Posted in:

Tutorial Lightroom: Dicas para Caprichar na Edição e Pós Processamento

tutorial lightroom

Conhecer o tutorial Lightroom  é fundamental para ter ótimas fotos em seu portfólio e agradar todos os seus clientes!

O Adobe Lightroom é um programa de edição de imagens da Adobe. Ele disponibiliza diversos recursos para os seus usuários que podem utilizá-los na pós-produção de suas fotos.

Esse software possui uma interface bastante simples e intuitiva, o que acaba ajudando bastante os usuários mais experientes e os novatos.

Além disso, o Lightroom ajuda na organização dos seus arquivos, como também na criação de álbuns dentro do próprio aplicativo.

Com o tutorial Lightroom você também aprende a manipular e editar todas as suas imagens, a fim de obter um ótimo resultado final.

Você sabe onde é melhor tratar as suas fotos: no Photoshop ou no Lightroom? Então, acesse esse guia completo que criamos para você e descubra!

Se você é novo no mundo da edição de imagens, saiba que o Lightroom é uma excelente ferramenta.

Dentre as diversas opções que o programa oferece, você pode utilizar recursos “clássicos” da fotografia, como exposição, saturação e temperatura.

Além disso, você também pode fazer uso de presets (filtros) e realizar cortes.

Neste artigo você vai conhecer as melhores dicas do tutorial Lightroom para arrasar na pós-produção de todas as suas fotos!

Índice

  1. Tutorial Lightroom: como editar suas fotos
  2. Tutorial Lightroom: o que são presets do Lightroom?
  3. Coleção de tutoriais Lightroom
  4. Conclusão

Confira agora tudo o que você precisa saber sobre tutorial Lightroom:

Tutorial Lightroom: como editar suas fotos

tutorial lightroom como editar

É importante que você conheça os principais passos para editar as suas fotos e obter um ótimo resultado final.  Abaixo você confere as principais dicas:

Abrindo e salvando imagens

Ao abrir o Lightroom, logo na tela de abertura, o programa vai indicar que você abra as suas fotos. Então, tudo o que você precisa fazer é selecionar a opção “Importar“.

tutorial lightroom

Depois, basta que você escolha no seu computador quais são as fotos que você deseja editar.

Diferente do que acontece em alguns programas, no Lightroom, você não precisa selecionar uma imagem por vez. Para acelerar esse processo, selecione de uma só vez todas as fotos que você pretende usar.

tutorial lightroom

Organizando bibliotecas

A fim de concluir a importação das suas imagens, vá até o módulo Library (Biblioteca), onde é possível organizar, classificar e visualizar todas as suas fotos.

Nessa fase, você também pode adicionar estrelas de 1 a 5 às imagens e rótulos (cores).

Você também pode classificá-las de uma terceira maneira, que é fazendo uso de bandeiras das cores branca e preta ou deixá-las sem bandeira.

tutorial lightroom biblioteca

Dessa forma, você pode filtrar suas fotos baseado em sua classificação. Se por algum motivo essas opções não estiverem disponíveis, clique na setinha no canto da tela para definir quais recursos você quer que estejam disponíveis.

No menu lateral esquerdo, você encontra a opção “Collections“. Ao clicar nela, é possível criar uma coleção, que nada mais é do que um grupo de imagens.

O mais interessante dessas coleções é que não é necessário copiar e colar todos os seus arquivos, ou seja, duplicá-los. Com isso, você fica apenas com um caminho para todas as suas imagens.

Dessa forma, uma única foto pode estar em diversas coleções diferentes, sem que haja a necessidade de duplicá-la.

Ajustes de contraste e cor

Depois de organizar o seu espaço de trabalho, você precisa editar suas imagens. E não se preocupe, pois com o tutorial Lightroom tudo fica bastante intuitivo.

Selecione a opção “Revelação” na parte superior e então comece suas edições.

As opções de edição ficam na coluna à direita da sua tela. Tudo o que você precisa fazer é escolher o recurso que deseja usar e aumentar ou diminuir a intensidade de cada um deles.

tutorial lightroom ajustes

Dessa forma, você pode ajustar o contraste, cor, tonalidade, brilho e muito mais.

Confira agora como os presets do Lightroom podem ajudar você no momento da edição das suas imagens:

Tutorial Lightroom: o que são presets do Lightroom?

o que são presets lightroom

Um preset é uma série de configurações feitas por um usuário. Assim, ele permite que você aplique e corrija algum estilo ou ajuste em uma imagem.

No módulo revelação do Lightroom, é possível criar diversas opções de ajustes para variados tipos de situação, incluindo contraste, cor e exposição, por exemplo. E o melhor de tudo é que esse processo é bastante simples.

Os presets Lightroom lembram um pouco os filtros existentes no Instagram. Dessa forma, você só precisa clicar em um deles que a foto se transforma automaticamente.

Diversas pessoas fazem uso dessa ferramenta e não se preocupam em realizar outras modificações em suas imagens.

Porém, é recomendado que você faço uso de um preset apenas como ponto de partida para otimizar a velocidade do seu trabalho. Isso acontece porque é muito raro deixar uma imagem perfeita apenas com o uso dessa opção.

Então, para aproveitar ao máximo esse recurso, saiba qual é o seu objetivo antes de optar por ele.

Você quer fazer ajustes técnicos ou modificar o clima da sua imagem? Quer corrigir a exposição ou quer fazer uso de efeitos criativos?

Existem variados objetivos de pós-produção. Assim, é importante que você tenha tudo planejado ao optar por um preset que seja capaz de auxiliar no início da sua edição para depois partir para os ajustes finos.

Onde colocar os presets do Lightroom?

Para poder desfrutar dos benefícios dos presets do Lightroom, você precisa instalá-los no seu computador.

Pensando nisso, nós montamos um passo a passo que vai ajudar você durante a instalação de presets tanto no Windows quanto no Mac. Confira:

Presets Lightroom no Windows

O primeiro passo é descompactar os seus presets se eles estiverem compactados (.rar / .zip). Depois disso, é só seguir os seguintes passos:

Passo 1: Abra o seu Lightroom no modo revelação.

Passo 2: No painel do lado esquerdo da sua tela, abaixo do preview da imagem, você encontrará uma lista chamada “Predefinições”. Clique com o botão direito sobre ela e selecione “Nova pasta”. Então, renomeie-a como achar melhor, a fim de organizar seus novos presets.

Passo 3: Clique com o botão direito na pasta que foi criada e, em seguida, em “Importar” para conseguir instalar presets no seu Lightroom.

Passo 4: Depois, encontre a pasta onde estão os presets que você descompactou. Selecione todos aqueles que você desejar e clique em “Importar”.

Passo 5: Entre na pasta que você criou para encontrar todos os presets já prontos para serem usados em suas imagens. Para facilitar eles são organizados automaticamente em ordem alfabética.

Se existe algum preset que você use com frequência, existe a possibilidade de renomeá-lo de uma maneira que facilite o seu encontro a qualquer momento. Por exemplo: 1_PresetSepia.

Para encontrar um preset no seu PC, é só clicar com o botão direito do mouse em cima do preset que desejar, e selecionar “Mostrar no Explorer”. Depois disso, ele será aberto em sua pasta de origem. Simples, não?

Presets Lightroom no Mac

Se o seu computador for um Mac, saiba que o início da instalação dos presets é bastante parecida com a do Windows. Dessa forma, antes de seguir o passo a passo abaixo, você precisa descompactar os presets .zip ou .rar.

Passo 1: Abra o Lightroom no modo revelação.

Passo 2: Abaixo do preview da imagem, clique em “Predefinições” e depois em “Nova pasta”.

Passo 3: Clique com o botão direito na pasta e selecione”Importar”.

Passo 4: Encontre a pasta onde estão os presets e selecione os que desejar. Depois, clique em”Importar”.

Passo 5: Pronto! Agora é só usar o preset desejado!

Presets para Lightroom disponíveis para download?

Existem diversos sites que disponibilizam presets gratuitos para download. Assim, você não precisa se preocupar em gastar dinheiro com eles ou em criar os seus próprios.

Conheça agora os principais tipos de presets para download:

Presets Lightroom preto e branco

tutorial lightroom preto e branco

Imagem: designerd

Presets preto e branco são bastante procurados por fotógrafos tanto profissionais quanto amadores. Ao baixá-los, você poderá inseri-los em suas fotos com apenas um clique.

Presets para efeitos vintage

tutorial lightroom vintage

Imagem: designerd

Esse tipo de efeito dá um ar de antigo para às suas fotos, gerando, assim, uma sensação de nostalgia. Geralmente, um preset vintage é baseado em cores sépia.

Presets Lightroom HDR

tutorial lightroom hdr

Um filtro HDR tem como objetivo deixar suas fotos mais nítidas e originais. Dessa forma, você pode aliar esse tipo de efeito ao ajuste do balanço de branco e à correção de cor com o objetivo de melhorar todas as suas fotos.

Presets Lightroom para fotos de casamento

tutorial lightroom casamento

Existem alguns pacotes de preset que são capazes de deixar fotografias de casamento mais sutis e atraentes.

Com isso, ele conta com luzes quentes e frias e cores suaves, deixado suas imagens com um visual bastante elegante.

Presets Lightroom para retratos

tutorial lightroom retrato

As predefinições para retratos podem ser usadas em qualquer tipo de foto, desde fotos de bebês até fotos de pássaros, por exemplo.

Presets Lightroom para paisagens

paisagem tutorial lightroom dicas

Fotos de paisagem nem sempre captam a beleza da vida real. Por isso, para conseguir obter o resultado esperado, você pode fazer uso do preset Landscape.

Dessa forma, você será capaz de enfatizar a beleza de uma montanha, de uma floresta e do céu, por exemplo.

Presets Lightroom de efeitos especiais

tutorial lightroom especiais

Imagem: designerd

Presets de efeitos especiais se adequam à qualquer tipo de imagem, deixando os detalhes de suas fotos ainda mais evidentes.

Outros Presets Lightroom grátis para download

Existem outros pacotes de presets grátis que podem ajudar você, como:

Coleção de tutoriais Lightroom

Efeito vintage

Você pode adicionar facilmente o efeito vintage às suas imagens. Após baixar ou criar um preset desse estilo, é só aplicá-lo na imagem pretendida.

Veja o vídeo abaixo e se inspire:

Foto em preto e branco

Fotos em preto e branco são bastante populares entre fotógrafos e clientes. Dessa forma, você pode criar suas próprias configurações ou utilizar predefinições prontas.

Aprenda no vídeo abaixo como deixar suas fotos em preto e branco:

Como cortar o fundo da imagem

Muitas vezes é necessário cortar uma imagem. Com o tutorial Lightroom, você é capaz de realizar esse procedimento rapidamente.

Para isso, assista o vídeo abaixo:

Efeitos de cor e contraste

Ajustar os efeitos de cor e contraste em uma imagem pode fazer toda a diferença. Para aprender a utilizar esse recurso, veja o tutorial abaixo:

Simulação de filmes

O efeito de filme pode deixar a sua foto com uma aparência única! E não se preocupe, não é muito difícil utilizar essa simulação.

Veja o vídeo abaixo e aprenda como fazer efeito filme no lightroom:

Conclusão

Agora você já sabe tudo sobre o Lightroom! Então, é só começar a editar as suas fotos!

Conhecer o tutorial do Lightroom é fundamental para quem quer ter um ótimo resultado na edição de suas imagens.

tutorial dicas lightroom especiais

Para isso, você precisa conhecer os principais passos para começar a utiliza o programa:

  • Abrir e salvar imagens;
  • Organizar bibliotecas;
  • Ajustar contraste e cor.

Além disso, você também pode fazer uso de presets, que nada mais são do que séries de configurações feitas por algum usuário. É possível criar seus próprios presets ou baixá-los prontos.

Assim, fica muito mais fácil deixar as suas imagens com um ótimo resultado final.

Neste artigo, você encontrou tudo o que precisava saber sobre tutorial Lightroom. Agora, é só se inspirar, seguir as nossas dicas e realizar as suas edições.

Quer aprender mais sobre fotografia e continuar aprimorando seu trabalho? Acompanhe nosso blog! Sempre trazemos novidades da área, as melhores dicas e guias completos para você!

Veja alguns outros artigos que podem te interessar:

E você, já conhecia tudo sobre tutorial Lightroom? Nos conte sobre a sua experiência e se você tem alguma dica a oferecer para os outros leitores!

E não esqueça: se ainda ficou com alguma dúvida, basta deixar sua pergunta nos comentários!

Obrigado por ler até aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *