Posted in:

Bokeh: Passo a Passo Como Fazer Fotografia com Efeito Bokeh

bokeh como fazer fotografia efeito bokeh criativo

Você já ouviu falar do efeito Bokeh e gostaria de aprender como fazê-lo?

O Bokeh é um efeito muito popular, que deixa as fotos lindas!

Existem inúmeros efeitos e técnicas utilizadas no mundo da fotografia para conseguir imagens mais criativas, artísticas e únicas.

Antigamente, esses efeitos eram muito mais difíceis de alcançar. Os equipamentos específicos eram muito caros e raros. Além disso, aprender a lidar com essas técnicas não era tão fácil também.

Hoje em dia, felizmente, as coisas mudaram muito. Graças ao avanço da tecnologia, a grande maioria dos efeitos podem ser alcançados apenas com uma câmera digital e a lente certa.

Muitas vezes, é possível até mesmo adicionar o efeito depois que a foto já foi tirada, através do photoshop e outros programas similares.

A seguir, você encontra mais informações sobre como fazer bokeh. Você vai aprender o que é o bokeh e as diferentes formas de alcançar esse efeito! Continue lendo e confira:

O que é Bokeh?

bokeh o que é como fazer fotografia com efeito

A palavra Bokeh vem do japonês, boke, que pode ser traduzida como “mancha”, “borrão”. Mais especificamente, o boke se refere a uma mancha fora de foco.  O termo é utilizado na fotografia para se referir a áreas desfocadas em uma imagem.

O desfoque, ou bokeh, é normalmente produzido pelas lentes da câmera. O resultado são círculos no fundo da imagem, formados normalmente pela luz que está em desfoque.

As diferentes formas de conseguir o efeito são normalmente usadas para remover distrações, ajudando o observador a focar no sujeito da foto.

Outro objetivo do Bokeh pode ser alcançar uma estética específica para imagens mais artísticas.

Origem do Bokeh

O termo “bokeh” aparece nos livros de fotografia, pelo menos, a partir do ano 2000. Mike Johnston, editor da revista Photo Techniques, alega ter cunhado a pronúncia atual, adaptando a palavra japonesa para falantes do inglês, em 1996.

A técnica fotográfica, no entanto, está em uso por muito mais tempo do que isso.

Como Fazer Bokeh

bokeh como fazer

Um efeito bokeh de qualidade depende diretamente do diâmetro de abertura físico da lente. Isso significa que as câmeras portáteis não são capazes de produzir o efeito.

Alguns modelos compactos conseguem desfocar o fundo da imagem até certo nível. Para isso, é necessário fotografar com o zoom máximo ou o modo macro, se disponível, e focar a lente no primeiro plano. No entanto, a qualidade do efeito não será tão boa.

Já em câmeras profissionais e semi-profissionais, além da lente correta, você precisará configurar o equipamento adequadamente:

  • Coloque a  câmera no modo “Prioridade de Abertura”;
  • Configure a lente na maior abertura possível (de preferência f1.4, f1.8 ou f2.8);
  • Configure uma alta velocidade de obturador (acima de 1/50 segundos).

Outra dica é a distância: quanto mais perto você estiver do primeiro plano e mais longe estiver do fundo, melhor será o efeito bokeh.

Se estiver usando uma lente zoom, faça o enquadramento com a maior distância focal possível.

Dicas para melhorar suas fotos com efeito bokeh

O efeito bokeh funciona melhor em alguns tipos de imagens, ambientes e situações. Confira as dicas que separamos para que você se torne um expert:

  • Tire foto em locais abertos ou ao ar livre. Dessa forma, é possível conseguir mais distância entre primeiro plano e fundo;
  • Se você tiver luzes no fundo em contraste com um ambiente mais escuro, o efeito será potencializado;
  • O bokeh criativo fica ótimo em retratos e em imagens onde você quer destacar o primeiro plano;
  • Uma boa forma de treinar o efeito bokeh é fotografando sua cidade à noite;
  • Luzes de Natal são uma ótima maneira de capturar o efeito bokeh em estúdios.

Equipamento Fotográfico para Fazer Efeito Bokeh

bokeh efeitos fotograficos

Agora que você já conhece melhor este efeito, é hora de pensar nos melhores equipamentos para isso.

Como mencionamos, é mais fácil conseguir um bokeh de qualidade com câmeras profissionais ou semi-profissionais. Isso porque você tem acesso às lentes mais apropriadas e às configurações mais refinadas.

As lentes de retrato e tele-objetivas com aberturas grandes normalmente produzem um bokeh mais bonito, em especial quando comparadas com lentes de zoom simples.

Outra dica é procurar uma lente bem clara, que tenha a abertura maior que f/2. As lentes de 50mm costumam funcionar muito bem.

Lembre-se, também, que você precisará de uma objetiva rápida para conseguir o melhor desse efeito.

Quais lentes produzem um efeito bokeh bonito?

A seguir, veja algumas configurações de lentes ideias para este efeito fotográfico. Elas podem ser encontradas na maioria das grandes marcas disponíveis no mercado.

  • 50mm f1.8, f/1.4 e f/1.2;
  • 35mm f/1.4;
  • 85mm f/1.8, f/1.4 e f/1.2;
  • 105mm f/2;
  • 135mm f/2;
  • 70-200mm f/2.8.

As lentes de abertura f/1.8, mesmo com o custo mais baixo, podem produzir ótimos resultados. Basta que você entenda bem como o bokeh funciona e como configurar sua máquina!

A lente que eu tenho pode fazer um efeito bokeh?

Se você quer determinar se o equipamento que você já possui pode produzir um bokeh de qualidade, só existe uma maneira: testar!

Veja esses passos simples que te ajudarão a determinar se sua câmera e lentes são capazes de tirar fotos com bokeh:

  1. Foque em um objeto bem de perto, o máximo a sua lente conseguir sem perder o foco.
  2. No fundo, a pelo menos 1 metro do objeto, coloque algumas luzes. Você pode utilizar luzes de Natal ou luminárias.
  3. O objeto em foco deve estar na mesma linha do fundo para que o efeito dê certo!
  4. Configure a abertura da lente para a opção mais baixa possível. Na maioria das lentes, a abertura baixa é em torno de f/3.5. As lentes fixas podem estar em torno de f/1.2 e f/2.8.
  5. Depois de configurada a abertura, faça a foto do objeto e veja o resultado. O primeiro objeto deve estar em foco, enquanto o fundo deve ficar desfocado.
  6. O bokeh deve aparecer de forma sutil e limpa. Quanto mais circulares os pontos de luz aparecerem, melhor a qualidade da lente para o bokeh!

Fotografia com Efeitos Bokeh em Formatos Diferentes

efeito bokeh como fazer

Imagem: Caramelow

Você já deve ter visto algumas imagens que dão ao bokeh um formato diferente, como de corações, ou octógonos. Mas como isso pode ser alcançado?

Na verdade, as técnicas utilizadas são muito simples! É possível modificar o formato do bokeh apenas mudando as configurações da sua câmera:

  • A maior abertura possível resultará em flocos mais arredondados;
  • Quando se altera o F-stop (f/) minimamente (de f/1.4 para f/1.6, por exemplo), é possível obter dodecaedros.
  • Utilizando um f/ de aproximadamente f/3.5, o resultado será uma composição de octógonos menores.

E para os formatos mais criativos, o truque também é fácil de reproduzir: basta recortar cartolinas com moldes vazados e utilizá-las na lente. Siga esses passos:

  1. Corte, em cartolina preta, um círculo com a dimensão do diâmetro da lente que irá utilizar, de forma que cubra toda a lente. O círculo não deve permitir que a luz passe pelas bordas externas!
  2. No centro, recorte a forma que você deseja. A medida dessa abertura deve variar conforme a lente: basta dividir a distância focal pela maior abertura (por exemplo: no caso de uma 50mm / 1.8, o diâmetro é 2,7 cm).

bokeh fotografia como fazer dicas formatos

bokeh fotografia efeito fotográfico como fazer

Efeito Bokeh pelo Celular

Alguns modelos de celular já apresentam câmeras capazes de produzir fotos com o efeito bokeh. Isso é alcançado através da união de duas tecnologias: as câmeras com duas lentes, que ajudam com o foco, e o ajuste automático através de software.

bokeh-dicas-de-fotografia-efeito

Não são todos os modelos que contam com a câmera dupla que conseguem produzir esse efeito, portanto. Atualmente, suas marcas apresentam opções para este efeito fotográfico: a Apple e a Samsung.

É claro, através de edição de imagem, é possível simular o efeito bokeh em fotografias comuns. Existem inúmeros aplicativos de edição capazes de criar o bokeh artificial.

Bokeh Artificial com Edição de Imagem

efeito bokeh
Sem edição – Com edição

Imagem: Beginners Fotografia

Se você ainda não tem acesso ao equipamento necessário para produzir o efeito bokeh naturalmente, o jeito é apelar para a edição de imagem.

Existem diversas técnicas que podem ajudar a simular o bokeh, e a maioria dos editores de imagens conseguem reproduzir o efeito sem problemas.

É claro, o bokeh artificial não é tão único quanto o efeito obtido através das lentes. Ele é diferente, normalmente mais uniforme.

A seguir, aprenda as duas maneiras mais fáceis de simular este efeito fotográfico:

Desfoque Digital

A forma mais simples de simular o efeito bokeh com edição digital de imagens é através do desfoque. Os programas de edição oferecem diversos algoritmos de desfoque. Um dos mais indicados para esse efeito é o gaussiano, por resultar em um desfoque bastante configurável e uniforme.

Você pode encontrar diversos tutoriais online para usar essa técnica. No geral, você só precisa seguir esses passos simples:

  1. Duplicar a camada com a imagem;
  2. Criar uma máscara que exclui o primeiro plano da imagem;
  3. Aplicar um efeito de blur ou desfoque no fundo, de acordo com sua preferência.

Sobreposição de texturas

O bokeh também pode ser feito através de técnicas simples de montagem. Para isso, você precisará de uma foto com bokeh, que pode ser encontrada em qualquer banco de imagens.

A partir dela, você pode utilizar técnicas de dupla exposição digital para sobrepor as texturas.

No entanto, só é recomendado utilizar esse método com retratos. Isso porque você pode criar fontes de luz que não fazem muito sentido com a sobreposição de texturas.

Efeitos Bokeh Automáticos

O efeito bokeh se tornou um dos mais populares no mundo da fotografia! Por isso, existem muitos aplicativos e plug-ins que aplicam o bokeh digital nas fotos automaticamente.

É claro, sempre vale lembrar que algoritmos não podem ser perfeitos. Os efeitos automáticos não funcionam para todas as imagens, além de comumente produzirem falhas visíveis na edição. Por isso, use com sabedoria!

Inspiração Efeito Bokeh e Desfoque de Fotos

Está pronto para começar a usar o efeito bokeh criativo nas suas fotos? Dê uma olhada nessas lindas imagens com este efeito que selecionamos e se inspire!

dicas de fotografia bokeh

Imagem: Pinterest

efeitos fotograficos bokeh

Imagem: Goodfon

como fazer bokeh dicas de fotografia profissional

dicas de fotografia como fazer bokeh

Imagem: Lee

bokeh efeito criativo

Imagem: Freepik

bokeh significado dicas de fotografia

bokeh criativo como fazer

bokeh criativo fotografo profissional

bokeh como fazer fotografia efeito bokeh criativo

bokeh como fazer fotografia efeito bokeh criativo

bokeh como fazer fotografia efeito bokeh criativo

bokeh como fazer fotografia efeito bokeh criativo

bokeh como fazer fotografia efeito bokeh criativo

bokeh como fazer fotografia efeito bokeh criativo

O efeito bokeh pode ser utilizado em diversos tipos de imagens e composições. Veja só:

  • Ele pode ser o tema central: o bokeh como motivo pode ser utilizado em composições artísticas, abstratas e conceituais. Confira alguns exemplos:
  • Ele pode ajudar a compor o motivo: o bokeh pode ser utilizado para complementar a composição. Como fundo em retratos, ele fica muito bonito! Outra forma de utilizá-lo é para dar um ar mais etéreo e artístico para as fotos.
  • O formato do bokeh pode modificar o tema de uma foto: o bokeh com diferentes formatos, como você aprendeu a fazer nesse artigo, pode ajudar a criar composições incríveis.
  • O bokeh pode ser apenas um detalhe: este feito pode ser tão sutil que passa despercebido pelos olhos destreinados. Mesmo assim, o efeito confere um charme inegável para as composições!

Conclusão

dicas de fotografia bokeh criativa

O efeito bokeh é um dos mais populares entre fotógrafos profissionais e amadores. E não é para menos: ele é capaz de realçar o foco de uma imagem, produzir fotografias artísticas e cheias de sentimento e até mesmo ser a estrela da foto!

Nesse artigo, você aprendeu tudo o que precisa saber sobre os equipamentos que você precisa para criar suas próprias imagens com bokeh! Além disso, aprendeu passo a passo como alcançar esse efeito – naturalmente e através da mágica da edição digital.

Você ainda encontrou uma galeria com imagens incríveis para se inspirar!

Quer ainda mais dicas e inspiração para deixar seus trabalhos cada vez mais incríveis? Confira também esses outros artigos que preparamos:

E você, já fez imagens com boken antes? Quais são suas configurações e equipamentos favoritos para alcançar esse efeito?

Divida sua opinião conosco nos comentários, e não esqueça de perguntar se ainda ficou com dúvidas sobre o assunto!

Escrito por Equipe Fotografia Mais

Equipe de Fotógrafos, redatores e designers responsáveis por conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre fotografia para o mercado brasileiro.

110 posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quero ser cadastrado na LISTA VIP