Posted in:

Foto Preto e Branco: Dicas e Truques para Melhorar sua Técnica

foto preto e branco fotografia preto e branco técnicas

Procurando dicas para deixar uma foto preto e branco ainda mais dramática e bonita?

A foto preto e branco é uma arte que não tem data. Saiba mais sobre essa técnica!

A fotografia, como forma de arte e expressão, sofreu muitas mudanças com o passar dos anos. Nas últimas décadas, os avanços tecnológicos sozinhos foram responsáveis pela transformação radical de como enxergamos a fotografia.

De filmes e revelações complexas, passamos para câmeras sempre disponíveis nos smartphones, armazenamento de imagens na nuvem e possibilidades infinitas de edições digitais!

Com toda essa tecnologia, no entanto, algumas coisas nunca vão sair de moda. É o caso da foto preto e branco. Esse tipo de fotografia ainda é amplamente utilizado. E neste artigo, você descobrirá por que!

Índice

  1. Porque Ainda se Usa Fotografia em Preto e Branco?
  2. Dicas para Fotografar em Preto e Branco
  3. Como Fazer Foto Preto e Branco Direto da Câmera
  4. Como Fazer Foto Preto e Branco na Pós-produção
  5. Ideias de Fotografia Preto e Branco
  6. Conclusão

A seguir, você encontra tudo o que precisa saber sobre foto preto e branco, desde quando utilizar esse recurso até as técnicas mais comuns para alcançar esse efeito! Continue lendo e confira:

Porque Ainda se Usa Fotografia em Preto e Branco?

foto preto e branco

A fotografia em preto e branco nunca deixou de ser popular. O formato passou de uma limitação – as primeiras câmeras não podiam capturar cor – para uma preferência. Fotógrafos no mundo inteiro utilizam a foto preto e branco como maneira de expressão.

O motivo da popularidade do formato é justamente esse: as possibilidades de expressão.

A fotografia, como você sabe, é uma forma de arte. Assim como um artista que pinta um quadro, um fotógrafo utiliza paletas de cores, filtros e iluminação específicos para transmitir sentimentos, impressões e sensações.

A foto preto e branco é capaz de criar das imagens mais dramáticas até as mais delicadas. Tudo depende do seu modelo ou motivo, do contraste e enquadramento.

As cores têm o poder de trabalhar com as emoções do observador. Isso não é diferente quando a paleta se resume a preto, branco e cinza. Expressiva e forte, a foto preto e branco continua sendo uma queridinha na fotografia – e não dá sinal de parar tão cedo.

Dicas para Fotografar em Preto e Branco

Quando você não pode contar com as cores, é preciso prestar muita atenção nos outros elementos da fotografia para obter uma imagem incrível.

Na foto preto e branco, você precisará dedicar atenção especial para esses aspectos:

  • Contraste e forma: As sombras são mais importantes do que nunca: você deve prestar atenção no contraste da imagem na foto preto e branco. Mas os tons não são a única coisa importante: as formas nesse tipo de composição são destacadas, já que as sombras que elas produzem ganham foco.
  • Texturas e detalhes: Para gerar mais pontos de interesse nas fotos preto e branco, busque texturas ricas, como folhagem e rochas, por exemplo. Uma iluminação adequada também é essencial para destacar essas nuances e criar uma imagem com mais profundidade.
  • Composição: linhas fortes servem como guias para o olhar, sejam elas paralelas ou diagonais. Na foto preto e branco, é especialmente importante procurar uma composição forte e interessante.

Quando é ideal utilizar a foto preto e branco?

Uma foto preto e branco pode ser a grande diferença entre uma imagem bonita e uma foto espetacular. No entanto, é importante saber em quais situações utilizar a técnica – e quando o modo em cor pode te ajudar mais. Confira a seguir quando fazer uma foto preto e branco e quando você deve evitar esse efeito!

A foto preto e branco fica perfeita nessas situações:

  • Luzes fortes e sombras duras;
  • Sujeitos com linhas definidas;
  • Fotos de arquitetura ou retratos;
  • Temáticas emotivas ou peças dramáticas;
  • Sujeitos com texturas ricas e interessantes;
  • Alto nível de detalhes, como retratos bastante aproximados (close-up);
  • Contraluz: produz ótimos efeitos, já que enfatiza as formas e contraste.

Você deve evitar utilizar o preto e branco nessas situações:

  • Sujeitos e motivos tradicionalmente coloridos, como um pôr do sol;
  • Situações de luz muito suave ou dispersa;
  • Imagens onde a cor seja o principal motivo da fotografia (frequentemente flores ou paisagens).

Como Fazer Foto Preto e Branco Direto da Câmera

fotografia preto e branco técnicas camera fotografica

A maioria dos fotógrafos profissionais recomendam fazer a foto preto e branco diretamente da câmera. No geral, consideramos esse um ótimo conselho.

Além de te proporcionar mais controle sobre o resultado final, esse método te ajuda a criar imagens em preto e branco melhores. Isso porque o preto e branco direto da câmera significa que a imagem foi planejada em preto e branco.

Por mais que no pós-processamento você possa encontrar fotos que ficariam lindas com essa técnica por acidente, o planejamento é grande parte do processo de uma foto preto e branco espetacular.

Por isso, se encontrar a oportunidade, faça o efeito direto da câmera.

Mude a Configuração da Câmera para Monocromático

A grande maioria das câmeras profissionais e semi-profissionais possuem uma configuração específica para fotografias monocromáticas. Com o avanço da tecnologia, essa opção fica cada vez mais simples.

Na maioria dos modelos, é muito fácil alterar essa configuração. Essa pode ser uma maneira rápida e simples de fazer o ajuste direto na câmera.

Formato de Imagem em RAW

Capturas a imagem em raw – um formato sem perdas e sem compressão – é uma das maneiras mais certas de garantir um preto e branco incrível. Isso porque o formato garante possibilidades muito maiores de ajuste nos contrastes e níveis de cor.

Lembre-se: fotografias salvas em RAW ocupam bastante espaço! Certifique-se de contar com cartões de memória para fotografar o quanto quiser!

Valorize Contrastes

Uma das vantagens de fazer a foto preto e branco direto na câmera é que você pode ter uma prévia do resultado na tela. Isso pode te ajudar a encontrar os melhores contrastes e evitar fotos que sejam majoritariamente cinzas.

O ideal na fotografia em preto e branco é encontrar um bom equilíbrio entre os tons. Você pode também exagerar o branco ou preto aumentando ou diminuindo a exposição para criar efeitos mais dramáticos.

Isso é chamado de high key (para brancos valorizados) e low key (para pretos valorizados).

Experimente com o que fica melhor na sua composição!

Iluminação Correta

A foto preto e branco talvez seja o momento onde a iluminação ideal é mais importante! Ela pode ser a diferença entre uma foto incrível e um preto e branco sem graça.

O ideal é não utilizar fontes de luz difusas para fotos em preto e branco, a não ser que a intenção seja gerar uma imagem com tons de cinza delicados e pouco contraste. Essas são características que só funcionam em situações bastante específicas!

Busque Texturas e Formas

Para criar uma linda foto preto e branco, você deve sempre lembrar que está trabalhando com um recurso a menos. Já que você não pode contar com a cor para trazer vida à imagem, é preciso buscar pontos de interesse em outros lugares.

Texturas ricas e formas bem definidas são perfeitas para isso!

Como Fazer Foto Preto e Branco na Pós-produção

como fazer foto preto e branco

Nem todas as fotos em preto e branco geniais são feitas diretamente da câmera. Muitas vezes, é fácil se deixar levar pela sessão de fotos e só perceber uma oportunidade para um preto e branco na pós-produção.

Por sorte, hoje contamos com programas de edição de fotos poderosíssimos!

No entanto, é preciso tomar cuidado. Na maioria das vezes, apenas aplicar um filtro automático resulta numa imagem preto e branco sem graça, com pouco contraste. Para evitar isso, confira as melhores técnicas para fazer o preto e branco na pós-produção:

Mapa de gradientes

As ferramentas de mapa de gradiente possibilitam que você defina quais serão as cores que aparecem em uma foto. Existem diversos tutoriais online que te ensinam a utilizar essa ferramenta de maneira detalhada.

Em resumo, aqui está o que você precisa entender sobre os mapas de degradê ou de gradientes:

  • As cores mais claras e mais escuras na foto receberão as cores nas extremidades do degradê.
  • Os tons medianos serão preenchidos com os tons intermediários.

Dessa maneira, é possível configurar seu degradê de maneira personalizada, para conter mais níveis de preto ou branco.

Ajuste de canais

O ajuste de canais RGB é uma forma de garantir o máximo de controle possível sobre o resultado final da sua foto preto e branco. Essa ferramenta possibilita mudar manualmente o contraste em cada um dos canais de cor: vermelho, verde e azul.

Ajustar o contraste dessa forma pode ajudar a definir melhor quais serão as áreas escuras e claras da foto preto e branco, a realçar formas e controlar melhor o mapa de gradientes.

Ajuste de níveis

Outra opção é ajustar os níveis de branco e preto na foto após a aplicação do mapa de gradientes. No entanto, é recomendado muito cuidado: essa ferramenta costuma facilmente estourar os níveis de branco e preto na foto.

Ideias de Fotografia Preto e Branco

Agora, você já sabe tudo o que precisa sobre como fazer uma foto preto e branco perfeita! Você aprendeu sobre o funcionamento e objetivos dessa técnica, além de já entender melhor em quais tipos de situações e iluminações você pode aplicar esse efeito!

Então, só falta se inspirar! Pensando nisso, separamos essa galeria com exemplos incríveis de fotos em preto e branco! Confira a seguir, e fique com uma dica a mais:

Observe as fotos em preto e branco de outros profissionais, em especial as que foram premiadas em concursos! Procure identificar nelas as técnicas que mencionamos: como são as formas, texturas e contraste utilizados?

Isso te ajudará a melhorar ainda mais sua técnica e criar fotos em preto e branco inacreditáveis!

Fotos em Preto e Branco de Pessoas

Os retratos em preto e branco criam resultados dramáticos e muito bonitos! Além disso, os nus que utilizam essa técnica são especialmente artísticos, valorizando as formas do corpo humano como nunca!

Veja nossa seleção de fotos preto e branco de pessoas:

foto em preto e branco de pessoas

fotos em preto e branco de pessoas

fotos em preto e branco de pessoas

fotos em preto e branco de pessoas

Fotos Preto e Branco de Casamentos

Os casamentos são eventos extremamente emocionais. Ou seja, a oportunidade perfeita para a atmosfera dramática e minimalista da foto preto e branco.

Além de clássicas, as fotos em preto e branco de casamentos ajudam a destacar as emoções e expressões dos modelos!

Confira nossa seleção de fotografias em preto e branco e se inspire:

foto preto e branco dicas

foto preto e branco

foto preto e branco

fotografia preto e branco

foto preto e branco

Foto Preto e Branco de Paisagem

Paisagens podem ser motivos muito difíceis de fotografar em preto e branco! Você estará lidando com muitas dificuldades: luzes difusas e motivos normalmente coloridos, por exemplo.

Mas não é impossível, com uma boa composição, as formas corretas e um pouco de criatividade, conseguir uma foto preto e branco de paisagem incrível.

Confira alguns exemplos de fotos em preto e branco:

fotos em preto e branco

fotos em preto e branco

fotos em preto e branco

fotos em preto e branco

fotografia em preto e branco

Fotografia Preto e Branco Artística

O contraste dramático da foto preto e branco é ideal para criar fotos artísticas e subjetivas. Você encontra inúmeros exemplos disso – de close ups extremos até motivos mais abstratos e conceituais.

Confira a galeria que separamos de fotografias em pb:

fotografia em preto e branco

fotografia em preto e branco

Conclusão: Fotografia em Preto e Branco Surpreendente

A fotografia já evoluiu muito desde sua criação. Em todas essas décadas, assistimos a fotografia se tornar cada vez mais acessível, além, é claro, de se estabelecer como forma de arte e expressão.

Antigamente, a foto preto e branco era tudo que se podia fazer. No entanto, mesmo depois da invenção de câmeras capazes de capturar milhões de cores, o formato continua extremamente popular.

foto preto e branco

Não dá pra negar: a fotografia preto e branco não tem data. Trata-se de um efeito dramático, artístico e muito emocional, que continuará sendo utilizado por muitos e muitos anos!

Neste artigo, você aprendeu tudo o que precisa para fazer fotos preto e branco incríveis: desde a teoria sobre quando esse efeito pode ser melhor aproveitado até como editar as fotos na pós-produção para alcançá-lo!

Você até mesmo encontrou aqui uma galeria cheia de imagens perfeitas para se inspirar! Agora, basta começar a clicar suas imagens em preto e branco!

Quer mais dicas para tornar suas fotografias cada vez mais incríveis? Leia também esses outros artigos que preparamos:

E você, como gosta de utilizar o preto e branco para deixar suas fotos ainda mais incríveis? Conte-nos sobre sua experiência com esse formato de fotografia nos comentários, e não deixe de perguntar se ficou com alguma dúvida!

Escrito por Equipe Fotografia Mais

Equipe de Fotógrafos, redatores e designers responsáveis por conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre fotografia para o mercado brasileiro.

124 posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quero ser cadastrado na LISTA VIP