Posted in:

Instruções de Como Comprar Lentes de Câmera Fotográfica

entendendo lentes de cameras fotograficas

Quais lentes de câmera fotográfica é ideal para o fotógrafo profissional? Qual a melhor lente de câmera fotográfica? Confira todos os detalhes neste post.

As lentes para câmeras fotográficas – também conhecidas como objetivas – são de extrema importância para qualquer fotógrafo.

É através da lente que a câmera fotográfica capta a luz a fim de gerar a imagem. Toda câmera vem com uma lente própria.

Mesmo os tipos mais básicos, como as compactas ou então a câmera de seu celular, possuem lentes de câmera embutidas em sua base.

Mas os modelos semi-profissionais e profissionais oferecem a opção de troca de lentes com o chamado sistema de lentes intercambiáveis.

É dentro das lentes de câmera que estão alojadas a abertura do diafragma e o obturador.

A abertura é responsável por controlar a quantidade de luz que adentra na câmera fotográfica. O obturador controla por quanto tempo o sensor ou filtro irá capturar a luz.

Mais do que isso, as lentes são responsáveis pelo zoom e até mesmo pelo foco. Neste caso, o modo manual de ajeitá-lo é através da lente, movendo-a em sentido horário ou anti-horário até achar o foco desejado.

Já o zoom é acionado por um botão que faz a lente saltar da câmera em alguns milímetros, aumentando a imagem do visor em dezenas de vezes.

Pensando na limitação que apenas uma lente pode levar ao fotógrafo profissional, foi desenvolvido o sistema de lente intercambiável.

Isso porque há diferentes tipos de lentes de câmera com as mais divergentes funções e qualidades, que vão desde ampliar a imagem a melhorar a nitidez da fotografia.

Adquirir um jogo de lentes de câmera é um sonho para todos os fotógrafos, amadores ou não.

Tudo sobre as Lentes de Câmera

Vamos apresentar neste artigo, de maneira mais detalhada, as funções das lentes para câmera e explicar seus diferentes modelos, além de mostrar qual é o momento ideal de usá-las.

Além disso, vamos explicar alguns atributos básicos das lentes de câmera. Confira!

Distância focal

A distância focal é uma maneira simples de descrever as lentes de câmera fotográfica. Geralmente representada em milímetros (mm), a distância focal é um cálculo da distância ótica entre o “buraco” da lente e o filme (ou sensor).

Variando seu tamanho, tanto o ângulo de visão quanto a ampliação também se alteram.

Caso a explicação acima tenha sido técnica demais, pode resumir tudo em: a distância focal é o quanto da cena que a câmera fotográfica vai capturar, com sua atual lente.

lentes camera fotografica melhores lente para cameras fotograficas

Com isso, podemos entender que ao aumentar a distância focal, mais próximo da imagem a câmera aparentará estar e quanto menor, mais longe. E é assim que somos apresentados ao zoom.

Existem dois tipos de lentes de câmera:

  • com zoom
  • com distância focal fixa (que não possuem zoom).

A vantagem das lentes de câmera fixas é o seu peso e tamanho, sem contar que tendem a possuir uma abertura maior do diafragma, sendo boas para fotografar quando há pouca luminosidade.

Já as lentes com zoom, como é de se imaginar, tem como grande ponto positivo a versatilidade, ou seja, o próprio zoom. Possuir esta função na câmera possibilita fotos diferentes, mais bonitas e criativas.

lente de camera

Existem diferentes tamanhos de distâncias focais, sendo distribuídos em quatro grupos:

Grande-Angulares

O primeiro é o das grande-angulares (até 50mm), que possibilitam um grande ângulo de visão, sendo extremamente úteis para largos cenários.

Sua maior característica são os objetos que, na foto, podem aparentar estar mais distantes um dos outros. Dependendo da lente, consegue captar um ângulo de até 180º.

Normais

As normais possuem cerca de 50mm. Sua versatilidade é grande características, sendo que servem para tudo, apesar de não serem as melhores para nada.

Para efeito de comparação, a maioria dos smartphones possuem as lentes normais. Essas lentes tentam se aproximar da visão do olho humano.

Teleobjetivas

Por sua vez, as teleobjetivas (50mm até 200mm) possuem um ótimo zoom, conseguindo fotografar objetos mais distantes.

Possuem uma menor profundidade de campo, focando mais no objeto principal da foto, mas conseguem, na imagem, fazer aparentar que um objeto está mais próximo do outro.

Super tele

Já as super-teleobjetivas (200mm pra mais) são capazes de fotografar objetos que estão realmente muito longe. Por estarem suscetíveis à tremidas, precisam estar acompanhadas de um tripé.

Sabe aquela fotografia da lua super bonita, com tantos detalhes? São possíveis graças às super-teleobjetivas.

Por conseguirem captar a imagem a longíssimas distâncias, são ideias para fotografar situações de alto risco, como animais selvagens ou jornalismo em zona de guerra.

Abertura do Diafragma

O diafragma é o diâmetro de abertura das lentes de câmeras fotográficas. Quanto mais a abertura do diafragma, mais luz chega ao filme ou ao sensor, mas quanto mais fechado, menos luz.

Apesar de simples, seu funcionamento exige muito conhecimento.

melhor lente de camera fotografica tipos de lentes de camera

A medida do diafragma é conhecida como f/números e é feita através de uma série numérica, com uma sequência padrão:

  • f/1.4
  • f/2
  • f/2.8
  • f/4
  • f/5.6
  • f/8
  • f/11
  • f/16
  • f/22
  • f/32

Quanto menor o número, maior o diâmetro de abertura do diafragma. Logo quanto maior o número, menos luz passa pelas lentes da câmera.

O tamanho máximo da abertura está sempre exposto no nome da lente e, algumas vezes, na própria lente. Exemplo: Canon EF 50mm f/1.8.

As lentes de câmera com zoom podem apresentar até dois valores de abertura do diafragma, uma para a sua menor distância focal e uma para a sua maior distância focal.

O tamanho mínimo não é necessário, visto que os maiores números são sempre ou f/22 ou f/29.

Para trabalhar junto com o diafragma, geralmente há dois tipos de lentes, as claras e as escuras.

As claras geralmente possuem uma abertura máxima do diafragma entre f/1.4 e f/2.8 e são indicadas para locais com pouca iluminação.

Já as escuras oferecem mais de f/56 de abertura. Elas podem parecer um pouco inusitadas, visto que qualquer lente pode escurecer apenas fechando o diafragma, mas estas são boas para situações em que as fotos realmente precisam ficar bem escuras sem perder sua nitidez.

Lembrando que o diafragma é responsável direto pela profundidade de campo, além de ajudar muito no foco da fotografia. Então escolher a lente certa pode implicar diretamente na qualidade final da foto.

Para conhecer mais sobre o diafragma e suas funções, clique aqui e leia as onze dicas de fotografia para iniciantes.

Tipos de Lentes de Câmera Fotográfica

Existem vários diferentes tipos de lentes de câmera, cada qual com sua característica principal e usado para situações específicas. Mas são cinco deles que se destacam:

  • Lentes Fixas
  • Lentes Zoom
  • Lentes Grande Angular
  • Lentes Olho de Peixe
  • Lentes Macro

entendendo lentes de cameras fotograficas

As lentes fixas possuem como característica principal o preço acessível. Como não possuem zoom, seu equipamento é mais leve, tornando-a ideal para transportá-la para cima e para baixo.

Mas isso não significa baixa qualidade, pois possuem uma das maiores aberturas do diafragma do mercado, alcançando valores superiores a f/2.8.

As lentes zoom conseguem aumentar a imagem em dezenas de vezes, tornando isso a sua maior característica.

Geralmente utilizadas acompanhadas de um tripé, devido ao seu peso e dificuldade de fotografar sem tremer, as lentes zoom conseguem tirar fotos em alta velocidade, evitando que o objeto da foto saia borrado.

Já as lentes grande angulares são perfeitas para fotografias em pequenos cenários. Ideias para construir uma cena, são muito boas para ensaios fotográficos ou situações do gênero.

Não é voltada especialmente para este tipo de arte, mas é extremamente funcional. Seu ângulo de visão é superior ao do olho humano.

Para fotografar bem de perto, especialmente pequenos objetos, nada melhor que as lentes de câmera macro. Com elas é possível tirar uma fotografia super-detalhada de um inseto, por exemplo.

Ao contrário da última, a lente olho de peixe (ou fisheye) conseguem captar um raio de até 180 graus.

Para tornar isso possível, faz-se no contorno da fotografia uma moldura em formato de círculo. Ela é um tipo de grande angular, mas com maior capacidade de captar maiores ângulos.

Lentes Fixas

As lentes de câmera fixas – também conhecidas como lentes prime – possuem a nitidez ainda nao superadas pelo zoom.

Isso porque a construção das fixas, com menos obstáculos no caminho da luz absorvida, gera mais luminosidade, que por sua vez agrega mais qualidade à fotografia.

Possuem também maiores aberturas do diafragma que as lentes fixas, dando mais opções de tons claros ao fotógrafo.

lentes camera lentes de camerasMas essa maior abertura no diafragma implica em uma menor profundidade de campo, impedindo a formação de “camadas” na foto e tirando a sensação de dimensões.

Claro que esse não é um problema da lente fixa, mas sim do tamanho da abertura. Então para evitar isso é só diminuir a abertura do diafragma.

O tamanho das lentes fixas é um dos principais pontos positivos, porque isso as deixam compactas, facilitando sua locomoção.

As vezes a fotografia não existe uma lente específica, então as lentes fixas são a melhor opção. Elas não são especialistas em nada, mas não deixam a desejar em nenhum quesito.

Mas e as situações em que está apenas com uma câmera de lente fixa na mão e seria necessário alguma outra lente?

Aí vai depender exclusivamente da qualidade do fotógrafo e de sua capacidade de se virar em situações adversas. Esse é um dos motivos de grandes fotógrafos preferirem as lentes fixa: para aumentar a sensação de desafio.

Outro ponto favorável às lentes de câmera fixas: seu preço. Se por um lado não foram desenvolvidas para uma situação especifica, por outro não possuem material extra, barateando o produto.

Os valores das lentes de câmera podem variar muito de uma marca ou um modelo para o outro. Há registros em lojas de lentes fixas que custam R$ 400 e outras R$ 1.500.

Alterações na distância focal e abertura do diafragma são os responsáveis – além das próprias marcas – por essa grande diferença.

Lentes Zoom

Um pequeno ou grande zoom pode ser o diferencial para deixar sua foto na maior qualidade possível. Isso porque as lentes zoom podem aumentar sua imagem em até mais de cinquenta vezes, sem prejudicar a nitidez do objeto.

entendendo lentes de cameras fotograficas melhor lente de camera fotograficaAs lentes zoom possuem várias distâncias focais, o que possibilita essa aproximação aos assuntos principais da foto.

Uma grande vantagem de usar lentes zoom é a não interferência no cenário. Ou seja, não vai assustar um pássaro em uma árvore, não vai atrapalhar as crianças brincando, ou qualquer outra situação do gênero.

Sem contar que possibilita fotografar objetos a dezenas de metros, quiça centenas, sem precisar se aproximar.

As melhores lentes zoom são as mais versáteis. Elas podem ir de um pequeno aumento, como apenas uma ou duas dezenas de milímetros (o que ainda sim significa metros a frente) até centenas, como 200 milímetros, podendo fotografar nitidamente o que está semi-invisível a olhos nus.

Mas as lentes de câmera zoom possuem algumas desvantagens. A primeira dela é a qualidade da imagem, que é um pouco inferior. Claro que um bom fotógrafo com suas técnicas e tratamentos de fotos, contorna isso sem nenhum problema.

Apesar disso a nitidez pouco muda e algumas câmeras zoom já se aproximaram da qualidade fotográfica das prime.

As câmeras zoom também possuem menor abertura total do diafragma do que as fixas. Mas é outro fator que pode se corrigido com a qualidade do fotógrafo.

Seu peso é, porém, um grande problema, visto que são bem difíceis de carregá-las para todos os lados, além de chamarem muita atenção. Outra situação é o preço.

Mas apesar de mais serem (bem) mais caras, as suas características compensam tudo. Isso porque uma prime não pode se aproximar nada do objeto como as lentes zoom, dificultando o serviço do fotógrafo.

Os valores destas lentes de câmera podem variar bastante, entre R$ 600 e (pasmem) R$7.000, valor das lentes zoom super-profissionais.

Lente Grande Angular

A lente grande angular tenta sempre assemelhar à imagem com ângulos um pouco superiores do que o olho humano, por isso recebe esse nome.

entendendo lentes de cameras fotograficas melhores lentes de fotografiaSuas fotos sempre aparentar dilatar o espaço fotográfico, aumentando o espaço entre os objetos presentes nas fotografias. Outra característica da lente grande angular é aumentar o objeto principal da foto, diminuindo os demais.

A distância focal da lente grande angular geralmente é de 10mm, não sendo possível fotografar objetos – com excelente precisão – muito distantes.

Quando esse zoom máximo é dado, a lente pode distorcer um pouco as beiradas da fotografia. Mesmo distorcendo, a lente grande ocular não distorce tanto como as fisheye (que veremos a seguir)

Ambas as lentes possuem uma função parecida, que é pegar um grande ângulo de visão, agregando vários objetos em uma mesma foto.

É indicada para fotografar grandes cenários, especialmente vistos de cima ou planos, onde nenhum objeto pode sobressair ao outro.

Objetos muito largos, como uma casa ou uma grande árvore também são ótimos para ser fotografados com a grande ocular, pois cabem inteiramente na foto.

Fotografar dentro de grandes lugares fechados também é uma boa pedida, visto que poderá captar todo o horizonte do estabelecimento e os seus mínimos detalhes.

O preço destas lentes de câmera podem variar de R$ 500 a R$ 2000, dependendo do modelo e marca.

Lente Olho de Peixe

A lente olho de peixe é outra com uma grande visão angular, mas é mais indicada para meios artísticos ou para passar uma sensação maior de surrealidade do cenário.

entendendo lentes de cameras fotograficasCapaz de registrar toda a paisagem em um raio de até 180 graus, a olho de peixe é muito procurada por sua capacidade de arredondar a cena da fotografia.

Não só isso, a lente olho de peixe pode – e deve – ser utilizada junto com algumas técnicas de conhecimento dos fotógrafos, criando os mais variáveis e divertidos efeitos. De certa forma, todas elas se encaixam em um tom mais artístico.

Esse toque pode ser explorado em várias maneiras, como fazer a fotografia em forma de um funil, deixando o contorno do objeto principal em névoas.

Para isso é preciso diminuir a abertura do diafragma e aumentar um pouco o tempo de exposição do obturador para, mais ou menos, 1/25.

No momento da fotografia, gire a câmera para esquerda. O resultado será um funil com o objeto principal da foto dentro dele.

É possível fazer com que as fotos fiquem muito (quase que excessivamente) arredondadas, se assemelhando ao contorno do planeta. Para isso é preciso fotografar se movimentando na horizontal.

Modificar linhas também é uma grande função da lente olho de peixe. Não apenas as linhas dos extremos das fotos, as centrais também podem receber leves curvas, modificando um pouco a perspectiva do objeto.

Como ela não possui zoom, cabe ao fotógrafo de aproximar do assunto. Então experimentar diferentes ângulos e posicionamentos é indicado para criar uma nova visão sobre o cenário.

Não tão caras como outras lentes de câmera, a olho de peixei também varia pouco o seu valor, indo de R$ 700 a R$ 1.000. Difícil encontrar preços menores ou maiores.

Praticamente todo fotógrafo tem, ou quer, uma lente olho de peixe entre seus acessórios, pois cedo ou tarde vai precisar usar.

Lentes Macro

Se até agora falamos de lentes de câmera que nos possibilitam enxergar e fotografar à dezenas de distância, outras que nos dão uma visão semelhante a do olho humano e terceiras que nos deixam capturar grandes ângulos, chegando a 180 graus, agora é hora do oposto: as lentes macro, especialistas em captar os mínimos detalhes dos menores objetos.

entendendo lentes de cameras fotograficas dicas de fotografiaCaso queira fotografar em closes extremamente nítidos e com a qualidade mais profissional possível, a lente macro é necessária para cumprir tal objetivo.

Utilizadas para fotografar pequenos objetos, que a olho humano são impossíveis de perceber suas menores características, as lentes macro também são úteis para fotografar partes de grandes objetos, como o olho de uma pessoa ou um prato de comida.

Aliás, a lente macro é muito utilizada em comerciais de alimentícios, visto que elas conseguem valorizar a textura da comida, aumentando nossa vontade de consumir aquele produto.

Sim, as lentes de câmera macro são grandes auxiliares da publicidade, do marketing e da propaganda.

As lentes macro possuem foco fixo e a distância focal de cada uma pode variar de 40mm a 200mm, dependendo do modelo e marca.

É crucial na hora da compra que tenha em mente qual o seu objetivo principal com uma macro, visto a diferença entre suas distâncias focais podem alterar muito a qualidade da foto.

Uma boa dica para fotografar utilizando lentes de câmera macro é usar um plano de fundo simples. Como essas lentes têm como intuito valorizar o pequeno objeto, um plano de fundo muito elaborado pode tirar o foco dos observadores e desvalorizar o objeto principal.

Usada para revelar os menores assuntos do mundo, as lentes de câmera macro precisam ser experimentadas em diferentes ângulos.

Valorizar cada canto de um objeto é perceber seus detalhes e são esses detalhes que valorizam a fotografia macro.

Então não tenha medo de arriscar e tentar cada ângulo possível de qualquer objeto, seja um inseto, uma fruta, ou uma parte de um grande corpo. Os resultados certamente serão muito interessantes.

A lente macro faz parte da vida de um fotógrafo profissional, pois ele tende sempre a ter serviços que foquem em pequenos objetos e detalhes.

Apesar de os preços não variarem muito, são levemente caros, indo de R$ 1.000 até R$ 1.300. A maior diferença de uma lente macro para outra, como já dito, é sua distância focal.

Então é nesse ponto que é preciso analisar bastante antes de adquirir as lentes de câmera.

Conclusão: Melhores Lentes de Câmeras Fotográficas

lentes de câmeras fotográficas

Comprar lentes de câmera fotográfica é mais do que escolher a melhor; é analisar qual corresponde mais às suas necessidades.

Como vimos, existem diferentes tipos de lentes e cada uma possui uma característica própria, se destinando a determinadas tarefas.

Além disso, antes de escolher suas lentes de câmera fotográfica, é preciso ver qual se adapta melhor a sua câmera, se suas características serão úteis e complementares às funções de sua câmera.

Assim como escolher uma máquina fotográfica, as lentes de câmera também precisam estar compatíveis às necessidades e perfil do fotógrafo.

De pouco adianta comprar uma olho de peixe se os locais fotografados não permitem essa exploração tão grande de ângulo e área. Assim como não seria muito funcional adquirir uma macro e não ter anseios de fotografar pequenos objetos.

De praxe, o ideal é sempre ter uma boa lente com distância focal fixa, pois ela serve para todas as situações, especialmente as do cotidiano.

Mas caso queira se aperfeiçoar ou estudar assuntos que exijam lentes de câmera que se adapte a esses objetivos, vale a pena o investimento.

Apesar de tudo, é um sonho de todos os fotógrafos possuir um grande kit de lentes, todas quais com suas distintas características, entendendo lentes de câmeras fotográficas.

Então avalie o custo-benefício destas lentes, perceba se ela se encaixa a sua câmera fotográfica e corresponda suas necessidades e vá em frente.

Escrito por Equipe Fotografia Mais

Equipe de Fotógrafos, redatores e designers responsáveis por conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre fotografia para o mercado brasileiro.

72 posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quero ser cadastrado na LISTA VIP