Dica: os melhores modelos de câmeras profissionais para iniciantes
  4. Aprendendo a usar sua câmera profissional
  5. Conclusão

Boa leitura!

O que é uma câmera profissional?

camera profissional iniciantes
O que é uma câmera profissional?

A evolução dos smartphones trazem ao mercado câmeras com uma qualidade muito superior e que, inúmeras vezes, são capazes de criar imagens de tirar o fôlego.

Em nosso blog, mesmo, já trouxemos várias dicas de como aproveitar o seu smartphone para fazer fotos incríveis, como este de apps para fotografia.

Mas a verdade é que, conforme você for tendo mais conhecimento, você também vai se tornando mais exigente.

Isso significa que você vai começar a buscar aplicar técnicas que só são possíveis em câmeras profissionais.

Por isso, é importante que você entenda diferença desses tipos de câmeras, para reconhecer o momento de passar para um equipamento de outro nível.

Qual a diferença entre câmeras profissionais, semiprofissionais ou compactas?

Conforme falamos, você precisa entender a diferença dos tipos de câmeras para poder escolher a que melhor atenda os seus objetivos.

A primeira coisa que você deve saber é que tamanho não é documento.

Ou seja, não é porque uma câmera é grande ou permite a troca de lentes que ela é uma câmera profissional.

Então, vamos esclarecer as principais características e funções das câmeras profissionais, semiprofissionais e compactas.

Câmeras profissionais

Apesar de serem, normalmente, relacionadas ao tipo DSLR, existem câmeras profissionais que se assemelham muito às câmeras compactas.

O que faz com que uma câmera seja profissional são alguns fatores, como:

  • Resistência e durabilidade: sem dúvida, o corpo de uma câmera profissional é muito mais resistente do que uma câmera amadora, ainda que o design ou a aparência sejam parecidos;
  • Permite ajustes manuais e acesso a controles;
  • Tamanho do sensor;
  • É compatível com mais formatos de imagem.

Câmeras semiprofissionais

Como o nome já sugere, a câmera semiprofissional apresenta um maior número de recursos, quando comparada à câmera compacta, mas sem exigir um grande conhecimento técnico, como a profissional.

Ainda que elas ofereçam recursos semelhantes às câmeras profissionais, as câmeras semiprofissionais apresentam facilidades como os modos automáticos e HDR.

Câmeras compactas

As câmeras compactas, também conhecidas como amadoras, não oferecem grandes recursos para o usuário. Porém, são uma excelente opção para aquela pessoa que só deseja registrar seus momentos, sem grandes compromissos.

Um bom exemplo é a câmera do aparelho celular, conforme citado anteriormente.

Uma característica importante da câmera amadora é o tamanho do sensor. Geralmente, o sensor é bem menor que câmeras profissionais ou semiprofissionais.

Isso significa que mesmo que a câmera tenha uma boa contagem de pixels, a qualidade da imagem, quando impressa, não será tão boa quanto parece na tela do computador.

Qual a melhor câmera profissional para iniciantes?

camera profissional para iniciantes qual a melhor
Qual a melhor camera profissional para iniciantes?

Você está investindo em conhecimento e deseja viver de fotografia. Mas, em um primeiro momento, precisa escolher uma câmera que atenda seus objetivos profissionais ao mesmo tempo em que esteja adequado à sua realidade.

Para escolher o melhor modelo para você, vamos apresentar alguns fatores importantes. Coloque tudo em um papel, seja honesto consigo mesmo, e será muito mais fácil decidir por qual câmera profissional você deve iniciar.

Defina um orçamento

Sim, este é o primeiro fator de seleção. É claro que existem câmeras profissionais em faixas de preço muito diferentes.

Talvez você possa querer um equipamento completo e inovador, mas você precisa ver qual a sua possibilidade de investimento neste momento.

Lembre-se que não é somente a câmera, mas você também terá que comprar a(s) lente(s), dependendo do tipo de fotografia que você desejar trabalhar.

Defina um teto de valor e já elimine todos os modelos que ultrapassem esse limite.

Considere suas necessidades

Você já sabe que tipo de fotografia você deseja fazer? Isso vai influenciar, sim, na hora de escolher o melhor equipamento.

Se você deseja fotografar eventos sociais, como casamentos e formaturas, precisa optar por uma câmera mais robusta, com um sistema de foco rápido, para evitar perder as cenas importantes, além de ter um melhor desempenho em relação à iluminação.

Como, em eventos, nem sempre você consegue ajustar foco e luz o tempo todo, uma câmera que trabalhe bem e consiga fazer mais fotos por segundo vão reduzir suas chances de erro.

Se você deseja trabalhar com imagens em alta velocidade, precisará de um equipamento ágil, excelente para esportes.

Agora, se a sua intenção é fotografar paisagens e cenários mais naturais, precisa considerar uma câmera que resista às mudanças do tempo.

Para fotografar objetos muito pequenos, como insetos ou flores, ou até mesmo jóias e outros produtos, você precisa de uma câmera que aceite uma objetiva própria para este tipo de foto, que permite uma boa ampliação sem perder o foco ou a qualidade da imagem.

Precisa também fazer vídeos? Então, sua câmera ideal precisa ter uma boa tecnologia e qualidade de imagem em movimento.

Viu como existem câmeras profissionais ideais para cada tipo de necessidade ou função?

Tenha muito claro o seu objetivo como fotógrafo e invista em um equipamento que melhor de adapte à sua necessidade.

Considere a disponibilidade e preço dos acessórios

Claro que você já sabe que a câmera não trabalha sozinha.

Você pode, inicialmente, comprar uma câmera e trabalhar com a objetiva que vier com ela. Mas, mais cedo do que imagina, poderá sentir necessidade de novas objetivas ou acessórios para outras funções específicas.

Por isso, é bom pesquisar a disponibilidade e faixa de valor dos acessórios compatíveis com a câmera escolhida.

Imagina a frustração se você comprar uma câmera excelente a um preço ótimo, mas depois descobrir que os acessórios não são vendidos no Brasil, ou que eles custam muito caro? Ou, ainda, que você não conseguirá uma assistência ou manutenção quando precisar?

Por isso, fique atento e conheça toda a gama de equipamentos disponíveis para o modelo de câmera que você for escolher.

Dica: os melhores modelos de câmeras profissionais para iniciantes

camera profissional iniciantes dicas

Já falamos sobre a importância de entender o seu limite de orçamento e o principal uso para o seu equipamento.

Mas, afinal, qual o melhor modelo de câmera profissional para iniciantes?

Câmera profissional da Canon

A Canon é uma das marcas mais conhecidas por profissionais e amadores.

Com opções que oferecem um bom custo x benefício, pode ser um equipamento completo para quem deseja começar a sua profissão como fotógrafo.

Alguns modelos que podemos destacar, são:

Canon 6D

camera profissional para iniciantes

Uma das câmeras profissionais mais baratas do mercado. Isso porque ela é completa, já vem modos para vídeo, GPS e wifi embutidos. Em outros modelos, estes diferenciais precisam ser comprados e acoplados à parte.

Canon T5i

camera profissional para iniciantes

Outro modelo de câmera profissional para iniciantes é a T5i. Uma dSLR com excelente custo, que atrai também quem deseja trabalhar com vídeos.

Com uma excelente qualidade de imagem, grava vídeos em full HD, tem lentes intercambiáveis e tela móvel, o que permite acompanhar enquadramento e foco ao mesmo tempo.

Canon 70D

camera profissional Canon 70D iniciantes

Um equipamento mais robusto, ideal para acompanhar eventos como casamentos e formaturas, pois consegue dar conta da correria dos fotógrafos de eventos sociais.

Câmera profissional da Nikon

A Nikon é a outra marca muito conhecida e utilizada no mercado fotográfico brasileiro, que possui opção de câmera profissional para iniciantes com um ótimo custo x benefício.

O modelo D3400 é o modelo ideal para quem está iniciando sua atuação profissional. Apesar de ser bastante simples, tem uma altíssima qualidade de imagem.

camera profissional modelo D3400 para iniciantes

Com um foco preciso e veloz, possui uma das melhores lentes do mercado em sua faixa de preço.

A Nikon, no entanto, não é uma marca recomendada se você pretende utilizar o equipamento também para vídeos. Isso porque a marca está bastante atrás no quesito qualidade da gravação, se comparada a marcas como Canon ou Sony.

Agora, se sua intenção é trabalhar com fotografias de objetos pequenos, como mencionado anteriormente, a Nikon oferece um conjunto de objetivas e acessórios para ampliação e foco que é bastante acessível.

Outras boas marcas de câmeras profissionais

Apesar de Canon e Nikon serem as marcas mais conhecidas e utilizadas, existem no mercado equipamentos de outras marcas que oferecem recursos de qualidade e preços competitivos.

A Sony, por exemplo, oferece bons equipamentos para trabalhar com fotos e vídeos. É também a marca que possui as lentes mais tradicionais do mercado, por sua alta qualidade.

A Fuji é uma marca que trabalha com câmeras menores e mais leves, mas que tem uma linha de acessórios mais difícil de encontrar no Brasil.

Outro exemplo é a Xiomi, com câmeras que parecem compactas e oferecem uma qualidade incrível, um corpo bastante resistente e um preço sedutor, o que pode ser uma boa câmera profissional para iniciantes.

Aprendendo a usar sua câmera profissional

aprender a usar camera profissional para iniciantes

Agora que você já entendeu que precisa decidir a sua principal necessidade para, então, escolher a melhor câmera profissional para iniciantes que melhor atenda sua expectativa, precisamos alertá-lo para algo importante:

Você só vai conseguir aproveitar ao máximo todas as possibilidades do seu equipamento, se dedicar tempo para estudá-lo.

Sim: você precisa entender para que servem todos aqueles botões e funções. E só tem um jeito de fazer isso: buscando informações.

Lendo a documentação

Você é do tipo que joga o manual em uma gaveta e nunca mais olha pra ele?

Pois, aqui, sugerimos que faça diferente.

Ao adquirir o seu equipamento novo, tire um tempo para dar atenção ao manual e todas as documentações que vierem com ele.

Entenda o que são todos os botões e faça testes com sua câmera, mexendo nas configurações e funcionalidades a fim de entender o efeito de cada uma delas no resultado final.

Fóruns e redes sociais para fotógrafos

Uma outra forma de você aprender, além do manual, é buscando informações na internet. Existem inúmeros fóruns e páginas em redes sociais direcionados para a fotografia.

Nesses locais você encontra outros fotógrafos compartilhando experiências e dúvidas, que podem esclarecer também as suas.

O compartilhamento de informações é uma fonte poderosa de conhecimento, e quanto mais você estiver envolvido em ambientes assim, mais oportunidades você terá de evoluir profissionalmente.

Um local que você pode, sempre, ter acesso a dicas relacionadas ao mercado fotográfico é em nosso blog e nossas redes sociais. Não deixe de nos acompanhar!

Tutoriais e aulas online

Você já deve ter utilizado o Youtube como canal para aprender a fazer alguma coisa, certo? Existem tutoriais de diversos assuntos disponíveis na internet.

Inclusive, existem vídeos falando sobre câmera profissional para iniciantes.

Então, não tem desculpa: se você não sabe por onde começar, comece buscando conhecimento!

No Fotografia Mais você tem acesso a mais de 500 conteúdos educativos ilustrados, escritos por especialistas, e pode fazer parte de uma lista VIP de assinantes que possui mais de 31 mil fotógrafos.

Conclusão

camera profissional para iniciantes

Como vimos, sobre câmera profissional para iniciantes, existem diversos modelos, compactas, semiprofissionais e profissionais. O que diferencia esses tipos de câmeras são, principalmente, os recursos e funções disponíveis.

Se você está iniciando no ramo da fotografia, já pode estar sentindo a necessidade de contar com equipamentos mais robustos, que permitam que você aplique as técnicas aprendidas e ofereçam os resultados desejados.

Dependendo do tipo de trabalho que você pretende fazer como fotógrafo, alguns modelos de câmeras são mais ou menos recomendados.

Modelos das marcas Canon e Nikon, num geral, não costumam ter erro. Escolha um modelo de entrada de uma dessas marcas, estude o manual, acompanhe fóruns e tutoriais, e produza fotos incríveis!

Você também pode ler outros posts com dicas que vão ajudá-lo a entender melhor sobre câmera profissional para iniciantes, conhecer outras técnicas e evoluir como fotógrafo profissional.

Leia mais:

Gostou de saber mais sobre câmeras profissionais para iniciantes? Você já escolheu a sua? Conte nos comentários!

Não esqueça de acompanhar todas as dicas e novidades sobre fotografia nas nossas redes sociais!

Escrito por Equipe Fotografia Mais

Equipe de Fotógrafos, redatores e designers responsáveis por conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre fotografia para o mercado brasileiro.

175 posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *