Posted in:

Diafragma da Câmera Fotográfica: Entenda como Funciona

diafragma camera fotografica

O que é diafragma da câmera fotográfica? Qual a função do diafragma câmera na fotografia? Saiba tudo neste post!

Conhecido como um dos 3 pilares da fotografia, o diafragma da câmera fotográfica é essencial para controlar a captura de luz através da lente.

Antes mesmo da câmera fotográfica ser inventada, a luz era a principal matéria necessária para dar início à fotografia.

O próprio nome da fotografia envolve a luz! A palavra luz vem do grego “foto”. Por outro lado, a “grafia” representa o ato de escrever, o que define fotografia como escrever com a luz.

O tempo passou e as ferramentas se transformaram, mas nada substitui o papel essencial que a luz exerce em cada clique!

Para ajustar a luminosidade e tirar a foto perfeita, você pode contar com 3 técnicas que se complementam: a velocidade do obturador, a sensibilidade ISO e o diafragma da câmera.

Leia também “Fotometria na Fotografia: Guia Completo para Fotógrafos” para aprender mais sobre os fundamentos da fotografia.

Neste post, você vai aprender tudo o que precisa saber para dominar o uso do diafragma na fotografia e acrescentar um toque extra de profissionalismo às suas fotos!

Índice

  1. O Que é o Diafragma Câmera Fotográfica?
  2. Qual a Função do Diafragma em uma Câmera Fotográfica?
  3. O Que Significa o Número f/x?
  4. Diferença do Diagrama Câmera x Obturador
  5. Abertura do Diafragma Câmera
  6. Objetivos do Diafragma Câmera Fotográfica
  7. Lei da Reciprocidade: Diafragma, Obturador e ISO
  8. Conclusão

O Que é o Diafragma da Câmera Fotográfica?

diagragma camera fotografica

Quando pensamos na lente de uma câmera, imaginamos um olho humano, certo? O papel do diafragma na fotografia é determinar o quão aberto o “olho da câmera” está para capturar a foto.

Como resultado, o diâmetro de abertura da lente para capturar luz é o que podemos chamar de diafragma da câmera.

O diafragma pode se abrir ou fechar, determinando quanta luz entra até o sensor. A abertura também define a amplitude da profundidade de campo na imagem.

diafragma camera lente fotografica

Imagem: Intuxis

No caso das objetivas fixas, como a 50mm, a abertura do diafragma também é fixa e não pode ser alterada. Já nas lentes zoom, o valor é ajustável de acordo com a variação do equipamento.

Qual a Função do Diafragma na Câmera Fotográfica?

O diafragma na fotografia é o correspondente a uma janela em uma casa. Quanto mais aberta a janela está, mais iluminada fica o ambiente, certo?

Na câmera, quanto mais aberto o diafragma, maior é a captura de luz pelo sensor, resultando em uma imagem mais clara.

Além disso, a abertura também influencia a profundidade de campo da foto. Ela representa quantos planos da imagem estão em foco ou não no seu enquadramento.

A quantidade de componentes focados aumenta conforme o diafragma se fecha. Enquanto a intensidade do desfoque no resto da imagem aumenta ao mesmo tempo, que o diâmetro do diafragma se torna menor.

O Que Significa o Número f/x?

De primeira, a sigla “f/x” não lembra em nada a palavra abertura ou diafragma, então pode parecer um pouco confuso, mas nós vamos te guiar!

Na verdade, o “f” refere-se à distância focal, o que é o espaço entre a lente e o objeto da imagem.

Junto ao diafragma, a distância focal é uma das principais características das objetivas. Ambos podem ser ajustáveis em lentes zoom ou possuem configuração determinada em objetivas fixas.

diafragma camera abertura

O valor “f” é seguido da “/” que sinaliza uma equação em que este valor é dividido por um número, resultando na abertura do diafragma da câmera.

Quanto maior o valor, como o f/16, mais fechado estará o diafragma, o que resulta em uma imagem mais escura e com a área ao redor do item principal mais desfocada.

Aberturas mais amplas, como o valor f/2, capturam imagens mais iluminadas e com a área de foco mais ampla.

abertura diafragma camera

Imagens: Photopills

Diferença do Diagrama Câmera x Obturador

Lembra quando comparamos o diafragma câmera ao olho humano? Podemos usar o mesmo exemplo para explicar como funciona o obturador e assim entender a diferença entre ambos.

Enquanto o diafragma refere-se ao tamanho do olho, o obturador representa a rapidez com que piscamos.

Quanto mais tempo nossos olhos ficam abertos, mais luz e movimentos eles são capazes de registrar. Se piscamos rapidamente, conseguimos ver um plano mais escuro e objetivo.

O mesmo acontece no sensor da sua câmera! Enquanto o papel do diafragma na fotografia diz respeito à amplitude da captura da luz, o obturador determina a velocidade em que este registro é feito.

A velocidade do obturador é um dos 3 pilares da fotografia ao lado da abertura e é uma técnica que complementa os ajustes do diafragma da câmera.

Abertura do Diafragma da Câmera

diafragma câmera

Agora que você já entendeu o que é o diafragma na fotografia e o que ele representa na sua câmera, é o momento de entender o efeito que ele causa nas suas fotos.

Afinal, qual é a diferença de usar uma abertura ampla ou estreita se podemos regular a luz da imagem com outros truques? Entenda!

Abertura do Diafragma e Profundidade de Campo

O que as pessoas mais buscam quando fazem um retrato com um fotógrafo profissional é aquele “fundo borradinho” que dá um toque especial à imagem.

Este desfoque tem tudo a ver com a profundidade de campo. Quanto mais ampla ela é, menos evidente fica o desfoque, ou seja, é maior a área de cobertura do foco da sua câmera.

Se a profundidade de campo é baixa, é possível colocar poucos objetos em foco na imagem e todo o resto se torna evidentemente desfocado no clique final.

Quando o valor da abertura do diafragma da câmera é baixo, ou seja, ele está aberto, a profundidade de campo é ampla e a maior parte da imagem estará em foco.

Se o valor é baixo, tornando a abertura estreita, a profundidade é mais restrita e pode gerenciar um campo menor da imagem, “borrando” todo o resto.

Abertura do Diafragma e Velocidade do Obturador

A velocidade do obturador e o diafragma andam lado a lado na fotografia, podemos dizer até que um completa o outro.

Quando o diafragma câmera está aberto demais, capturando muita luz, mas ampliando a profundidade de campo como você deseja, é na velocidade que você pode apostar para obter uma imagem equilibrada.

Se a velocidade do obturador é alta, menos luz o sensor consegue capturar e garante uma imagem estável e precisa.

Já velocidades baixas permitem uma maior entrada de luminosidade e também capturam movimentos, elevando a hipótese de um clique final tremido se o número for baixo demais.

A medida da velocidade do obturador também é representada por uma equação. O primeiro número a aparecer sempre é o 1, que representa o segundo.

Seguido da barra, há o número que divide este segundo e garante uma velocidade mais alta conforme cresce.

Objetivos do Diafragma Câmera Fotográfica

o que é diafragma na câmera fotográfica

Qual é a grande missão do diafragma na fotografia? Simplesmente trazer mais luz ao sensor da câmera? Ou controlar quanto foco o cenário geral merece receber?

Para usar a abertura do diafragma da melhor maneira, é preciso compreender qual é a responsabilidade dela dentro do sistema do seu aparelho.

Entenda os 3 grandes objetivos desta técnica para tornar sua imagem única e profissional!

Pontos de Luz (Starburst)

Você provavelmente já notou uma pequena régua que aparece no visor da sua câmera quando você está fotografando. Ela é responsável por medir a exposição da sua foto.

A exposição informa quanta luz o sensor está registrando de acordo com a configuração do seu equipamento. Essa informação é representada pelos pontos de luz.

Se a exposição aponta que você está com 1 ponto de luz positivo, isso significa que você está capturando mais luz do que o sistema julga correto.

Neste caso, você pode optar por fechar um pouco a abertura do diafragma câmera e restringir a captura de luz, equilibrando a exposição da sua imagem.

Por outro lado, se o fotômetro aponta 2 pontos de luz negativos, a sua imagem está com uma luminosidade extremamente baixa.

Sendo assim, uma boa solução seria abrir mais o diafragma da câmera para permitir a entrada de uma maior quantidade de luz.

Profundidade de Campo

Como você já aprendeu, a profundidade de campo representa quanto da imagem está em foco ou não.

A determinação desta cobertura tem tudo a ver com o papel do diafragma na fotografia! Quanto maior a abertura, maior a amplitude da profundidade de campo e maior a cobertura do foco.

Porém, se a abertura do diafragma é mais fechada, a profundidade diminui e uma menor parte da imagem pode ser colocada em foco. Este tipo de ajuste também torna o desfoque do resto da imagem ainda mais intenso.

Nitidez

É essencial que você não confunda profundidade de campo com nitidez! A primeira diz respeito a quais planos da imagem estão em foco ou não, mas estar em foco nem sempre significa estar nítido.

Em contraste, a nitidez depende muito mais do conjunto dos seus ajustes e da qualidade do seu equipamento.

Por mais que pareça que aberturas mais fechadas oferecerão um foco mais específico e certeiro à sua foto, a verdade é que as aberturas médias do diafragma na fotografia resultam em cliques mais nítidos.

A nitidez é conquistada ao utilizar os valores médios nas configurações, já que eles não levam a máquina a nenhum extremo e a deixam funcionar confortavelmente.

Cada tipo de lente fixa ou zoom terá o seu próprio valor médio, então é importante que você conheça a sua objetiva e descubra quais ajustes funcionam melhor nela!

Lei da Reciprocidade: Diafragma, Obturador e ISO

No início do texto, mencionamos que os 3 pilares da fotografia se complementam. Agora, você entenderá como essa harmonia deve ser construída para render imagens de qualidade.

Primeiramente, quando fazemos a fotometria do que vamos fotografar, descobrimos se precisamos de pontos de luz positivos ou negativos.

Portanto, a técnica que você vai usar para conquistar ou perder tais pontos dependem do seu objetivo final.

Se você busca uma profundidade de campo ampla, manterá o diafragma da câmera aberto e optará por aumentar um pouco a velocidade ou diminuir a sensibilidade ISO.

Se o seu intuito é fotografar um item em movimento, sua velocidade precisa estar alta, o que exige uma abertura ampla ou um valor ISO um pouco mais elevado.

Regras: Diafragma Câmera x Obturador x ISO

Basicamente, ao alterar um dos 3 valores, você precisará reconsiderar todos os outros para manter a exposição equilibrada:

  • velocidade baixa: exige uma abertura mais fechada ou um valor ISO mais baixo;
  • abertura fechada: pede uma velocidade mais baixa ou um valor ISO mais alto;
  • sensibilidade ISO baixa: também diminui a velocidade do obturador ou abre o diafragma da câmera;
  • velocidade alta: demanda uma sensibilidade ISO alta ou um diafragma mais aberto;
  • abertura ampla: requer velocidades altas ou sensibilidade ISO baixa;
  • sensibilidade ISO alta: propõe uma velocidade maior ou uma abertura de diafragma menor.

Tenha estas pequenas regras em mente quando precisar adaptar a exposição da sua câmera da melhor forma!

diafragma camera fotografica iso obturador velocidade

Imagem: Lifeh

Conclusão: Conheça sua Câmera Fotográfica

Como resultado, você aprendeu que a luz e o equilíbrio são os grandes mandamentos da fotografia profissional.

Se a luz é a matéria-prima, a harmonia é a sabedoria necessária para transformar a matéria no melhor produto!

diafragma camera

Um dos alicerces deste equilíbrio é a abertura do diafragma da câmera, que regula não apenas quanta luz é captada, mas também a profundidade de campo.

Ao lado da sensibilidade ISO e da velocidade do obturador, a abertura do diafragma da câmera possui o poder de transformar qualquer fotografia em um clique único!

Para encontrar o seu próprio estilo na fotografia, é essencial entender o que técnicas tradicionais como essas podem te oferecer!

Leia também:

Agora que você já sabe dominar uma das principais técnicas da fotografia, ou simplesmente aprimorou seu conhecimento, que tal experimentar um pouco?

Explore aberturas de diafragma na fotografia que você nunca utilizou e analise como os resultados se transformam com ajustes sutis.

Finalmente entendeu o grande segredo por trás do diafragma câmera? Não esqueça de deixar um comentário caso surgir alguma dúvida!

Escrito por Equipe Fotografia Mais

Equipe de Fotógrafos, redatores e designers responsáveis por conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre fotografia para o mercado brasileiro.

72 posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quero ser cadastrado na LISTA VIP