Posted in:

Ensaio Boudoir Feminino: Como Ter Sucesso na Fotografia Boudoir

ensaio boudoir o que é fotografia sensual feminina

Boudoir? Provavelmente você já ouviu falar sobre boudoir, mas não tenha ligado o nome ao ensaio em si.

O principal objetivo de um fotógrafo boudoir é conseguir capturar a essência do corpo de uma mulher através dos melhores ângulos.

Esse tipo de ensaio costuma ser realizado com lingeries, deixando a mulher sexy, mas não vulgar. Além disso, ele normalmente é um ótimo aliado da autoestima feminina, pois faz qualquer pessoa se sentir valorizada e mais bonita.

O ensaio visa o enaltecimento do corpo feminino, acabando com os estereótipos de corpo perfeito.

O boudoir pode ser feito em qualquer momento da vida de uma mulher, mas é bastante comum que a noiva o faça para presentear o futuro marido ou simplesmente para ter mais uma recordação dessa época especial.

Nesse artigo você vai:

  • Aprender o que é boudoir;
  • Conhecer qual é a motivação do cliente ao decidir fazer esse tipo de ensaio;
  • Saber quais são os preparativos que precisam ser feitos antes do ensaio;
  • Conhecer qual é o figurino usado em um ensaio sensual;
  • Saber quais são as locações usadas para o ensaio;
  • Aprender a dirigir esse tipo de ensaio;
  • Saber quais são os equipamentos fotográficos utilizados em um ensaio boudoir;
  • Entender como funciona a pós-produção do ensaio;
  • Conhecer as poses clássicas de um ensaio boudoir.

Índice:

  1. O que é Boudoir?
  2. Qual a Motivação do Cliente?
  3. Preparativos Antes do Ensaio
  4. Figurino para Fotos Boudoir
  5. Locação para Ensaio Boudoir
  6. Como Dirigir um Ensaio Boudoir?
  7. Equipamentos Fotográficos para Ensaio Boudoir
  8. Pós Produção Fotografia Boudoir
  9. Poses Clássicas para Fotografia Boudoir
  10. Inspiração Ensaio Boudoir
  11.  Conclusão

O que é Boudoir?

ensaio boudoir significado

A origem da palavra boudoir é francesa e significa “quarto de uma mulher”. Por conta disso, normalmente esse tipo de ensaio é realizado em um quarto ou em um cenário com essa ambientação.

Esse termo está diretamente relacionado aos locais onde as aristocratas francesas recebiam suas visitas íntimas em seus momentos de descanso ou após o banho. Sugerindo, assim, que elas não estivessem totalmente vestidas.

Esse conceito foi apropriado pelos fotógrafos no início do século XX, a fim de classificar um ensaio fotográfico de mulheres que era feito em um ambiente mais íntimo.

Hoje em dia, esse tipo de ensaio tem como foco levantar a autoestima da mulher através de fotos sensuais, mas sem a presença de uma nudez explícita.

Além disso, o boudoir já ganhou várias vertentes diferentes, como clássico, sensual e sedutor.

Qual a Motivação do Cliente?

Existem diversos motivos que levam uma mulher a querer realizar um ensaio sensual. Muitas delas optam por esse estilo para elevar a sua autoestima.

Outras, porém, são bastante confiantes e optam por esse tipo de ensaio para guardar o material de recordação.

Além disso, esse ensaio tem se tornado bastante popular entre mulheres recém-separadas e entre noivas que desejam fazer uma surpresa aos seus futuros maridos.

Ou seja, a sua cliente pode ter uma ou várias motivações para querer realizar o ensaio. O mais importante é que você tenha bastante sensibilidade ao fotografá-la e descubra qual a real motivação da sua cliente.

Preparativos Antes do Ensaio

Muitas mulheres decidem realizar o ensaio mesmo sendo envergonhadas e tímidas. Outras apenas querem passar a gostar de seus próprios corpos.

Então, é fundamental que você converse bastante com a sua cliente para conseguir entender quais são seus desejos e expectativas em relação ao ensaio.

Além disso, é essencial que você entenda quais são as suas necessidades, a fim de obter um resultado totalmente exclusivo.

Sua cliente precisa se sentir bastante confortável durante toda a sessão de fotos.

Com isso, é legal que você a oriente em relação a lingerie escolhida, tipo de maquiagem e cabelo. Mas não esqueça que a mulher precisa se sentir segura e confiante em todas essas escolhas.

Tudo precisa acontecer de maneira bem natural e descontraída, desde o primeiro contato com a sua cliente até a entrega das fotos.

Pois o que uma mulher que busca esse ensaio quer é apenas se sentir bem enquanto explora a sua sensualidade diante de uma câmera.

Também é interessante colocar alguma música de fundo que faça a sua cliente entrar no clima do ensaio fotográfico.

Figurino para Fotos Boudoir

ensaio boudoir o que vestir

Normalmente, um ensaio feminino é realizado com lingeries e outros acessórios que deixem a mulher bastante sensual, como scarpins, espartilhos, joias, chapéus, camisolas, saiotes, meias finas, entre outros.

Também é comum que as mulheres usem lingeries com aparência vintage, como calcinhas de cintura alta.

Essa preparação toda acontece, pois esse tipo de ensaio mostra o momento em que a mulher está se arrumando para sair, mas ainda não está totalmente pronta.

Aconselhe a sua cliente a estar o mais confortável possível consigo mesma. De nada adianta ela usar um espartilho caríssimo, sendo que ela não está confortável com ele.

O uso de roupas claras também é comum, já que ele ajuda a transferir a atenção da foto para o rosto da pessoa e não apenas para o que ela está vestindo.

Um ensaio sensual pode acontecer por um motivo específico. Então, é importante que o figurino case com essa finalidade.

Locação para Ensaio Boudoir

boudoir fotografia ensaio sensual

A ideia deste ensaio sensual é baseada no uso de sedas, lingeries e transparências. Então, o cenário precisa acompanhar o mesmo estilo. Além disso, a sua cliente precisa se sentir confortável no local escolhido.

Normalmente, as fotos são realizado na casa da própria cliente, em um hotel ou motel, na casa de uma amiga, ou em um lugar ou estúdio devidamente decorado.

O mais importante é que todos os elementos do cenário se complementem. Além disso, abuse dos detalhes para que o resultado final vá de encontro com a motivação da cliente.

Como Dirigir um Ensaio Boudoir?

boudoir ensaio profissional dicas de fotografia

Um ensaio sensual vai muito além de gerar fotos bonitas. Essa, na verdade, é uma experiência de autoconhecimento. Por isso, você precisa focar sempre em captar a personalidade da cliente.

Então, é importante que você tenha um olhar crítico para conseguir ver toda a sensualidade natural das mulheres que fotografar.

Além disso, cabe a você encontrar os ângulos que melhor favoreça a pessoa que esta sendo fotografada. Pense também nas poses mais sugestivas, no enquadramento mais adequado e na iluminação mais favorável.

Equipamentos Fotográficos para Ensaio Boudoir

Provavelmente você precisará se deslocar com os seus equipamentos para realizar esse ensaio sensual. Então, quanto menos aparatos você puder levar, melhor.

Se o ensaio for realizado em um quarto pequeno, um suporte, dois flashes externos e uma sombrinha são mais do que suficientes para iluminar o local.

Você não vai precisar mais do que isso mesmo, já que uma câmera profissional dá conta do recado nesse tipo de ensaio.

Você também pode usar móveis do local para ajudar a compor as sombras para as suas fotos.

Se o ambiente for um pouco maior, você pode acabar precisando de softbox para estúdio ou  iluminadores de LED. Flash speedlite ou rebatedores de estúdio também são bem vindos, a fim de proporcionar os tons e cores desejados.

Dependendo da motivação da sua cliente, é interessante fazer uso da luz natural. Ela realça mais os detalhes do corpo, como perfil da face e clavícula.

Caso não seja possível usar a luz natural, difunda ao máximo dentro da iluminação que você possui.

Isso se dá porque as imagens difundidas de alta intensidade dão um toque mais aveludado à pele, suavizando o resultado do ensaio.

Pós Produção Fotografia Boudoir

Você pode usar normalmente o Lightroom para editar as suas fotos. Para isso, visualize todas elas em tamanho grande e descarte aquelas que ficaram tecnicamente ruins.

Depois, trate em lotes as fotos que forem do seu agrado ajustando o que for necessário, como a exposição e o balanço de branco.

Reveja as suas fotos em tamanho grande e faça mais uma seleção, a fim de escolher as melhores.

Por ser integrado ao Photoshop, o Lightroom permite que você envie uma imagem diretamente para o Photoshop, o que facilita bastante o seu trabalho.

Depois de editar, salve todas as fotos e faça o envio para a aprovação da cliente.

Poses Clássicas para Fotografia Boudoir

boudoir fotografia ensaio sensual

Existem diversas poses que não podem faltar em um ensaio sensual. E mesmo que a sua cliente não as conheça, você precisa informá-la sobre isso.

Uma das poses clássicas nesse tipo de ensaio é a foto de bumbum.

Para obter um bom resultado, crie uma fotografia pelas linhas, forma e composição, não apenas pelo formato do bumbum.

Outra pose é a do cabelo em movimento. Essa parte do corpo feminino costuma ser uma arma de sedução. Então, uma simples passada de mão no cabelo pode fazer toda a diferença no resultado final da sua foto.

Apostar na paisagem do corpo também é ótimo. A ideia aqui é contemplar o corpo inteiro da sua cliente ao invés de focar apenas nos detalhes.

Fotografe também um momento de amor próprio. Ele pode ser retratado quando a mulher sorri ou passa a mão no seu próprio corpo.

boudoir fotografia ensaio sensual

Outra pose que costuma ser sensual é a que contempla o sorriso. Tente captar um sorriso espontâneo, a fim de dar vida a sua foto.

Você também pode apostar nas poses de salto alto. Esse acessório costuma mudar bastante a postura da mulher, delineando, assim, os músculos de suas pernas.

Por fim, é interessante que você capture uma imagem da sua cliente onde fique claro que ela está se sentindo mais leve e se amando mais após o ensaio fotográfico.

Inspiração Ensaio Boudoir

Um ensaio com um cunho mais sensual pode ser feito por qualquer tipo de pessoa. Então, é importante que você tenha em mente que cada caso é um caso.

Então, criamos uma lista com alguns dos tipos de ensaios mais procurados para você se inspirar.

Ensaio Boudoir Noivas

ensaio boudoir noivas

boudoir noivas dicas fotografo profissional

Atualmente, existe uma tendência entre as noivas em realizar um ensaio sensual antes do seu casamento. Isso acontece porque fotos sensuais são ótimos presentes para dar ao noivo.

Além disso, esse conceito vai na direção oposta das fotos tradicionais do dia do casamento, já que o vestido de noiva não costuma fazer parte do figurino.

Esse tipo de ensaio precisa ser feito por profissionais experientes que sejam capazes de deixar a noiva totalmente à vontade durante as fotos.

Ainda mais porque algumas delas preferem realizar o ensaio no mesmo dia do seu casamento.

Ensaio Boudoir Externo

fotografia boudoir externo ensaio fotografico sensual externo

ensaio boudoir externo dicas de fotografia

Mesmo que este ensaio fotográfico seja mais característico de ambientes fechados, nada impede que ele seja realizado em ambientes externos.

O contraste com a natureza pode render belíssimas imagens. Além disso, essa é uma ótima oportunidade para a mulher ter contato com a sua própria natureza.

Com isso, ela vai passar a se sentir mais livre e mais conectada consigo mesma.

Apesar de ser ao ar livre, esse ensaio não inviabiliza o uso dos acessórios tradicionais como rendas, lingeries e espartilhos.

Ensaio Boudoir Estúdio Fotográfico

Ensaio Boudoir Estúdio Fotográfico

Quando um ensaio sensual for realizado em um estúdio fotográfico, é necessário que o ambiente seja devidamente preparado para esse momento.

Então, foque em usar o máximo de acessórios possíveis. Além disso, é importante que o ambiente fique bastante aconchegante e que transmita paz.

Lembre-se de que esse não é um ambiente conhecido pela sua cliente. Então, faça de tudo para que ela se sinta confortável e confiante.

Ensaio Boudoir em Casa

Ensaio Boudoir em Casa fotografo profissional

Ensaio Boudoir em Casa dicas de fotografia

Muitas mulheres preferem realizar esse ensaio em suas próprias casas ou na casa de amigas.

Na maioria das vezes isso acontece porque a casa da sua cliente já é um local conhecido por ela. Com isso, fica mais fácil dela se soltar, se livrar das suas inseguranças e medos, a fim de se reconciliar consigo mesma.

Não esqueça que grande parte das mulheres que realiza um ensaio sensual está tentando elevar a sua autoestima.

Então, seja sempre solícito e deixe-a o mais à vontade possível. Em diversos casos, esse resultado pode ser obtido mais facilmente quando realizado em casa.

Ensaio Boudoir Gestante

Ensaio Boudoir Gestante

Ensaio Boudoir Gestante

Muitas gestantes têm aderido ao conceito de um ensaio sensual. Algumas pessoas têm a ideia errada de que a gestação deixa a mulher menos sensual.

Por conta disso, muitas grávidas têm optado por esse tipo de fotografia, a fim de continuarem se sentindo lindas e poderosas nessa nova etapa de suas vidas.

Ensaio Boudoir Plus Size

boudoir plus size ensaio feminino

fotografia boudoir plus size

Por muito tempo a indústria da moda impôs um padrão corporal feminino em toda a sociedade. Felizmente, isso tem mudado dia após dia.

A fim de se sentirem bonitas e bem com os seus próprios corpos, diversas mulheres plus size tem decidido realizar um ensaio com um cunho sensual.

Então, é importante que você foque na elevação de autoestima da sua cliente para exaltar o seu corpo e a sua beleza natural.

Conclusão: Ensaio Fotográfico Sensual

fotografia boudoir ensaio feminino

Um ensaio feminino costuma ser realizado em ambientes íntimos e calmos, a fim de aumentar a autoestima de uma mulher. Porém, ele também pode ser feito com a intenção de presentear alguém ou a si mesmo.

Então, é importante que você tenha um olhar crítico e que se comprometa com a motivação da sua cliente.

Toda mulher tem uma história para vir à tona durante um ensaio sensual.

Use bastante luz para captar cada detalhe do corpo da sua cliente para que ela consiga ver toda a sua beleza em suas fotografias.

Quer ainda mais dicas e inspiração para deixar seus trabalhos cada vez mais incríveis? Confira também estes outros artigos que preparamos:

E você, já realizou algum ensaio sensual antes? Como tirar fotos sensuais? Divida sua opinião conosco nos comentários, e não esqueça de perguntar se ainda ficou com dúvidas sobre o assunto!

Escrito por Equipe Fotografia Mais

Equipe de Fotógrafos, redatores e designers responsáveis por conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre fotografia para o mercado brasileiro.

72 posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quero ser cadastrado na LISTA VIP