Posted in:

Efeito Polaroid: Descubra Como Fazer nas suas Fotos [Guia Completo]

efeito polaroid

A maior parte das tendências do passado estão voltando à moda agora, e o efeito polaroid é um marco da era vintage que está de volta para o mundo da fotografia!

Espalhado nas redes sociais por famosas como Kylie Jenner e Taylor Swift, o efeito que antes só era obtido por meio de câmeras instantâneas se tornou uma febre entre os aplicativos de foto para celular.

Leia também “Efeitos para Fotos: 17 Efeitos Fotográficos Mais Usados no Photoshop” para transformar o visual das suas imagens por meio da edição!

Para disponibilizar este estilo de fotografia aos seus clientes ou para simplesmente adaptar suas próprias fotos, entenda como surgiu e o que é o efeito polaroid! Neste post, você vai aprender mais sobre:

Índice

  1. O que é efeito polaroid?
  2. Como surgiu o efeito polaroid
  3. O efeito polaroid não é só sobre a moldurax
  4. Exemplos de efeito polaroid: O melhor do vintage
  5. Como fazer fotos com efeito polaroid
  6. Aplicativos para smartphone que aplicam o efeito polaroid
  7. Dicas para deixar suas fotos com efeito polaroid ainda melhores
  8. Conclusão

O que é Efeito Polaroid?

efeito polaroid

O efeito polaroid dá uma aparência envelhecida para a foto, sendo assim, remete à sensação de lembranças e nostalgia.

Ele nasceu por meio da câmera Polaroid, grande responsável por uma revolução no mundo da fotografia ao apresentar a técnica instantânea de revelar fotos.

Todas as fotos tiradas pela câmera acabavam com uma aparência muito parecida em relação à iluminação e coloração, sendo assim, ficou marcado o efeito polaroid.

Mesmo depois do surgimento das câmeras digitais, o efeito continuou popular entre os amantes do estilo vintage.

Além disso, a chegada do Instagram também ajudou a resgatar a popularidade das fotos envelhecidas. O uso dos filtros muito parecidos ao visual polaroid foi um dos grandes diferenciais da rede social.

Como Surgiu o Efeito Polaroid?

A verdade é que o efeito polaroid surgiu por meio da câmera Polaroid, uma das mais famosas máquinas fotográficas instantâneas da história.

Primeiramente, a marca foi criada em 1937 por Edwin Land. Entretanto, a câmera instantânea só se tornou parte da companhia em 1948.

O físico teve a ideia de criar a câmera instantânea a partir do questionamento “Por que não podemos ver as fotos agora?” feito por sua filha enquanto a família tirava fotos durante as férias.

Com a promessa de revelar a foto em apenas 60 segundos, a câmera Polaroid se popularizou durante os anos 50. Desta forma, se tornou um ícone dos anos dourados.

Com os avanços tecnológicos, a empresa passou por dificuldade nos anos 90 e foi comprada por outros empreendedores.

Mesmo assim, novos produtos continuam a ser lançados, com o intuito de manter o nome da marca vivo e restaurar a popularidade de câmeras instantâneas diferentes das digitais.

O Efeito Polaroid não é só sobre a Moldura

efeito polaroid moldura

Imagem: animatech

Uma das mais conhecidas características mais conhecidas da imagem polaroid é a moldura branca presente no filme das câmeras instantâneas.

Alguns pontos de destaque do efeito tornam a foto polaroid inconfundível! Descubra quais são eles e como eles transformam a imagem:

  • Baixa saturação: a foto não possui cores vívidas, geralmente elas são puxadas para um tom mais amarelado e também esbranquiçado, como se realmente fosse um pouco antiga;
  • Iluminação marcada pelo uso do flash: nas câmeras instantâneas, o flash é usado em todas fotos, ou seja, a iluminação forte e sombras bem delineadas se tornam característica fundamental do efeito;
  • Baixa profundidade de campo: apenas os itens que estão mais próximos à câmera são focados por conta desta configuração.

Como Fazer Fotos com Efeito Polaroid

como fazer efeito polaroid

Se você está pronto para trazer o sentimento de nostalgia e memória nas suas fotos, chegou o momento de aprender a aplicar o efeito polaroid nas suas imagens!

Mesmo sem uma câmera instantânea, é possível finalizar sua foto com esta estética.

Tanto com programas de edição ou aplicativos de smartphone, a tecnologia tornou acessível a possibilidade de dar um visual envelhecido à sua foto.

Conheça algumas das ferramentas que podem te ajudar a trazer o toque vintage ao seu estilo de fotografia!

Aplicativo da Polaroid: Polaroid FX

Disponível para iOS e Google Play, o Polaroid FX é o aplicativo oficial da Polaroid e disponibiliza diversos efeitos vintage para suas fotos.

Além dos filtros já configurados, o Polaroid FX também oferece ajustes comuns para a foto, como brilho, saturação, contraste, etc.

Também é possível escolher diferentes molduras e até criar colagens com diversas imagens no aplicativo.

Passo a passo: Efeito Polaroid no Photoshop

Para a edição de fotos profissionais, é recomendado o uso de programas mais especializados ao invés de aplicativos. Confira o passo a passo para aplicar o efeito polaroid nas suas imagens:

  • Acesse a área “Ajustes” e depois “Matiz e Saturação” para diminuir a saturação da imagem, reduzindo o impacto das cores;
  • No mesmo campo, marque a opção “Colorir” para criar o efeito de foto envelhecida;
  • A primeira barra diz respeito à cor que será dominante na edição, o vermelho é o mais utilizado para criar o tom sépia;
  • Já a segunda barra mensura a intensidade da cor selecionada sobre a foto;
  • Finalmente, após selecionar a cor de sua preferência e ajustar a intensidade, você pode ir na área de “Camadas” e regular a opacidade do efeito sobre a imagem, ou seja, quão visível o filtro será na imagem.

Efeito polaroid no Lightroom

Assim como o Photoshop, o Lightroom é um programa muito utilizado na edição de fotos profissionais que exigem ajustes mais detalhados e alta qualidade no resultado.

Aprenda a criar um efeito polaroid nas suas imagens com o passo a passo abaixo:

  • Comece ajustando a temperatura da imagem, para que ela fique com tons mais quentes;
  • É interessante aumentar a claridade da foto, para lembrar o efeito do flash;
  • Realce os tons amarelos para criar o efeito envelhecido;
  • Aplique o efeito de vinheta levemente para finalizar o toque vintage na imagem.

Efeito polaroid no GIMP

No GIMP, também é possível aplicar o efeito polaroid nas suas fotografias! Confira o guia simples abaixo e aprenda a transformar suas fotos em verdadeiras memórias vintage:

  • Vá até o campo “Cores”, selecione a opção “Matiz-saturação” e reduza a intensidade da saturação das cores;
  • Ainda na área de “Cores”, clique no campo “Brilho e contraste” para aumentar a luminosidade para imitar o efeito do flash na câmera instantânea;
  • No campo “Equilíbrios de cores”, que também está no campo “Cores”, realce o tom de sua preferência para criar o efeito. Pode ser tanto amarelo, quanto ciano ou magenta.

Aplicativos para Smartphone que Aplicam o Efeito Polaroid

efeito polaroid aplicativos

Se você precisa editar fotos rapidamente ou quer apenas atualizar suas redes sociais, os aplicativos podem ser as melhores ferramentas para criar o efeito polaroid.

Conheça 4 dos aplicativos mais conhecidos entre os smartphones, ideais para aplicar um efeito vintage nas suas imagens:

Efeito polaroid com o VSCO

O VSCO é um dos mais famosos aplicativos de edição de imagem. Disponível tanto para iOS quanto para o Google Play, o editor possui uma variedade ampla de filtros.

Mesmo com efeitos prontos, o VSCO também oferece ferramentas para o usuário fazer os ajustes que desejar na imagem.

Além de funcionar como editor de imagens, o VSCO também é uma rede social em que você pode postar suas melhores fotos e edições para amigos e seguidores.

Nomo

Originado na China, o aplicativo Nomo funciona de forma diferente em relação ao VSCO, já que a foto é editada após ser capturada por meio do app ou inserida nele.

Não há a possibilidade de editar a imagem da forma que você preferir. Para mudar o efeito, é preciso tirar a mesma foto várias vezes até encontrar o clique perfeito.

Canva: Efeito Polaroid online

O Canva foi criado com o intuito de facilitar a edição de imagens para quem não entende muito sobre o assunto. O site e aplicativo oferecem todos os tipos de modelo de design.

Para criar o efeito polaroid dos seus sonhos, é possível brincar com as molduras e filtros disponibilizados pelo Canva.

Afterlight

Com o Afterlight, é possível adicionar filtros e molduras que formam o efeito polaroid perfeito para você!

Diferente de alguns aplicativos, o Afterlight não permite a captura de imagens por do apk. É preciso tirá-las pela câmera normal do seu celular e depois importar o material para edição.

Dicas para Deixar suas Fotos com Efeito Polaroid Ainda Melhores

dicas efeito polaroid

Mesmo com o melhor aplicativo, programa de edição ou câmera instantânea, é possível adotar algumas dicas que tornam suas fotos polaroid ainda melhores!

Para captar a atmosfera vintage em suas fotos, é preciso ter alguns cuidados no momento de tirar a foto.

Confira 4 dicas básicas que podem te ajudar a despertar o astral retrô nas suas fotos polaroid.

Escolhendo a composição certa

A composição da imagem é um ponto que merece atenção para construir uma imagem atrativa aos olhos do público, é o conceito básico observado por todo profissional.

Analise o cenário em que você está e todos os ângulos que podem ser feitos e então, perceba qual das posições forma uma imagem mais harmônica.

Caso você esteja fotografando paisagens, ouse com ângulos originais que mostram outra perspectiva sobre o local, ao contrário das imagens já conhecidas.

Por outro lado, em fotos com pessoas, faça com que o modelo interaja com o cenário ao redor dele para trazer mais fluidez e equilíbrio ao resultado final.

Roupas, poses e penteados vintage

Se você é um grande amante do estilo vintage e quer criar a representação mais fiel possível à época, que tal apostar em uma caracterização?

O estilo vintage ainda é moda, então não é tão difícil encontrar peças que lembrem épocas passadas.

As mulheres podem apostar vestidos rodados e de bolinhas, enquanto homens podem tirar a jaqueta de couro do armário para criar um look rock.

Tanto para homens quanto para mulheres, o topete é o penteado ideal para representar o estilo retrô. Use e abuse do laquê para estruturar um penteado vintage.

As cores certas para o efeito

Por incrível que pareça, nem todo efeito fica bem em uma foto. Sendo assim, tudo varia de acordo com o clima da foto e, principalmente, com as cores predominantes.

Por exemplo, uma foto preta e branca nem sempre se combina com efeitos que ficariam lindos em uma imagem colorida.

É preciso testar as opções que estão ao seu alcance até encontrar a edição que realce os tons e elementos da sua foto.

Tipos diferentes de molduras

Quando imaginamos uma foto polaroid, já imaginamos uma moldura branca e simples, mas a verdade é que existem milhares de opções!

Molduras coloridas, com texturas, legendas e adesivos decorativos podem compor a sua imagem e dar um toque personalizado a sua edição.

Não tenha medo de ousar e ir um pouco além do que é conhecido como clássico, deixe sua criatividade fluir!

Exemplos de Efeito Polaroid: O Melhor do Vintage

efeito polaroid

Depois de aprender tudo sobre o efeito polaroid, chegou a hora de reunir algumas inspirações que podem te ajudar a criar uma foto retrô que tenha tudo a ver com você ou seu cliente.

Com a variedade de efeitos e molduras que podem ser utilizados, nem sempre é fácil imaginar o efeito em prática, mas os exemplos selecionados podem te ajudar!

Nós criamos uma galeria de fotos com os melhores exemplos do uso do efeito polaroid para despertar o estilo retrô em você. Confira:

efeito polaroid

efeito polaroid

efeito polaroid

efeito polaroid como fazer

efeito polaroid

efeito polaroid foto

efeito polaroid

Conclusão

Por fim, o efeito polaroid nada mais é do que uma forma de trazer um toque mais sentimental à imagem, fazendo-a se parecer com uma lembrança antiga e querida.

efeito polaroid

Mesmo sendo conhecida com um visual clássico, a foto polaroid pode ser editada de inúmeras formas, podendo se encaixar em qualquer estilo fotográfico.

Leia também:

Agora que você reuniu todas as dicas que precisa para aplicar o efeito polaroid, como vai criar suas fotos retrô? Compartilhe sua opinião nos comentários e não esqueça de deixar suas dúvidas!

Obrigado por ler até aqui!

Escrito por Equipe Fotografia Mais

Equipe de Fotógrafos, redatores e designers responsáveis por conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre fotografia para o mercado brasileiro.

124 posts

One Comment

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quero ser cadastrado na LISTA VIP