Posted in:

Fotos GoPro: Dicas e Truques para Tirar Fotos Criativas na GoPro

fotos gropo

Quer dicas para fotos GoPro? Acompanhe este post!

Com o intuito de acompanhar a específica população mais aventureira, que vive se movimentando para os mais variados lugares e que não querem carregar muito peso, surgiu um tipo de máquina fotográfica chamada de câmeras de ação.

A GoPro é maior exemplo dela e, apesar de ter sido realmente desenvolvida com foco em viajantes, ganhou destaque com todos os povos amantes da fotografia.

Com uma qualidade digna de uma câmera profissional, a GoPro possui características iguais àquelas, como alteração manual de ISO, além de outras funções.

Sua resolução, mesmo com o seu pequeno tamanho, é extremamente elevada. Além disso, alguns modelos possuem uma excelente capacidade de gravar vídeos e fotos gopro, capturando centenas de frames por segundo.

fotos criativas fotos gopro foto camera go pro hero melhores fotografias dicas

Características Fotos GoPro

Mas o que diferencia a GoPro são suas características ímpares.

A mais notável é seu pequeno tamanho e peso, tornando-a ideal para viagens ou coisas do gênero.

Apesar de leve, é muito resistente, visto que foi desenvolvida para acompanhar atletas em esportes radicais, como ciclismo, escaladas, surf, entre ouros, além de ser muito boa para te acompanhar em trilhas.

Sobre sua capacidade de filmar, ela possui um sistema avançado de estabilização, impedindo que as gravações de vídeos fiquem tremidas, mesmo quando utilizadas nos esportes radicais.

Para melhorar, há a possibilidade de encaixar suportes em bicicletas, mochilas e coisas do tipo, impedindo que ela caia e diminuindo ainda mais as tremidas.

Outra característica peculiar da GoPro é sua lente olho de peixe (fisheye) embutida, que capta imagens em um ângulo de até 180º.

Mas essa característica será melhor explorada alguns capítulos a frente. Só para um pequeno detalhamento, essas lentes possibilitam imagens super largas, capturando o maior número de objetos possíveis.

Vamos explorar mais profundamente as fotos GoPro neste artigo, demonstrando como extrair a melhor qualidade possível desta câmera de ação.

Suas funções, características e melhores técnicas para utilizar serão melhor detalhadas, demonstrando quão divertido pode ser fotografar com uma GoPro.

A GoPro Possui, sim, Função Manual

Muitos pensam que pelo seu pequeno porte, a GoPro não possui função manual.

A verdade é que esta informação não procede, visto que modelos mais recentes, como a HERO 3 Black ou Silver, a HERO 3+ Black, a Hero 4 e suas superiores, têm essa característica.

Para ativar, é preciso utilizar o recurso Protune, que é um modo da câmera onde é possível realizar personalizações.

Funções como ajuste manual do balanço do branco, da exposição, nitidez, alteração de cor por (ajuste de temperatura), ISO, entre outros, pode ser encontrado no Protune, recurso para ativar a GoPro Manual.

Ativando o Protune da GoPro

Após ligar a câmera, é necessário pressionar o botão frontal até o ícone “ferramente” aparecer. Feito isso, aperte o botão superior e pressione em “Capture Settings”.

Com isso, para ativar a função basta manter apertado o botão frontal até aparecer “Protune”, sendo necessário pressionar o botão superior para ativá-lo.

Agora que o Protune está ativo, você pode selecionar (sempre pressionando o botão superior) o ajuste do branco (WB), com possibilidade de alterar entre 3000k até 6500k.

Para alcançar o equilíbrio de tons, siga a situação de que um tempo nublado exige um WB superior, enquanto uma situação ensolarada um valor menor.

Outras funções manuais é a seleção de cor padrão (GoPro Color) ou realces e sombras (Flat).

fotos gopro foto camera go pro hero melhores fotografias dicas

O ISO, por sua vez, é bem limitado, podendo ser alterado entre 6400, valor extremamente alto e com ruído na imagem, 1600 e 400. Além desses valores, a GoPro vem com o ISO em 100, que é o padrão nas câmeras profissionais e semi-profissionais.

A nitidez pode ser alterada selecionando o ícone quadriculado. Já a exposição é a última opção, variando de -2 até +2, com escalas graduais de ½ em ½. Quanto mais exposto, mais clara será a fotografia.

Para retornar as funções padrão, só é preciso ir novamente no ícone “ferramenta”, selecionar o Protune e desativar o recurso.

A GoPro também possui um aplicativo para smartphones e tablets, o GoPro App. Nele também é possível ativar o Protune. Para isso, basta abrir o aplicativo e em “Camera Settings” selecionar o ícone da ferramenta.

Nele encontrará o “Protune Advenced Settings”, onde é necessário deslizar a tela para a direita para ativar o recurso. A exposição pode ser ajustada na mesma ela, também de -2 a +2.

O balanço do branco, a cor, o ISO e a nitidez ficam mais ao final do recurso. Para desativar tudo, em “Protune Advanced Settings” deslize a tela para a esquerda.

As funções manuais ajudam a controlar melhor a fotografia, especialmente sua exposição à luz.

Com isso, é esperado que a qualidade final da imagem seja superior.

Apesar de bem diferente das câmeras profissionais, a função manual da GoPro pode ser de grande ajuda.

Abuse dos Ângulos nas Fotos GoPro

Uma das características mais únicas da GoPro é seu lente olho de peixe embutida. Isso significa que o primeiro passo a dar, após adquirir uma câmera dessas, é se adaptar à lente.

fotos gopro foto camera go pro hero melhores fotografias tudo para foto

Diferente de todas outras câmeras, inclusive as dos smartphones, a olho de peixe possui uma visão angular de 180 graus, capturando o maior número de objetos em uma mesma imagem. E não é muito fácil se acostumar a ela, especialmente se nunca a utilizou em sua vida.

Geralmente, em lentes mais usadas, afastamos a câmera para enquadrar melhor uma cena ou um objeto específico.

Como a GoPro utiliza a olho de peixe, o ideal é fazer o oposto, se aproximando do assunto da foto.

Fotografar a menos de um metro com a GoPro é extremamente comum, pois é a maneira mais simples de evitar que seu ângulo amplo capture muitas coisas além do objeto principal. Não é nada incomum tirar fotos GoPro rente, quase colada no assunto.

Um tipo de fotografia que se tornou comum nos últimos cinco anos é a selfie. Um dos problemas encontrados ao tirar uma em grupo é conseguir enquadrar todos na foto.

Mas a GoPro, graças a olho de peixe, contorna isso. Uma simples esticada de braço consegue capturar todos os presentes da pose – e ainda sobra espaço. A GoPro descarta facilmente equipamentos como pau de selfie para tirar selfies.

Em contrapartida a olho de peixe possibilita fotografias diferentes, possibilitando ao fotógrafo abusar de sua criatividade.

Experimentar os mais diferentes ângulos é o segredo das melhores fotos GoPro. Todas as fotografias tendem a soar de maneira diferente, visto que o ângulo muito aberto tende a distanciar um objeto do outro da fotografia.

A sensação de distância é algo a ser explorado com frequência pela GoPro.

Os ângulos, por sua vez, podem ser os mais variados, assim como a maneira e local de fotografar com uma GoPro.

Isso porque uma das características do lente olho de peixe é a distorção em forma de um arredondamento nos extremos da foto. Então é possível explorar um mesmo cenário e objeto de diferentes maneiras.

Como dito, o mais difícil é se adptar à lente. Mas quando feito, uma infinidade de possibilidades surgem. Caso deseje saber mais sobre a olho de peixe e outros tipos de lente, clique aqui.

É Possível Gravar Fotos em 3D com a GoPro

Imagens em 3D é um desejo de todos os adeptos à fotografia. Por ser algo totalmente diferente do convencional, abre um leque de possibilidades de explorar os locais, seus ângulos e coisas do gênero.

Antes, para capturar uma imagem e passar a sensação de dimensões, era preciso usar e abusar das sombras e linhas, pois elas passam o felling tridimensional.

Mas agora, com a GoPro, é possível capturar imagens em 3D sem ter conhecimento destas técnicas.

Para isso, a GoPro desenvolveu a Dual Hero System, uma espécie de case que combina duas câmeras Hero 3+ Black.

como tirar fotos bonitas com goproCom uma câmera virada de cabeça para baixo, é possível criar imagens em 3D. Gravar vídeos tridimensionais e fotografar com lapso de tempo são as possibilidades desta tecnologia da GoPro.

O sistema funciona com as câmeras conectadas com um cabo próprio para mantê-las nas mesmas configurações e sincronia de tempo. O software de edições GoPro Studio precisa ser utilizado para fazer a técnica funcionar.

O Dual Hero System já vem acompanhado com dois óculos 3D e a porta USB Mini, possibilitando transformar as gravações em imagens 3D  a qualquer momento.

Além disso, seguindo a linha GoPro, o equipamento suporta a pressão de até 60 metros de profundidade e pode ser instalado em suportes de fixação em diferentes objetos. No Brasil, o equipamento pode ser encontrado por um valor que varia de R$ 350 a R$ 800.

É possível gravar vídeo com uma câmera e capturar fotos com lapso de tempo com uma outra câmera em uma caixa de câmera 3D, mas sem o cabo de sincronização 3D inserido.

O cabo de sincronização 3D só funcionará com gravação 3D sincronizada se os modos forem os mesmos em ambas as câmeras.

Se você quiser usar a caixa 3D para gravação dupla, basta desconectar o cabo de sincronização 3D e iniciar a gravação antes de inserir as câmeras dentro da caixa.

Certifique-se de que a câmera esteja de cabeça para baixo no Modo Para Baixo antes de começar a gravar.

Desenhe com a Luz em Fotos GoPro

Fotografar é, de certo modo, desenhar com a luz.

A quantidade de luz, combinada com as tonalidades e sombras locais, é que possibilita gravar uma imagem em um filme ou no sensor.

Mas há maneira de literalmente desenhar com a luz, formando imagens claras em um plano escuro, que podem ser desde palavras à arte abstrata. Isso se chama Light Painting.

fotos gopro foto camera go pro hero melhores fotografias dicas

Essa técnica é conhecida há anos e para conseguir executá-la em uma câmera profissional ou semiprofissional é preciso diminuir quase que ao máximo a abertura do diafragma.

Um local totalmente escuro, como um quarto fechado ou uma noite bem nublada e sem luzes artificiais, é estritamente necessário para isso.Ao diminuir a abertura do diafragma onde não há luz (ou pouquíssima luz), o sensor não irá capturar nada além da escuridão. Por isso o grande aliado do Light Painting é o obturador.

O tempo de exposição, controlado pelo obturador, precisa ser bem alto. São segundos para conseguir, nessas condições, capturar uma imagem em cores. Mas isso não é suficiente para desenhar com a luz.

Para de fato fazer isso, é preciso com algum pequeno objeto que produz pouca luz (pode ser uma lanterna fraca, um celular, um fósforo, isqueiro e por aí vai) dar pincelas no ar, desenhando no formato que deseja.

É importante sempre apagar a iluminação enquanto muda o objeto luminoso de local, pois ao arrastá-lo o caminho será “desenhado”.

Como o tempo de exposição é muito alto, as fotos podem sair tremidas. Então deixar a câmera em um tripé ou em uma superfície plana é obrigatório.

Apesar de ser muito comum em câmeras onde é possível alterar detalhadamente o obturador e o diafragma, as GoPro também conseguem reproduzir o Light Painting.

Para fazer isso em fotos GoPro, é preciso ajustar nas configurações na câmera o ISO, o diminuindo ao máximo e diminuir a exposição de luz. Tudo isso pode ser feito no ajuste manual da GoPro, no recurso Protune.

Mas antes de configurar no Protune, é preciso selecionar a função de fotografia noturna (night) e modificar o obturador (sim, as GoPro têm, apesar de básicos) para 20 ou 30 segundos em Shutter.

Feito isso sua câmera está pronta para desenhar com a luz lindas fotos gopro. Assim como nas outras câmeras, é necessário um tripé (ou superfície plana) e um local bem escuro. Agora é só explorar essa técnica e se divertir.

Como Evitar Gotas de Água na Lente em sua GoPro e Como Evitar que Elas Embacem

Dois pesadelos recorrentes nos fotógrafos são, quando fotografar com GoPro na água ou próximo dela, o embaçamento que forma em suas lentes e as gotas de água que ficam frente de suas lentes.

dicas de fotografia efeitos gopro

Mas, por incrível que pareça, ambos os problemas são facilmente corrigidos – e sem nenhum esforço.

Sobre a GoPro embaçar, isso acontece, pois, o ar fica selado dentro da caixa e o funcionamento da câmera faz o embaçar as lentes.

Tal situação acontece muio onde a temperatura exterior da câmera é menor, ou seja, em regiões frias. De certo modo, a altitude e situações submersas são quando mais ocorre esse fenômeno.

Para resolver isso, é muito simples: basta algo dentro da caixa de estanque que absorva esse vapor/umidade.

Pastilhas foram desenvolvidas especialmente para esse propósito e a GoPro possui a sua própria, chamada de Anti-Fog Inserts. Inseridas entre a GoPro e a caixa de estanque, a pastilha absorve toda a umidade interna.

Existem soluções mais humildes, como colocar tiras de papel toalha ou pequenos sacos de sílica, que podem ser inseridos em lugares estratégicos da caixa de estanque GoPro, sem impedir seu fechamento.

Já para as fotografias próximas da água corrente, onde é comuns algumas gotas baterem em sua câmera e ficarem por lá, a solução pode vir de três maneiras diferentes.

O primeiro deles é o impermeabilizante. Basta limpar o housing da câmera com água e secar. Feito isso, aplique com um pano limpo e seco algumas gotas de impermeabilizante (a marca mais usada para isso é a Rain-X), fazendo movimentos circulares até que não reste nenhum resquício do produto.

Andando na mesma linha, só que de maneira diferente, estão as pomadas para assadura na Gopro. Sim, Hipoglos, Bepantol e por aí vai. Aplique-a com os dedos uma camada bem fina no housting e faça os mesmos movimentos circulares até que não reste mais nada visível sobre essa parte da câmera.

Agora se no momento não tem nada disso disponível, uma solução de imediato que é um pouco mais rústica é a aplicação de saliva.

Não é tão eficiente quanto às anteriores, mas funciona. Basta passar uma boa quantidade sobre o housting e esfregar.

A GoPro foi desenvolvida para acompanhar aventureiros e esportistas. Mas de pouco adianta se não pode utilizar na água. Por isso foram desenvolvidas soluções para que o fotógrafo possa aproveitar ao máximo sua GoPro.

Diminua o Olho de Peixe

Como já observamos, a GoPro possui uma lente semelhante a olho de peixe embutida. Tais lentes alcançam uma visão de angular de até 180 graus.

foto go pro dicas de fotografia maquina fotografica

A GoPro, na verdade, é quase isso, com sua lente em configuração normal em 170 graus, que possui o efeito igual ao produzido pelos olhos de peixe convencionais.

Mas o que poucos sabem é que é possível diminuir o efeito da lene olho de peixe em fotos GoPro.

O efeito dessa lente característica das câmeras de ação nem sempre agradam ao fotógrafo, por isso a GoPro possui um modo de amenizar – e bastante – tal efeito. Há duas maneiras diferentes de fazer isso, sendo a primeira através da própria câmera.

Pela câmera, para reduzir os efeitos do olho de peixe, é preciso ligar a câmera e pressionar o botão frontal até o ícone da ferramente aparecer, selecionando-o com o botão superior.

Feito isso, as configurações atuais da câmera estarão disponíveis, então pressione o botão superior novamente, pois é aí que fará a primeira parte.

O primeiro item, o RES, precisa ser alterado. Para isso aperte o botão superior até aparecer a opção 1080p.

Agora volte para a tela anterior e pressione o botão frontal duas vezes e visualizará a opção FOV, selecionando-a pressionando o botão superior. Agora você pode alterar a visão angular.Ao escolher a opção Medium, a lente passará a capturar em 127 graus e ao selecionar Narrow, a 90 graus. Pronto, o efeito da lente olho de peixe foi reduzido.

Acontece que há o segundo meio de fazer isso, mas este é capaz de retirar o efeito do olho de peixe. E isso deve ser feito pelo aplicativo GoPro Studio. Nele é possível tirar totalmente a distorção da lente original da GoPro.

Após baixar e instalar o app, abra-o e selecione a opção Import New Files. Feito isso, escolha a imagem que deseja retirar o efeito e clique em Advanced Settings e após isso selecionar a opção Remove Fish Eye.

Deste modo é possível retirar o efeito da lente olho de peixe de todas as suas fotos tiradas pela GoPro, deixando-as mais parecidas com as fotografias mais convencionais.

Inspirações Melhores Fotos GoPro

melhores fotos gopro dicas de fotografia

Fotos GoPro: Chase Olson

dicas de fotografia gopro criativo

Fotos GoPro na praia: Ahmed K.

como tir

Fotos GoPro no gelo: Kyle Ohlson

dicas de fotografia gopro como tirar fotos bonitas

Fotos GoPro: Tiago Maior

melhores fotos de gopro como fazer dicas fotografia profissional

Fotos GoPro no esporte: Sam Cornwall

foto criativa com gopro dicas de fotografia

Fotos GoPro Natureza: Filippo Bellisola

Fotos GoPro

Fotos GoPro: Josep Anton Gomez Diaz

foto noturna com go pro dicas de fotografia

Foto Noturna com GoPro: Beto Franca

fotografia gopro foto com gopro hero

Fotos GoPro no mar: Faine Loubser

fotos gopro esportes radicais ondas do mar surfista camera fotografica

Fotos GoPro com ondas: Sylvain Labeyrie

fotos gopro cachorro petdicas de fotografia gopro camera fotografica

Fotos GoPro com pet: Fabrizio Cimarelli

dicas de fotografia gopro camera fotografica

Fotos GoPro com aventura: Merlino Nicolas

fotos com criatividade gopro como tirar fotos bonitas

Fotos GoPro paisagem: Alberto Rossetto

fotos com gopro casal

Fotos GoPro Casal – Holanda

dicas de fotografia foto gopro

Fotos GoPro aérea: Hüseyin B. Tuzer

Conclusão: Fotos GoPro Criativas

A qualidade da câmera GoPro é indiscutível. Por esse motivo a cada dia que passa ela ganha mais adeptos no mundo todo.

Sua alta resolução permite tirar fotografias em alta qualidade, se assemelhando, por vezes, às imagens captadas pelas câmeras profissionais.

Suas outras características, como seu baixo peso e pequeno volume e sua altíssima resistência atraem adeptos da fotografia no mundo todo.

Claro que é preciso se adaptar aos efeitos da câmera GoPro, visto que são bem diferentes das fotografias mais comuns, tiradas pelos smartphones, câmeras compactas e outras.

Mas acostumado a isso, os efeitos disponíveis para fotos GoPro abrem um leque de possibilidades para o fotógrafo explorar.

fotos gopro foto camera go pro hero melhores fotografias dicas fotografo profissional

Não importa se você é um fotógrafo amador ou profissional, a câmera GoPro pode te acompanhar nos mais variados destinos e corresponder, em boa parte, às suas expectativas.

Inegável que uma câmera DSLR possui mais qualidade e funções, mas seu alto peso torna GoPro uma séria concorrente para pessoas a levarem aos quatro cantos do mundo.

Não por acaso a GoPro é utilizada em fotografias e gravações profissionais, quando o ser não consegue acompanhar o ritmo portando uma câmera mais pesada.

A GoPro fez história na fotografia, surgindo para aventureiros, mas se mostrou extremamente eficaz para todas as categorias de utilitários.

Tanto no cotidiano comum como em uma trilha, as fotos GoPro serve para cumprir seu propósito básico: registrar os momentos que as pessoas não querem ter apenas em suas cabeças.

Escrito por Equipe Fotografia Mais

Equipe de Fotógrafos, redatores e designers responsáveis por conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre fotografia para o mercado brasileiro.

101 posts

2 Comments

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quero ser cadastrado na LISTA VIP