Posted in:

Como criar um álbum de casamento fantástico

Álbum de casamento fantástico

Muitos fotógrafos têm dificuldade quando se trata de criar um álbum de casamento, seja na escolha do álbum, na diagramação, qual gráfica imprimir o álbum, etc.

Por isso nós decidimos criar esse post que aborda algumas questões importantes que você precisa saber para oferecer ao seu cliente um álbum de casamento fantástico. Esperamos que goste. Deixe seu comentário abaixo e curta nossa página Fotografia Mais no Facebook.

Um álbum de casamento bem feito te destaca dos concorrentes

Em um mercado cada vez mais competitivo e com alta concorrência, oferecer álbuns com materiais diferenciados e qualidade superior é fundamental.

Hoje, a grande maioria dos fotógrafos oferece álbuns básicos, modelo “capa 100% fotográfica” e desperdiçam a oportunidade de encantar seus clientes com um produto de acabamento superior e materiais de excelente qualidade.

Ter bom gosto é fundamental em todas as áreas. Diagramações poluídas, álbuns que não contam histórias e acabamentos de baixa qualidade são os piores inimigos para a criação de um álbum de casamento fantástico.

O álbum é a ferramenta de venda mais poderosa do fotógrafo. Por isso é preciso oferecer aos clientes um produto diferenciado.

Imprimir álbum de casamento em uma boa encadernadora

É imprescindível encontrar uma boa encadernadora. Existem 3 pilares importantes para se construir um relacionamento de parceria com o fornecedor:

Qualidade – produtos de acabamento superior e perfeitos.

Prazo – a entrega do álbum precisa acontecer no prazo combinado.

Atendimento diferenciado.

Para os fotógrafos que estão começando e querem saber se existe alguma linha mais ‘barata’, dizemos o seguinte: mesmos os fotógrafos iniciantes precisam de produtos encantadores para oferecer aos seus clientes.

Por este motivo, quanto mais belo o acabamento do álbum para quem está começando, melhor será o retorno em vendas. Um álbum de casamento fantástico não pode ter qualidade inferior!

Separamos alguns tópicos importantes se você tem dúvidas sobre o processo de impressão, tipos de material, onde imprimir, etc:

Processo de edição, tratamento e produção:

Para tratamento de imagens, aconselhamos a todos o uso do Lightroom, por sua velocidade para tratamentos em lote e pela facilidade em editar as imagens. Um álbum de casamento fantástico começa com um programa de edição do mesmo nível

Para diagramação o InDesign é uma ferramenta ágil e produtiva para álbuns de qualidade superior.

Na hora de finalizar o arquivo, é preciso que o fotógrafo tenha um gabarito específico da encadernadora. Um álbum de casamento perfeito exige ser impresso nas medidas corretas. Sem um gabarito a possibilidade de acontecer algum problema é muito grande!

Tipos de impressão fotográfica:

Hoje existem 2 processos de impressão de um álbum de casamento: o gráfico e o fotográfico.

Muito se diz sobre a qualidade do papel gráfico, que tem evoluído nos últimos anos, mas a qualidade com custo x benefício do papel fotográfico revelado em minilab é imbatível. Acreditamos que exista mercado para os dois tipos de material, mas o cliente final percebe a qualidade superior do papel fotográfico!

Tipos de material para álbum de casamento:

Se o seu objetivo é oferecer um álbum de casamento fantástico, com qualidade superior, pense nos seguintes tipos de material de acabamento nobre: couro legítimo, acrílico, peles francesa e belga e álbuns em tecido e acrílico. Tenha certeza que seu trabalho será muito mais valorizado pelo seu cliente.

Tipos de papel utilizado na impressão de álbum de casamento:

Uma boa dica é a utilização de papel com laminação brilhante e fosca, como também a laminação aveludada, que dá um toque especial ao material.

Tipos de acabamento:

Sei que em São Paulo a encadernadora Premiere tem mais de 10 modelos de álbuns de casamento diferentes, desde os álbuns mais básicos e clássicos até os álbuns mais sofisticados com acabamentos diferenciados.

Álbum de casamento fantástico

Álbum de casamento fantástico

 

 

 

 

Onde imprimir seu álbum de casamento?

Conversei com alguns fotógrafos e eles falaram que essa Encadernadora Premiere é uma excelente opção. Você apenas envia os arquivos e recebe seu álbum pronto e impresso. Lá um álbum com 20 lâminas no tamanho 30×30 com capa fotográfica sai em torno de R$ 590,00 (em 2015). Um valor bem acessível para um produto de qualidade!

Quais são os problemas que os fotógrafos podem encontrar no processo de produção de um álbum? E o que fazer para evitá-los?

Empenamento do álbum (álbum onde utiliza-se papel entre as lâminas);

Problemas com prazo de entrega e dificuldades com o atendimento: é muito importante conhecer e escolher a encadernadora certa para não ter problemas com o álbum de casamento do seu cliente.

Qual e média do tempo de entrega de um álbum fotográfico no mercado?

Normalmente 30 dias.

 

Quer saber mais sobre Marketing e Negócios em fotografia? Continue lendo nossos posts “Quando cobrar na fotografia”, “Modelo de negócio para fotógrafos”, dentre outros.

Rafael, do Fotografia Mais

Escrito por Equipe Fotografia Mais

Equipe de Fotógrafos, redatores e designers responsáveis por conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre fotografia para o mercado brasileiro.

161 posts

2 Comments

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *