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Fotografia de Produto: o que é, Tipos e Como Tirar Fotos dos Produtos

fotografia de produto

A fotografia de produto é um dos nichos mais difundidos entre fotógrafos profissionais.

Com o crescimento exponencial do mercado digital, cada vez mais marcas precisam de fotógrafos profissionais para registrar seus produtos. E não falamos apenas sobre aquelas que trabalham com e-commerce.

Cada vez mais pessoas buscam empresas e produtos na internet antes de realizar uma compra. A fotografia de produto pode ajudar a marca a transmitir para seus clientes tudo que eles procuram.

Com isso, essa faceta do mercado de fotografia está repleta de ótimas oportunidades.

Quer saber mais sobre o cenário atual desse mercado? Dê uma olhada também nesse outro artigo sobre fotografia que escrevemos sobre o assunto.

A seguir, você encontra tudo o que precisa saber antes de começar a trabalhar com fotografia de produto.

Confira esse tutorial de fotografia de produtos!

Índice

  1. O que é Fotografia de Produto?
  2. Fotografia Still ou Fotografia de Produtos para e-commerce?
  3. Por que uma Boa Fotografia Aumenta as Conversões
  4. Tipos de Fotografia de Produtos
  5. Como Tirar Fotos do Produto
  6. Categorias de Fotografia de Produtos
  7. Conclusão

O que é Fotografia de Produto?

o que é fotografia de produto conceito

A fotografia de produto é um segmento do mercado de fotografia profissional. Esse nicho consiste em registrar e capturar produtos a serem vendidos ou divulgados.

Um dos pontos mais importantes a se lembrar nesse gênero de fotografia é: o objetivo final é vender o produto fotografado, sempre. Por isso, é necessário que o fotógrafo conte com a habilidade de transmitir o valor do produto através da imagem.

Uma fotografia de produto ruim pode arruinar uma empresa. Especialmente se ela trabalha com vendas on-line. Aquela imagem é, nesses casos, a única forma que o cliente tem de avaliar as características e qualidade do produto.

Também é comum que as grandes marcas contratem fotógrafos para realizar campanhas de divulgação. É o caso das grandes redes de restaurante, por exemplo, ou das coleções sazonais das grandes grifes de moda.

Dessa forma, podemos dizer que a fotografia de produto é um nicho amplo e repleto de oportunidades.

Fotografia de Produto é o Mesmo que Fotografia Still ou Fotografia de Produtos para E-commerce?

fotografia de produto still

Esses são termos bastante similares, que muita gente utiliza como sinônimo. Você pode considerar dessa forma: a still e a fotografia para e-commerce são dois tipos de fotografia de produto.

O termo “still” deriva de still life, uma variedade de arte que começou com pinturas. Trata-se do registro de assuntos que não se movem, podendo envolver arranjos de flores, cestas de frutas ou utensílios como porcelanas, vasos e vidraria.

Como você pode perceber, as fotografias de produtos podem ser facilmente encaixadas nessa descrição.

Por que uma Boa Fotografia Aumenta as Conversões

fotografia de produto conversao

Imagens são uma forma muito prática de conseguir informações. Principalmente quando o assunto é um produto que você planeja adquirir.

Você sabia que 93% dos consumidores consideram a fotografia de produto essencial? Hoje, podemos dizer que a presença de uma boa foto do produto anunciado é fundamental para que o cliente concretize uma compra online.

Para confirmar essa informação, basta examinar as reviews do produto: quantas vezes a qualidade é descrita como “fiel ao retratado na foto”? Enquanto isso, fotografias tiradas de outros sites ou de bancos de imagem costumam a inspirar desconfiança nos clientes.

Por isso, uma fotografia de produto deve capturar o valor e qualidade do item. Outras características importantes que podem ser verificadas com uma foto são:

  • Tamanho do produto;
  • Aparência e detalhes de acabamento;
  • Qualidade geral da peça;
  • Custo-benefício.

Tipos de Fotografia de Produtos

Quando pensamos em fotografia de produtos, é comum que a nossa mente vá direto para as fotos do item isolado. Esse é um jeito bastante popular de mostrar produtos, mas não é o único.

Nossa dica é fazer fotos utilizando as duas estratégias descritas a seguir:

Fotografia de Fundo Branco

funco branco fotografia de produto

Um tipo mais tradicional de fotografia de produto, essas imagens buscam destacar os detalhes do item em si. Nessa foto, o cliente deve ser capaz de observar:

  • A qualidade dos materiais utilizados;
  • O acabamento e os detalhes do produto;
  • A cor e formato do produto.

Para fazer a fotografia de produto com o fundo branco, a maioria dos fotógrafos utiliza uma caixa branca. Também conhecida como estúdio portátil, o acessório pode até mesmo ser improvisado.

É possível encontrar diversos modelos no mercado. Inclusive, alguns possibilitam a troca da cor de fundo. Apesar da nomenclatura, alguns produtos ficam melhor quando isolados em um fundo mais escuro.

Fotografia em Contexto

fotografia de produto

A fotografia de produto em contexto busca mostrar ao consumidor como aquele item pode ser utilizado. Esse tipo de foto deve retratar claramente:

  • O tamanho do produto;
  • O caimento e material no caso de roupas e acessórios;
  • A forma recomendada de utilizar o produto;

As sessões de foto nessa modalidade podem se tornar mais complexas. Dependendo do tipo de produto, você precisará contar com modelos e localidades diferentes.

Como Tirar Fotos do Produto

fotografia de produto como tirar

Agora você já sabe o que é fotografia de produto e o quão frutífero esse mercado pode ser. Então, é hora de colocar as mãos na massa e começar agora mesmo!

Para isso, montamos um guia completo, com tudo o que você precisa saber. Nesse passo a passo, cobrimos desde a pesquisa necessária até o pós-processamento! Confira:

Qual o Conceito da Marca e do Produto?

Antes de mais nada, você precisa entender bem a marca para a qual está fotografando. Afinal, a fotografia de produto também é parte da construção da identidade visual.

Algumas marcas são voltadas para pessoas jovens e dinâmicas. Outras, para aqueles clientes com gosto refinado e foco em qualidade. As possibilidades são infinitas quando falamos de público alvo.

Por isso, comece o trabalho com um briefing completo com o seu cliente. É essencial entender:

  • Qual o objetivo para a fotografia de produto?
  • Onde as imagens serão exibidas?
  • Qual o público alvo da marca?
  • Qual é o conceito da marca?
  • Qual é a identidade visual?
  • Essa coleção ou esse produto possuem um público ou conceito específico para eles?
  • Qual será o tipo de fotografia de produto?
    • Fundo branco;
    • Contexto;
    • Ambos.

Levante o máximo de informação possível! Briefings bem feitos evitam retrabalho.

Composição da Foto

Como em todos os gêneros da fotografia, a composição da foto é fundamental para retratar o produto de maneira positiva. Principalmente se estamos falando de fotografias do produto em contexto.

Considere o local da foto e a necessidade de utilizar modelos. Mesmo em fotografias com fundo branco, incorporar alguns elementos na composição pode destacar o produto e criar diferenciais.

Por exemplo, muitas marcas de roupas, ao invés de fotografar apenas a blusa anunciada, preferem montar um look completo.

fotografia produto

Exemplo de composição (foto: romwe)

Equipamentos e Acessórios Necessários

Agora que você já fez sua pesquisa e o planejamento criativo da fotografia de produto, vamos pensar no equipamento que você vai precisar.

Por sorte, não é preciso investir muito para começar no mercado de fotografia de produto. Você deve contar com uma boa câmera digital, a lente adequada, um tripé e a caixa branca, de início.

Dependendo do produto a ser fotografado, uma lente macro pode ser útil. No caso de anéis e jóias, por exemplo, você vai querer capturar todos os detalhes possíveis.

Edição da Foto

O pós-processamento da fotografia de produto deve ser feito com muito cuidado. É claro, você deve fazer o máximo para realçar as qualidades do produto. No entanto, o assunto não pode ser modificado demais.

Dispense atenção especial para as cores e contrastes. Muitas vezes, ao ajustar esses detalhes na foto, é possível que aconteçam variações no tom do produto. Isso pode gerar reclamações e até mesmo problemas legais.

Da mesma maneira, não é ideal utilizar editores de imagens para remover falhas no acabamento ou modificar a escala do produto.

Alguns tipos de edição comuns que são aceitáveis são:

  • Recorte de sombras;
  • Remoção de apoiadores ou bases;
  • Retoques em modelos, desde que não alterem o produto;
  • Ajuste de contraste, desde que não altere o tom do produto.

Documente os Detalhes Técnicos para Facilitar os Próximos Ensaios

Documentar detalhes técnicos pode economizar muito tempo. E, como você sabe, esse é um recurso valiosíssimo para fotógrafos profissionais.

Confira a seguir um checklist de informações que você deve guardar sobre sua sessão:

  • Paletas de cores;
  • Perfil do cliente;
  • Configurações utilizadas na câmera;
  • Lentes e distância focal utilizadas;
  • Distância da câmera para o objeto.

Dessa forma, você já sabe por onde começar da próxima vez. É claro, essas variáveis mudam de sessão para sessão. No entanto, elas são um bom ponto de referência.

Categorias de Fotografia de Produtos

Dentro do mercado de fotografia de produtos, existem inúmeros nichos. Se especializar em uma categoria (ou em algumas) pode ser um bom caminho para seus negócios.

Veja algumas ideias:

  • Roupas e acessórios;
  • Brinquedos;
  • Produtos artesanais;
  • Fotografia para lojas online;
  • Alimentos;
  • Colecionáveis;
  • Produtos personalizados;
  • Produtos em contexto;
  • Cosméticos e maquiagem.

Esse são apenas exemplos. A seguir, vamos explorar algumas categorias que podem ser bastante desafiadoras:

Fotografia de Jóias

fotografia de produto joia

Registrar jóias pode ser um grande desafio. Primeiramente, como são peças pequenas e cheias de detalhes, talvez seja uma boa ideia contar com uma lente macro. Ou, ao menos, com um bom zoom óptico.

O desafio nesse tipo de fotografia é capturar as peças de maneira a ressaltar pedrarias. O brilho normalmente conta com variações de iluminação para mostrar toda sua beleza, o que pode ser complicado de registrar em fotos.

Também é importante que as imagens transmitam o valor dos materiais utilizados.

Fotografia de Alimentos

fotografia produto alimento

A aparência é importantíssima na hora de vender alimentos! Principalmente em fotos, onde o principal valor do produto – o sabor – não pode ser registrado.

Muitas empresas contam com food stylists para deixar os itens mais apetitosos e chamativos. No entanto, também é responsabilidade do fotógrafo encontrar a composição perfeita.

Assim, se você está interessado em se especializar na fotografia de alimentos, leia também nosso guia completo sobre fotos de comida!

Fotografia de Produtos Reflexivos de Vidro e metálicos

fotografia produto vidro

Produtos reflexivos podem apresentar muitas dificuldades para o fotógrafo. É necessário ajustar a iluminação de modo que o reflexo não esconda os detalhes da superfície. No entanto, a imagem ainda deve transmitir ao cliente que o produto é reflexivo.

Dependendo do tipo de superfície, um filtro polarizador pode te ajudar bastante. Você também pode contar com ajustes nas fontes de iluminação – utilizando uma luz difusa, por exemplo.

Outra opção, que só deve ser utilizada em último caso, é a remoção dos reflexos brancos através de programas de edição de imagem.

Essa técnica, no entanto, nem sempre pode ser utilizada. Ela não costuma a ser possível na fotografia de objetos transparentes, por exemplo, já que depende do carimbo de clonagem na edição.

Conclusão

fotografia de produto

A fotografia de produto é um segmento muito amplo do mercado. Fotógrafos profissionais podem encontrar inúmeras oportunidades e nichos nesse campo.

Isso porque a grande maioria dos consumidores, hoje, não concretiza compras sem antes fazer uma pesquisa online. E, nessas pesquisas, a presença de imagens do produto é ressaltada como fundamental.

A fotografia de produto pode transmitir o valor, qualidade, detalhes e conceito de um item. Nesse artigo, você aprendeu mais sobre seus tipos e encontrou dicas para produzir essas imagens do início ao fim!

Também falamos sobre as categorias de fotografias de produtos, para te dar uma ideia melhor sobre o quão amplo é esse mercado.

Quer aprender mais sobre como transformar seu amor por fotografia em profissão? Leia também esses outros artigos que preparamos:

E você, já trabalha com fotografia de produto? Conte sua experiência nos comentários e fale sobre suas opiniões sobre esse tipo de foto! E não esqueça: se ficou com alguma dúvida, basta perguntar!

Escrito por Equipe Fotografia Mais

Equipe de Fotógrafos, redatores e designers responsáveis por conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre fotografia para o mercado brasileiro.

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