Posted in:

Ensaio Fotográfico Profissional: 5 Dicas para Ensaios Fotográficos Marcantes

ensaio fotografico

Quer dicas de como fazer um ensaio fotográfico marcante e profissional? Confira este post!

Fazer alguns ensaios fotograficos é um importante serviço na carreira de um fotógrafo. Seja alguém mais profissional ou mais interessado na área, o nível de conhecimento e técnicas exigidas desafiam o fotógrafo a dar o melhor de si.

Do outro lado da câmera está alguém tão importante quanto isso: o fotografado.

Nesse momento pouco importa as suas preferências, pois as escolhas são de quem está posando. Entretanto é de responsabilidade arrumar tudo e indicar situações, poses para fotos, cenários e, claro, trabalhar para que o resultado seja o melhor possível.

ensaio-fotografico-ensaios-fotograficos-fotografia-profissional

Pessoas querem participar de um ensaio fotográfico pelos mais diversos motivos. O mais comum é pela simplicidade de guardar as memórias de um momento especial em um álbum de fotos bem produzido.

Essas memórias podem variar muito. Por exemplo, na formatura de um aluno universitário, em muitas faculdades, possuem uma sessão de fotos bem produzida, especialmente na questão do cenário.

O ensaio fotográfico de gestante pode ser também para um momento mais íntimo, como quando a mulher está perto de dar à luz a seu filho ou então o casal quer registrar em uma superprodução no ensaio fotográfico de casamento.

Às vezes o ensaio fotográfico surge a partir da iniciativa privada, quando uma empresa precisa montar um catálogo de seus produtos – ou serviço, dependendo de seu setor.

Não é anormal observarmos catálogos empresariais super-bem feitos, valorizando cada detalhe do objeto fotografado.

Outro exemplo pode para montar um calendário empresarial, que é distribuído ou vendido da maneira que a empresa desejar.

Mas também há situações em que o ensaio fotográfico é realizado por causa da profissão de uma pessoa e essa profissão geralmente é a de modelo.

Modelos vivem de sua aparência, então é de se imaginar que eles, ou elas, procurem um bom fotógrafo para realizar uma grande sessão de fotos, a fim de adicionar a seu portfólio e distribuir para agência do ramo.

Tipos de Ensaios Fotográficos

Em todos esses casos, o fotógrafo precisa possuir um alto conhecimento prático e teórico, pronto para atender os mais diversos pedidos e opinar, de maneira profissional, sobre o melhor jeito de realizar.

As técnicas exigidas em cada ensaio fotográfico podem variar muito, indo de sessão para sessão e situações do gênero. Por isso é de suma importância observar bem todos os ângulos desse serviço.

Este artigo vai demonstrar como fazer um ensaio fotográfico, apontando dicas de o que fazer e quando fazer.

Situações como os melhores horários, cenários e ambientes para cada sessão de fotos, assim como a iluminação do dia – se for ao céu aberto – ideal para o ensaio até os equipamentos necessários serão apresentadas e explicadas.

Dica para Ensaio Fotográfico #1: Estude Muito

dicas-de-fotografia-estudio-de-fotografia-ensaio-fotografico

Não é segredo que é necessário estudar bastante para, cada vez mais, melhorar em qualquer assunto de qualquer área e estar atendo às dicas de fotografia.

Na fotografia isso não é diferente. São necessários anos de estudo teórico e de prática para saber como fotografar em determinada situação.

Aumentar ou diminuir a velocidade de exposição do obturados, da abertura do diafragma, alterar o ISO, focar, definir profundidade de foco, se é necessário usar o flash ou não, se o tempo de exposição implica em utilizar tripé, qual lente usar para esse momento são apenas algumas das decisões que o fotógrafo precisa tomar pouco antes da foto ou no momento da fotografia.

Quando realiza um ensaio, o modelo fotográfico passa as informações necessários para o profissional, além de especificar suas preferências no resultado final.

Cabe ao fotógrafo, após isso, definir tudo e descobrir como realizar todos os desejos do modelo sem que altere a qualidade máxima possível da fotografia.

De certo modo, é importe ao fotógrafo estudar o seu cliente, ou seja, o modelo fotográfico. Isso pode impedir qualquer situação desconfortável durante a sessão, influenciando negativamente no serviço final.

Após descobrir o perfil e gostos do modelo fotográfico, é preciso fazer um estudo que envolve desde a utilização dos equipamentos ao local da sessão. Isso, apesar de parecer simples, envolve um longo processo, visto que cada detalhe para acarretar em umas dezenas de diferentes situações.

Por exemplo o local: a céu aberto, mesmo estando há dias estudando a previsão do tempo, mudanças climáticas repentinas podem acontecer.

E não é sobre possíveis tempestades torrenciais ou coisas do gênero que estamos nos preocupando, mas sim com a alteação de luz natural. Isso porque os equipamentos separados para cada dia podem não ser o necessário para aquela situação, prejudicando o trabalho final.

Para evitar isso, é bom sempre andar com alguns tipos de flashes, porque eles variam entre si e podem servir apenas para corrigir a iluminação local, evitando desníveis de tons.

O local ainda pode ser em lugar fechado. Nesse caso, é preciso montar todo o cenário, se preocupando com cada uma das possíveis fotos e os mínimos detalhes.

O background junto com o cenário é tão importante quanto o objeto principal, pois eles são os responsáveis por complementar a mensagem – ou até mesmo por passar a mensagem quase que por completo.

Não menos importante é preparar o ensaio baseado nos objetivos do modelo fotográfico. Isso porque cada foto pode passar uma mensagem e o modelo querer outra.

Então é importante – e muito – se atentar ao o que exatamente o fotografado deseja com aquelas fotografias e o por quê. Além de ajudar na fotografia, auxilia muito no processo de edição.

Dicas para Ensaio Fotográfico #2: Horário e Ambiente Fotográfico

ensaio-fotografico-profissional-dicas-de-fotografia

Quando falamos sobre o local da foto, algumas informações não foram passadas por completo, pois há detalhes mais importantes do que o cenário como um todo.

A ambientação do ensaio fotográfico é moldada a partir do objetivo deste ensaio. Então é de se imaginar que cada situação exige uma abordagem diferente, remetendo ao pensamento do modelo.

O ambiente precisa ser bem avaliado antes mesmo de começar a preparar o ensaio fotográfico.

Observar se ele oferece suportes, como solo plano ou não, quantidade de luz, adereços naturais é importante. Tudo isso pode ser contornado, claro.

Por exemplo, sobre a luz, a própria câmera fotográfica possui seus ajustes manuais, como o diafragma e obturador, além de ser possível alterar o ISO.

Além disso é possível utilizar as mais diversas técnicas de flash para aumentar a qualidade da foto.

No cenário natural pode ser sempre acrescentado alguns objetos, aumentando a capacidade de ambientar a fotografia.

Além disso, imaginar onde o modelo pode ficar para as sessões de fotos é uma boa ideia, já adiantando possíveis poses e situações do gênero. Também, com um pouco de criatividade e imaginação o fotógrafo vai longe.

Apesar de parecer algo difícil de resolver, um solo que não é plano possui solução.

Muito tripés vêm com um nivelador equipado, ajudando o fotógrafo a posicionar sua câmera fotográfica da melhor maneira possível. Mais à frente explicaremos melhor sobre o equipamento.

O ambiente também pode oferecer outras dificuldades dificilmente contornáveis.

Chuva e vento pode atrapalhar ou até mesmo interromper o ensaio, isso quando ele já não é evitado desde o início.

Uma das maneiras de contornar isso é possuindo uma grande lona que se assemelhe a uma cabana, bem larga e alta, dando opções para o fotógrafo.Mas um vento forte pode levar tudo embora e uma chuva acima da média estragar todo o equipamento.

É importante ressaltar que os diferentes horários do dia possuem características climáticas próprias.

A mais importante delas é a iluminação e é basicamente inspirada nela que o fotógrafo precisa se preocupar durante um ensaio fotográfico.

Não só isso, o excesso de nuvens no céu pode obrigar o fotógrafo a fazer muitas alterações em pouco tempo em sua fotografia, então escolher um horário de céu estável é muito útil.

Mas caso nada disso funcione, há a opção de alugar (ou utilizar o próprio estúdio) um espaço e tentar criar o ambiente da maneira mais funcional possível, com todas as características necessárias para que o ensaio fotográfico flua normalmente.

Dicas para Ensaio Fotográfico #3: Ajuste a Iluminação

ensaio-fotografico-fotografo-profissional-tudo-pra-foto

Sem dúvidas a parte mais importante de uma fotografia, a iluminação é a responsável por gerar a luz captada pelos sensores ou filtros das câmeras, captando a imagem.

A fotografia, de certo modo, é o desenho feito pela luz, então é de suma importância que em qualquer situação essa seja o principal foco do fotógrafo, independente do estilo de sua foto. Em um ensaio fotográfico, também funciona assim.

Diferente do que o imaginário popular nos vende, a iluminação natural pode ser ajustada. Obviamente não controlamos a luz solar, mas podemos reduzir seu impacto na fotografia ou então evitar as sombras formadas por ela.

O diafragma é o primeiro a ser ajustado, já que ele controla a quantidade de luz absorvida pelos sensores e filtros.

Se em um dia ensolarado a abertura do diafragma está muito grande, provavelmente sua foto queimará. Por isso é importante ter controle absoluto das funções manuais da máquina.

O diafragma só poderá estar bem aberto, em uma situação dessas, se a o tempo de exposição for extremamente rápido.

Controlado pelo obturador, que é uma espécie de cortina que abre a fecha para permitir a captação de luz, o tempo de exposição é responsável por permitir por quanto tempo a luz chega ao sensor da câmera.

Além de ajudar na iluminação, em velocidades altas, ele possibilita “congelar” a foto, enquanto em velocidades mais baixas a imagem tende a tremer.

Dependendo da técnica do fotógrafo, excelentes fotos podem ser tiradas com a velocidade baixa.

Para chegar à conclusão sobre como usar as funções manuais da câmera, além de muito estudo é necessário um grande estudo sobre luminosidade local, especialmente em lugares abertos

Reparar na direção das luzes, se há muita sombra no cenário, em suas tonalidades, se há a possibilidade de clarear ou não o cenário com o passar do tempo. Isso tudo é obrigação do fotógrafo, a fim de garantir a perfeição no ensaio fotográfico.

Ver se há possibilidades de fotografar nos mais diversos ângulos é excelente, pois a quantidade e tonalidade da luz pode variar de lugar para lugar, dentro de um mesmo cenário.

Analisar as possibilidades é importante para evitar imprevistos, ajudando o fotógrafo a sempre ter em mente o que fazer ou qual equipamento utilizar caso isso aconteça.

Claro que só isso não faz com que o ensaio fotográfico aconteça. São várias circunstâncias envolventes durante uma sessão para que, ao final, gere boas fotografias. Exemplos delas estarão no capítulo a seguir.

Dicas para Ensaio Fotográfico #4: Equipamento Necessário

ensaio fotografico

Para realizar um ensaio fotográfico, é necessário um bom tempo de preparação e planejamento.

Isso tudo implica na hora de separar quais equipamentos fotográficos, ou simplesmente de complementação ao ensaio, vai usar. E tudo isso vai além da câmera fotográfica e seus acessórios.

Sobre a câmera fotográfica, após feito todo o levantamento sobre a iluminação local (seja para um ensaio a céu aberto ou em um lugar fechado), é preciso configurá-la manualmente.

Deixar ajustado o diafragma e obturador é uma boa saída para economizar tempo, veja estas e outras técnicas clicando aqui.

E caso o ensaio seja realizado em lugar fechado, com baixa ou sem alteração de luz, dificilmente precisará reajustá-lo. Caso for em lugar aberto, é preciso ficar esperto na alteração de luminosidade, obrigando a realizar alterações em ambas as funções.

Alguns ensaios podem ser realizados de noite, em lugar aberto e com baixa luminosidade artificial. Para isso, é necessário alterar o ISO, aumentando a sensibilidade do sensor à luz.

Aumentar o ISO é sempre a última das opções, pois um ISO muito alto pode granular a imagem, baixando a qualidade da fotografia.

Se possível, sempre invista num bom equipamento fotográfico, como ótimos flashes, pois podem corrigir imperfeições de luz, como sombras em lugares indesejados e coisas do tipo, além das dezenas de possibilidades que um flash leva ao fotografo.

Ajustado os equipamentos fotográficos, é preciso arrumar o cenário.

Mesmo em lugar aberto, posicionar os objetos nos locais corretos é de suma importância, pois facilita a movimentação e preparação do ensaio fotográfico.

Sem contar que a exploração de diferentes ângulos pode ser planejada enquanto posiciona cada objeto.

Já em locais fechados é mais fácil organizar tudo, apesar de ser mais trabalhoso. Em ambos os casos, não é só a preparação do cenário que precisa ser feita; a disposição dos equipamentos fotográficos precisa estar bem organizada.

Cada acessório do ensaio fotográfico é importante. Desde de um tripé bem nivelado ao posicionamento milimétrico de, por exemplo, uma cadeira precisa ser bem observado.

Mudar um objeto de lugar, mesmo que em poucos centímetros, pode influenciar na disposição da luz, obrigando o fotógrafo a modificar as funções das câmeras.

Mas antes de tudo é preciso sempre alertar o modelo sobre os vestimentos.

Muitos querem comparecer com a própria roupa, seja la qual for seu propósito. Nesse caso, é preciso saber dele quais serão as escolhidas, porque a preparação do cenário e equipamento fotográfico depende muito, se não pode destoar do ambiente ou obrigar modificações de luz de última hora.

É sempre bom ter roupas, mesmo que básicas, disponíveis em seu estúdio para um eventual acidente.

Dicas para Ensaio Fotografico #5: Faça o Modelo se Sentir à Vontade com as Câmeras

ensaio-fotografico-profissional-dicas-poses

Ficar de frente para as câmeras pode ser uma tarefa um pouco constrangedora, especialmente para pessoas tímidas.

Tal situação pode atrapalhar o ensaio fotográfico, não tirando a melhor qualidade da sessão e nem mesmo do fotografado. Por isso é tão importante deixar o ou a modelo totalmente confortável antes e durante a fotografia.

Para começar, antes de começar a fotografar, sente e converse com com o modelo. Explique, mesmo que já o tenha feito em outra ocasião, como funciona e crie uma intimidade PROFISSIONAL.

Nada pessoal pode ser levado em consideração, portanto essa intimidade precisa ser de contratado para contratante, deixando o cliente sempre a vontade para sugerir, opinar, questionar.

Manter um clima sereno e descontraído ajuda bastante alguém tímido.

A câmera pode ser um objeto intimidador, então faça com que o(a) modelo saiba sempre que por trás dela tem um profissional dedicado em fazer o melhor de si.

Ser simpático é essencial para que crie essa confiança em seu lado profissional. Isso também ajuda a deixar o modelo fotográfico mais confiante e sem vergonhas na hora das fotos.

Convença de que a fotografia passa uma mensagem, então deste modo o modelo saberá que manter o corpo travado pode não ser ideal para seu objetivo.

É claro que é importante o fotografado se conhecer, saber todos os detalhes e como valorizar o próprio corpo. Então pergunte sempre a ele sobre isso.

Ao final, diga esse lado será sempre explorado, mas para um resultado mais eficiente será necessário tentar diferentes ângulos e formas de ver. O  resultado pode surpreender, e muito, a modelo. A visão do fotógrafo é muito importante, pois cabe a ele encontrar meio de valorizar a pessoa e a fotografia.

A questão da pose é a mais importante, pois são elas que podem passar a mensagem com maior fluidez. Seja para um tom mais sóbrio e sério ou para algo mais sensual, cada pare do corpo precisa estar bem posicionada.

Além da expressão facial, que altera a cada pose, o movimento das mãos e cintura são muito importantes. Boa parte dos modelos não sabe o que fazer com as mãos, pois elas aparentam estar alí apenas atrapalhando. Então saiba indicar como um bom posicionamento das mãos pode aumentar o sentimento da foto.

Por exemplo, nada de deixá-las retas ou tentar escondê-las. Use-as valorizando o corpo como um todo, com movimentos leves para os lados, de maneira assimétrica.

Aliás, fotos simétricas, em geral, não ajudam am nada. Com as mãos é a mesma coisa. Uma pode estar apoiada em uma parte do cenário e a outra na cintura, por exemplo. Isso ajuda a criar uma sensação de descontração e deixar o clima mais leve.

Isso serve para as pernas também. Nada de pés com pés e joelhos com joelhos. Um pequeno passo a frente pode mudar, e muito, a qualidade da foto e seu tom.

Outra grande dúvida de muitos modelos é sobre olhar diretamente para a câmera. Isso depende muito da pose, do cenário, do objetivo da foto e por aí vai.

Quando o fotografado olha diretamente para a câmera ele passa a estar encarando o seu espectador, aquele que irá observar a foto.

Isso pode ser muito bom quando o objetivo é sensualizar ou tentar convencê-lo a algo, como em fotos publicitárias.

Mas muitas vezes olhar para o lado ou focar em um objeto do cenário pode ocasionar em fotos mais bonitas. Tudo é uma questão de perspectiva.

Sobre deixar o modelo confortável e a vontade, o mais importante é deixar claro que ali é um ambiente profissional, mas que não precisa estar sério. Seja descontraído que as chances de ele ser aumentarão.

E mais importante: deixe-o confiante sobre tudo e demonstre que você, fotógrafo, sabe o que está fazendo.

Conclusão: Ensaio Fotográfico Profissional

ensaio-fotografico-profissional

O ensaio fotográfico pode ser um grande desafio para o fotógrafo, mas sem dúvidas traz sua recompensa.

Seja pelo acréscimo ao portfólio ou por estar se divertindo, ele sempre agregará valor ao conhecimento sobre fotografias como um todo.

Para conseguir realizar um bom ensaio fotográfico, é necessário muito mais do que um bom equipamento e um bom modelo.

Suas melhores técnicas precisarão ser bem exploradas, assim como todo o seu potencial em preparar e planejar uma sessão também. Observar cada detalhe antes da sessão é importante para obter um melhor resultado.

Quer aprender mais sobre os equipamentos necessários para ser um fotógrafo profissional de sucesso? Leia também esses outros artigos que preparamos:

Além disso, fotografar é capturar memórias e cenários. A capacidade de cada fotógrafo em guardar essas fotos em uma imagem é que vai definir o quão em frente ele pode seguir.

Portanto sempre estude as teorias fotográficas, pois elas podem ensinar muito mais do que você imagina.

Acompanhe nosso site sempre. Mais curiosidades e informações sobre fotografia sempre estarão sendo transmitidas a vocês.

Escrito por Equipe Fotografia Mais

Equipe de Fotógrafos, redatores e designers responsáveis por conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre fotografia para o mercado brasileiro.

72 posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quero ser cadastrado na LISTA VIP