Posted in:

Quais são os Componentes de uma Câmera Fotográfica?

Quais são os componentes de uma câmera fotográfica

Quer entender sobre os componentes de uma câmera fotográfica e como eles influenciam na qualidade da sua fotografia?

A verdade é que muitas pessoas desconhecem os componentes de uma câmera, e acreditam que o que importa são apenas fatores como luz, foco ou enquadramento. Mas a câmera fotográfica tem muitos outros componentes que impactam, sim, no resultado final.

Além disso, ao compreender todo o processo, você vai entender a função dos componentes e, assim, tirar o melhor proveito de cada um deles.

Quais são os componentes de uma câmera fotográfica?

componentes de uma camera fotografica
Quais são os componentes de uma câmera fotográfica?

Independente se sua câmera fotográfica for digital, analógica ou simples, esses componentes estarão sempre presentes. São eles:

Corpo da câmera

O corpo da câmera é a “casca” da máquina, ou seja, a estrutura básica para encaixar os outros componentes.

O objetivo do corpo da câmera é impedir a entrada de luz por qualquer outro lugar que não seja a lente. A entrada de luz em outros locais pode impedir a correta captura da imagem, queimar o filme (no caso das câmeras que ainda o utilizam) e até estragar outros componentes.

Objetiva

A objetiva é o conjunto de lentes.

A física explica o processo de captura e formação da imagem, através da refração da luz. Se você não faltou a essa aula na escola, deve lembrar dos termos côncavo e convexo, certo?

As lentes côncavas são divergentes e os prolongamentos dos raios de luz formarão a imagem antes da lente. Já as lentes convexas, por refratar a luz para dentro, apresentam uma imagem invertida, do outro lado da lente.

Diafragma

O diafragma é um componente que fica no interior da objetiva. A função dele é controlar a quantidade de luz que irá passar pela lente.

É como a janela de uma casa: quanto mais aberta, mais iluminado será o ambiente! No entanto, não quer dizer que o diafragma deve ser ser muito aberto: tudo depende da iluminação e do efeito que você deseja.

Um diafragma aberto em um cenário de muita luz irá causar o que chamamos de “luz estourada”, porque fica tão iluminado que a imagem acaba branca.

Por isso, é importante que você entenda a função do diafragma e consiga utilizá-lo de forma a valorizar o resultado final da sua fotografia.

Obturador

Assim como o diafragma, o obturador também controla a quantidade de luz.

Porém, diferente do componente anterior, que controla a quantidade de luz que passa pela lente, o obturador controla a quantidade de luz que incidirá sobre o filme ou sensor digital.

Esse controle é feito por um controle de tempo, que será o tempo que essa “cortina” ficará aberta para a passagem da luz.

Você pode criar efeitos ainda mais incríveis com o uso do obturador, como a exposição prolongada.

Visor

O visor varia de câmera para câmera. É nele que você irá conferir a imagem que será fotografada, podendo ajustar enquadramento, foco e outras questões que interferem na captura da cena.

Sensor

O sensor, no caso das câmeras digitais, faz o papel do rolo de filme. É ele que receberá toda a luz capturada pela objetiva. No sensor, pixels sensíveis à luz captam a cena fotografada.

Conclusão

 

Os componentes de uma câmera fotográfica são de extrema importância para a criação de uma imagem com qualidade e com o efeito desejado. Afinal, fotografia não é, simplesmente, apertar um botão, certo?

Por isso, quando você entende o processo e o mecanismo de cada componente, fica mais fácil de criar composições próprias e com muito estilo!

Para saber como melhor aproveitar os componentes da sua câmera para fazer uma fotografia profissional, leia também:

Acompanhe também as nossas redes sociais para ficar por dentro de todos os assuntos, dicas e novidades!

E aí, gostou de conhecer os componentes de uma câmera fotográfica? Já criou fotos incríveis trabalhando com algum componente específico? Conte nos comentários!

Escrito por Equipe Fotografia Mais

Equipe de Fotógrafos, redatores e designers responsáveis por conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre fotografia para o mercado brasileiro.

190 posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *