Posted in:

Fotografia Artística: Dicas para Fotos com Arte e Emoção

fotografia artística

É comum ouvir que a fotografia artística vai contra todas as técnicas tradicionais que você aprendeu. Na verdade, é que você precisa dominar esses truques para encontrar sua visão criativa.

No conceito de fotografia artística, a velocidade do obturador ou o foco da imagem não precisam estar nas configurações perfeitas para criar uma imagem deslumbrante.

A fotografia é uma das principais formas de expressão da arte. Ela representa a forma como alguém vê o mundo através das lentes.

Para apresentar a sua visão de universo da melhor forma possível é preciso estar confortável com as técnicas básicas para ousar com as mesmas e construir um estilo só seu!

Leia também “Dicas de Fotografia: 11 Dicas Essenciais de Fotografia Para Iniciantes” para aprender  os recursos básicos da fotografia!

É possível que no começo as suas tentativas só resultem em imagens incorretas, mas é essencial que você não desista e persista em buscar os cliques que representam a essência da sua própria fotografia.

Neste post, você vai entender como a fotografia artística nasceu e como você pode começar a traçar a sua jornada neste conceito:

  • O que é Fotografia Artística?
  • História da Fotografia Artística
  • Qual a Diferença entre Fotografia Artística e Fotogafia Fine Art?
  • Tipos de Fotografia Artística
  • Fotografia Artística e a Arte Contemporânea
  • Como fazer Fotografia Artística?
  • Equipamentos Fotográficos para Fotografia Artística
  • Edição de Imagem na Fotografia Artística
  • Fotógrafos e Obras da Fotografia Artística

O que é Fotografia Artística?

O objetivo principal da fotografia artística não é retratar a realidade da forma convencional, e sim de uma maneira que reflete a emoção do fotógrafo.

A visão que temos sobre o mundo nem sempre corresponde ao que é “comum”. Por isso, é normal ver fotógrafos utilizando técnicas diferentes do que é tido como regra.

Primeiramente, você precisa deixar de considerar as técnicas que você aprendeu como limites e passar a vê-las como ferramentas para moldar a sua assinatura.

Comece escolhendo algo que te cativa: pode ser um objeto, uma paisagem ou até mesmo um modelo! Relaxe sua mente e clique o item principal das mais diversas maneiras, sem medo de parecer estranho demais. Deixe seu instinto te guiar. Aí está o significado da fotografia artística.

Não pense duas vezes antes de usar todos os truques que estão escondidos dentro da sua manga e permita que sua imaginação voe o mais alto que ela puder. É assim que você começa a jornada para despertar sua veia artística.

História da Fotografia Artística

como fazer uma fotografia artística

A fotografia oficialmente surgiu no século XIX, embora seja comprovado que a sua história começa na Idade Antiga. Da sua invenção oficial até hoje, a fotografia como forma de arte ainda é questionada.

Em meados de 1840, a fotografia era vista apenas como uma técnica de documentação. Entretanto, surgiram aqueles que discordavam com tal limitação e começaram a misturar a arte com a fotografia.

Considerado o pai da fotografia artística, Oscar Gustav Rejlander (1813-1875) foi um dos primeiros a expor o seu trabalho fotográfico ao lado de pinturas e esculturas artísticas.

A foto nomeada como “Os dois caminhos da vida” foi o resultado da composição de 30 negativos, e fez tanto sucesso que foi comprada pela Rainha Victoria.

Entretanto, foi o movimento pictorialista que abriu os olhos do mundo para a arte fotográfica. O pictorialismo se espalhou pela França, Estados Unidos e Inglaterra entre 1890 e 1920, defendendo a fotografia como expressão de arte.

Um dos grandes nomes do movimento foi Alfred Stieglitz (1864-1946), conhecido por atuar como fotógrafo e editor do principal periódico sobre fotografia da época, o Camera Work.

Com sua influência, Stieglitz levou a fotografia à discussão e se transformou um dos principais representantes do pictorialismo.

O pós-modernismo dos anos 60 abriu um espaço ainda maior para a fotografia artística, permitindo que ela fosse finalmente considerada como uma forma de expressão e representação cultural.

Qual a Diferença entre Fotografia Artística e Fotografia Fine Art?

A linha que divide a fotografia artística e a Fine Art é extremamente tênue e ainda é uma questão que gera discussão e polêmica.

Entretanto,  não há como negar que os dois conceitos nem sempre andam lado a lado. A grande diferença entre as duas técnicas é o embasamento teórico por trás de cada clique.

Geralmente, a arte fotográfica costuma ser um projeto que representa uma opinião muito próxima aos princípios ideais do fotógrafo, o que o faz ir mais além para produzi-la da forma mais fiel, buscando referências, inspirações e fontes.

Por outro lado, a fotografia Fine Art se trata do produto de uma ideia mais simples e rasa. Por mais que ainda carregue a essência artística, ela não representa uma ideia tão complexa quanto a fotografia artística expressa.

Tipos de Fotografia Artística

A arte fotográfica é um tema amplo e pode parecer difícil se encontrar no meio de tanta liberdade criativa.

Entretanto, existem algumas modalidades que podem te ajudar a experimentar, trabalhar sua criatividade e encontrar a sua própria técnica.

Conheça os 4 exemplos mais conhecidos da fotografia artística para se inspirar!

Fotomontagem

fotografia artistica fotografos

Imagem: Ari Mahardika

A união de duas ou mais fotos resulta em uma obra chamada fotomontagem. Por mais simples que pareça, a técnica é muito utilizada por grandes artistas para representar complexos conceitos.

Em movimentos artísticos como o dadaísmo, a fotomontagem era vista como uma forma de desafiar o realismo.

É uma prática utilizada para unir imagens contrastantes em uma obra só ou construir um cenário que só é possível na imaginação do artista.

Atualmente, a forma mais comum de fazer fotomontagens é por meio da edição, mas se você é adepto das câmeras analógicas, pode experimentar diferentes combinações de negativos para criar uma nova imagem.

Nu Artístico na Fotografia

nú artistico fotografia

A nudez na arte ainda é uma questão que levanta polêmica. Afinal, o que difere o nu artístico da vulgaridade?

A verdade é que tudo que envolve o nu artístico depende dos ideais do país onde você está, no momento cultural em que a foto é clicada e na forma como o corpo é apresentado.

Atualmente, a nudez na fotografia tem sido considerada como uma forma de empoderamento e estímulo para a aceitação de todos os tipos de corpos.

O corpo nu está sempre ligado ao erotismo, mas a visão do artista que pode dar uma diferente interpretação à imagem.

A nudez faz parte da arte desde o começo da mesma e representa as transformações sociais de forma mais expressiva do que qualquer outro objeto.

Fotograma

dicas de fotografia artística

Já pensou em fazer fotografia sem precisar de uma câmera? Parece impossível, mas é exatamente essa ideia que a fotograma traz à vida.

Nesta técnica, a imagem não é capturada através de uma lente. O registro é gravado em um papel que é sensível a luz.

Os diferentes formatos obtidos nas imagens surgem da disposição de objetos sobre o papel e da forma como a luz é exposta sobre ele. A mudança de qualquer elemento pode resultar em uma foto completamente distinta da outra!

A técnica era muito comum durante a revelação dos filmes das câmeras analógicas e se tornou mais rara na era digital.

Entretanto, é uma técnica que deixa a criatividade ir longe e que se consagrou como técnica artística na fotografia moderna.

Stop Motion

fotografia artistica stop motion

É provável que você já tenha assistido alguma animação feita completamente em Stop Motion.  Essa técnica usa a sequência de fotos de um objeto em diferentes posições para construir um movimento.

É um trabalho que leva tempo, cada mudança no posicionamento do objeto deve ser o mais sútil possível para resultar em um movimento mais fluído e natural no resultado final.

O ilusionista e cineasta George Mélies (1861-1938) foi um dos primeiros a produzir uma animação utilizando esta técnica. “Viagem à Lua” de 1902 é considerado o primeiro filme de ficção científica e conta com uma cena feita em Stop Motion.

Fotografia Artística e a Arte Contemporânea

Já sabemos como a fotografia começou a ser inserida na arte, mas qual é o papel que ela exerce agora no meio artístico?

A foto tem o papel inegável de documentar a realidade e expor os diferentes cenários do mundo. Entretanto, ela passou a transitar pela arte ao representar mais do que a realidade, mas também como as pessoas a veem de formas únicas.

É possível dizer que a fotografia faz parte da construção da arte ao que ela é agora e o que ainda vai ser. Assim como a arte também transformou a forma como a fotografia é utilizada e vista pelo público.

No futuro, será impossível olhar para trás e ver a arte contemporânea como algo completamente separado da fotografia. Mesmo que não seja possível identificar a fotografia como arte, é impossível dizer que ela não transformou a arte.

Como Fazer Fotografia Artística?

fotografia artística dicas

Imagem: Fotodesign

Agora que você já aprendeu sobre as origens e principais técnicas da fotografia artística, chegou a hora de colocar a mão na massa!

Ainda precisa de dicas para mergulhar na arte e encontrar o seu próprio estilo de fotografia?

Confira as dicas abaixo para criar a fotografia artística e inovar:

  • Expresse os seus sentimentos através da foto. É essencial se conectar com o público e despertar emoção nele para que ele compreenda sua visão.
  • Escolha um tema que tenha a ver com você! Não adianta fotografar algo que não representa nada para você, é preciso ter uma forte conexão com o seu objeto de imagem.
  • Sempre busque a inovação. Há sempre espaço para experimentar mais, seja com o ângulo, com a luz ou com o foco! Não permita que sua arte caia na mesmice.
  • Não esqueça os conhecimentos básicos! Claro que você tem permissão para experimentar com suas técnicas, mas não esqueça dos elementos que constroem uma foto de qualidade.

Equipamentos Fotográficos para Fotografia Artística

tipos de fotografia artistica profissional fine art

A fotografia artística permite que a sua imaginação vá além e até envolve técnicas que não precisam de câmera, como você descobriu agora pouco. Entretanto, conhecer o seu equipamento faz toda a diferença no resultado final.

Seja uma câmera digital de última geração ou uma máquina analógica, você precisa ter domínio sobre a sua ferramenta principal.

Por isso, se você acredita que ela te deixa na mão em alguns quesitos, aposte em acessórios e técnicas que compensem esta falta.

A arte fotográfica tende a ser um projeto construído aos poucos, com muitos experimentos e tentativas. Aproveite o momento para aprender mais sobre sua câmera e como você pode usá-la da melhor forma.

Edição de Imagem na Fotografia Artística

Quando você conhece bem o seu equipamento e consegue capturar uma imagem quase perfeita, a edição pode parecer um detalhe insignificante, mas ela pode acrescentar efeitos incríveis ao seu clique.

Comece aprendendo o básico, como correção de iluminação, aumento da nitidez, balanço de cores etc. Aos poucos, você pode misturar um conhecimento com o outro e chegar a uma edição que traz à sua imagem tudo que a lente não pôde capturar.

Você não precisa se transformar em nenhum profissional do Photoshop, mas lembre-se que é fundamental estar sempre em busca de conhecimento para se aperfeiçoar e produzir imagens que são fiéis à sua visão!

Fotógrafos e Obras da Fotografia Artística

Todos aqueles que fizeram história na fotografia foram aqueles que ousaram e não desistiram de mostrar ao mundo pelo que vieram!

Precisa de uma boa dose de inspiração para finalmente se render à fotografia artística? Conheça 5 dos maiores nomes da arte fotográfica e como suas obras fizeram história:

  • Ansel Adams: o norte-americano foi um dos grandes nomes da fotografia moderna. Conhecido pelas suas deslumbrantes fotos de paisagens e pelo uso detalhista da “técnica das cores”.

dicas de fotografia artistica

dicas de fotografia artistica tipos significado fotografia artistica wikipedia

Imagens: Ansel Adams

  • Sebastião Salgado: o estilo documentarista do fotógrafo é reconhecido mundialmente. Suas fotos carregam críticas sociais e apresentam as mais distintas realidades do mundo de forma única.

fotografia artística significado

fotografo profissional fotografia artistica tipos dicas de fotografia

Imagens: Sebastião Salgado

  • Annie Leibovitz: conhecida por clicar retratos de grandes nomes de Hollywood, a fotógrafa sempre busca capturar o lado mais vulnerável do retratado.

fotografia artística significado

fotografia artística dicas tipos

Imagens: Annie Leibovitz

  • Steve McCury: o fotógrafo clica diferentes culturas por meio de retratos que sempre dão um destaque inconfundível ao olhar.

dicas de fotografia artistica imagem arte

dicas de fotografia artística

Imagens: Steve McCurry

  • Richard Avedon: das mais aclamadas revistas de moda aos simples retratos de cidadãos americanos, o fotógrafo era conhecido por acreditar que a fotografia vai além da beleza.

dicas inspiração fotografia artística

Imagens: Richard Avedon

Conclusão: O Significado da Fotografia Artística

o que é fotografia artistica

A fotografia artística não é tudo aquilo que você aprendeu. Ao contrário, ela é o próximo passo que você precisa dar depois que já entendeu como a fotografia pode expressar o que se passa no seu olhar.

Seja lá o que você vai fotografar, é importante que o tema esteja ligado à sua essência. Talvez nem todos compreendam o que você quer dizer, mas não há arte sem conexão!

Não se acomode e não deixe de buscar inovação para a forma como você fotografa. Acima de tudo, conhecimento nunca é demais!

Leia também:

E você, já sabe como começar a criar sua própria arte fotográfica? Conte-nos como a fotografia te ajuda a se expressar e não deixe de avisar se ficar com alguma dúvida!

Escrito por Equipe Fotografia Mais

Equipe de Fotógrafos, redatores e designers responsáveis por conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre fotografia para o mercado brasileiro.

110 posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quero ser cadastrado na LISTA VIP