Posted in:

Lightroom Editor de Fotos: Guia Completo para Iniciantes

lightroom editor de fotos

Quer aprender mais sobre o Lightroom editor de fotos?

O Lightroom editor de fotos é uma ferramenta prática e poderosa para fotógrafos!

Nas últimas décadas, a fotografia evoluiu muito como forma de arte. E não apenas quando o assunto é a complexidade e qualidade das imagens. A tecnologia disponível hoje para fotógrafos é mais do que impressionante.

No passado, não se podia fazer muita coisa se uma foto não saiu exatamente como o esperado. Arrumar problemas de contraste ou coloração no pós-processamento era uma tarefa delicada e, por vezes, complexa demais para valer a pena.

Hoje, felizmente, existem inúmeras opções de edição de imagens à nossa disposição. Um dos mais populares softwares para pós-processamento é o Lightroom editor de fotos, da Adobe.

Índice

  1. O que é Adobe Photoshop Lightroom?
  2. Pra que Serve o Lightroom?
  3. RAW vs JPG
  4. DNG: Negativo Digital Universal
  5. Por que Tratar Fotos no Lightroom Editor de Fotos?
  6. Dicas de Edição de Fotos no Lightroom
  7. Conclusão

A seguir, você encontra todas as informações que precisa sobre esse grande aliado. Continue lendo e aprenda a deixar suas fotos ainda mais incríveis:

O que é Adobe Photoshop Lightroom?

Certamente você já ouviu falar do gigante em edição de imagens da Adobe: o Photoshop. Por mais versátil e poderoso que seja, no entanto, nem sempre essa é a opção ideal para fotógrafos.

Sendo um software mais completo, o Photoshop pode ser utilizado por artistas gráficos para criar arte digital, por ilustradores para criar vetores, por web designers para criar layouts, e para muitos outros fins. Você sabia que é possível até mesmo criar arte 3D com o programa?

Dessa forma, como fotógrafo, talvez o Photoshop seja complicado e pesado demais para suas necessidades. O Lightroom editor de fotos chegou para solucionar esse problema.

Trata-se de um programa de edição de imagens voltado especificamente para fotógrafos. Os ajustes disponíveis são focados na pós-produção. Isso torna essa ferramenta uma opção mais prática, leve e fácil de utilizar.

Pra que Serve o Lightroom?

editor de fotos lightroom dicas

O Lightroom editor de fotos é mais do que um programa que ajusta cores e contraste. Na verdade, foi projetado para auxiliar o fotógrafo digital em todo o seu fluxo de trabalho: desde a ingestão dos arquivos até a saída do material, passando pela edição, organização física e lógica, tratamento e até manipulações.

Mas talvez uma das características mais importantes deste software seja a capacidade de lidar facilmente com arquivos RAW.

RAW vs JPG

Já falamos outras vezes aqui no blog sobre a importância da resolução da imagem para conseguir fotografias de qualidade. É por isso que o formato RAW é tão essencial para fotógrafos profissionais.

Vamos entender melhor:

As imagens digitais são compostas por pequenos pontos de cor, chamados de pixels. Quanto mais pixels, melhor a fidelidade da imagem com as cores reais que foram capturadas.

No entanto, muitos pixels significa que muito espaço de armazenamento será utilizado. Para evitar imagens excessivamente grandes, foram criados formatos de arquivo que realizam uma “compressão” de pixels. Esses algoritmos normalmente funcionam eliminando pixels – e cores – da imagem.

Um ótimo exemplo disso é o formato JPG. Ele é amplamente utilizado na web, por tornar as imagens mais leves. No entanto, a compressão tem um preço: as imagens perdem qualidade.

Como fotógrafo profissional, certamente você precisará lidar com formatos que permitam uma fidelidade melhor à imagem capturada. Os arquivos RAW são um bom exemplo de imagens digitais sem compressão.

DNG: Negativo Digital Universal

A compatibilidade com o Negativo Digital Universal é outra característica importantíssima do Lightroom editor de fotos.  Como mencionamos, de arquivos raw são populares em processos de fotografia digital, por oferecerem aos profissionais maior controle criativo.

Entretanto, é comum que câmeras de fabricantes diferentes utilizem sua própria codificação para imagens RAW, o que significa que nem todo arquivo é compatível com todos os aplicativos.

A solução para isso é o Negativo digital (DNG), um formato de arquivo disponível publicamente para arquivos raw gerados por câmeras.

O Negativo Digital Universal é uma garantia de que suas fotos poderão ser compartilhadas com maior facilidade. Além disso, garante que você sempre terá acesso ao seu portfólio no futuro, mesmo que troque de equipamento.

Por que Tratar Fotos no Lightroom Editor de Fotos?

lightroom editor de fotos tratamento de fotografia

É comum encontrar fotógrafos que hesitam em utilizar o Lightroom editor de fotos. No entanto, editar arquivos RAW e convertê-los para DNG não é a única vantagem que o programa oferece.

A seguir, confira os principais motivos para utilizar esse software:

Tratamento em lote

Como fotógrafo profissional, você certamente cria e processa centenas de imagens por sessão. Muitas vezes, você precisará aplicar o mesmo tipo de correção em muitas delas – seja por um problema com a iluminação ou por estar criando um conjunto temático.

Alterar uma imagem por vez pode consumir muito tempo. Por isso, consideramos que uma das maiores vantagens no Lightroom editor de fotos é a possibilidade de tratamento em lote.

Além de aplicar efeitos e correções em centenas de imagens automaticamente, o programa também oferece recursos incríveis para a organização das suas fotografias. O sistema de catálogos, por exemplo, guarda todas as informações da imagem – local, data, entre outros.

Utilizado da maneira correta, o Lightroom editor de fotos garante que seu trabalho esteja sempre organizado, catalogado e fácil para acessar e compartilhar com clientes.

Ajustes Localizados

Muito se engana quem pensa que o Lightroom editor de fotos pode ser utilizado apenas como “aplicador de filtros” para imagens digitais. A ferramenta de ajustes localizados possibilita selecionar diferentes pontos da fotografia para realizar correções mais finas.

Você encontra inúmeros tutoriais criativos na web, onde fotógrafos encontram novos jeitos de aproveitar esse recurso. Vinhetas, edições em canais específicos de cor preto e branco seletivo são apenas alguns exemplos!

Editor de Fotos não Destrutivo

O conceito de edição não destrutiva pode ser novo para muitos, mas é algo que merece sua atenção. Todas as edições realizadas no Lightroom editor de fotos não são destrutivas, ou seja, mantém o arquivo original intacto.

Isso é possível graças à maneira que o software salva suas alterações nas imagens. Ao invés de modificar os pixels da imagem RAW, o Lightroom salva o conjunto de configurações e efeitos aplicados à ela.

Dessa maneira, a imagem original é preservada, e você tem a opção de restaurá-la se necessário.

Dicas de Edição de Fotos no Lightroom

Agora você já sabe porque o Lightroom editor de fotos se torna cada vez mais popular entre fotógrafos no mundo todo! Então, é hora de colocar a mão na massa e aprender a usar essa ferramenta prática e poderosa à seu favor.

A seguir, você encontra as melhores dicas de edição no Adobe Lightroom! Confira:

Edições Básicas

Tudo que você precisa saber para começar a utilizar o Lightroom editor de fotos é isso:

  • Organize seus catálogos por ano! Dessa forma, quando precisar montar um portfólio, por exemplo, será mais fácil localizar cada imagem.
  • Na aba “revelação”, você encontra todas as opções que precisa para ajustar cores, contraste, luz e sombra em suas fotografias.
  • Você pode configurar o Lightroom editor de fotos para exportar as imagens com marca d’água automaticamente. Como as edições são não destrutivas, a imagem original sempre estará disponível também. Enviar as fotos para seu cliente escolher ou compartilhar online se torna muito mais prático.
  • Como a maioria dos softwares de edição, é possível trocar a cor de fundo do Lightroom editor de fotos. Isso pode te ajudar a visualizar determinadas imagens melhor. Para isso, basta clicar com o botão direito no fundo cinza do programa e escolher o tom desejado!
  • O Lightroom possui uma versão mobile e uma versão web! Isso significa que você pode editar suas imagens da maneira que preferir.

Veja o vídeo abaixo com algumas funções básicas do Lightroom Editor de Fotos:

Presets Lightroom

Os presets são uma maneira simples de aplicar efeitos incríveis às suas fotos. Eles são como filtros, e podem ser importados, exportados e compartilhados com outras pessoas.

No modo revelação, você encontrará uma janela de presets. O Lightroom editor de fotos já vem com alguns ajustes básicos, mas você pode encontrar muitos presets online. É possível, até mesmo, criar os seus próprios efeitos.

Com tantas opções disponíveis, no entanto, é muito fácil acabar com um catálogo imenso de presets. Encontrar o efeito ideal, nesse caso, pode demorar mais do que fazer o ajuste manualmente.

Nossa dica é organizar os presets em diferentes pastas, por tipo de efeito. Por exemplo:

Dessa maneira, você sempre encontra o que precisa!

Como Fazer um Tratamento de Pele Usando o Lightroom

Ao contrário do que muitos pensam, é possível sim fazer alterações mais complexas nas imagens através Lightroom editor de fotos. Por exemplo, você pode clarear dentes e até mesmo fazer os famosos tratamentos de pele.

Para isso, você precisará da ferramenta de correção de manchas. O atalho para esse ajuste é o Q.

Existem dois pincéis disponíveis nesse ajuste: o clonar, que copia a área selecionada; e o recuperar, que mescla as áreas selecionadas. Para ajustes de pele, o ideal é utilizar a segunda opção.

Com essa ferramenta, você precisará selecionar as manchas na pele. O ideal é modificar o tamanho do pincel para cada mancha, garantindo um resultado melhor.

O próximo passo utiliza o Pincel de ajuste (atalho K) e a colorização para eliminar as manchas. Outra dica é que você pode utilizar o atalho “O” para visualizar onde o pincel foi aplicado.

Corrigir Aberração Cromática no Lightroom

lightroom editor de fotos edição fotografia tratamento efeitos filtro

A aberração cromática é uma espécie de interferência causada nas imagens. Isso acontece devido a curvatura de lentes, geralmente das de baixa qualidade.

Nessa curvatura, a luz é decomposta para o RGB.  A falha ocorre quando essa decomposição não atinge o mesmo lugar. O resultado são contornos (geralmente verdes ou vermelhos) nos limites de contraste das imagens.

Por sorte, a correção da aberração cromática no Lightroom editor de fotos é muito simples! Na aba de revelação (atalho D), você encontra uma aba chamada “correção de lentes”. Nela, existe a opção “remover aberração cromática”.

É muito simples, não é mesmo?

Foto Preto e Branco no Lightroom

lightroom editor de fotografia

Como já mencionamos no nosso guia de fotografia em preto e branco, esse efeito clássico precisa de muito mais do que uma conversão simples para ficar bonito.

Ao converter uma imagem para preto e branco, é comum que o contraste entre tons não fique tão bom. Isso pode deixar a foto sem graça e apagada.

Para corrigir isso no Lightroom editor de fotos, você conta com duas ferramentas:

  • Ajuste de Curvas e Tons
  • Misturas de preto e branco

Efeito Retrô no Lightroom

O efeito retrô ou vintage é super popular, e muito fácil de fazer no Lightroom editor de fotos. Basta seguir esse passo a passo que preparamos:

  1. Importe a imagem para o Lightroom.
  2. Na aba Revelação, faça ajustes nas janelas:
    1. Tonalização Dividida
    2. Curva de Tons
    3. Básico
    4. Efeitos.

Seu objetivo deve ser realçar os tons amarelados e esverdeados da fotografia.

Veja o passo a passo:

lightroom editor de fotos

Canal Vermelho:

lightroom editor de fotos

Canal Verde:

lightroom editor de fotos

Canal Azul:

lightroom editor de fotos efeitos filtros

Canal RGB (Para criar um bom contraste na fotografia)

lightroom editor de fotografia

Painel HSL:

lightroom editor de fotos

Imagens: Dicas lightroom

Cada imagem se comporta de maneira diferente com os ajustes, então evite tutoriais com valores pré-definidos (Embora eles possam ser úteis para ter uma ideia geral do efeito).

Conclusão: Lightroom Editor de Fotos Profissional

lightroom editor de fotografia

O Adobe Lightroom editor de fotos é uma ferramenta poderosa e uma verdadeira aliada para fotógrafos profissionais. Além de facilitar a edição, correção e pós-processamento das suas fotos, ele ainda ajuda a organizar, compartilhar e proteger seu trabalho!

Nesse artigo, você aprendeu tudo o que precisa saber para começar a usar o Lightroom no seu fluxo de trabalho.

Não deixe de procurar alguns tutoriais online se você precisar de instruções mais específicas. Existem ótimos vídeos no youtube e a própria Adobe disponibiliza uma documentação extensa e fácil de entender!

E, claro, continue acompanhando nosso blog para encontrar mais dicas para deixar seu trabalho cada vez melhor! Veja alguns outros artigos que preparamos e aprenda mais:

E você, o que acha do Lightroom editor de fotos? Você usa algum outro software para corrigir e organizar suas fotos? Deixe sua opinião nos comentários e não esqueça de perguntar se ainda ficou com alguma dúvida!

Escrito por Equipe Fotografia Mais

Equipe de Fotógrafos, redatores e designers responsáveis por conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre fotografia para o mercado brasileiro.

124 posts

2 Comments

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quero ser cadastrado na LISTA VIP