Posted in:

Adobe Stock: Aprenda a Ganhar Dinheiro com sua Fotografia [Guia Completo]

adobe stock

Você já conhece o banco de imagens Adobe Stock? Vale a pena?

Ele foi criado com a intenção de disponibilizar imagens que podem ser compradas por qualquer pessoa que tiver algum interesse nelas.

Se você é amante dos programas da Adobe, como o Photoshop, Illustrator, Indesign, por exemplo, talvez já tenha ouvido falar no Stock.

Esse programa é ótimo para quem precisa de imagens com frequência, principalmente porque ele facilita toda a comunicação da ferramenta com os aplicativos do Creative Cloud.

Além disso, você pode faturar com as imagens clicadas por você. Afinal, provavelmente alguém vai acabar se interessando.

Você sabe como realizar a pós produção das suas imagens com o Lightroom? Então, acesse agora mesmo o guia compelto que preparamos para você! 

Neste artigo você vai conhecer tudo sobre o Adobe Stock e se vale ou não apena vender suas imagens na internet.

Índice

  1. O que é o Adobe Stock?
  2. Bibliotecas do Creative Cloud: entenda melhor
  3. Vender suas fotos no Adobe Stock: vale a pena?
  4. Como se tornar um colaborador no Adobe Stock: passo a passo
  5. Dicas para aumentar seus ganhos com o Adobe Stock
  6. Destaque do Adobe Stock: galeria para se inspirar
  7. Conclusão

Confira agora tudo o que você precisa saber sobre o Adobe Stock.

Boa leitura!

O que é o Adobe Stock?

adobe stock o que é
O que é o Adobe Stock?

Antes de mais nada, você precisa saber que o adobe Stock é um banco de imagens. Estes, são serviços que oferecem fotografias, vídeos ou vetores em alta definição e prontos para o uso em diversos fins, como em campanhas publicitárias ou projetos de design.

Esses arquivos são isentos de royalties. Ou seja, ao adquiri-los você evita ter possíveis problemas com direitos autorais de imagem.

Quando isto ocorre, você pode acabar pagando bem caro por ter utilizado determinada imagem sem a devida autorização ou sem conhecer a sua origem.

Adobe Stock

O Adobe Stock é o banco de imagens da Adobe, que foi lançado no ano de 2015. Atualmente, ele possui mais de 50 milhões de arquivos de altíssima qualidade que se dividem em ilustrações, imagens e fotos.

Além disso, ele é integrado aos aplicativos da Creative Cloud, o que acaba facilitando o seu uso para todos os usuários Adobe e economizando tempo em relação a pesquisas e gerenciamento de arquivos.

Nele você também encontra mais de 1 milhão de vídeos para usar como quiser. Assim, eles podem ser usado em aplicações web, comerciais para televisão, em produções corporativas, entre outras funcionalidades.

Esse serviço oferece aos seus usuários acesso a 90 milhões de vetores, imagens, fotos, ativos e modelos 3D de alta qualidade, sendo isentos de royalties para projetos de criação.

O Stock está integrado diretamente com todos os seus aplicativos de desktop da Adobe, como o Illustrator CC, o Photoshop CC e o InDesign CC. Assim, você pode realizar pesquisas, navegar e adicionar imagens às Bibliotecas da Creative Cloud, além de conseguir acessar todos os seus ativos tanto em dispositivos móveis quanto no desktop.

Você também pode baixar alguns modelos desenvolvidos por artistas do Adobe Stock diretamente nas caixas de diálogo “Novo documento”.

Como funciona o Adobe Stock?

Como você já sabe, o Stock é um banco de dados. Dessa forma, você pode cadastrar seus trabalhos, a fim de vendê-los para alguém que esteja interessado

Então, basta cadastrar suas imagens no site para começar a ver o dinheiro entrar.

Quanto custa para o cliente o Adobe Stock?

A assinatura do Adobe Stock pode ser realizada de forma individual ou associada à sua conta do Creative Cloud.

Se você não utilizar todas as imagens do seu plano, elas serão automaticamente transferidas para o próximo período cadastrado, porém, alguns limites podem ser aplicados). Em contrapartida, você também pode optar por pagar apenas pela quantidade de imagens que usar.

Ou seja, você pode pagar a vulso ou optar por uma assinatura paga.

No entanto, há a opção de qualquer usuário experimentar o funcionamento da plataforma de maneira gratuita por 30 dias.

Como funciona?

Quem opta pelo plano anual, pode baixar 10 imagens por mês. Porém, no o primeiro mês é gratuito, e se você realizar o cancelamento da sua assinatura antes de fechar o prazo de 30 dias após a sua assinatura, também não haverá a cobrança de taxas de cancelamento.

Assim, você pode baixar quantas imagens quiser durante esse período sem que exista restrição de download de qualquer mídia, independente do seu formato.

Na versão gratuita de teste, você pode realizar 10 downloads. Após esse período, você pode continuar utilizando essa mesma quantidade de download para seus trabalho por apenas U$29,99 por mês, por exemplo.

Bibliotecas do Creative Cloud: entenda melhor

adobe stock

As biblioteca do Creative Cloud é um local onde você pode organizar e salvar todas as suas fotos.

Dessa forma, você pode gerenciar o seu conteúdo da melhor maneira possível, além de acessá-lo quantas vezes quiser e reutilizá-lo nos principais aplicativos da Creative Cloud.

Um dos fatores que faz as bibliotecas serem tão interessantes é que elas possibilitam que você ou outra pessoa da sua equipe possam movimentar as suas fotos.

Assim, todas as imagens que forem salvas na sua biblioteca podem ser acessadas a partir qualquer dispositivo, desde em seu desktop até em aplicativos móveis, como tablets e smartphones.

Todas as fotos que são salvas na sua biblioteca são sincronizadas de maneira automática com a sua conta Creative Cloud. Ou seja, você pode acessá-las novamente quando desejar, até mesmo quando estiver off-line, sem que haja o risco de perdê-las por algum motivo.

Coletar

As Bibliotecas da Creative Cloud coletam ativos de design de diversos aplicativos, e isso não acontece apenas nos aplicativos de desktop.

Todos os programas para dispositivos móveis da Creative Cloud possibilitam que você capture suas fotos e imagens em qualquer lugar e, inclusive, às baixe diretamente do Adobe Stock.

Gerenciar

Também é possível organizar seus arquivos nas várias Bibliotecas da Creative Cloud.

Assim, elas podem ser divididas em marcas, projetos, tipos de arquivos, bem como “favoritos” que você usa para criar o seu próprio estilo pessoal.

Usar em designs

Além disso, você pode usar as Bibliotecas para criar ilustrações e designs fazendo uso dos ativos mais atualizados do Creative Cloud.

Vender suas fotos no Adobe Stock: vale a pena?

adobe stock colaborador
Vender fotos no Adobe Stock vale a pena?

Com o Adobe Stock você pode vender suas imagens, vídeos e vetores para pessoas no mundo inteiro!

O Adobe Stock oferece uma comissão competitiva de 33% para imagens e 35% para vídeos.

Dessa forma, quanto mais imagens você disponibilizar na plataforma, mais chances você tem de vendê-las.

Ou seja, vale muito a pena! No início, provavelmente você ganhar uma renda extra com essa prática apenas.

No entanto, com o tempo e com o upload de mais imagens, você eventualmente vai acabar faturando cada vez mais alto!

Como se tornar um colaborador no Adobe Stock: passo a passo

Para os fotógrafos, designers, ilustradores e  videomakers, se tornar um colaborador do Stock pode ser uma ótima maneira de receber um dinheiro extra.

Isso significa que você poderá vender suas mídias diretamente na plataforma para pessoas do mundo inteiro.

Se tornar um colaborador do Stock é um processo rápido e fácil. Em pouquíssimos minutos sua conta estará criada e você poderá começar a vender todo o conteúdo que quiser!

Confira agora o passo a passo para se tornar um colaborador da plataforma agora mesmo:

1. Faça uma conta (Adobe ID)

Antes de mais nada, entre na página do programa, a fim de realizar o seu cadastro. Se ainda não possui uma Adobe ID, crie a sua rapidamente, clicando no botão azul “Criar uma Adobe ID”. Caso já possua, basta clicar no botão “Continuar com minha Adobe ID”.

2. Faça upload das suas fotografias

Agora que você já consegue visualizar seu painel de colaborador, tudo o que você precisa fazer é começar a realizar o upload do conteúdo diretamente para a plataforma.

É possível subir vídeos, fotos e vetores. Porém, você precisa ser o único proprietário de cada arquivo que enviar para venda. Assim, você evita possíveis problemas com direitos autorais.

Dessa forma, clientes Adobe do mundo inteiro poderão acessar ao seu conteúdo e conseguirão adquiri-los diretamente na plataforma.

3. Resgate sua comissão pelas imagens

Depois que o seu seu conteúdo estiver disponível no site, você só terá que aguardar para ver seu faturamento aumentar.

Quanto mais conteúdo de qualidade você disponibilizar no Stock, maiores são as chances de que as pessoas se interessem e adquiram as licenças de uso das suas mídias. Assim, consequentemente, você receberá cada vez mais royalties pelos seus arquivos.

Para acessar todo tipo de informações sobre as comissões pagas pela Adobe, clique nesse link e tire suas dúvidas em “Perguntas Frequentes”.

Veja agora quais são as melhores dicas para aumentar seus ganhos com o Stock:

Dicas para aumentar seus ganhos com o Adobe Stock

Poste muito conteúdo

É muito importante que você poste o máximo de conteúdo possível no Stock. Dessa forma, as chances de ter seu conteúdo visto são muito maiores e, consequentemente, de realizar vendas.

Então, capriche bastante nas produções de suas mídias, a fim de conseguir se destacar e faturar dentro da plataforma.

Procure disponibilizar conteúdo de qualidade

Jamais disponibilize uma foto ruim em um banco de imagens. Isso porque agindo dessa maneira, você não realizará vendas, além de ficar mal visto pelos compradores.

Então, poste apenas trabalhos que você também se disporia a comprar.

Planeje fotografias que possam ser usadas para diferentes situações

Em muitos casos, uma mesma foto pode ser usada para mais de um fim.

Por exemplo, uma imagem de uma casa na praia pode ser usada por um SPA, um escritório de arquitetura, uma imobiliária.

Então, foque sempre em produzir imagens que possam agradar diferentes tipos de público, a fim de aumentar as suas chances de download.

Conheça os termos do Adobe Stock e entenda como a comissão é paga

É fundamental que você conheça os termos do Stock e o funcionamento do pagamento das suas comissões.

Dessa forma, você não violará nenhum termo, pois se isso acontecer, sua imagem pode ser retirada do ar, fazendo com que você possua menos imagens disponíveis para download.

Neste link você pode conferir os termos e como a comissão é paga.

Destaque do Adobe Stock: galeria para se inspirar

Veja agora algumas imagens da galeria do Adobe Stock para se inspirar e arrasar nas suas publicações:

imagens adobe stock

inspiração adobe stock

adobe stock dicas

colaborador adobe stock

vender no adobe stock

adobe stock quanto paga

adobe fotos stock

fotos adobe stock

free adobe stock

adobe stock vale a pena

Conclusão

Agora você sabe tudo o que precisa sobre Adobe Stock!

Esse programa é o banco de imagens da Adobe, o que possibilita a sua integração com outros aplicativos, como o Photoshop CC, Illustrator CC e InDesign CC.

Dessa forma, você pode acessá-lo tanto do seu desktop quanto de um dispositivo móvel, como um smartphone ou tablet.

Com ele, você pode vender suas mídias (fotos, vídeos, imagens e vetores) como pessoas do mundo todo!

Mas tenha o cuidado de disponibilizar apenas imagens com boa qualidade e que sejam autorais, a fim de não ser penalizado por compartilhar imagens feitas por outras pessoas.

Para compartilhar o seu conteúdo e lucrar com isso, entre no site e abra uma conta na Adobe. O próximo passo é realizar o upload das suas imagens para que elas possam ser achadas e compradas. Por último, resgate a comissão ganha pela venda do seu trabalho.

É fundamental que suas imagens possam ser usadas em diferentes nichos para diferentes fins. Dessa forma, você conseguirá alcançar muito mais pessoas com menos esforço.

adobe stock dicas

Neste artigo, você encontrou tudo o que precisava saber sobre Adobe Stock. Agora, é só se inspirar e começar a fazer o upload dos seus melhores trabalhos no banco de imagens da Adobe!

Quer aprender mais sobre fotografia e continuar aprimorando seu trabalho? Acompanhe nosso blog! Sempre trazemos novidades da área, e as melhores dicas e guias completos para você!

Veja alguns outros artigos que podem te interessar:

E você, já conhecia tudo sobre Adobe Stock? Nos conte sobre a sua experiência e se você tem alguma dica a oferecer para os outros leitores!

E não esqueça: se ainda ficou com alguma dúvida, basta deixar sua pergunta nos comentários!

Obrigado por ler até aqui!

Escrito por Equipe Fotografia Mais

Equipe de Fotógrafos, redatores e designers responsáveis por conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre fotografia para o mercado brasileiro.

151 posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *