Posted in:

Ensaio Fotográfico de Bebê: Dicas para Criar Fotografias Lindas e Profissionais

O que é ensaio fotográfico de bebê

Quer dicas para um ensaio fotográfico de bebê? Acompanhe este artigo!

Após a descoberta da gravidez de uma mulher, todas as próximas fases são encantadoras e merecem um belo registro através da fotografia.

Por isso, depois de conhecer o rostinho do filho é comum que as mamães queiram fazer um ensaio fotográfico de bebê.

Nesse momento é importante o profissional saber de todos os detalhes importantes para realizar esse trabalho, afinal estamos tratando do bem mais precioso de uma família.

Pensando nisso, preparamos esse post para que saiba todas as dicas para um belo ensaio fotográfico de bebê.

Com as facilidades de hoje em dia em realizar fotos pelos smartphones e câmeras digitais amadoras, é preciso atrair os pais para o serviço de um ensaio profissional, mostrar as vantagens e garantir uma boa qualidade no ensaio fotográfico de bebê.

Além disso, a concorrência está cada vez maior, por isso, dicas que o ajudem a se destacar são essenciais.

Veja nossas dicas e inspire-se com nossa galeria de imagens!

Índice

  1. O que é o ensaio fotográfico de bebê?
  2. Quanto cobrar por um ensaio fotográfico de bebê?
  3. Dicas para tornar o ensaio fotográfico de bebê mais fácil
  4. Ideias criativas para ensaio fotográfico de bebês
  5. Galeria: lindos ensaios fotográficos de bebê para inspirar você
  6. Conclusão

O que é o ensaio fotográfico de bebê?

O que é ensaio fotográfico de bebê

O ensaio fotográfico de bebê é um tipo de serviço contratado pelos pais, avós ou padrinhos para registrar o início de cada fase da vida do bebê.

Esse ensaio, às vezes também pode ser contratado por agências de modelos, agências de publicidade e outras.

Normalmente, o ensaio fotográfico de bebê é feito pelo mesmo fotógrafo que fez as fotos de grávida da mamãe.

É interessante sempre oferecer outros serviços além do que você está realizando, como por exemplo: acompanhamento mensal, auxílio no planejamento da lista de enxoval do bebê que pode ser feito nos EUA até a cobertura das festas de aniversário.

Esse mercado cresce cada vez mais, já que é um serviço usado para guardar um dos momentos mais especiais de uma família.

Para registrar com extrema qualidade este grande momento, é importante boas dicas e técnicas.

Por isso, continue lendo os próximos tópicos.

Quanto cobrar por um ensaio fotográfico de bebê?

quanto custa ensaio bebe fotográfico

Colocar o preço em um serviço fotográfico é sempre um enigma aos profissionais de fotografia.

No caso de um ensaio fotográfico de bebê a dificuldade é maior por se tratar de um trabalho que exige muita delicadeza.

Falar sobre o assunto pode parecer um tanto complicado pois, envolve diversos quesitos e com o mercado trazendo tantos novos profissionais que acabam cobrando valores inadequados, muitas vezes não dá para seguir ao pé da letra tudo que é falado sobre valores.

Não dá para tabelar o custo de um ensaio fotográfico de bebê, pois existem vários fatores que influenciam no valor final desse serviço, portanto, para precificar é preciso levar em consideração algumas questões como:

Gastos

Antes de tudo é preciso colocar na ponta da caneta os seus gastos para realizar o serviço: Valor total que gastará com a revelação das fotos, aluguel de equipamentos caso precise, custo de deslocamento e outras situações que precisará custear para que o serviço seja entregue.

Mão de obra

Depois, você precisará empregar o custo de sua mão de obra e isso poderá ser alterado segundo o tempo usado para fotografar, o tempo usado na edição, quantidade de fotos que forem tratadas e etc.

Equipamento

Fotógrafos sabem que a câmera vai perdendo sua vida a cada clique, portanto, o que sempre é esquecido é de incluir no preço de certa forma o valor segundo a porcentagem de depreciação do seu material de trabalho.

Juntando todas essas questões você terá uma base de quanto deverá ser cobrado por um ensaio fotográfico de bebê e todo o material que será entregue aos pais.

Além disso, analise a concorrência, não adianta você cobrar R$5.000,00 enquanto tem outros fotógrafos cobrando R$3.000,00 para fazer o mesmo serviço, a não ser que você já tenha um grande nome no mercado.

Dicas para tornar o ensaio fotográfico de bebê mais fácil

ensaio fotográfico de bebê dicas

Fazer um ensaio fotográfico de bebê pode ser uma tarefa um tanto quanto difícil, já que um bebê não irá fazer poses e dar grandes sorrisos paradinho para fotografá-lo. Algumas técnicas podem te ajudar a tornar esse processo um pouco mais fácil.

É importante enfatizar que para atuar na área, é preciso muita paciência, carinho e empatia pelas crianças, pois estará lidando com um momento muito importante para a família que ficará guardado para sempre.

Confira abaixo algumas dicas que irão te ajudar a tornar o ensaio fotográfico de bebê mais fácil.

Dê pausas para a criança

Um ensaio fotográfico de bebê pode durar horas, e se até nós adultos cansamos, imagine as crianças. É extremamente importante dar pausas para que o bebê se acalme e não fique estressado para finalizar as fotos.

Muitos fotógrafos querem finalizar o mais rápido possível o trabalho e é aí que acabam cometendo um grande erro.

O bebê exige uma certa paciência, se tentar fotografá-lo e deixá-lo quieto por horas seguidas ele irá se estressar e provavelmente irá chorar sempre que te ver ou ver a câmera. Por isso, as pausas são essenciais, assim o pequeno se sentirá bem e as fotos finalizaram de forma tranquila e com qualidade.

Leve brinquedos e lanches

Independente da idade do bebê que está fotografando, ele ficará enjoado com o passar das horas, com o calor, as roupas, a movimentação e organização para as fotos.

Para evitar problemas durante o trabalho sempre leve brinquedos. Uma opção também é pedir aos pais os brinquedos que a criança mais gosta, para que ela se distraia um pouco e o deixe finalizar o ensaio.

Leve sempre um lanche para o  período das fotos. As crianças sentem fome frequentemente e se você tratá-las bem, com brinquedos e um bom lanchinho, terá toda a amizade dela e carisma durante as horas de trabalho.

Leve panos para limpeza

Após uma brincadeira, um lanche ou até mesmo depois do ensaio smash the cake, a criança acaba fazendo uma boa sujeira, por isso é importante que sempre leve um pano para a limpeza do bebê, para que a sujeirinha produzida nos intervalos não interfira na conclusão das fotos.

Uma boa opção também que será útil em vários casos é o uso de lenço umedecido.

Explique aos pais o que esperar

É fato que os papais, mamães, avós, tios e outros familiares que acompanham a produção das fotos esperem que o profissional faça enormes produções.

É claro, que atender a expectativa quando a qualidade é dever do fotógrafo, mas você deverá explicar aos familiares que pode acontecer de o bebê não deixar que as fotos aconteçam naquele dia.

Ele pode acabar dormir, chorando ou ter outras reações que adiaram o ensaio, ou deixarão um resultado bom, mas diferente do esperado.

Outra função do fotógrafo é tranquilizar os pais caso o bebê comece a chorar e a ficar estressado, já que isso pode acontecer com qualquer um, mas é comum que os papais fiquem nervosos por acharem que não dará certo, é preciso conversar e acalmá-los.

Aprenda o nome dos clientes

Como um bom profissional, sempre aprenda o nome dos seus clientes, já que um tratamento mais pessoal gera uma maior intimidade com o bebê fotografado. Isso te ajudará muito com o tratamento e as reações dele durante o ensaio fotográfico.

Não utilize flashes ou luzes fortes perto dos olhos do bebê

Um bebê tem os olhos muito sensíveis e geralmente os pais os submetem aos ensaios fotográficos muito cedo, por isso, não utilize flashes ou luzes fortes perto dos olhos do bebê.

Uma forte luz nos olhos do pequeno pode causar susto e em um caso mais avançado, até problema nos olhos da criança.

Segundo oftalmos, um estímulo intenso de luz como o flash pode acarretar incômodo visual, e esses estímulos, quando intensos, repetitivos e próximos aos olhos, podem acarretar transtornos temporários a visão.

Opte sempre por uma iluminação mais natural e mais sensível para não prejudicar a vista dos pequenininhos.

Ideias criativas para ensaio fotográfico de bebês

ideias criativas ensaio fotográfico de bebê

Na hora de realizar um ensaio fotográfico de bebê é preciso decidir alguns detalhes previamente e ter ideias para uma linda produção.

É comum que os pais conversem com o fotógrafo para saber o que ele tem disponível para realizar as fotos. Os pais também têm a opção de levar itens para compor as cenas, se assim desejarem.

Para ter ideias criativas é primordial ver muitas inspirações para compor essa produção. Lembrando que se inspirar em uma foto não significa copiar ela, e sim aproveitar alguns elementos visuais da inspiração para criar uma foto totalmente nova.

Separamos algumas ideias para que um ensaio seja perfeito.

Sugira um tema

Todo ensaio fotográfico de bebê tem um tema, essa função de escolha é dos pais, mas o fotógrafo pode sair a frente e sugerir algum.

Existem alguns temas que são tendências para os ensaios. Com uma boa pesquisa é possível saber quais são eles para sugerir aos pais.

Leve acessórios

Os acessórios fazem parte de um ensaio fotográfico de bebê, são eles quem compõe todo o cenário.

O seguintes itens podem ser levados:

  • Cestos: Sejam de ferro, madeira, lã ou mesmo de cipó, cestos estão entre os acessórios mais fofos para usar em fotos de bebês.
  • Baldes: Podem grandes, pequenos ou no formato de tintas, baldinhos são muito fofos. Parece até que os bebês simplesmente caíram no sono por acaso dentro deles!
  • Caixas: Caixas de ferro, de madeira, caixotes ou gavetas, sem dúvida são acessórios que não poderiam faltar na lista dos mais fofos para esses ensaios.
  • Pêlos: Pêlos dão uma fofura extra à composição da foto, sua textura especial deixa aquela sensação de conforto e aconchego, algumas vezes dando impressão de que o bebê está deitado em uma pequena nuvem.
  • Gamelas: Sem dúvidas as gamelas embelezam completamente um ensaio, além de ajudar a posicionar os bebês, quando bem utilizadas, proporcionam aconchego e conforto.
  • Roupinhas: As fotos de bebês saem lindas mesmo quando eles estão peladinhos, mas usar roupinhas pode deixar ainda mais fofo e personalizam ainda mais o trabalho.

Deixe que o bebê brinque

Sabe os brinquedinhos que falamos acima para levar aos ensaios? Agora é a hora de usarmos ele.

Deixe o bebê brincar para que se sinta à vontade, e nesse momento as fotos podem ser feitas com um visual mais natural e agradável.

Registre interações entre a família em momentos de pausa

Tudo bem que o centro das atenções deve ser o bebê, mas claro que fotografar momentos com a família fica incrível e deixa o álbum ainda mais especial.

Aproveite os momentos de intervalo enquanto os papais estiverem brincando e acalmando o bebê, registre esses momentos e faça cliques para que essas interações da família também fiquem guardadas para sempre!

Escolha o local da sessão com cuidado

As técnicas, os acessórios, a iluminação só serão eficientes e deixarão as fotos sensacionais se o local for escolhido corretamente. É preciso que o fotógrafo tenha a sensibilidade para escolher o local adequado para o ensaio fotográfico de bebê.

Aposte em lugares iluminados, frescos, bonitos, e que não ofereçam riscos ao bebê que será fotografado!

Galeria: lindos ensaios fotográficos de bebê para inspirar você

Depois de tudo que falamos é importante ver alguns exemplos para te inspirar e animá-lo para esse trabalho tão lindo que será o ensaio fotográfico de bebê, confira as referências e depois teste as novas dicas!

Ensaio fotográfico de bebê recém nascido

ensaio fotográfico de recem nascido

ensaio fotográfico de recem nascido bebe

ensaio fotográfico de recem nascido

ensaio fotográfico bebe recém nascido

Ensaio fotográfico de bebê 6 meses

ensaio fotográfico de bebe 6 meses

ensaio fotográfico 6 meses

ensaio fotográfico bebe 6 meses

ensaio fotográfico bebe 6 meses

Ensaio fotográfico de bebê 1 ano

ensaio fotográfico bebe 1 ano

ensaio fotográfico bebe 1 ano

ensaio fotográfico bebe 1 ano

ensaio fotográfico bebe 1 ano

ensaio fotográfico bebe 1 ano

Ensaio fotográfico de bebê com bolo

Ensaio fotográfico de bebê com bolo

Ensaio fotográfico de bebê com bolo

Ensaio fotográfico de bebê com os pais

Ensaio fotográfico de bebê com os pais

Ensaio fotográfico de bebê com os pais

Conclusão

Fotografar um bebê traz grandes responsabilidades, os pais depositam nas mãos do profissional a garantia de uma lembrança eterna dos primeiros momentos da vida de uma criança.

Se preparar para realizar essa tarefa deve ser a preocupação do fotógrafo, procure referências, leia sobre o assunto e busque dicas.

Somente assim, será garantido a excelência do trabalho prestado e um álbum de lembranças lindo que a família abrirá com orgulho pelo resto da vida.

fotografia bebe

Você pode acompanhar nossos outros artigos:

Se ficou com alguma dúvida ou tem alguma ideia para compartilhar, deixe abaixo nos comentário.

Obrigado por ler até aqui!

Escrito por Equipe Fotografia Mais

Equipe de Fotógrafos, redatores e designers responsáveis por conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre fotografia para o mercado brasileiro.

190 posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *