Posted in:

Truques de fotografia: 13 Dicas para Deixar suas Fotos Lindas e Profissionais

truques de fotografia

Se você é um amante da fotografia, já deve ter percebido que muitos profissionais usam truques de fotografia para deixar suas imagens com melhor qualidade e impacto.

Provavelmente, você já deve ter se perguntando como fazer essas técnicas, não é mesmo?

Então nesse post vamos apresentar vários truques de fotografia que irão te ajudar a fazer da foto mais que uma lembrança, uma arte e deixá-la cada vez mais linda e profissional.

Índice

  1. Truques de fotografia: Aprenda segredos profissionais para fotografar melhor
  2. O que é preciso para ser um bom fotógrafo?
  3. Truques de iluminação
  4. Truques de fotografia para acertar na composição
  5. Truques de fotografia: filtros
  6. Crie seus próprios efeitos
  7. Galeria: fotos com efeitos incríveis usando objetos do dia a dia
  8. Conclusão

Truques de fotografia: Aprenda segredos profissionais para fotografar melhor

truques fotográficos segredos

Se você está embarcando no mundo da fotografia, certamente em algum momento você deve ter desejado conhecer truques de fotografia usados por grandes profissionais, com os quais eles fazem de um clique, uma grande obra de arte.

Precisamos entender que profissionais têm um olhar muito técnico, porém isso não é tudo. Eles carregam grandes segredos que usam até o clique e depois dele em busca de um resultado muito melhor.

Nos próximos tópicos, listamos vários truques para fotos usados por esses mestres, mas antes disso, precisamos dizer que os truques de fotografia, sem um bom fotógrafo serão vãos. Enfim explicaremos o que é preciso para ser um bom fotógrafo.

O que é preciso para ser um bom fotógrafo?

truques de fotografia

Apenas conhecer truques de fotografia ou gambiarras para fotografia com um celular não farão de você um bom fotógrafo.

Existem alguns conhecimentos, atitudes e características de personalidade que serão necessários para alcançar êxito nessa arte.

  1. Estude técnicas de fotografia;
  2. Conheça a história da fotografia e os primeiros profissionais da área;
  3. Treine seu olhar fotográfico;
  4. Assista vídeos e palestras sobre fotografia;
  5. Tenha um objetivo em mente a cada clique;
  6. Conheça sua câmera e as funções que ela oferece;
  7. Separe um tempo para fotografar;
  8. Se arrisque em novos estudos e testes e
  9. AME a arte de fotografar.

O último item, talvez seja o mais importante dessa lista. Nada que você começar sem amor terá sucesso, mesmo conhecendo inúmeros truques de fotografia.

Portanto, o passo mais importante para ser um bom fotógrafo é amar a arte de registrar os momentos através de um clique e dedicar-se pelo menos em uma porcentagem de tempo a ela.

Truques de iluminação

truques de iluminação na fotografia

Grande parte da fotografia é feita por uma boa iluminação, sem luz não existe fotografia. Conhecer Técnicas de iluminação e ter uma boa criatividade ajudarão nesse processo.

Na hora de montar o cenário fotográfico é preciso abusar na iluminação, com equipamentos, posições, estratégias e mais. Lembrando que cada foto exige um formato de iluminação diferente de acordo com o resultado esperado.

Mesmo que você não tenha todos os equipamentos é surpreendentemente possível montar um bom setup de iluminação. Misture criatividade e truques de iluminação, dessa forma, sairá uma foto incrível.

Papel alumínio para criar uma parede de Bokeh

truques de fotografia alumínio

Imagem: PetaPixel

Um dos truques de fotografia, usado principalmente em fotografias de produtos é a parede de Bokeh, que significa uma parede borrada.

Para colocar em prática essa técnica você precisará de:

  • 1 folha de papel alumínio;
  • Uma lente com abertura máxima de f/2.8 ou mais;
  • 2 flashes e
  • 1 folha de gel colorido.

Agora vamos lá:

1º Passo: Em princípio, pegue a folha de alumínio e amasse levemente, abra a folha, coloque-a em uma superfície lisa e remova apenas o excesso das rugas, pois o amassado que dará o efeito.

2º Passo: Coloque o alumínio na parede de forma que cubra todo o enquadramento da foto (É importante garantir que os amassados estão uniformes).

3º Passo: Posicione o objeto que será fotografado com 50 a 100 cm de distância da folha de alumínio.

4º Passo: Posicione a iluminação. Um dos flashes ou lâmpada de mesa deve ser dedicado a folha de alumínio, para que o efeito seja visível na foto, depois coloque o gel colorido na frente da fonte de luz. O objeto pode ser iluminado conforme desejar.

Abuse dessa técnica e crie fotos incríveis de vários objetos com esse truque de fotografia.

Utilizando sombras de objetos para tornar a foto mais interessante

truques de fotografia sombras

Que a luz é importante para as fotos, isso nós já falamos, mas o que não falamos é que muitas vezes a sombra não é apenas a vilã na fotografia. Pelo contrário: ela pode ajudar.

Utilizar a sombra do objeto ou pessoa fotografado com criatividade pode tornar a foto mais interessante. Como outros truques de fotografia, a sombra exige um pouco de estratégia e paciência.

A luz principal para sombras é a luz do sol, por isso, escolha um horário mais próximo do nascer ou do pôr do sol, assim você terá uma sombra mais leve e delicada. Posicione o objeto ou pessoa, observe a sombra e vá ajustando a posição conforme desejado dentro do seu processo criativo.

Maneiras de improvisar uma softbox

truques de fotografia softbox

Para uma foto mais bonita, é preciso uma softbox com uma iluminação fria que melhora a qualidade de fotos e vídeos. Você não tem uma softbox? Não tem problema, dentro dos truques de fotos aprendemos a improvisar.

Neste momento um tutorial em vídeo pode ajudar muito, por isso, assista o vídeo e aprenda a improvisar uma softbox.

Bokeh com formatos especiais

Outro efeito que deixa uma foto diferente e muito criativa é o Bokeh, termo utilizado para uma luz desfocada na fotografia.

Antigamente se fazia apenas no formato de pequenas bolinhas, porém com um truque de fotografia é possível fazer diversos formatos.

Você vai precisar de:

  • 1 régua
  • 1 lápis ou lapiseira
  • 1 tesoura
  • 1 Estilete
  • 1 filtro de lente e
  • cartolina preta

1º Passo: Posicione o filtro da lente em cima da cartolina e o contorne com o lápis, para garantir círculos do tamanho da sua lente e corte-os com a tesoura ou estilete.

2º Passo: Dobre ao meio o círculo, desenhe nele metade do formato desejado com 2cm de altura e recorte-o ainda dobrado. Por exemplo: Se você quer em formatos de coração, desenho no círculo dobrado metade de um coração, recorte, abra e terá um coração inteiro.

3º Passo: Coloque este molde na lente da sua câmera. Posicione-se a pelo menos 1m de alguma fonte de luz. É interessante usar um pisca pisca natalino.

4º Passo: Mire a câmera para a luz e verá que toda a iluminação virou pequenos corações ou outro formato que desenhar no molde.

Pronto, agora é só investir na criatividade e brincar com essa iluminação divertida.

Truques de fotografia para acertar na composição

truques na fotografia

Você já deve ter olhado uma fotografia e permanecido por um bom tempo vidrado nela e em outras nem tanto, isso se dá devido a composição de uma imagem.

Dentre os truques para fotos perfeitas está com um alto grau de importância: a composição. A maneira como você cria uma foto e organiza os elementos que aparecem nela tem o poder de fixar o olhar de alguém ou de apenas fazê-lo olhar e se virar para o outro lado.

Existem alguns truques de fotografia para acertar na composição:

  • Escolha o objeto principal da foto;
  • Combine as cores exibidas;
  • Enquadrar bem a foto, não a deixa parecendo que está torta;
  • Aproveite o local para criar molduras para a foto;
  • Aplique a regra dos terços.

Manipulando a perspectiva

As fotografias possuem as dimensões: largura e comprimento, mas para atrair o olhar e dar efeito de profundidade a fotografia é preciso criar a perspectiva.

Quando nos afastamos de um objeto para a fotografia, temos a impressão de que ele é de uma tamanho diferente do real, o objeto acaba cobrindo outros, dando a impressão de profundidade, isso manipula a perspectiva de quem vê a foto e a torna mais interessante.

Utilizando acessórios para criar efeitos

Alguns objetos podem serem usados como um bom truque de fotografia. Eles tem o objetivo de enfeitar as fotos, veja alguns exemplos:

  • Fumaça: Com um vaporizador ou máquina de fumaça, dê a sua foto um efeito de nuvens e fumaça.
  • Palha de aço: Aquela velha brincadeira de criança deixa uma fotografia incrível. Enrole a ponta de um palito com palha de aço, logo após, coloque fogo, gire-o atrás do objetivo principal, o efeito da faísca desfocada é bem interessante.
  • Espelho: Um espelho oferece várias possibilidades, use um e abuse da composição.
  • Plástico colorido: Use pedaços de celofane para criar luzes coloridas

Truques de fotografia: filtros

Os filtros tem o poder de dar a sua fotografia exatamente o sentimento que quer passar, portanto, seja de alegria, de tristeza, de velhice ou outros, use os filtros.

Conheça alguns truques de fotografia usando filtros.

Lâmina de papel: fotografando objeto com reflexo

Se acaso você já tentou fotografar um objeto com reflexo,percebeu no momento em que visualizou a foto que não é tão fácil assim.

Portanto, ensinaremos um truque de fotografia que certamente irá te ajudar.

Primeiramente posicione o objeto, em seguida posicione uma lâmina de papel próximo ao ponto de luz, entre ele e a mesa onde está o objeto a ser fotografado.

Em resumo, sairá o efeito de reflexo, porém, sem estragar a imagem da foto. Este truque pode ser usado por exemplo para panelas, talheres e outros.

Lembrando que, para objetos minúsculos como, anéis ou brincos, é interessante ainda o uso de lentes macro.

Filtro UV ou polarizador com um óculos de sol

Um filtro UV ou polarizador deixam as fotos mais naturais, com cores mais intensas e contraste, quando vemos belas fotografias do pôr do sol, do mar com águas cristalinas, certamente se usou lentes com filtro UV.

Porém se a sua câmera não permite o uso desse filtro, se você não pode comprar um, ou até mesmo está testando truques de fotografia com celular, pode posicionar um óculos de sol polarizado entre a lente e a paisagem a ser capturada e terá o mesmo efeito.

Crie seus próprios efeitos: truques para fotos

Uma fotografia não precisa e nem deve ser apenas um clique em qualquer direção. Conforme lemos até aqui, existem inúmeras gambiarras truques e gambiarras para fotografar sem gastar muito e usando o que tem em casa para deixar suas fotos com efeito de fotografia profissional.

Já existem vários efeitos, contudo, porque não criar seus próprios efeitos e truques para fotos?

Para isso existem dois caminhos:

Use a criatividade

Não há nada melhor do que usar a criatividade na hora de criar seus próprios efeitos para as fotos.

Analise bem as coisas que pretende fotografar e se pergunte como poderia melhorá-la? Será que seria as deixando mais claras? mais escuras? que tal mais desfocadas ou com alguns traços brilhantes?

Não existe limitações para a sua criatividade nesse momentos. Se arrisque, inove, inspire, tente mais de uma vez.

Muitos efeitos que aprendemos até aqui, não surgiram de repente. Estes são fruto de muito pensamento, perguntas, observações e principalmente testes. Aqui chegamos ao segundo caminho para criar seus próprios efeitos.

Faça testes

Em segundo lugar para criar seus próprios efeitos e truques de fotografia é preciso fazer testes.

Nenhum grande fotógrafo conseguiu pensar em um efeito e já saiu usando-o em suas fotos profissionais e ensinando aos iniciantes suas técnicas.

É preciso fazer vários testes. Teste com o celular, com a câmera, mais próximo, mais distante. Teste de uma ângulo mais acima, mais abaixo. Teste em fotografias ao ar livre e em um local fechado.

A cada teste que fizer aplicando sua ideia de efeito ele irá se aprimorando e assim, você pode observar quais as melhores formas de uso, quais os melhores locais, com quais composições e perspectivas. Tudo isso é muito importante.

Enfim, não tenha medo de testar. Esse processo é somente entre você e sua câmera ou seu celular e quando descobrir que deu certo sentirá orgulho do trabalho realizado com tanto esforço.

Galeria: fotos com efeitos incríveis usando objetos do dia a dia

Confira a galeria de fotos que separamos para te mostrar fotos maravilhosas produzidas com efeitos compostos por objetos do nosso dia a dia e aproveite para se inspirar.

truques de fotografia dicas

como fazer truques de fotografia

segredos de fotografia

truque fotografia

truques na fotografia

truques fotograficos

truques de fotografia como fazer

truques de fotografia

truques fotografia

truques de fotografia dicas

Conclusão

Conforme já dito nos primeiros parágrafos, a fotografia é uma arte delicada, que exige paixão, criatividade, tempo e dedicação.

A partir do momento em que se encontrar para a aventura da fotografia, verá o retorno gratificante dessa entrega. Mas lembre-se que um dos pontos antes de começar a treinar os truques de fotografia é conhecer e entender a história dessa arte.

truques de fotografia

Que tal continuar aprendendo truques que vão deixar suas fotos cada vez mais incríveis? Confira esses outros artigos que separamos para você:

E então, você tem algum truque para compartilhar conosco? Deixe abaixo nos comentários! Se ficou com alguma dúvida é só perguntar!

Escrito por Equipe Fotografia Mais

Equipe de Fotógrafos, redatores e designers responsáveis por conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre fotografia para o mercado brasileiro.

185 posts

One Comment

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *