Posted in:

O que são formatos de arquivo? Quais são as diferenças?

O que são formatos de arquivo?

O que são formatos de arquivo? Você conhece os formatos de arquivo ideais para a fotografia?

O formato de arquivo é uma forma de identificar um programa ou arquivo, de maneira que o computador saiba como ler, interpretar e armazenar esse arquivo.

Conhecer os formatos de arquivo mais utilizados irá ajudá-lo a escolher a extensão correta para cada necessidade.

O que são formatos de arquivo?

Afinal, O que são formatos de arquivo?

Formato de arquivo é o termo que se usa para identificar a forma que um arquivo é armazenado no computador, e reconhecido por ele.

Cada programa existente no seu computador serve para abrir alguns formatos específicos. Por isso, entender os melhores formatos para cada tipo de uso é essencial.

Isso garante que você vá utilizar o melhor programa para abrir ou editar aquele arquivo.

Para você identificar o formato de um arquivo, basta olhar a extensão no nome do arquivo. Ela é adicionada de forma automática. Um ponto final será colocado entre o nome do arquivo (escolhido por você) e o formato do arquivo (extensão adicionada automaticamente).

Quais os tipos de formatos de arquivos existentes?

Existem inúmeros formatos de arquivos e sempre que novos programas e novas necessidades surgirem, novos formatos também serão criados.

No entanto, atualmente, podemos dividir os formatos de arquivo em grandes grupos. São eles:

Arquivos de documentos

Aqui podemos reunir todos os documentos como planilhas, textos, apresentações, etc.

Como exemplos, vale citar as extensões TXT, DOC, PPT, XLS e PDF, que são as mais comuns.

Arquivos de imagem

As imagens podem ter diferentes extensões, e isso pode ter impacto com a utilização que você dará para ela.

Por exemplo, uma imagem PNG pode carregar um fundo transparente, muito útil para aplicações como colagens.

Já o JPG sempre irá salvar com fundo branco ou preto, caso você tenha um original transparente.

Como outros exemplos de extensões de arquivos de imagens podemos citar BMP e GIF. Também pode adicionar neste item os arquivos em vetores, que evitam um desenho pixelado no padrão bitmap, como CDR (do Corel) e AI (Illustrator).

Arquivos de som

Para arquivos de áudio, como trilhas e músicas, as extensões mais conhecidas e utilizadas pelos usuários são o MP3, WMA e WAV.

Arquivos de vídeo

Os formatos de arquivos de vídeos mais utilizados e fáceis de serem reproduzidos pelos players são o AVI, MPEG, MOV e, atualmente, o MP4.

Arquivos compactados

Alguns arquivos, por serem muito pesados, exigem que sejam compactados, facilitando a troca entre máquinas ou pessoas.

Para isso, existem programas específicos que, ao compactar o arquivo, reduz consideravelmente o seu tamanho/peso.

Alguns formatos de arquivos compactados mais conhecidos são o ZIP e o RAR.

Arquivos executáveis

Os arquivos executáveis, aqueles que carregam um programa inteiro dentro de si, também é um formato de arquivo.

São eles que o usuário irá utilizar para instalar um programa ou aplicativo novo em seu computador. Esse tipo de arquivo, geralmente, carrega uma extensão EXE.

Importante alertar que existem arquivos que fingem ser uma imagem, por exemplo, mas cuja extensão é .exe. É o caso dos vírus, enviados por e-mail.

Se algum desavisado não percebe o formato do arquivo, acaba instalando um vírus em sua máquina e terá muita dor de cabeça para retirar ele de lá!

Qual o melhor formato de imagem para a fotografia?

O que são formatos de arquivo?

Agora que você conheceu os principais tipos de formatos de arquivos, já deve ter entendido quais são os mais utilizados para fotografia, certo?

Listamos as extensões mais comuns para os arquivos de imagem. Mas, para garantir a qualidade da fotografia, você precisa entender exatamente a diferença entre eles.

Alguns arquivos de imagem podem ser comprimidos, ocupando menos espaço no seu disco, ou não comprimidos, gravando as imagens originais. Ainda que uma imagem seja comprimida, nem sempre ela perderá qualidade.

Então, é legal conhecer as opções para aproveitar o melhor dos seus equipamentos!

O formato JPEG é, com certeza, um dos mais conhecidos e utilizados. As imagens salvas em JPEG são comprimidas, ou seja, ocupam menos espaço, porém perdem um pouco da qualidade, se comparadas à imagem original.

Outro formato comum para fotógrafos é o TIFF. Você pode, inclusive, armazenar as fotos nesse formato em sua câmera fotográfica. Porém, as imagens em TIFF, ainda que comprimidas, não perdem qualidade, o que fará você mais espaço em seu cartão de memória.

O formato RAW é o terceiro formato que você precisa conhecer para suas fotografias. Raw significa “cru”, e é exatamente isso mesmo: é a foto crua, original, sem compressões ou alterações na qualidade. Para que você edite a imagem posteriormente, no Photoshop, por exemplo, é a melhor opção.

A imagem em RAW, apesar de ocupar bastante do seu cartão de memória, vai oferecer maior qualidade da imagem e profundidade das cores. Assim, para uma fotografia poder receber efeitos e ajustes, este é o formato de arquivo ideal.

Conclusão

Formato de arquivo é uma maneira de identificar o tipo de arquivo, as características que esse arquivo carrega, sua função e programa específico para leitura e edição.

Entender que os formatos de arquivo impactam na forma de armazenamento e apresentação do arquivo, em si, é importante para garantir que seus arquivos mantenham a qualidade e a função necessária.

Para a fotografia, o formato RAW é o ideal para que você tenha a imagem original, rica em detalhes, para edição posterior. Após editada, você pode salvar em JPEG e reduzir o peso dos arquivos.

O que acha de conhecer alguns tipos especiais de fotografia e dicas de edição para testar seus conhecimentos de formatos de arquivo?

Então, confere também estes posts:

E aí, gostou desse conteúdo? Compartilhe sobre os formatos de arquivo com seus amigos!

Ficou alguma dúvida ou tem alguma dica para complementar? Deixe um comentário!

Escrito por Equipe Fotografia Mais

Equipe de Fotógrafos, redatores e designers responsáveis por conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre fotografia para o mercado brasileiro.

190 posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *