Se você já leu o post  “Marketing para fotógrafos“, está na hora dar um passo mais avançado:

Como Criar um Plano de Marketing para Fotógrafos?

O Plano de Marketing para fotógrafos é o documento criado para reunir as ações que serão fundamentais para atingir os objetivos da empresa.

“Em nossa consultoria para fotógrafos criamos um Plano de Marketing para fotógrafos, alinhado à estratégia do seu negócio.

Se você precisa de uma consultoria (e pelo que avaliamos no mercado, sabemos que a maioria precisa), entre em contato conosco!

É importante que o Plano de Marketing para fotógrafos tenha o seguinte conteúdo:

1. Sumário executivo:

É um breve resumo do Plano. Essa parte você preenche final, quando o documento estiver pronto.

2. Análise da situação:

2.1 Análise do macroambiente:

Qual é o seu mercado alvo? Casamento, gestantes, família, criança, esporte, publicidade, etc.

Fatores geográficos: a área de atuação será apenas em sua cidade? Você pretende realizar trabalhos em outros estados? Em outro país?

Fatores Econômicos: situações como a inflação, por exemplo, influenciam seu negócio. Fique ligado sempre na economia do país.

Fatores tecnológicos: quais mudanças tem acontecido na tecnologia dentro do cenário da fotografia? Lembre-se que grandes empresas ficaram pra trás porque não acompanharam a mudança da fotografia analógica para a digital.

Fatores demográficos: qual o perfil do cliente que você irá atender (sexo, idade, etc)?

Fatores político-legais: quais aspectos jurídicos (impostos, código de defesa do consumidor, código civil) você precisa observar para seu negócio? Essa informação é importante pois você vai precisar se precaver o máximo possível ao estabelecer um contrato com o cliente.

Fatores Comportamentais: Qual o comportamento desse público que é relevante para traçar alguma estratégia? Por exemplo: as mães estão cada vez mais optando em registrar o momento logo em seguida do nascimento de seus filhos (Newborn).

2.2 Necessidade do mercado:

O quê o mercado precisa que faz com que você o atenda?

2.3 Tendência do mercado:

Newborn, por exemplo, é uma tendência devido ao comportamento das mães.

Crescimento do mercado: existe alguma informação de como está o mercado da fotografia no país, ou em sua região? O que tem crescido?

Dica: uma boa pesquisa para conhecer o mercado e seus clientes é fundamental!

2.4 Análise SWOT para Fotógrafos:

Uma vez analisado o mercado e o seu segmento de atuação, sugerimos fazer uma análise S.W.O.T, que captura as forças e fraquezas da sua empresa, e também analisa as oportunidades e ameaças do ambiente externo (mercado).

Esse quadro é muito relevante ao se criar um Plano de Marketing para fotógrafos, pois dele você conseguirá estabelecer estratégias para desenvolver os seus pontos fracos, e ficará atento também às ameaças que rondam o seu negócio.

Análise SWOT

2.5 Concorrência: é interessante também buscar entender o que a concorrência está fazendo, qual preço está praticando, quais serviços está oferecendo. O objetivo não é copiar, mas sim ficar antenado para que você não marque bobeira e fique pra trás.

3. Estratégia de Marketing para fotógrafos

Para se criar um bom Plano de Marketing para fotógrafos, é imprescindível traçar as estratégias de Marketing para sua empresa.

3.1 Qual é a missão, visão e valores do fotógrafo?

3.2 Qual é o objetivo de marketing?

Exemplo: crescer 10% no próximo ano; obter ‘x’ clientes para cada tipo de serviço prestado; reduzir os custos fixos para aumentar a lucratividade.

3.3 Posicionar Marca do Fotógrafo:

Como sua empresa irá se posicionar no mercado? Se quiser saber mais sobre posicionamento, leia o artigo posicionamento de marca.

3.4 Estratégia:

Diante do que já foi definido, qual a estratégia você irá adotar para consolidar seus objetivos?

Por exemplo: uma empresa que vende telefone celular decide vender tablets. Se ela se posiciona como líder no segmento de celular, irá utilizar essa liderança para convencer seus atuais e futuros clientes que seu novo produto leva a qualidade que a marca já conquistou no mercado.

O objetivo seria posicionar a empresa como fabricante líder de celulares. A estratégia seria criar um conhecimento do consumidor sobre esse novo produto, para então construir uma base sólida de clientes.

3.5 Mix do Plano de Marketing para fotógrafos

Aqui entramos na estratégia já muito conhecida dos 4P’s do Marketing:

Produto: no caso da fotografia, é um serviço. Como ele será identificado para o mercado compreender os serviços que você presta? Qual a demanda do mercado você irá atender?

Preço: já falamos muito de sobre isso no Modelo de Negócio. Mas aqui é importante que você alinhe o seu preço a sua estratégia de Marketing. Se qualidade é o seu forte, então os clientes não vão ligar em pagar um preço maior.

Se preço é seu diferencial (muito cuidado se for!), você precisa definir como será sua estratégia para trabalhar essa linguagem.

Praça: seu serviço precisa ser “distribuído“ no mercado. No caso de produto, a praça seria o ponto de venda. Como estamos falando de fotografia, podemos dizer que a praça é o seu próprio estúdio, que é o local da entrega do serviço.

Se você não tem um estúdio, qual estratégia irá utilizar para reunir com os clientes? Como será esse momento de contato deles com o seu serviço?

Promoção: trata-se da comunicação (muitos acham que são as ações promocionais que você irá desenvolver, mas não é isso). Quais são os esforços que você irá adotar para divulgar a sua marca e seus serviços? Onde você irá anunciar?

4. Custos de um Fotógrafo:

O Plano de Marketing para fotógrafos também é útil para incluir o levantamento de todos os custos da sua empresa. Como você já fez isso ao criar seu Modelo de Negócios, ele servirá como base para estabelecer o seu preço e as futuras projeções financeiras. Se quiser saber mais, leia também quanto cobrar na fotografia.

Acrescente os custos que você já levantou, a projeção de vendas, e defina quais serão as estratégias de marketing para conquistar clientes e aumentar o seu faturamento.

5. Implementação

É hora de colocar a mão na massa.

5.1 Estratégia:

É tudo aquilo que você estabelece como objetivo. Por exemplo:

Fortalecer a marca da empresa.

Utilizar a comunicação para atrair novos clientes.

Estreitar o relacionamento com os principais fornecedores.

 

5.2 Tática:

É como você irá fazer.

Reformular a marca e recriar o site.

Anúncios no facebook e em revistas de noivas, google Adwords, etc.

Montar um banco de dados com os fornecedores e encaminhar um brinde no aniversário de cada um.

 

5.3 Operacional:

É a parte prática em si.

Solicitar orçamento de criação de logo e site com três fornecedores.

Entrar em contato com os meios de comunicação para entender qual valor investido, tiragem de revista, valor de compra de palavras do Google, etc.

Pensar em um brinde personalizado para os fornecedores e solicitar orçamento com três fornecedores.

IMPORTANTE: um bom Plano de Marketing para fotógrafos é feito baseado na estratégia e posicionamento da empresa. O Plano é onde você irá documentar as suas ações para colocar em prática aquilo que já foi estabelecido.

 

Se você ainda tem alguma dúvida, podemos tentar te ajudar. Deixe um comentário e fale conosco.

Esperamos ter ajudado um pouco mais para esclarecer a importância do Plano de Marketing para fotógrafos.

Rafael, do Fotografia Mais