Posted in:

Câmera Digital Profissional: 7 Coisas que Você Precisa Saber Antes de Comprar

curso dicas de fotografia camera digital profissional

Comprar uma câmera digital profissional não é algo fácil, mesmo se você for um conhecedor nato do assunto.

Existem vários tipos de máquinas e dezenas de modelos, cada qual com suas características que a difere de outras. Mais do que isso, cada uma pode possuir funções ausentes das demais, tornando-a muito distinta.

Claro que é necessário avaliar todas as características antes de comprar uma câmera digital, visto que há sempre a possibilidade de não ter a função desejada na sua escolha.

Por isso é importante se informar e estudar bastante sobre cada modelo de câmera digital profissional em questão.

Pequenos detalhes como peso e tamanho podem modificar bastante o modo de utilizar a câmera fotográfica, por exemplo.

É preciso avaliar, também, os equipamentos que cada máquina possui, pois, algumas marcas produzem câmeras que só se adaptam aos equipamentos produzidos por ela mesmo.

Então caso deseje adquirir tripé, flash ou várias lentes (essas são as mais personalizadas, nesse quesito), analise a qualidade e preço desses equipamentos.

Isso pode mudar totalmente sua opinião antes de comprar a câmera digital profissional que estava observando.

camera digital profissional dicas de fotografia

Outro quesito a ser observado é sobre a necessidade. Analisar se aquela câmera possui funções em excesso, as quais você nunca vai utilizar, é sempre uma boa sugestão.

Isso porque nem sempre a melhor câmera digital profissional disponível no mercado é a melhor opção para o comprador.

Neste artigo vamos apresentar 7 situações que todo mundo precisa conhecer antes de comprar uma câmera digital profissional.

Nosso intuito é ajudar você, caro leitor, a escolher o modelo certo.

Desde seus menores detalhes às partes mais complicadas, há uma série de fatores que precisam ser levados em consideração antes de comprar uma câmera digital profissional.

E, claro, não podemos ignorar nenhum.

Como Escolher a Câmera Digital Profissional

Antes de comprar uma câmera digital profissional, é preciso ter um bom conhecimento sobre os tipos disponíveis no mercado e suas respectivas funções.

Tipos disponíveis de câmera digital:

Todo mundo já teve contato com uma câmera compacta. Essas são aqueles modelos que se popularizaram no início dos anos 2000 e substituíram as câmeras analógicas.

A grande característica dessa é a sua simplicidade, que é tanta que um celular moderno (não necessariamente da última geração) substitui-as facilmente.

Vale muito a pena comprar uma se pretende ter uma câmera fotográfica básica, pois caso contrário vale a pena escolher um bom celular ou investir em um tipo de câmera melhor.

As superzoom são parecidas com as compactas, mas possuem uma resolução melhor e, como o nome diz e explica, uma grande capacidade para dar zoom nas imagens.

O zoom, que é sua principal característica, pode aumentar até a 50 vezes – dependendo da marca e do modelo.

Já em uma categoria quase profissional estão as câmeras mirroless, que recebem este nome pela ausência de espelhos em seu superior e pela falta do visor óptico.

A sua nitidez pode ser tão boa quanto, ou até melhor, do que algumas consideradas superiores, mas não é tão precisa quanto.

A grande maioria das mirrorless possibilitam a mudança manual do tempo do obturador e dimensão do diafragma, além de ter como característica a alteração de diferentes tipos de lentes.

Já as DSLR são da categoria profissional e com os preços um pouco mais salgados.

Seu sistema com o visor ótico e um jogo de espelhos que transmitem a imagem para ele permite uma fotografia mais perfeita, a partir da observação com o olho da câmera.

Possui todas as funções possíveis e, assim como as mirrorless, tem sistema de lentes intercambiáveis.

camera digital profissionalAs câmeras de ação, por sua vez, estão cada vez mais populares, devido a seu peso e tamanhos mínimos e alta qualidade.

Modelos como a GoPro, vêm conquistando o mundo por sua eficiência, adaptação aos diferentes tipos de terrenos e facilidade para carregá-la de um lado para o outro.

Caso deseje saber mais sobre cada tipo e descobrir como escolher a câmera digital profissional ideal para você, acesse aqui e veja a detalhação de cada modelo e seus prós e contras.

Câmera Digital Automática ou Manual?

De uns anos para cá as câmeras digitais saem de fábrica com algumas funções automáticas, que são capazes de detectar o ambiente, sua iluminação e (tentar adivinhar) o objeto principal, escolhendo, deste modo, a melhor configuração para a sua fotografia.

Mas acontece que muitos fotógrafos preferem realizar alterações nessas de maneira manual.

A função automática e manual estão sempre está presente nas câmeras digitais profissionais e semi-profissionais.

Já nas menos profissionais, como nas compactas e superzoom, é mais fácil encontrar modelos apenas com a função automáticas, apesar de existir algumas máquinas desses tipos que já trazem a função manual – claro que não tão eficiente quanto as profissionais.

Antes de comprar uma câmera digital profissional, é preciso levar em consideração se o modelo escolhido possui ou não a função manual, pois ela é mais precisa do que a automática.

Ressaltando que ela é mais precisa apenas para quem estudou e possui mais conhecimento da área, pois não é uma tarefa fácil fotografar cem por cento manualmente.

Portanto as câmeras com funções manuais, geralmente as profissionais, são as melhores opções para quem possui mais experiência.

Como dito, o modo automático sempre busca a melhor resolução para a fotografia na determinada situação, não sendo necessário realizar alterações manualmente.

Mas há momentos em que ele não funciona, pois há momentos em que é muito difícil para a câmera focar precisamente. Esses momentos são:

  • Quando há um baixo contraste, com um tom de cor predominando o cenário, como o céu, o mar, uma vasta floresta verde, etc.
  • Quando as condições de luz não são favoráveis, geralmente com pouca luminosidade. O oposto, com muita luz, também pode atrapalhar.
  • Quando existem objetos refletindo a luz ou quando há um ponto de contraluz, moldando o objeto principal
  • Quando há a presença de objetos sobrepostos. Exemplo: o exterior de uma janela gradeada.

Uma boa dica para testar se a câmera digital profissional é boa ou não é tirando uma fotografia com o modo automático ligado.

Como este modo busca sempre a melhor opção, se a fotografia sair com uma qualidade inferior do que o esperado não é indicado comprar esta câmera digital profissional.

Características da Câmera Digital Profissional

Se comprar uma câmera digital profissional dependesse apenas de possuir funções automáticas e manuais, seria muito fácil. Outras características precisam ser levadas em consideração, como seu tamanho e peso.

Isso porque as vezes carregar uma câmera digital profissional pesada para cima e para baixo não é uma boa ideia, especialmente quando as fotografias que deseja tirar não exigem uma máquina fotográfica tão boa.

Mas não é só isso. Na verdade, o tamanho e peso é a parte mais simples. Claro que a parte mais importante de uma câmera fotográfica é a qualidade de sua fotografia.

Então analisar sua resolução máxima, pixels por imagem e até mesmo quantos frames por segundo ela faz quando a função vídeo está ativada é importante para acarretar em uma boa decisão.

ISO

camera digital profissional camera fotografica digital tudo pra foto

Mas a qualidade da imagem depende muito das características manuais da câmera.

Começando pelo ISO, que define a sensibilidade à luz do sensor. Se não há muitas opções de mudança de ISO (seu padrão é 100 e pode aumentar para 200, 400, etc), pode ter certeza que sua câmera será mais limitada e não poderá explorar algumas técnicas, como a fotografia em longa exposição.

Diafragma

camera digital profissional camera fotografica digital onde comprar dicas

O diafragma, por sua vez, responsável por controlar quanta luz é absorvida pelo sensor, precisa ter vários tamanhos de abertura. Isso porque é ele que vai determinar, principalmente, a claridade de sua imagem.

Junto com ele está o obturador, responsável por controlar o tempo em que o sensor absorve a luz.

Ele também tem a capacidade de congelar a foto ou deixá-la com efeitos, como esfumaçada, tremida, com sombra de movimento. Quanto mais tempo de exposição disponível no diafragma, melhores opções o fotógrafo terá.

Antes de comprar uma câmera digital profissional é preciso se atentar e muito aos equipamentos fotográficos, pois há marcas que fabricam modelos de câmeras que só se adaptam aos equipamentos da mesma marca, evitando favorecer uma rival.

Geralmente isso se aplica às lentes, que podem ser as melhores amigas do fotógrafo – e inimigas, pelo seu alto preço.

Bom se atentar ao tripé, flash e outros equipamentos, pois comprar uma câmera digital com equipamentos de má qualidade não é melhor opção que você poderá tomar.

Energia da Câmera Digital Profissional

camera digital profissional semi profissional onde comprar

Já pensou chegar no local onde pretende tirar aquela foto e quando estiver se preparando a bateria da câmera morrer?

Exatamente por isso é de extrema importância se informar sobre a energia das câmeras à pilha ou das câmeras à bateria.

Antes de tudo é preciso saber se a câmera digital profissional pretendente funciona com baterias ou com baterias ou pilhas, recarregáveis ou não.

Isso porque, apesar de ambas serem uma boa solução, a bateria costuma durar muito mais do que a pilha, que em contrapartida é muito mais fácil de ser encontrada em qualquer estabelecimento. Desde a loja de conveniência na estrada a lojas de R$ 1,99, sempre tem pilhas.

Independente de qual a sua preferência, o ideal é sempre andar com bateria ou pilhas reserva.

Este é o único meio de evitar ficar sem energia do nada. Entretanto mais importante que isso é procurar se informar sobre o gasto de energia das câmeras.

A parte da câmera que precisa de atenção extra, quando o assunto é energia, é o seu sensor. Sim, a peça responsável por receber a luz e captar as imagens.

Existem dois tipos principais de sensor nas câmera digital profissional: CCD e o CMOS.

O CCD possui uma excelente qualidade na captura das imagens, deixando a sua fotografia muito nítida e com poucos ruídos. Por isso eles consomem bastante energia.

Como é de se imaginar, o CMOS consome menos energia, mas sua qualidade é inferior.

Não há uma relação direta sobre um tipo de câmera possuir sempre o mesmo modelo de sensor, então nem sempre o melhor sensor estará nos melhores modelos. Por isso é tão importante pesquisar a fundo.

Só para lembrar, as câmeras à pilha e bateria também possuem a função de gravar vídeos. E esses consomem muita energia.

Caso seu intuito seja filmar bastante, invista nas câmeras de alta duração de energia, além de sempre andar com carga reserva.

Tamanho da Câmera Digital Profissional

Lembra quando leu acima sobre o tamanho e peso da câmera não ser a parte mais importante da hora de decidir qual escolher?

melhores câmeras de fotografia digital máquina fotografica semi profissional

A verdade é que as vezes é tão importante quanto. Isso porque você precisa escolher uma câmera que se adapte tanto ao seu perfil quanto às suas necessidades.

Antes de comprar uma câmera digital profissional ou para amadores, pense em tudo que gostaria de fazer com ela.

Viajar? Sair esporadicamente e fotografar? Situações casuais? Te acompanhar em aventuras e esportes? Ser profissional?

Então… uma compacta ou uma de ação pode não ser tão interessante para um profissional que vive disso assim como uma DLSR pode ser prejudicial para os aventureiros.

Em tese, as câmeras e seus tamanhos e peso estão relacionado ao seu tipo. Por exemplo: as compactar, como o nome já diz, são ótimas para sair acompanhado dela por aí, visto que são pequenas, leves e bem portáteis.

Já as superzoom não são tão fáceis de carregar, mas não pelo seu peso, pelo seu tamanho e formato, já que possui uma grande lente em seu lado externo.

Enquanto as compactas podem caber em um bolso um pouco mais largo, as superzoom precisam ser carregadas em mochilas.

Além das compactas, apenas as câmeras de ação são ideias para carregar por todos os lados, já que são leves e bem portáteis.

É bem verdade que chamam atenção, mas são fáceis de esconder e são ideais para esportes, fixando-as em bicicletas e lado de fora de mochilas.

As mirroless são grandes, portanto difíceis de carregar. Suas funções semi-profissionais não ajudam muito na hora de sua locomoção. Mas ainda são mais leves do que as DSLR, que possuem aquele pesado jogo de espelhos em seu interior.

Para comprar câmera digital é preciso analisar suas necessidades, então o peso e tamanho dela só vai importar se ela não for compatível com suas necessidades.

Câmeras Digitais para Vídeos

A grande verdade é que poucas pessoas comprar uma câmera digital com a intenção principal de gravar vídeos.

Isso porque existem as filmadoras, que são superiores às câmeras nessa função características de uma filmadora. Mas sejamos claros: cedo ou tarde você vai querer ou vai precisar gravar um vídeo em sua câmera digital.

Então antes de comprar uma câmera digital avalie se sua capacidade de filmar é digna de você levá-la para sua casa.

As câmeras vídeos são excelentes para gravar filmes em momentos importantes ou divertidos, como um pênalti cobrado em um estádio, o aniversário de um familiar ou a formatura de seu filho. São momentos que você pode querer ter de gravar não apenas na memória.

Teste a função de gravar vídeo na câmera ainda na loja e perceba ou questione todos os seus detalhes. De pouco importa ela realmente gravar, mas sua qualidade não ser das melhores.

É importante que elas ofereçam o modo Full HD, que é uma das mais altas qualidades de vídeo disponíveis. Até pouco tempo atrás era a melhor disponível, perdendo espaço para as 4k, 8k e assim por diante.

Frames

camera digital profissional

Observe quantos frames por segundo (fps) ela é capaz de fazer. Frame é uma foto e vídeos não são nada mais do que uma sequência de fotos passadas rapidamente.

Uma câmera que faz 30 fps significa passar trinta fotos por segundo. Esse, por exemplo, é um padrão mínimo para uma câmera de celular. Então as câmeras digitais precisam ser superiores a isso.

Por último, teste a capacidade de captar som da câmera digital. Pouco interesse uma excelente imagem com um som desfigurado.

Claro que sem o auxílio de microfones e equipamentos audiovisuais a qualidade não será a máxima, mas busque sempre uma que se assemelhe a isso.

Capacidade de Armazenamento

camera digital profissional dicas de fotografia tudo para foto

Uma das grandes vantagens de ter uma câmera digital e que fez as pessoas substituírem suas analógicas é a possibilidade de ter fotos infinitas sem pagar nada.

Claro que para isso é necessário um bom espaço digital para armazenar suas fotos ou então possuir um HD externo ou um computador próximo sempre a sua disposição para salvá-las.

Mas também é bom observar a capacidade de armazenamento antes de comprar uma câmera digital. Assim como um celular, cada modelo possui uma quantidade máxima de memória interna, então é preciso ver se ele corresponde às suas necessidades – especialmente se for utilizar muito a função de vídeo.

É preciso observar que quanto maior a qualidade da câmera, melhor serão suas fotos e consequentemente mais espaço virtual ocuparão.

Como base, dá para se basear que uma câmera com resolução de 8 megapixels e 1 GB de espaço tem capacidade para armazenar de 220 a 240 fotos. Se as imagens possuírem resolução de 2 megapixels, a câmera poderá armazenar no mesmo 1 GB mais de 1.000 imagens.

Para contornar o possível problema de armazenamento, além de poder guardar suas fotos em um computador ou HD externo, é possível investir em um cartão SD.

Algumas câmeras digitais, assim como os celulares, possuem espaço para inserir esse chip e modificar o destino das fotos diretamente para ele.

Os tamanhos, em bytes, desses cartões de memória podem varias muito. Há opção de apenas 1 GB extra como dezenas de GB. Claro que quanto mais espaço mais caro o preço.

Ao comprar uma câmera digital profissional, observe todas as suas funções e características. Entre elas estará disponível o espaço disponível para armazenamento de fotos.

Então preste atenção, porque tão ruim quanto acabar a bateria da câmera é ter que apagar fotos.

Conclusão: Melhor Modelo de Câmera Digital Profissional

camera digital profissional preco

Possuir uma câmera digital profissional é um sonho de muitas pessoas. Felizmente existem tantos modelos diferentes com tantos preços, alguns mais acessíveis e outros não, que é um sonho cada vez mais próximo.

Mas observamos o quão difícil pode ser escolher a câmera digital profissional certa, pois acertar o modelo que mais se identifica com seu perfil e suas necessidades pode confundir todos nós.

Tantos tamanhos, funções, pesos, equipamentos, marcas e modelos transformam uma simples escolha em um pequeno parto.

Mas esperamos que com esse texto você saiba o que fazer ao comprar uma câmera digital profissional. Todas as dicas foram escolhidas com o intuito de facilitar a sua vida ao tomar essa decisão.

E claro: se ainda possuir alguma dúvida, deixe-a nos comentários que vamos buscar saná-la.

Caso queira mais informações sobre o mundo da fotografia, fotógrafos profissionais ou ensaio fotográfico siga e acompanhe nosso blog, pois novidades sempre estarão dando as caras por aqui.

Escrito por Equipe Fotografia Mais

Equipe de Fotógrafos, redatores e designers responsáveis por conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre fotografia para o mercado brasileiro.

54 posts

One Comment

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quero ser cadastrado na LISTA VIP