Posted in:

Como Usar o GIMP: Descubra esse Programa Gratuito para Editar Fotografia

como usar o GIMP

É fundamental que você conheça e saiba como usar o GIMP!

O GIMP é um programa gratuito de edição e criação de imagens, apresentações multimídias e gráficos. O aplicativo em questão conta com todas as principais ferramentas e recursos dos mais famosos editores de imagem do mercado.

Dessa forma, você é capaz de usar diversos filtros e efeitos, converter formatos, fazer uso de camadas e modos de contraste e brilho, por exemplo.

Ou seja, você pode ter acesso a um ótimo editor de forma totalmente gratuita. Ficou interessado? Então, continue lendo.

Quer aprender tudo sobre pós produção de imagens? Então, acesse esse guia completo que preparamos para você!

Neste artigo você vai conhecer tudo o que precisa sobre como usar o GIMP!

Índice

  1. O que é o GIMP?
  2. O que o GIMP pode fazer?
  3. Passo a passo: como usar o GIMP
  4. Como usar o GIMP no navegador sem baixar nada
  5. O GIMP possui presets e ações como o Photoshop e Lightroom?
  6. Conclusão

Confira agora tudo o que você precisa saber sobre como usar o GIMP:

O que é o GIMP?

como usar o GIMP o que é

GIMP é um acrônimo para GNU (Image Manipulation Program). Ele nada mais é do que um programa de código aberto que tem como objetivo a criação e a edição de imagens raster e desenho vetorial.

Essa ferramenta conta com diversos recursos, sendo muito fácil de ser manipulada. Além disso, por ser gratuito, essa é uma ótima alternativa para softwares pagos, como é o caso do Photoshop, Paint Shop Pro ou Corel Draw.

Inicialmente, ele rodava apenas no Linux, tenho ganhado, posteriormente versões para o Windows e para o Mac.

Características

Para saber como usar o GIMP, você precisa conhecer suas principais características. Esse programa é usado para os mais variados fins, como:

  • Criação de gráficos;
  • Retoque de fotos ,
  • Composição de imagem;
  • Criação de imagem.

Além disso, o GIMP possui várias ferramentas de transformação, como escala, girar, cortar e virar. Ele também permite que você instale plugins e scripts, a fim de deixá-lo de acordo com as suas necessidades.

O que o GIMP pode fazer?

como usar o GIMP como usar

Para aprender como usar o GIMP, é fundamental que você conheça suas principais funcionalidades. Por isso, listamos algumas delas aqui para você! Aprendendo a usar o GIMP:

Remover olhos vermelhos

Com o GIMP você consegue facilmente remover olhos vermelhos, já que existe uma ferramenta especialmente para isso no menu de filtros. Então, o primeiro passo para isso é selecionar os olhos que precisam de edição.

Depois disso, você precisa selecionar a ferramenta “Varinha mágica” ou “Laço”, ir em “Filtro”, “Melhorar” e selecionar “Remoção de olhos vermelhos”. Logo em seguida, você terá acesso a um controle deslizante e a um painel de visualização.

Então, tudo o que você precisa fazer é deslize esse controle até que o vermelho dos olhos seja removido, e pronto!

Criar marca d’água

Criar uma marca d’água no GIMP é muito fácil, independente de ser com um logotipo, um texto ou uma imagem. Você pode fazer uso da ferramenta “Texto” para isso, a fim de desenhar rapidamente uma barra de texto, que irá se comportar como uma camada independent.

Depois disso, você só precisa digitar o seu com as configurações de fonte, tamanho e cor que preferir. Ao posicionar o seu texto no local desejado, você só precisa selecionar a camada de texto em questão na barra lateral “Camadas” e definir o nível de “Opacidade” até que a sua marca d’água consiga se misturar bem à sua imagem.

Se você quiser inserir um logotipo e não um texto como marca d’água, o processo é um pouco diferente. Vá em “Arquivo”, “Abrir como Camada” e insira a sua imagem em outra camada. Dessa forma, você é capaz de reposicioná-la e de redimensioná-la.

Por fim, trabalhe o nível de opacidade nas barras laterais e pronto!

Personalizar pincéis

Ao aprender como usar o GIMP, você vai descobrir que o programa possui um conjunto de predefinições de pincel. Mas, além deles, você pode criar seus próprios pincéis baseado em formas geométricas com o auxílio de uma interface com controles deslizantes. Após isso, basta guardá-los para usar quando quiser.

Remover cores

Para dar um ar inovador e sofisticado às suas fotos, você também pode remover toda a cor da sua foto ou de uma área específica dela. Para isso, você vai precisar usar camadas em escala de cinza com a ajuda da ferramenta “Máscara de camada”.

Para isso, selecione uma foto e, após, em “Camadas” na barra lateral, clique com o botão direito e crie uma camada duplicada.

Selecione a camada que foi duplicada, selecione “Corte” e clique em “Dessaturar”. Após, opte por um dos métodos disponíveis, a fim de transformar as cores da camada superior.

Dessa forma, sua imagem ficará com uma camada cinza na parte de cima, além de uma camada de cor escondida embaixo.

O próximo passo é clicar com o botão direito na camada de cinza na barra lateral para selecionar “Adicionar máscara de camada”. Assim uma camada virtual que controla a opacidade (branco na máscara) e a transparência (preto) é criada.

Por fim, selecione a máscara, a ferramenta de pintura na cor preta e, em seguida pinte o elemento que você quer colorir.

Passo a passo: como usar o GIMP

como usar o GIMP passo a passo

Confira agora o passo a passo de como usar o GIMP:

Passo 1: Fazendo o download

A primeira coisa que você precisa fazer é baixar a versão do GIMP compatível com o seu sistema operacional. Para isso, basta clicar aqui.

Você poderá optar tanto pela versão normal quanto pela portátil do GIMP. Esta é preparada para rodar diretamente de um pen drive.

Após o download, selecione o Executável e instale o software. Siga todos os passos e pronto. A sua ferramenta foi devidamente instalada.

Passo 2: Conhecendo a interface

como usar o GIMP interface

A interface do GIMP é bastante intuitiva e amigável, já que ela segue o mesmo padrão de programas famosos de edição.

Na lateral direita você encontra as configurações gerais, como:

  • Camadas;
  • Canais;
  • Pincéis;
  • Texturas;
  • Fontes.

Já na lateral esquerda, estão as ferramentas de edição e no centro, a tela de pintura.

Se o seu objetivo for criar uma nova imagem, clique em “Arquivo” no menu superior e depois em “Nova”. Em “Arquivo” você também pode abrir um arquivo que já existe, além de poder salvar, gravar e exportar.

Passo 3: Como abrir e recortar uma foto no GIMP

Em seguida, você encontra a ferramenta de corte (6), que funciona semelhantemente aos botões de modo da seleção (passo 4 e 5). Já no botão “14” você corta a área selecionada, clica duas vezes com o botão esquerdo do mouse para o programa armazenar a seleção e apagar todo o restante. E por último no botão “17” você pode alterar a perspectiva da imagem em quantos graus desejar e cortar o resultado final;

Passo 4: Ajustes de cor, filtros e outros efeitos

Se o seu objetivo for obter uma cor em um determinado local da sua imagem, basta clicar no “9” e, em seguida, clicar sobre a área desejada.

Caso você queira editar com uma precisão maior as suas fotos, faça uso da lupa para ampliar. Já no menu “Filtros”, você tem acesso a mais de 140 tipos de filtros diferentes.

Os filtros são divididos em 15 categorias para que você consiga achá-los mais facilmente. Essas categorias são:

  1. Desfocar;
  2. Realces;
  3. Distorções;
  4. Efeitos de sombra
  5. Efeitos de luz;
  6. Ruído detectar borda;
  7. Genéricos;
  8. Combinar;
  9. Filtros artísticos;
  10. Mapear;
  11. Renderizar;
  12. Web;
  13. Animação;
  14. Alfa para logo;
  15. Decoração.

Passo 5: Exportando e salvando imagens no GIMP

Para salvar suas composições ou edições, basta clicar em “Salvar”. A partir do GIMP 2.8, o programa salva apenas no formato XCF. Então, se você quiser salvar suas edições em outro formato, receberá uma mensagem de erro.

Já a partir da versão 2.8.8, um link vai aparecer na sua tela para que você possa exportar o arquivo em questão. Assim, você poderá gravar imagens também em outros formatos.

Caso você já tenha salvado a sua imagem, o arquivo com a imagem será substituído pela versão atual de maneira automática.

Se você ainda não tiver salvado o seu documento, o comando “Salvar” vai abrir automaticamente a opção ” Salvar imagem”.

Preste atenção que se você tiver aberto uma imagem que não esteja no formato XCF, o GIMP considera essa ação como sendo uma importação. Assim, o comando “Salvar” vai precisar de um novo nome para o seu novo arquivo XCF, ao invés de sobre-escrever o seu arquivo PNG ou JPG.

Como usar o GIMP no navegador sem baixar nada

GIMP navegador

É importante que você saiba como usar o GIMP no seu navegador sem precisar baixar o programa. A primeira coisa que você precisa fazer é acessar o site oficial do RollApp e, logo após, clicar no link “Signup” no canto superior direito da sua tela.

Dessa forma, você vai precisar criar uma conta informando seu endereço de email válido e nome e criando uma senha alfanumérica. Você também pode fazer o login através da sua conta da Amazon, Facebook ou Google.

O Roll App também tem uma versão paga. No entanto, a versão gratuita pode ser ideal para você, já que ela possui diversas funcionalidades.

Após o seu registro, a página será redirecionada para uma tela de boas-vindas do programa.

O próximo passo é clicar no ícone “GIMP” no inicializador de programas. Porém, antes disso você precisa verificar se o seu bloqueador de popups está desativado. Se não, desative-o para que o programa seja iniciado em uma nova janela.

Dessa forma, dentro de poucos segundos, o GIMP já estará pronto para ser usado por você no seu navegador.

Essa versão online é a mesma que a baixada, ou seja, você não terá problemas em se adaptar a uma nova interface.

Além disso, todas as ferramentas estão disponíveis na parte esquerda da tela. Já os menus de camadas e opções adicionais estão do lado direito.

Onde encontrar instruções e tutoriais sobre o GIMP

Você pode encontrar instruções e tutoriais sobre o GIMP no próprio site do programa. Apesar do site estar em inglês, você pode facilmente traduzi-lo para o português e acessar o melhor conteúdo possível sobre esse software e obter um ótimo resultado final nas suas fotos.

O GIMP possui presets e ações como o Photoshop e Lightroom?

como usar o GIMP presets

O GIMP também possui presets, como é o caso do PHotoshop e do Lightroom. Para saber mais sobre presets e como eles podem agilizar e melhorar o seu trabalho, acesse esse conteúdo completo sobre o assunto e aproveite ao máximo essas pré-definições.

Conclusão

como usar o GIMP

É fundamental que todo profissional de fotografia saiba como usar o GIMP. Esse programa é uma opção gratuita que não deixa nada a desejar em relação aos softwares de edição mais conhecidos, como é o caso do Photoshop.

Esse programa é usado para os mais variados fins, como criação de gráficos, retoque de fotos, composição de imagem, criação de imagem.

Além disso, você pode realizar diversas ações com esse programa, como:

  • Remover olhos vermelhos;
  • Criar marca d’água;
  • Personalizar pincéis;
  • Remover cores.

É importante lembrar que o programa só salva arquivos no formato XCF. Assim, você precisa convertê-los para um novo formato se não pretende ter um arquivo final em XCF.

Neste artigo, você encontrou tudo o que precisava saber sobre como usar o GIMP. Agora, é só se inspirar, seguir as nossas dicas e começar a editar.

Quer aprender mais sobre fotografia e continuar aprimorando seu trabalho? Acompanhe nosso blog! Sempre trazemos novidades da área, as melhores dicas e guias completos para você!

Veja alguns outros artigos que podem te interessar:

E você, já conhecia tudo sobre como usar o GIMP? Nos conte sobre a sua experiência e se você tem alguma dica a oferecer para os outros leitores!

E não esqueça: se ainda ficou com alguma dúvida, basta deixar sua pergunta nos comentários!

Obrigado por ler até aqui!

Escrito por Equipe Fotografia Mais

Equipe de Fotógrafos, redatores e designers responsáveis por conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre fotografia para o mercado brasileiro.

185 posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *