Posted in:

Câmera Fotográfica DSLR: Entenda Tudo sobre esse Equipamento Essencial

câmera fotográfica DSLR

A câmera fotográfica DSLR  tem ganhando cada vez mais o mercado fotográfico. Isso se deve à grande disponibilidade desses modelos, que são grandes e contam com objetivas de altíssima qualidade.

Nem sempre as câmeras DSLR foram a norma, no entanto. Que tal conhecer um pouco melhor a evolução dos equipamentos fotográficos? Clique aqui e faça o download gratuito da nossa apostila: História da Fotografia em PDF.

No começo, ter um estúdio para revelar fotos não era uma tarefa simples. Agora, no entanto, a maioria das pessoas carrega um smartphone capaz de tirar fotos prontas para serem compartilhadas com o mundo.

Com a popularização da fotografia e o aumento do número de profissionais em busca de equipamentos cada vez melhores, nasceu a câmera fotográfica DSLR.

É claro que você já ouviu falar nelas, mas sabe o que faz com que uma câmera fotográfica seja classificada DSLR, quais são suas funções e suas vantagens?

Nesse artigo, você encontra tudo o que precisa saber sobre as câmeras fotográficas DSLR: desde seu funcionamento até dicas sobre os melhores modelos no mercado!

Índice

  1. O que é uma câmera fotográfica DSLR?
  2. Qual a estrutura da câmera fotográfica DSLR?
  3. Como a câmera fotográfica DSLR funciona?
  4. Qual o melhor modelo de câmera DSLR?
  5. Qual o preço de uma câmera fotográfica DSLR, em média?
  6. Conclusão

O que é uma câmera fotográfica DSLR?

O que é uma câmera fotográfica DSLR?

A DSLR é uma sigla, e pode ser dividida em duas partes: o “D” significa que essa é uma câmera digital. Já o SLR vem do inglês: “single-lens reflex”, que significa: “reflexo por uma lente”.

Em resumo, a tecnologia DSLR é uma versão digital das câmeras fotográficas antigas, que são conhecidas como as câmeras de filme SLR.

Nas câmeras que utilizam o reflexo por uma lente, a luz passa pela objetiva antes de chegar no sensor ou no filme da câmera.

Ou seja, ao invés de capturar uma imagem por um sensor, ela é refletida por um espelho, direto para um visor. Quando você olha através do visor (viewfinder), o que está vendo é  exatamente o que você vai capturar na fotografia.

Na hora de tirar uma foto, esse espelho da câmera fotográfica DSLR se recolhe e o sensor captura a imagem.

Uma das principais características de uma câmera DSLR é que o fotógrafo pode trocar a objetiva usada sem problemas. Isso significa maior versatilidade para o equipamento.

Qual a estrutura da câmera fotográfica DSLR?

câmera fotográfica DSLR

Para entender melhor o funcionamento da  câmera fotográfica DSLR, é importante conhecer sua estrutura interna. Confira os componentes desse equipamento:

  • Corpo da câmera: onde estão o sensor, o obturador, o visor e todos os encaixes (para objetivas, flash e cabos).
  • Objetiva: Trata-se da lente da câmera. Frequentemente, esse componente pode ser substituído, dependendo da situação a ser registrada. Veja nosso guia sobre lentes aqui!
  • Diafragma: o diafragma fotográfico é uma estrutura que se encontra no interior de todas as objetivas. Ele tem o papel de controlar a quantidade de luz que passa através dela.
  • Obturador: é um dispositivo mecânico que controla a quantidade de luz que incide no sensor através de uma “cortina”. Ao acionarmos o disparador, o obturador permite que a luz passe e seja captada pelo sensor digital ou pelo filme, por um tempo ajustável. Quanto maior o tempo, mais luz alcançará o elemento sensível.
  • Sensor: O sensor, assim como o filme fotográfico, é o local para onde se direciona toda a luz recolhida pela objetiva, onde pixels sensíveis à luz captam a cena.
  • Tela de foco: O espelho reflete a imagem para a tela de foco;
  • Lente condensadora: Fica entre a tela de foco e o pentaprisma, auxiliando na reflexão da imagem;
  • Pentaprisma: Reproduz a imagem para o visor da câmera;
  • Visor: permite ver a cena que vamos fotografar, e varia segundo o tipo de câmera.

Como a câmera fotográfica DSLR funciona?

Como a câmera fotográfica DSLR funciona
Como a câmera fotográfica DSLR funciona?

Veja como os componentes que descrevemos interagem entre si para capturar as imagens:

  1. Os raios de luz entram na câmera e passam pela objetiva.
  2. Depois, essa luz se reflete no espelho móvel a 45º, que fica situado atrás da objetiva.
  3. Quando a objetiva se abre, a luz é capturada pelo sensor digital.
  4. Quando o fotógrafo olha pelo visor, está vendo o reflexo do espelho angulado, que passa pela tela de foco e pela lente condensadora, chegando ao pentaprisma.
  5. Então, se refletem em um bloco de espelhos pentaprismáticos em 2 pontos.
  6. O último espelho desse bloco é quem leva a imagem ao visor pelo qual podemos visualizar a imagem.

Quanto ao foco dessa câmera, ele é formado numa tela despolida, situada na posição horizontal entre o espelho móvel e o bloco penta prismático. Esta tela está posicionada na mesma distância do sensor.

Portanto, quando nós pressionamos o botão que dá ordem ao disparo, um conjunto de mecanismos move-se em uma grande sincronia, produzindo a fotografia.

O diafragma se fecha na posição que escolhemos. Depois, o espelho móvel se levanta, fechando a passagem da luz ao visor. Por isto que há um escurecimento do visor no momento.

Finalmente, o obturador se abre durante o tempo pré-selecionado ou calculado pelo processador.

Esse processo todo acontece em milésimos de segundos, por isso é tão impressionante! Depois de todo ele acontecer, a câmera volta no estado inicial, pronta para começar tudo de novo.

Qual o melhor modelo de câmera DSLR?

câmera fotográfica DSLR modelo

A pergunta de qual o melhor modelo de câmera DSLR é muito comum entre os fotógrafos profissionais e amadores. No entanto, não existe uma resposta simples para ela.

A verdade é que a melhor câmera DSLR para cada fotógrafo dependerá de suas necessidades, gosto pessoal e orçamento disponível.

Para ajudar na escolha – afinal, são muitas opções! – compilamos uma lista com sugestões de modelos populares das melhores marcas no mercado.

Mas lembre-se: nunca deixe de considerar seus objetivos e fazer comparações antes de escolher sua máquina fotográfica DSLR.

Confira nossa lista:

Câmeras DSLR Canon

As câmeras Canon estão entre as favoritas dos fotógrafos profissionais. E não foi sem motiva que a marca ganhou a preferência do público. Com opções versáteis e robustas, inúmeros acessórios disponíveis e uma comunidade ativa de usuários, a Canon pode ser uma ótima escolha para quem procura câmeras DSLR.

Canon EOS 80D

A Canon reformulou toda a sua linha DSLR, mas é a Canon EOS 80D que se destaca dessas últimas chegadas.

Com 24 megapixels de resolução, visor ótico e modo manual poderoso, esse modelo se torna cada vez mais popular.

Canon EOS 5D Mark III

Apesar da chegada da EOS 5D Mark IV,  a Mark III ainda é um modelo que oferece funcionalidades completas. E, agora que ela deixou de ser a mais recente de sua família, o preço está muito melhor.

Canon EOS Rebel T7i

Uma das melhores DSLRs de nível de entrada, a EOS Rebel T7i (conhecida como EOS 800D no exterior) é uma atualização para a EOS Rebel T6i. Sua precursora foi uma das Câmeras da Canon mais populares há pouco tempo, então, as expectativas para sua sucessora eram altas.

A resolução permanece a mesma, mas a câmera conta com novo design, alto desempenho e ISO aprimorado.

Câmeras DSLR Nikon

Segundo opinião dos fotógrafos, as melhores câmeras fotográficas DSLR da Nikon são as seguintes:

Nikon D850

Pode ser caro, mas se você está procurando a melhor câmera que o dinheiro pode comprar agora, então a DSLR D850 da Nikon é uma incrível candidata.

Com um sofisticado sistema AF de 153 pontos e à velocidade de disparo de 9 fps, a Nikon D850 é versátil, perfeita para a grande maioria das situações.

No entanto, quem pensa em investir nesse modelo pode preparar-se para desembolsar em torno de R$ 16.000.

Nikon D3400

A D3400 da Nikon baseia-se na brilhante D3300. É uma das melhores escolhas quando se trata de DSLR de nível de entrada. Muito mais acessível, pode ser facilmente encontrada por R$ 2.500.

Ela conta com a conectividade Bluetooth SnapBridge da Nikon para transferir imagens diretamente para diversos dispositivos. Isso facilita o compartilhamento de imagens.

O sensor de é de 24,2 MP, o que possibilita detalhes nítidos e imagens de alta qualidade.

Câmeras DSLR  de outras marcas

É verdade que a Canon e nikon são as queridinhas dos fotógrafos. No entanto, existem outras marcas que trazem opções incríveis para fotógrafos profissionais e amadores.

Sony Alpha A6500

O modelo anterior da série, Alpha A6300 baseado em APS-C foi um grande sucesso entre os usuários mais entusiastas. O Alpha A6500 dá continuidade a esse sucesso de várias maneiras.

GoPro Hero6 Black

O DSLR não está apenas nas grandes câmeras fotográficas, mas também pode aparecer nas compactas. A GoPro Hero6 Black é leve e versátil, sem perder as características das melhores DSLR.

É caro em comparação com alguns dos concorrentes, mas ele tem uma grande variedade de recursos. Se você gosta de filmar além de fotografar, essa pode ser a opção ideal.

O sistema aprimorado de estabilização de imagem funciona bem, além de imagens que oferecem uma faixa dinâmica mais ampla e melhor desempenho com pouca luz.

Ela também é à prova d’água até 10m e conta com tela touchscreen.

Qual o preço de uma câmera fotográfica DSLR, em média?

câmera fotográfica DSLR preço

É importante lembrar que o preço é um dos fatores mais variáveis quando o tema é equipamento fotográfico.

Você deve ter em mente que o investimento pode variar de acordo com as características, marca, público-alvo e funcionalidades do aparelho.

Nossas dicas são:

  • Defina seu orçamento máximo;
  • Faça pesquisas e compare diferentes marcas e modelos;
  • Mantenha as comparações entre modelos compatíveis.

Você encontra, dentro de toda subcategoria de câmera fotográfica, três classificações diferentes:

  1. Modelos de entrada: São os modelos mais baratos da marca. Normalmente, possuem menos configurações manuais, ou configurações menos poderosas que as demais. Também é comum que possuam menos recursos.
  2. Intermediárias: As intermediárias são o meio termo perfeito para quem quer investir em um equipamento mais poderoso sem estourar o orçamento. Elas são um pouco mais caras, mas normalmente contam os recursos mais modernos e configurações super personalizáveis.
  3. Avançadas: As câmeras avançadas trazem o melhor que a tecnologia oferece atualmente. São equipamentos robustos e poderosos, muitas vezes contanto com funções especializadas e acessórios mais elaborados.

Se você planeja comprar uma câmera intermediária, por exemplo, o ideal é comparar as intermediárias entre marcas. Assim, você não acaba perdido e possui informações mais precisas sobre o que esperar do preço e desempenho do equipamento.

Câmera fotográfica DSLR Semi Profissional

As câmeras fotográficas DSLR semi profissionais são boas escolhas para quem está começando agora ou tem um orçamento limitado. Para registrar as festas em família, os momentos com amigos ou a sonhada viagem de férias, elas não perdem muito para modelos mais caros.

As vantagens são que não exigem muito conhecimento e nem configurações e acessórios complexos.

Essas câmeras vão de R$ 1.300,00 à R$ 4.000,00.

Câmera fotográfica DSLR Profissional

As câmeras fotográficas DSLR profissionais são aquelas perfeitas para quem deseja se aprofundar tecnicamente no mundo da fotografia, trabalha ou deseja trabalhar na área.

Tenha em mente que, além de uma variação de preço muito maior, você também encontrará muitos acessórios diferentes para esses modelos. Elas normalmente precisam ser configuradas com mais cuidado e exigem mais conhecimento do fotógrafo.

Esses modelos custam de R$ 2.000,00 à mais de R$ 34 mil. Por isso, não deixe de identificar se os modelos que você está considerando são de entrada, intermediários ou avançados.

Assim, é mais fácil comparar preços e garantir que você está fazendo a melhor escolha para suas necessidades.

Conclusão

câmera fotográfica DSLR

As câmeras fotográficas DSLR, hoje, estão entre os modelos mais comprados por fotógrafos, tanto amadores quanto profissionais. A montagem das objetivas e espelhos na câmera possibilitam que o fotógrafo veja exatamente a cena que está capturando no visor!

Agora, você já sabe tudo sobre a estrutura e funcionamento das câmeras fotográficas DSLR. Você também conheceu os modelos mais populares para ajudar na sua pesquisa para determinar o melhor equipamento para suas necessidades e orçamento.

Que tal aprender mais sobre o seu equipamento de fotografia? Leia também esses outros posts que preparamos para você:

E você? Qual seu modelo de câmera fotográfica DSLR favorito? Dê sua opinião e, se ficou com alguma dúvida, não esqueça de deixar também sua pergunta nos comentários. Obrigado por ler e até a próxima!

Escrito por Equipe Fotografia Mais

Equipe de Fotógrafos, redatores e designers responsáveis por conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre fotografia para o mercado brasileiro.

175 posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *