Posted in:

A Importância da Fotografia no Cinema

fotografia e cinema

Fotografia e cinema: o que essas duas artes têm em comum? Qual a importância da fotografia no cinema?

Do surgimento até os dias de hoje, a chamada oitava arte tem uma grande impacto no cinema, sendo até uma categoria de premiação do maior prêmio do mercado cinematográfico do mundo.

Mas, afinal, o que significa fotografia no cinema?

Se você quiser entender tudo sobre como a fotografia é importante como narrativa para o cinema, acompanhe este artigo até o final!

O surgimento da fotografia e do cinema

A fotografia surgiu no início do século 19, pelo francês Louis Daguerre. O primeiro aparelho, patenteado por ele e amplamente comercializado, foi chamado de daguerreótipo.

Este equipamento foi inspirado na heliografia (gravura que usava a luz do sol como meio de exposição). Em 1871, a fotografia instantânea surgiu e revolucionou essa arte.

Já o cinema ficou conhecido em meados de 1895, através dos irmãos Louis e Auguste Lumière. Apesar dos irmãos não serem os criadores, foram eles quem patentearam a invenção. O cinematógrafo filmava, copiava e projetava – tudo ao mesmo tempo!

Antes dele, William Dickson, assistente de Thomas Edson, criou o cinetoscópio, em 1889. O aparelho conseguia capturar as imagens em movimento, mas sem projetá-las. Ainda assim, serviu de base para a criação do cinematógrafo.

A primeira exibição realizadas pelos irmãos Lumière foi no dia 22 de março de 1895. O filme mostrava a saída os funcionários da empresa Lumière, em Lyon.

A partir de então, os registros passaram a ser cada mais conceituais e menos da vida cotidiana. O cinema passou a ser considerado arte nas primeiras décadas do século XX, com o interesse de artistas do teatro, ilusionismo e outros efeitos cênicos.

Qual a relação entre fotografia e cinema?

O cinema reúne diferentes artes, incluindo a fotografia.

Ainda que já existissem registros fotográficos no século 19, a necessidade de capturar imagens em movimento motivou o fotógrafo Eadweard J. Muybridge.

Ele percebeu que ao fotografar o mesmo corpo, com pequenas alterações de posição, 24 vezes, ele conseguiria uma ideia de movimento se folheasse os registros de forma sequencial e com alta velocidade.

E essa é a base do cinema até hoje!

A importância da fotografia no cinema

fotografia no cinema

A oitava arte (fotografia) faz parte e tem grande influência para a qualidade da sétima arte (cinema). Assim, compreendemos que um não existe sem o outro.

Por qual outro motivo um prêmio tão famoso, como o Oscar, valorizaria a fotografia, a ponto de criar uma categoria de premiação só para ela?

Quando se planeja contar uma história em movimento, é preciso considerar e aplicar todas as técnicas fotográficas. A imagem, as cores, a iluminação terão sua próprias narrativas.

Conclusão

A fotografia tem grande influência no cinema, desde sua concepção até os dias de hoje.

Serviu como inspiração para inventores serem capazes de criar sistemas e equipamentos para registro e projeção de imagens em movimento, e são essenciais para a narrativa visual de qualquer filme.

Quer saber mais sobre fotografia? Então leia estes artigos com dicas incríveis para você:

Gostou? Então compartilhe este artigo com seus amigos e colegas. E não esqueça de nos seguir nas redes sociais: sempre tem novidades por lá também!

Escrito por Equipe Fotografia Mais

Equipe de Fotógrafos, redatores e designers responsáveis por conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre fotografia para o mercado brasileiro.

190 posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *