Posted in:

Pós produção em Fotografia: Tire suas Dúvidas e Entenda a Importância

pós produção fotografia

A pós produção em fotografia é muito importante para quem quer ter resultados finais incríveis!

Muitos profissionais dominam todo os ajustes e configurações da câmera, composições, enquadramentos, tirando fotos maravilhosas. Porém, no momento da edição, eles estragam tudo.

Com isso, não é difícil ouvir algumas pessoas dizendo que preferem não tratar a foto para não perder a qualidade da imagem original.

Apesar disso, desde o momento em que a fotografia passou a existir, existem diversas formas de mexer em uma imagem, a fim de passar de uma forma ainda melhor a sua mensagem.

Desde a hora em que você escolhe o ângulo para o seu clique e o enquadramento da sua foto, você já está manipulando a realidade. Ou seja, use a pós produção em fotografia sem sentir peso na consciência.

Você sabe como usar o Lightroom? Então, acesse esse guia completo que preparamos para você e descubra tudo sobre essa ferramenta!

Neste artigo você vai conhecer tudo o que precisa sobre pós produção em fotografia!

Índice

  1. A pós produção antes dos softwares
  2. A importância da pós produção na fotografia: por que fazer pós produção?
  3. Cursos de pós produção: vale a pena?
  4. Como fazer produção fotográfica: softwares para fazer a pós produção
  5. Dicas para acertar na pós produção da fotografia
  6. Tutoriais e outros recursos para aprender pós produção
  7. Download de presets de pós produção no Lightroom
  8. Galeria: exemplos de como a pós produção pode fazer toda a diferença
  9. Conclusão

Confira agora tudo o que você precisa saber sobre pós produção em fotografia:

O que é pós produção na fotografia?

pós produção fotografia
O que é pós produção na fotografia?

Pós produção na fotografia nada mais é do que um tratamento digital que é feito nas imagens fotográficas através do uso de um determinado software de edição. Assim, qualquer tipo de alteração que é feita em uma imagem é chamado de pós produção.

É muito importante que todo profissional da área, tanto amadores quanto profissionais, saibam utilizar de forma correta esse tipo de recurso, a fim de manipular suas imagens da melhor forma possível.

Muitas pessoas acham que a foto perfeita deve ser conseguida no momento do clique. Porém, isso não é verdade. Isso porque o retoque em fotos acontece desde que a fotografia foi inventada.

A grande diferença, é que hoje, com a ajuda de diferentes softwares e aplicativos, é possível modificar uma imagem com uma maior facilidade.

É fundamental, sim, que o profissional tire suas fotos tomando cuidados técnicos. O bom fotógrafo precisa prestar bastante atenção em todos os detalhes e ajustes necessários no momento de fazer uma foto, a fim de que ela fique da melhor maneira possível. Porém, uma ótima foto pode ficar ainda melhor após uma edição e tratamento.

O Photoshop e o Lightroom são os programas mais usados para a pós produção na fotografia por conta de seus ótimos e diversos recursos e ferramentas. Porém, também existem outros programas mais simples no mercado, como o Photopaint, o Photoscape e o Picasa.

A manipulação digital de uma determinada foto não acontece apenas com o objetivo de correção de pequenos defeitos ou de melhorar uma foto que já é boa.

Com a ajuda dos recursos de programas de pós produção em fotografia você pode alterar as cores, o contraste, a saturação, as distorções variadas, a sobreposição de imagens, por exemplo.

A pós produção antes dos softwares

A pós produção em fotografia evoluiu bastante com o passar do tempo. Desde o início da prática da fotografia, existem técnicas de manipulação de imagem que tinham como objetivo melhorar as fotos.

Abaixo você encontra algumas das técnicas que eram utilizadas no passado e que algumas pessoas continuam usando até hoje:

Processamento cruzado de filme slide colorido

Para tratar o filme de transparência ou “Slides”, utilizam-se produtos químicos E-6 para processamento.

Essa técnica consiste em fotografar com película colorida positiva (E6), a fim de processá-la em substâncias químicas negativas em cores (C41).

Esse é o tipo mais comum e mais utilizado para processamento cruzado. Isso normalmente cria um aumento no contraste com fortes moldes de cores.

Processamento cruzado de filme negativo colorido

Já no processamento cruzado de filme negativo colorido, a lógica utilizada é inversa.

O primeiro passo é obter o filme negativo colorido (C41) e revelá-lo em produtos químicos corrediços (E6). Assim, você pode esperar tons pastéis suaves com pouco contraste em suas fotos.

A importância da pós produção na fotografia: por que fazer pós produção?

pós produção fotografia importância

Nem sempre um fotógrafo acerta o clique de primeira, podendo errar o enquadramento e a cor da imagem, por exemplo. Com isso, a pós produção em fotografia auxilia na melhora do resultado final e no fluxo de trabalho.

Isso ocorre porque em uma só ação, é possível realizar todos os passos abaixo:

  • Criar um catálogo no Lightroom;
  • Realizar a importação do material a ser editado/manipulado;
  • Inserir informações de metadados;
  • Efetivar o backup para um HD externo.

Também é importante levar em consideração nesse processo um passo a passo para o tratamento da imagem. Com isso, a sua foto  pós-produzida se tornará muito mais vendável do que a foto original. Quando uma edição é realizada de forma profissional, ela acaba agregando valor ao seu produto final.

Também é importante que você saiba que qualquer tipo de edição precisa respeitar as características originais da foto, mantendo-a o mais natural possível.

Cursos de pós produção: vale a pena?

pós produção fotografia curso

Existem diversos tipos de curso de pós produção em fotografia disponíveis no mercado. Eles são importantes e fundamentais para quem quer aprender a manipular uma imagem de forma rápida, simples e assertiva.

Existem várias opções de curso de edição. Você pode optar por um curso livre presencial ou online, uma graduação ou uma aula de fim de semana, por exemplo.

Você não precisa ter uma graduação para isso, pois quase ninguém cobra um diploma para contratar um fotógrafo.

Porém, esse tipo de formação pode conferir a você um excelente networking com outros fotógrafos e a criação de um portfólio com trabalhos realizados no curso. E com isso, logo após, você pode realizar uma pós-graduação na área.

A graduação costuma abordar de maneira básica cada aspecto de um trabalho. Porém, para cursá-la você precisa ter tempo, disciplina e valor para investir nesse tipo de educação. Existem muitos assuntos básicos, técnicos e avançados que não são possíveis de serem estudados em cursos presenciais ou online.

Por outro lado, um curso online tem como principal vantagem o menor custo de investimento, além de muitos entregarem certificados e material de estudos e pode ser assistido em qualquer hora ou lugar.

Também existe uma possibilidade gratuita que é o estudo em casa. Você pode acessar vídeos do Youtube e comprar livros e revistas para aprender sozinho. Se você tem o perfil autodidata, essa pode ser uma ótima opção.

Como fazer produção fotográfica: softwares para fazer a pós produção

Apesar de serem bastante semelhantes, os programas de edição acabaram evoluindo de maneira bem diferente em relação as suas funcionalidades.

Porém, escolher um deles, não significa necessariamente rejeitar o outro, muito pelo contrário. Eles podem ser usados em conjunto, melhorando ainda mais o seu resultado final.

Confira agora algumas formas de usar a pós produção em fotografia.

Photoshop

O Photoshop é o programa de edição de imagens mais usado no mundo todo. Ele foi criado em 1990 para manipulações simples.

Desde então, o uso desse programa cresceu bastante e ele tem ganhado diversas funcionalidades, tanto por meio de atualizações da própria Adobe quanto pela adição de plugins que são disponibilizados para os seus usuários.

Com o Photoshop, você pode fazer praticamente qualquer coisa, como efeitos, montagens, recortes e fusões, por exemplo. O software também permite edições em múltiplas camadas, além de memorizar caminhos inteiros de alterações.

Quando bem realizadas, as edições realizadas no Photoshop possuem um alto nível de realidade, fazendo com que a qualidade e o valor de mercado das suas imagens aumentem.

Lightroom

O Lightroom é um programa que foi desenvolvido como um subgrupo de funções complementares ao Photoshop. Ele é ao mesmo tempo, editor e gerenciador de imagens, sendo muito usado para edição de grandes quantidades de arquivos.

Esse programa também consegue ler automaticamente e gerar um catálogo de dados com as informações das fotos importadas, como:

  • Tipo de câmera usada para o clique;
  • ISO;
  • Velocidade do obturador;
  • Abertura.

Além disso, diferentemente do Photoshop, o Lightroom trabalha com arquivos RAW e permite que haja marcação e classificação de fotos e vídeos, por exemplo.

Tudo isso acaba tornando as tarefas do programa mais práticas, como tratar diferentes tipos de foto com o mesmo efeito. Com isso, você otimiza seu tempo e sua maneira de trabalhar.

Aplicativos

Existem diversos aplicativos pós produção de fotos que podem ser usados por você para edição das suas fotos. Conheça alguns deles a seguir:

Afterlight

O Afterlight possui mais de 15 ferramentas de ajuste, quase 60 filtros, mais de 65 texturas e vários outros recursos. Esse programa possui um visual clássico de editores de imagem. Seu uso é bastante intuitivo, o que facilita muito o seu uso.

Com ele você pode recortar e fazer breves ajustes nas suas imagens, além de adicionar molduras, aplicar efeitos visuais e texturas, realçando o que há de melhor nas suas fotos.

Autodesk Pixlr

O Autodesk Pixlr é um editor de imagens muito usado na web e em smartphones. Ele possui diversos recursos das mais variadas áreas da edição de imagem, como colagem de stickers, cortes, efeitos de borragem, ajustes técnicos, textos sobre as fotos e uma série de filtros que podem ser aplicados.

Dicas para acertar na pós produção da fotografia

dicas pós produção na fotografia

É importante que você conheça as principais dicas para arrasar na sua pós produção em fotografia. Então, confira a lista que preparamos para você:

Não exagere nos efeitos

Jamais exagere nos efeitos das suas imagens. Utilize efeitos e presets na medida certa para que a sua imagem não fique artificial.

Então, foque sempre em mantê-la o mais natural possível.

Realce os pontos positivos da imagem

Normalmente, as imagens possuem pontos fortes onde o fotógrafo quer que chame bastante a atenção do observador. Então, utilize os recursos disponíveis nos editores de imagem e aprimore o seu resultado final.

Tenha cuidado com o formato de cortes

Tenha cuidado ao recortar suas imagens para não perder detalhes importantes da sua foto. Porém, se existir algum pedaço que não precisa estar ali, não exite em excluí-lo.

Entenda e tenha em mente o objetivo e tema da imagem

Antes de começar a editar suas imagens, tenha em mente o objetivo delas. Por exemplo, se você estiver manipulando uma imagem de casamento, é interessante utilizar filtros sépia ou preto e branco em algumas imagens para deixá-las mais emotivas.

Download de presets de pós produção no Lightroom

Existem sites que disponibilizam presets gratuitos para download. Dessa forma, você não precisa se preocupar em criar ou em gastar dinheiro com eles.

Os presets mais comuns são:

  • Preto e branco
  • Para efeitos vintage
  • HDR
  • Para fotos de casamento
  • Para retratos
  • Para paisagens
  • Efeitos especiais
  • B&W Look;
  • Processo cruzado;
  • Fosco;
  • Pastel;
  • Newborn (recém-nascidos);
  • Fashion (moda);
  • Nascer e por do sol;
  • Paisagem urbana;
  • Fotografia de rua;
  • Carro;
  • Balada;
  • Outono.

Galeria: exemplos de como a pós produção pode fazer toda a diferença

Confira abaixo alguns exemplos de como uma ótima edição pode fazer toda a diferença nas suas imagens! Inspire-se:

produção fotografia inspiração

Imagem: Estúdio Paloma Schell

Imagem: Lilia Alvarado

Imagem: Lilia Alvarado

Imagem: Zanetta Fotografia

pós produção fotografia

Imagem: Zanetta Fotografia

Imagem: Ana Flavia Fotografia

pós produção na fotografia tratamento

Imagem: Peter Stewart

dicas pós produção fotografia

Imagem: Peter Stewart

tratamento fotografia

Imagem: Aline Tomaz Fotografia

Imagem: Aline Tomaz Fotografia

Conclusão

Pós produção na fotografia é o ato de tratar digitalmente uma imagem com o auxílio de softwares de edição. Assim, qualquer tipo de alteração que é feita em uma imagem é chamado de pós produção.

É fundamental que todo profissional da área, tanto amadores quanto profissionais, saibam utilizar de forma correta esse tipo de recurso, a fim de manipular suas imagens da melhor forma possível.

Para aprender a editar suas imagens, você pode aprender sozinho com tutoriais e livros ou em cursos livres e graduações, por exemplo. Tudo vai depender do seu perfil de aprendizado.

pós produção imagem

Neste artigo, você encontrou tudo o que precisava saber sobre pós produção em fotografia. Agora, é só se inspirar, seguir as nossas dicas e começar a editar.

Quer aprender mais sobre fotografia e continuar aprimorando seu trabalho? Acompanhe nosso blog! Sempre trazemos novidades da área, as melhores dicas e guias completos para você!

Veja alguns outros artigos que podem te interessar:

E você, já conhecia tudo sobre pós produção em fotografia? Nos conte sobre a sua experiência e se você tem alguma dica a oferecer para os outros leitores!

E não esqueça: se ainda ficou com alguma dúvida, basta deixar sua pergunta nos comentários!

Obrigado por ler até aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *