Posted in:

O que é DPI? Entenda sobre DPI no Photoshop e DPI na impressora

O que é DPI?

Para imprimir um documento com a qualidade adequada, é fundamental que você saiba o que é DPI.

Isso acontece porque uma impressora faz uso de diferentes processos para transferir a sua imagem para um papel. Com isso, tais processos acabam usando uma medida conhecida como DPI.

Assim, de nada adianta clicar ótimas imagens se a sua impressão não possuir uma ótima qualidade.

Dessa forma, é muito importante que você saiba o que é DPI e como escolher o mais adequado para a sua necessidade.

Boa leitura!

O que é DPI?

Antes de saber o que é DPI, você precisa conhecer o seu significado.

DPI significa “Dots Per Inch”, em português, Pontos por Polegada. Por conta disso, esse conceito também é conhecido como PPP.

Este nada mais é do que a quantidade de pontos existentes dentro de uma polegada de uma foto. Assim, o DPI está diretamente ligado à qualidade de uma imagem.

O PPP também é usado para determinar a sensibilidade de mouses óticos. Dessa forma, é essencial que você faça uso de um mouse com um alto número de PPP caso mexa com programas gráficos, a fim de obter uma maior precisão, por exemplo.

Como escolher o DPI adequado a minha necessidade?

Tudo vai depender do propósito da sua impressão. Confira abaixo em que ocasiões usar cada quantidade de DPI:

  • 150: usado para jornais e documentos não oficiais. Não deve ser usado para fotografias;
  • 300: apresenta uma qualidade maior para impressão de textos. Não atende as necessidades de qualidade de materiais publicitários;
  • 600: imprime fotos com uma nitidez boa e cores mais intensas;
  • 1200: usado por designers gráficos por apresentar uma melhor resolução;
  • Acima de 1200: é indicado para fotógrafos profissionais por apresentar uma maior nitidez, definição e realce de cores.

DPI no Photoshop

Uma impressão no Photoshop exige no mínimo 300 DPI, possibilitando que você altere esse número, a fim de ter uma imagem com uma qualidade maior.

Assim, ao abrir uma determinada foto com baixa qualidade nesse software, você poderá alterar seu DPI para 300 ou mais.

DPI na impressora

O que é DPI?

Ao imprimir uma imagem, é necessário que você saiba o que é DPI, a fim de selecionar a resolução da sua impressão.

Assim, é importante que a quantidade de PPP da sua impressora seja maior que a do seu monitor para que sua imagem tenha uma ótima qualidade.

Isso acontece porque em uma impressão a quantidade de cores em cada ponto é mais limitada do que as utilizadas em um monitor. Assim, o DPI da impressora é determinado pelos fabricantes e tem efeito direto na resolução da foto que será impressa.

Conclusão

Saber o que é DPI é essencial para que as suas imagens tenham ótimas qualidades de impressão. Quanto maior o número de pontos por polegadas for, mais nítidas e definidas as suas imagens serão.

Além disso, é importante que a sua impressora seja capaz de imprimir a quantidade de DPI que você deseja. Então, não esqueça de averiguar essa questão no momento da compra.

Leia também:

Agora que você já sabe tudo sobre DPI, está pronto para melhorar a qualidade e definição das suas obras. Compartilhe sua opinião e dúvidas nos comentários!

Escrito por Equipe Fotografia Mais

Equipe de Fotógrafos, redatores e designers responsáveis por conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre fotografia para o mercado brasileiro.

185 posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *