Posted in:

Fotografia Esportiva: O que é, Dicas de Fotografia e Inspirações

fotografia esportiva

A fotografia esportiva é um nicho dinâmico e promissor para fotógrafos profissionais.

A fotografia, como profissão, é extremamente abrangente. Existem inúmeros gêneros de fotografia e nichos disponíveis para especialização.

Quer aprender mais sobre o mercado da fotografia e quais são as melhores oportunidades para quem está começando? Leia esse outro artigo que preparamos sobre fotografia para entender melhor essa profissão.

Em meio a todas essas possíveis direções, está a fotografia esportiva. Neste artigo, você aprenderá tudo que precisa saber para se inserir nesse mercado. Continue lendo e confira todas as nossas dicas:

Índice

  1. O que é Fotografia Esportiva?
  2. Dicas para Fotografia Esportiva
  3. Melhores Fotógrafos Esportivos
  4. Inspirações de Fotografia Esportiva
  5. Conclusão

O que é Fotografia Esportiva?

o que é fotografia esportiva

A fotografia esportiva é um gênero de fotografia que visa fotografar atletas, geralmente no momento das competições, eventos e outras performances.

As fotos normalmente são tiradas de maneira a retratar os movimentos e documentar o evento esportivo.

Por sua natureza dinâmica, esse é considerado um dos mais desafiadores nichos da fotografia. O profissional deve estar sempre atento e ser ágil para não perder o momento certo para o clique.

Nesse mercado, é possível trabalhar com editoras, jornais, sites de notícias e revistas. Entretanto, existe outro tipo de cliente: o atleta em si.

Muitos profissionais não sabem disso, mas atletas, em especial os amadores ou iniciantes, frequentemente contratam fotógrafos para registrar seus feitos.

Também é muito comum que os fotógrafos cubram eventos esportivos sem que sejam contratados previamente.

Existe uma grande variedade de plataformas online onde você pode se registrar e fazer upload de suas fotos. Uma vez lá, empresas podem escolher comprar suas imagens e você recebe uma porcentagem do valor.

Mas independente de como você venda seu trabalho, uma coisa é certa: a fotografia esportiva exige muita preparação e técnica. Por isso, continue lendo e se informe!

Dicas para Fotografia Esportiva

fotografia esportiva dicas fotografia de esporte

É verdade, a fotografia esportiva não é fácil. Você vai precisar ter um olho bem treinado, bastante agilidade e aperfeiçoar suas técnicas fotográficas.

Além disso, alguns equipamentos específicos também serão necessários. Mas não se preocupe: com estudo e treino, certamente você consegue se especializar nesse nicho.

Para ajudar você nesse desafio, separamos as melhores dicas para montar um guia completo da fotografia esportiva. A seguir, você encontra tudo que precisa saber:

Equipamentos Fotográficos para a Fotografia Esportiva

equipamento fotográfico fotografia esportiva

Vamos começar com o básico: o equipamento. Nesse ramo, ele pode sim ser o diferencial que você precisa para destacar seu trabalho.

Você deve considerar alguns fatores sobre a fotografia esportiva antes de investir no seu equipamento:

  • As fotos devem retratar ações e dinamismo: isso significa que você precisará de uma boa velocidade de obturador, por exemplo;
  • Você nem sempre poderá chegar perto do atleta: então, você precisa contar com o zoom adequado e outros recursos que permitam aproximar o assunto;
  • Você terá pouco ou nenhum controle sobre a iluminação: então você precisa estar preparado para diferentes condições climáticas e níveis de luz.

Com isso em mente, vamos falar um pouco mais sobre os equipamentos mais importantes:

Câmera Fotográfica

Você já sabe que precisa contar com uma câmera de qualidade, que possibilite configuração manual. O que menos fotógrafos lembram de considerar, no entanto, é o tamanho do sensor.

Uma câmera “cropped” – isso é, que não possui sensor full-frame – pode ajudar muito na fotografia esportiva. Isso porque o ângulo modificado aproxima ainda mais o assunto.

É interessante lembrar que alguns modelos de câmeras full-frame contam com configurações que simulam um sensor menor.

Alguns profissionais que lidam com a fotografia de esportes também contam com segundas ou terceiras câmeras, disparadas remotamente. Elas podem, por exemplo, ser posicionadas atrás do gol ou de maneira a capturar a platéia.

Lentes para Fotografia Esportiva

O fotógrafo de esportes precisa contar com lentes de zoom. O ideal é que você tenha na bolsa uma objetiva com distância focal de, ao menos, 200mm.

Dessa forma, é possível capturar expressões, emoções e todos os detalhes que compõe uma fotografia esportiva espetacular.

É claro, você pode conseguir ótimas imagens com outros tipos de lentes. A olho de peixe, por exemplo, é uma escolha popular entre fotógrafos de esportes radicais e cria efeitos incríveis.

A grande ocular, por sua vez, é perfeita para fotografar os auditórios, ou para quando você pode chegar mais perto do atleta.

No entanto, as teleobjetivas e lentes zoom com grandes distâncias focais poderão ser utilizadas em mais situações.

Dessa forma, se precisar escolher apenas uma lente para investir no começo, essa é a melhor opção. Uma lente que apresenta ótimo custo-benefício para o fotógrafo de esportes é a 70-200mm, f/2.8.

Configurações da Câmera

configurações camera fotografia esportiva

Para entender, em qualquer situação, quais são as melhores configurações para a sua câmera, você deve considerar:

  • Distância do assunto;
  • Se o assunto está parado ou em movimento;
  • Nível de iluminação;
  • Efeitos desejados.

E, para sempre saber o que fazer, recomendamos que você entenda como o equipamento funciona. Em especial o diafragma e o obturador da câmera.

De maneira geral, para fotografar esportes (considerando que você esteja longe do atleta), o ideal é:

  • Aumentar o zoom óptico;
  • Aumentar a velocidade do obturador;
  • Tirar fotos de teste antes do evento começar, a fim de configurar o ISO de acordo com a iluminação atual do ambiente;
  • Desligar o flash.

Aprenda sobre o Esporte e suas Regras

Se você quer se destacar na fotografia esportiva, não há atalhos. Você precisa aprender sobre o esporte que vai fotografar e suas regras. Isso porque esse conhecimento é fundamental para saber quais são os melhores momentos para clicar.

A familiaridade com o esporte ajuda a antecipar as ações do atleta. Dessa maneira, é muito mais fácil conseguir o clique perfeito.

Localização Privilegiada

Na fotografia esportiva, estar no lugar certo na hora certa é quase tão importante quanto é no fotojornalismo. Felizmente, nesse ramo a posição ideal não depende apenas de sorte.

Você já sabe que precisa conhecer o esporte que está fotografando. Pesquisar sobre isso oferece mais uma vantagem: saber onde você precisa estar para registrar os melhores quadros.

Capture Emoções

fotografia de esporte

As melhores fotografias de esporte capturam muito mais do que o atleta em ação. As fotos que contam histórias e demonstram as emoções do momento são mais impactantes e, como resultado, muito mais populares entre clientes.

A emoção da vitória, a tristeza das falhas, a dor de uma lesão física, a frustração com o time adversário… Esses são os altos e baixos que fazem com que as pessoas se apaixonem pelo esporte. E por isso, também são os momentos mais valiosos quando capturados em uma foto.

Seja Respeitoso com os Atletas

Devemos lembrar que capturar emoções, no entanto, não significa ser invasivo e desrespeitoso. Sempre exercite a empatia e tenha o cuidado de não atrapalhar procedimentos importantes.

Por exemplo, no caso de uma lesão mais séria, o ideal é se afastar. Você não quer ficar no caminho dos paramédicos, ou invadir um momento tão fragilizante para o atleta com registros indesejáveis.

Fotografe Assuntos Antes e Depois do Jogo

A fotografia esportiva engloba muito mais do que o evento em si. É claro, cliques dos atletas em ação sempre são fascinantes. No entanto, seu público está interessado em muito mais do que isso.

Seus cliques não devem se limitar aos momentos entre os apitos do juíz. Fotografe a interação dos atletas, a conversa com os técnicos, a torcida… Você pode acabar com imagens espontâneas e muito valiosas!

Faça sua Pesquisa e Identifique os Jogadores e Treinadores Importantes

Todo atleta possui seu papel no time. No entanto, você deve sempre lembrar que a fotografia esportiva é uma profissão.

E nesse ramo, a maioria das fotografias que farão você lucrar serão vendidas em um modelo freelancer, nas plataformas que mencionamos anteriormente.

Ou seja: você precisa saber quais são os jogadores e treinadores “celebridades”. Fotos deles vão, quase sempre, gerar mais vendas e exposição para você. Por isso, faça sua lição de casa!

Efeito Congelamento ou Efeito Panning

fotografia esportiva

O efeito panning é extremamente popular na fotografia esportiva.

Tratam-se das imagens que apresentam desfoque de movimento no fundo, mas não no assunto fotografado. Você vê muitos exemplos disso em esportes mais rápidos, como corridas de carro.

No entanto, esse não é um efeito fácil de se obter. Isso porque as configurações ideais da câmera dependem muito da situação. Muitos fatores influenciam no efeito, como:

  • A velocidade do assunto;
  • A distância da câmera para o assunto;
  • A iluminação do ambiente;

Veja nossas dicas para alcançar esse efeito incrível:

  • Quanto mais rápida a velocidade do obturador, menos o efeito panning aparecerá na imagem.
  • Utilize o foco manual da sua câmera;
  • Evite fotografar múltiplos assuntos;
  • Afaste-se do assunto o máximo que puder e utilize o zoom óptico;
  • Ligue e sincronize o flash com a segunda cortina do obturador.

O efeito congelamento, por sua vez, consiste em fazer o oposto: congelar o quadro completamente, registrando todos os detalhes no plano de fundo da foto.

Para isso, você precisará configurar o seu obturador para alta velocidade. Quanto menor o tempo de exposição, mais fácil será congelar o quadro.

Preocupe-se com o Plano de Fundo

Não se esqueça de ficar atento a sua composição! Com tantos outros elementos para considerar, é comum acabar se atrapalhando e registrando elementos indesejáveis, que desvalorizam a foto.

Caso esteja trabalhando com o efeito panning, quanto mais elementos forem capturados no plano de fundo, melhor. Eles ajudam a dar riqueza de detalhes para o efeito e potencializam a ilusão de movimento.

Tenha um monopé

Estabilizar a sua câmera, em algumas situações, é fundamental. O monopé acaba sendo o preferido na fotografia esportiva para essa função, visto que apresenta algumas vantagens quando comparado ao tripé:

  • Maior mobilidade: ele é fácil de mover de um ponto para outro durante o evento;
  • Estabilidade para teleobjetivas: o monopé oferece maior estabilidade quando você está utilizando lentes maiores;
  • Ângulos exclusivos: com maior possibilidades de extensão e ângulos, esse acessório oferece mais opções para o fotógrafo.

Fotografe em Jpg

Isso pode parecer contraintuitivo, mas o RAW não é a melhor opção para a fotografia esportiva. É verdade, esse formato resulta em imagens de resolução maior e que possibilitam edições mais extensas.

No entanto, imagens RAW são enormes. Além de ocupar muito espaço, isso significa que a câmera vai demorar para processar as imagens. Ou seja, vai precisar de mais tempo entre um clique e outro.

Em um nicho dinâmico como o da fotografia esportiva, essa espera pode significar a perda de um momento crucial. Por isso, o melhor é fazer as fotografias em jpg.

Desligue o Flash

A não ser que você esteja utilizando o flash sincronizado com a segunda cortina do obturador, a fim de produzir um efeito panning, esse acessório não tem muito a contribuir na fotografia esportiva.

O flash é uma fonte de luz que não possui grande alcance. Por isso, quando você está fotografando os eventos de longe, dificilmente a luz vai chegar até o assunto.

Melhores Fotógrafos Esportivos

A seguir, separamos uma lista com os melhores fotógrafos esportivos! Nunca deixe de buscar referências e estudar a técnica de outros fotógrafos. Isso ajuda muito a continuar sempre melhorando:

Inspirações de Fotografia Esportiva

Montamos também uma galeria de fotografia esportiva com as inspirações mais incríveis! Confira:

fotografia esportiva como fazer

fotografia esportiva

Conclusão: Fotógrafo Esportivo de Sucesso

A fotografia esportiva é um nicho extremamente recompensador, principalmente para aqueles que amam os esportes. No entanto, essa também é uma área desafiadora da fotografia.

Ser um fotógrafo esportivo exige preparo, estudo, técnica e prática. É fundamental ter bastante agilidade, um ótimo olhar fotográfico e aprender como antecipar as ações dos atletas.

fotografia esportiva

Além disso, você precisa contar com o equipamento adequado – e dominá-lo. Neste artigo, você obteve todas as informações que precisa para começar. Agora, é só começar seu treino!

Quer aprender mais sobre fotografia e continuar aprimorando suas técnicas? Então você vai adorar esses outros artigos que separamos para você:

E você, já trabalhou com fotografia esportiva? Qual é sua opinião sobre esse mercado? Divida sua experiência conosco e com os outros leitores nos comentários. Não esqueça de deixar sua pergunta se ficou com alguma dúvida!

Escrito por Equipe Fotografia Mais

Equipe de Fotógrafos, redatores e designers responsáveis por conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre fotografia para o mercado brasileiro.

101 posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quero ser cadastrado na LISTA VIP