Posted in:

Regra dos Terços na Fotografia: Como Funciona? Como Usar?

regra dos terços

Quer aprender como usar a regra dos terços para melhorar a composição das suas fotos?

A regra dos terços pode te ajudar a tirar fotografias perfeitas!

Toda a arte tem um pouco de ciência. Afinal, além da visão do artista, é preciso conhecer princípios e técnicas.

A fotografia não foge dessa regra: ser um bom fotógrafo exige algum estudo – e muita criatividade!

Quando falamos de técnicas de fotografia, normalmente caímos na trifecta: iluminação, cores e composição.

Hoje, vamos focar nessa última e te dar dicas incríveis para melhorar suas fotos! Faremos isso falando de um dos princípios da composição de imagens: a regra dos terços.

Sabe o que mais é importante aprender para se tornar um fotógrafo melhor? Sobre a evolução e trajetória da fotografia através do tempo.

O passado pode te ajudar a entender melhor seus equipamentos, como os fundamentos desta arte foram estabelecidos, e muito mais!

A seguir, você encontra tudo o que precisa saber sobre a regra dos terços e como utilizá-la para tornar seu trabalho cada vez melhor! Continue lendo e confira:

Índice

  1. O que é a Regra dos Terços?
  2. Quem Inventou a Regra dos Terços?
  3. Como Usar a Regra dos Terços?
  4. Regra dos Terços e Pontos de Interesse
  5. Quando Quebrar a Regra dos Terços
  6. Regra dos Terços X Proporção Áurea
  7. Recorte a Foto na Edição Usando a Regra dos Terços
  8. Exemplos de Fotografias com Uso das Regras dos Terços
  9. Conclusão

O que é a Regra dos Terços?

conceito regra dos terços

A regra dos terços é uma técnica utilizada na fotografia para obter melhores resultados na composição da imagem.

De maneira resumida, para aplicar essa técnica, deve-se dividir a fotografia em 9 quadros. Isso é feito traçando 2 linhas imaginárias horizontais e duas verticais.

Você acaba com a imagem separada em dois grupos de terços: os verticais e os horizontais.

Algumas câmeras possuem a opção de mostrar essas linhas imaginárias na tela, enquanto você faz a foto.

Essa pode ser uma ótima opção para quem está começando a se acostumar com a técnica. Mas não se preocupe: com o tempo, esse tipo de enquadramento se torna bastante instintivo.

Com a imagem dividida, o fotógrafo utiliza os pontos de cruzamento das linhas para destacar o assunto ou obter uma foto mais equilibrada.

Outra maneira de utilizar a regra dos terços é alinhando os assuntos da fotografia com os quadros. Por exemplo, em retratos close up, é comum encontrar uma composição que posiciona os olhos no terço horizontal de cima.

Quem Inventou a Regra dos Terços?

É muito difícil apontar um criador para essa – e outras – técnicas de composição. Afinal, elas são usadas desde a antiguidade.

Faça esse exercício: visite um museu, e tente aplicar a regra dos terços nos quadros que você encontra. Certamente, você poderá observar vários exemplos dessa técnica sendo usada, tanto em quadros modernos quanto nos clássicos.

Na verdade, Pitágoras já pensava sobre as proporções em composições. Tanto na natureza quanto na arquitetura, ele já observava padrões sendo seguidos com a Proporção Áurea.

Matematicamente, ela se aproxima muito da regra dos terços – utiliza divisões de 1,618, enquanto os terços estão em proporções de 1,66.

Como Usar a Regra dos Terços?

regra do terço como usar

Agora que você já sabe um pouco mais da história e matemática por trás dessa regra, é hora de começar a usá-la! Não se preocupe: é mais simples do que parece.

Antes de aplicar a regra dos terços, você precisa conhecer seus elementos. Vamos lá?

  • Pontos de intersecção: são onde as linhas se cruzam. A imagem sempre terá quatro pontos de intersecção. Elementos posicionados exatamente neles são destacados, e eles podem ser utilizados para guiar o olhar do observador.
  • Linhas verticais e horizontais: são as quatro linhas imaginárias que foram traçadas para dividir a imagem. Elementos posicionados nessas linhas podem ajudar a equilibrar a composição; elas são comumente usadas, por exemplo, para alinhar o horizonte. Dependendo do assunto e composição, elas também podem destacar um elemento; como linhas geométricas em fotos de arquitetura ou os olhos, em um retrato.
  • Quadros: após a divisão com as linhas, você terá nove quadros distintos na sua composição. Assuntos contidos nesses quadros são normalmente destacados.
  • Terços: os terços são a combinação de três quadros adjacentes – na vertical ou horizontal. Você pode utilizar os terços para dar destaque ao assunto da foto contra o fundo, da mesma maneira que utiliza os quadros.

Utilizando os pontos de intersecção

Os pontos de intersecção na regra dos terços são perfeitos para dar destaque para uma parte específica do assunto. Veja alguns exemplos de situações para usá-los:

  • Olhos de um retrato close up;
  • O rosto do sujeito em um retrato de corpo inteiro;
  • Detalhes de uma estátua ou prédio;
  • Flor aberta em uma foto da planta;
  • Um pássaro uma paisagem.

Esse são apenas alguns exemplos! Confira essa galeria que montamos e se inspire:

Utilizando as linhas

As linhas da foto são perfeitas para ajudar a equilibrar a composição! Elas também podem dar grande destaque a formas geométricas e silhuetas. Veja quando usar:

  • Alinhamento do horizonte;
  • Alinhamento da silhueta do assunto;
  • Destaque de linhas em uma foto de arquitetura;
  • Alinhamento dos rostos em uma foto em grupo;
  • Destaque dos olhos ou lábios em um retrato close up.

Confira agora alguns exemplos de fotos que utilizam essa técnica:

Utilizando os quadros e terços

Essa é a forma de uso mais comum da regra dos terços. A técnica consiste em “restringir” o assunto da foto a um, dois ou três quadros adjacentes, oferecendo destaque ao ponto de interesse.

Normalmente, o enquadramento é realizado utilizando os quadros da extremidade da composição. Isso cria uma composição mais interessante e dinâmica, em especial quando comparada com o enquadramento “tradicional” do assunto centralizado.

No entanto, toda regra tem sua exceção. Alguns assuntos ficam incríveis quando alinhados no terço central. Experimente!

Veja alguns exemplos da aplicação desta técnica:

Regra dos Terços e Pontos de Interesse

Você, agora, já sabe tudo o que precisa para começar a usar a regra dos terços nas suas fotos. O que falta é praticar!

A seguir, você encontra dicas mais específicas para os diferentes tipos de fotografia. Não esqueça também de sempre observar essa regra de composição nas imagens produzidas por outros fotógrafos: você pode aprender muito e se inspirar!

Regra dos Terços ao Fotografar Pessoas

como fotografar pessoas regra dos terços

Ao fotografar pessoas, você provavelmente fará uma combinação do uso de todos os elementos da regra dos terços. Confira as dicas:

  • Posicionar o seu modelo nos terços direito e esquerdo cria uma composição dinâmica e interessante;
  • Utilize os pontos de intersecção para destacar sorrisos e olhos;
  • As linhas podem acompanhar a silhueta, ajudando a dar uma ideia de movimento;
  • No caso de grupos, utilize a linha superior para alinhar os rostos.

Regra dos Terços ao Fotografar Paisagem

regra dos teços paisagem como fazer

Para fotografar paisagens, pense em cada elemento da cena como um assunto separado.

Por exemplo, considere que sua paisagem seja um campo plano, com montanhas ao fundo e um lindo céu azul. Você tem três elementos: o chão, as montanhas e o céu.

Nesse caso, o equilíbrio da imagem com a regra dos terços é bem simples: basta alinhar cada um com um terço.

Normalmente, você lidará com composições mais complexas do que isso. Mas com um pouco de treino, você pode dividir qualquer cena em seus elementos. Depois, é apenas uma questão de equilibrá-los na composição.

As linhas e pontos de intersecção também são seus amigos aqui. Eles podem ser utilizados para:

  • Alinhar o horizonte;
  • Destacar árvores, montanhas e outros elementos;
  • Destacar detalhes menores, como flores, pássaros ou caminhos.

Regra dos Terços na Fotografia Arquitetônica

dicas regra dos terços na arquitetura

Como você certamente já esperava, as linhas são suas maiores aliadas neste tipo de fotografia. A arquitetura normalmente traz formas proporcionais e retas, perfeitas para serem encaixadas na regra dos terços.

Vale lembrar que utilizar os quadros é uma boa maneira de dar destaque para detalhes: portas, janelas e adereços nas fachadas ficam muito bem nos cantos, por exemplo.

Regra dos Terços na Macrofotografia

regras do terço na macrofotografia ou fotografia macro

Em fotografias macro, você estará trabalhando com uma quantidade reduzida de elementos – dificilmente o fundo será um ponto de interesse, por exemplo. Por isso, pode ficar mais difícil criar uma composição chamativa.

Isso é, se você não estiver usando a regra dos terços. Com ela, fica muito mais simples. Abuse das linhas e pontos de intersecção para criar fotos macro mais dinâmicas.

Quando Quebrar a Regra dos Terços

Apesar do nome, a regra dos terços não é uma técnica obrigatória. Existem outras opções para equilibrar a composição da sua foto – como a proporção áurea, como falaremos mais à frente.

Você certamente irá encontrar oportunidades de foto nas quais a regra de terço não será muito útil.

Sabendo utilizar os elementos do fundo e a profundidade de campo a seu favor, é possível criar fotos incríveis com o assunto centralizado. Experimente!

Regra dos Terços X Proporção Áurea

Algumas vezes durante este artigo, citamos a proporção áurea. Trata-se de uma outra técnica de composição, também utilizada desde a antiguidade.

Você pode conhecer essa técnica também pelo nome de proporção de ouro ou proporção dourada.

Ela ficou famosa por aparecer em diversos lugares da natureza: da forma que as plantas crescem, até a divisão de proporções no corpo dos animais. Talvez o exemplo mais popular da proporção áurea seja o nautilus.

Como falamos, matematicamente a regra dos terços não é tão diferente da proporção áurea. O que muda bastante é a maneira que a imagem é dividida.

Enquanto na regra dos terços temos uma grade, na proporção áurea começa-se com um quadro único que se divide em uma proporção de 1.618, infinitamente. A famosa curva do nautilus é formada ao unir os cantos opostos na diagonal de cada retângulo.

proporção áurea

Existe muita discussão sobre qual é a melhor técnica de enquadramento. A verdade é que elas são diferentes, e cada situação pedirá o uso de uma delas – ou de nenhuma!

O mais importante é aprender sobre ambas e acostumar-se com elas. O resto vem com a prática.

Recorte a Foto na Edição Usando a Regra dos Terços

Nem sempre encontramos a composição ideal no momento da foto. Principalmente quando estamos começando a nos acostumar com as técnicas.

Por sorte, a edição digital e pós-processamento nos permite fazer esses ajustes depois. Programas de edição normalmente contam com uma grade da regra dos terços nas ferramentas de corte.

Você pode, inclusive, tentar usar essa ferramenta com os seus trabalhos mais antigos. Esse é um ótimo treino!

Se você está com dificuldades para aplicar a regra dos terços no momento da foto, não esqueça que sua câmera, muito provavelmente, possui uma configuração que exibe a grade na tela.

Exemplos de Fotografias com Uso da Regra dos Terços

É claro, não podíamos deixar de preparar uma galeria de exemplos de uso da regra dos terços!

Confira essas imagens, tente imaginar a grade nelas e entender quais elementos foram usados – linhas, pontos ou quadros!

regra do terço

regras do terço

regras do terço retrato

regras do terço paisagem

regras do terço

 

regras do terço fotografia

Conclusão

A regra dos terços é uma técnica milenar, utilizada na composição de obras desde os tempos da grécia antiga.

Hoje, é muito simples aplicar a proporção: basta ativar a regra dos terços na sua câmera, ou até mesmo cortar a imagem na pós-produção.

regras do terço como usar

Neste post, você aprendeu tudo o que precisa saber sobre a regra dos terços. Falamos sobre quais são seus elementos, como utilizá-los para melhorar a composição nas suas fotografias e até mesmo um pouco sobre a matemático por trás da técnica!

Quer continuar aprimorando suas habilidades com fotografia? Leia também esses outros artigos que preparamos:

E você, já conhecia a regra dos terços? Qual técnica de composição você prefere utilizar? Deixe sua opinião nos comentários, e não esqueça: você sempre pode perguntar se ainda ficou com alguma dúvida!

Escrito por Equipe Fotografia Mais

Equipe de Fotógrafos, redatores e designers responsáveis por conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre fotografia para o mercado brasileiro.

110 posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quero ser cadastrado na LISTA VIP