Posted in:

Impressora Fotográfica Profissional: Como Escolher o Melhor Modelo?

Impressora fotográfica Profissional - Melhor impressora fotografos - melhores impressoras profissionais fotografia

Está na hora de investir em uma impressora fotográfica profissional de qualidade e você não sabe qual escolher?

A impressora fotográfica é um equipamento essencial, dependendo do seu modelo de negócio! Aprenda a escolher a melhor para você!

Já fazem algumas décadas que a fotografia digital tomou conta do mercado. O formato é mais prático, tanto em sua produção quanto no custo e armazenamento.

Apesar da possibilidade de guardar milhares de fotografias em discos, cartões e até mesmo na nuvem, uma coisa nunca muda: todos adoram contar com uma versão impressa dos momentos mais especiais.

O mercado de foto-lembranças físicas não perdeu nem um pouco de sua força na era digital. Pelo contrário: as fotografias impressas se tornaram mais especiais.

Além disso, a qualidade das impressões tem aumentado exponencialmente. Isso significa que seus clientes possuem altas expectativas ao adquirir este tipo de produto.

Quer aprender ainda mais sobre a evolução da tecnologia nos equipamentos fotográficos? Clique aqui e baixe nosso e-book sobre a História da Fotografia em PDF!

Seja para a impressão de fotolivros ou para a produção de fotografias simples, que farão parte de um álbum tradicional, é preciso contar com o equipamento certo.

A seguir, você encontra tudo o que precisa saber antes de comprar sua impressora fotográfica! Continue lendo e confira:

Qual é o seu Objetivo?

impressora-fotografica-profissional

Antes de mais nada, é preciso lembrar que não existe uma resposta certa para todos os profissionais. O tipo de impressora fotográfica ideal para seu negócio dependerá diretamente dos seus objetivos com este equipamento.

Para se orientar melhor e facilitar o processo, pense nas seguintes perguntas:

  • Que tipo de fotografias irei imprimir?
  • Que tipo de papel fotográfico pretendo utilizar?
  • Qual a quantidade de impressões que estimo fazer por mês ou por semana?
  • Qual é o tamanho das imagens que preciso produzir?

Quando vale à pena terceirizar o serviço?

Dependendo das suas necessidades, pode ser mais vantajoso buscar uma parceria de qualidade com uma gráfica do que investir no equipamento. Em geral, vale mais à pena terceirizar quando:

  • O volume de fotografias que você precisa imprimir por mês não é muito alto; esta condição se aplica a todas as situações seguintes. Se não há demanda suficiente, normalmente não compensa investir em equipamento especializado;
  • Você precisa de tratamentos especiais para as fotografias, como laminações e acabamentos distintos, e não dispõe de espaço ou verba para o equipamento necessário;
  • Você precisa imprimir produtos muito grandes e com alta qualidade (banners, por exemplo), mas não possui espaço ou verba para o equipamento;

Vale lembrar que contar com equipamento próprio te ajuda a diminuir o custo do produto final e obter maior controle sobre o processo – tanto em controle de qualidade quanto prazos.

Nossa recomendação é sempre fazer as contas com cuidado, sem esquecer de incluir nenhum detalhe nos custos e requisitos de tempo e espaço. Assim, você poderá ter uma ideia melhor sobre a melhor opção para o seu negócio.

Tipos de Impressora Fotográfica

melhores-impressoras-do-mercado-impressora-fotografica

Agora que você já parou para considerar o que você procura em uma impressora fotográfica, é hora de descobrir mais sobre os diferentes modelos disponíveis no mercado.

É claro, existe uma grande variedade de marcas, preços e funcionalidades. No entanto, é importante saber primeiro que existem três principais tipos de impressora fotográfica no mercado:

  • Jato de Tinta;
  • Laser;
  • Sublimação;

Você já deve ter, pelo menos, ouvido falar destas tecnologias. Elas representam o que há de mais moderno quando o assunto é impressão. Cada uma, é claro, possui suas vantagens e desvantagens. Por isso é tão importante pensar primeiro nas suas necessidades.

Vamos descobrir um pouco mais sobre cada uma dessas tecnologias:

Jato de tinta

impressora-fotografica

As impressoras jato de tinta são a opção mais barata, e muitas delas possuem uma qualidade impressionante.

Alguns modelos trabalham com cores adicionais, além das quatro básicas (amarelo, ciano, magenta e preto). Isso garante um resultado mais realista nas impressões.

Essas impressoras contam com uma grande variedade de especificações – desde modelos mais básicos, que cumprem apenas o básico para ser considerados fotográficos, até os profissionais.

Para obter bons resultados com este tipo de impressora fotográfica, você deve procurar um modelo com uma resolução (DPI) alta.

impressora-fotografica-profissionalVeja alguns dos principais pontos a considerar sobre as impressoras jato de tinta:

  • Os cartuchos costumam a custar cerca de R$50 reais cada, e você precisará de pelo menos quatro deles;
  • Este tipo de impressão exige um tipo de papel fotográfico específico para a melhor qualidade. Dessa forma, você deve considerar o custo do papel e a menor variedade de opções;
  • Existem modelos portáteis, que contam com entrada usb para transferir as fotografias direto da câmera, sem necessitar de um computador;
  • Alguns modelos contam também com telas e entradas para cartões de memória, facilitando o uso para aqueles que não querem transferir as imagens para o computador;
  • A velocidade de impressão normalmente é mais baixa, mas as fotos são impressas em ótima qualidade;

Laser

impressora-fotografica-profissional

As impressoras laser exigem um investimento inicial maior do que as jato de tinta. Em geral, tanto a máquina quanto o toner de reposição são mais caros do que nos outros tipos de impressora fotográfica.

No entanto, elas são perfeitas para negócios que precisam imprimir muitas fotos por mês. Isso porque, além de rápidas, elas são mais econômicas. Os toners duram muito mais do que cartuchos de tinta normais.

Seu funcionamento é baseado em um tambor fotossensível, que cria uma imagem eletrostática por meio de um feixe de raio laser, produzindo calor. O papel responde a uma certa cor conforme a incidência de luz, e assim a imagem é produzida.

impressora-fotografica-profissional

Veja as principais características deste tipo de impressora fotográfica:

  • Para que sejam economicamente viáveis, é preciso que sua demanda seja mais alta;
  • Existem modelos que contam com portas usb, wi-fi e entradas para cartões de memória, dispensando o uso de computadores.
  • Muitos modelos contam com recursos para aumentar a durabilidade das impressões realizadas, como revestimento protetor contra luz do sol e umidade e revelação à prova de marcas de dedos.
  • A velocidade de impressão é alta, e se o modelo conta com uma alta resolução, a qualidade das impressões não é afetada.

Sublimação

impressora-fotografica-profissional

As impressoras por sublimação são as que contam com as maiores qualidades de resolução. Elas também funcionam com tinta, a diferença é que, ao invés de cartuchos, elas utilizam fitas.

A tinta não é depositada direto no papel, mas transportada sob forma de gás. O resultado desta técnica é uma gradação mais suave das bordas de cada pixel. Você pode notar a diferença ao comparar uma impressão: nas jato de tinta, as margens ficam mais evidentes.

A suavização das bordas gera uma imagem mais nítida. Outra vantagem deste método é o aumento da durabilidade da impressão, pois a tinta fica impregnada no papel.

Como consequência, o custo deste tipo de impressora fotográfica, tanto de aquisição quanto de manutenção, é maior. Não é possível recarregar cartuchos, que devem ser adquiridos apenas com o fabricante do modelo. De maneira geral, também não há compatibilidade entre modelos para os cartuchos.

impressora-fotografica-profissional

Veja as principais características deste tipo de impressora:

  • Maior qualidade de resolução e impressões mais nítidas, que duram mais;
  • Custo elevado de aquisição e manutenção;
  • No geral, esses tipos de impressora fotográfica só conseguem imprimir no tamanho para o qual foram projetadas;
  • Elas não utilizam papel fotográfico comum, necessitando do material especificado pelo fabricante;
  • Quando comparadas com os outros tipos de impressoras, a velocidade de impressão é bastante baixa. Isso se deve ao fato de que cada uma das quatro cores básicas é impregnada no papel separadamente. Ou seja, o papel passará quatro vezes pela impressora.
  • A qualidade deste tipo de impressão é incomparável, normalmente utilizada em laboratórios fotográficos e para impressões em materiais mais complexos, como plásticos, alumínio, aço inox e tecidos.

Como Escolher uma Impressora Fotográfica Profissional?

Agora você já sabe o básico sobre os principais tipos de impressora fotográfica encontrados no mercado. É hora de escolher qual é a ideal para o seu negócio!

impressora-profissional-qual-escolher

Para isso, preparamos um passo a passo simples, com todos os detalhes que você deve considerar. Confira:

Tipo de impressora fotográfica

Você já conhece os tipos de impressora fotográfica. Agora, basta colocar na balança qual delas é a mais indicada para o seu caso. Veja alguns exemplos:

  • Muita demanda, trabalhos variados: laser;
  • Pouca demanda, trabalhos variados: jato de tinta;
  • Muita demanda, trabalhos específicos: sublimação ou laser, dependendo da qualidade necessária;
  • Pouca demanda, trabalhos específicos: jato de tinta;

É claro, existem mais fatores a se considerar. A qualidade, tipo de papel utilizado e tamanho dos trabalhos impressos são só alguns deles. Não deixe de fazer uma análise completa das suas necessidades antes de investir!

Resolução (DPI)

impressora-fotografica-profissional

A denominação DPI pode confundir um pouco. Mas não se preocupe, é muito simples entender: a sigla significa dots per inch, ou pontos por polegada.

A regra geral é, quanto maior o DPI, melhor. Isso porque este número determina a quantidade de pontos que serão impressos em uma mesma polegada. Veja:

impressora-fotografica-modelo

Imagem: tecmundo

Ou seja, em uma foto de 15 cm x 20 cm, quanto mais elevado for o dpi, mais nítida será a imagem.

Tamanho da foto

O tamanho das impressões é um dos fatores mais importantes a se considerar ao investir em uma impressora fotográfica profissional.

No geral, os modelos mais comuns costumam a produzir como tamanho máximo uma folha A4. Isso é, uma imagem de 20 cm x 30 cm, aproximadamente.

No entanto, existem muitos modelos que são produzidos especialmente para a impressão de fotos menores ou maiores.

Sempre tenha em mente o que você precisa.

Velocidade da impressão

Como mencionamos ao descrever os tipos de impressora fotográfica, cada uma delas apresenta uma velocidade de impressão distinta.

No geral, você pode assumir que, quanto maior a qualidade, mais demorada será a impressão. No entanto, os modelos laser conseguem imprimir rapidamente sem perder muito na resolução da imagem.

Se seu negócio tem uma demanda muito grande, este fator pode influenciar bastante na lucratividade. Por isso, não deixe de levar em consideração.

Outros recursos

A tecnologia avançou muito nas últimas décadas! Hoje, as impressoras fotográficas contam com uma série de recursos incríveis. Talvez você não precise de todos eles, ou talvez existam alguns que sejam essenciais. Por isso, veja alguns exemplos e defina quais deles você precisa ter:

  • Telas LCD: muitos modelos contam com telas, para que não seja necessário utilizar um computador. Elas permitem a seleção de imagens para impressão e, em alguns casos, até mesmo edições básicas;
  • Entrada USB ou para cartões de memória: seguindo a tendência de não precisar do computador, alguns modelos contam com outras formas de transferir as fotos da câmera para impressão.
  • Laminação: algumas impressoras oferecem acabamentos que aumentam a durabilidade das fotos, tanto em modo matte quanto gloss.

Custo de reposição de cartucho de tinta

Considerar o quanto você gastará com a manutenção de uma impressora é tão importante quanto pensar sobre o preço inicial. Afinal, esse será um custo recorrente no seu negócio.

Por isso, pesquise o preço dos cartuchos de tinta, se eles podem ser comprados com fornecedores diversos ou apenas com o fabricante, entre outros detalhes.

impressora-fotografica-profissional

Essa análise garante que você não será pego de surpresa!

Bulk ink vale a pena?

O bulk ink é um sistema de reposição de tinta que utiliza cartuchos maiores, que podem ser carregados diretamente com uma garrafa de tinta, sem utilizar seringas.

dicas-de-fotografia-impressora-fotografica

Existem, é claro, algumas vantagens e desvantagens para esse sistema. Confira:

  • O custo de manutenção pode se tornar até 95% menor;
  • Não possui peças descartáveis, sendo mais sustentável;
  • Qualidade mais uniforme, mesmo com muitas impressões;
  • Impressão, em geral, mais lenta;
  • Alguns sistemas são de difícil instalação;
  • Você precisa ficar atento à qualidade dos refis de tinta adquiridos;
  • Mangueiras quebradas ou instalações incorretas podem causar vazamentos, danificando o aparelho;

Conclusão: Melhor Modelo Impressora Fotográfica

impressora fotográfica profissional

Investir em uma impressora fotográfica pode ser o próximo grande passo para o crescimento do seu negócio! No entanto, o processo de escolha pode ser um grande desafio e ocasionar muitas dúvidas.

Com as informações deste artigo, você está mais preparado do que nunca para escolher a melhor impressora fotográfica para você! Considerando todos os detalhes que ressaltamos, certamente você não vai errar no modelo.

Quer aprender mais sobre os equipamentos necessários para ser um fotógrafo profissional de sucesso? Leia também esses outros artigos que preparamos:

E então, qual é seu tipo de impressora fotográfica favorito? Conte para a gente nos comentários e não esqueça de deixar sua pergunta se ainda ficou com alguma dúvida!

Escrito por Equipe Fotografia Mais

Equipe de Fotógrafos, redatores e designers responsáveis por conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre fotografia para o mercado brasileiro.

90 posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quero ser cadastrado na LISTA VIP