Posted in:

O que é Smash the Cake? Dicas de Como Fazer um Ensaio Inesquecível

smash the cake

O Smash the Cake é um ensaio fotográfico muito especial, pois é o primeiro contato que um bebê tem com um bolo!

O Smash the Cake ou Cake Smash, normalmente acontece em um ambiente com uma decoração bastante fofa e é registrado por um fotógrafo especializado no assunto.

A dinâmica do ensaio acontece com a criança se deparando com novos cheiros, cores, sabores e texturas de um bolo bastante colorido e macio. Afinal, todos os momentos de descoberta do seu bebê merecem ser registrados!

Esse nicho de mercado está ganhando bastante espaço. Para garantir o seu sucesso nesse tipo de ensaio, você precisa aprender tudo sobre ele.

Quer aprender como fazer fotos incríveis de bebês? Leia também o nosso guia sobre Fotografia Newborn.

Índice

  1. O que é Smash the Cake?
  2. A Origem do Ensaio Smash the Cake
  3. A partir de qual Idade é Possível Fazer o Smash the Cake?
  4. Smash the Cake vs Smash the Fruit
  5. Dicas de Como Fazer Smash the Cake
  6. Inspiração Ensaio Smash the Cake
  7. Conclusão

Se o seu objetivo é saber mais sobre o funcionamento do ensaio Smash the Cake, continue lendo o nosso artigo, pois vamos apresentar todas as informações sobre ele.

O que é Smash the Cake?

ensaio smash the cake o que é

O Smash the Cake é um ensaio fotográfico que teve origem nos Estados Unidos e, desde então, tem conquistados mamães e papais pelo mundo todo.

Esse termo quer dizer “amassar o bolo” em uma tradução literal, e é justamente sobre isso que se trata o ensaio.

A ideia é escolher uma decoração com cores vivas e colocar um bolo perto do bebê para que ele possa senti-lo pela primeira vez.

Assim, a criança fica livre para fazer o que quiser com ele, inclusive, esmagá-lo. Muitas vezes ela também o come, passa no rosto e no corpo todo, resultando em ótimos cliques.

O ensaio no geral é muito divertido de ser feito, já que a ideia é deixar o bebê bem à vontade. E não se preocupe com os cliques, pois a ideia é justamente deixar o bebê livre para brincar com o seu bolo.

É muito importante que você tenha costume de fotografar crianças pequenas, pois é necessária toda a atenção do mundo para registrar as mais diversas situações que podem acontecer durante o ensaio.

Para ter sucesso nesse ramo, você também precisa conhecer das onde surgiu o ensaio fotográfico Smash the Cake. Então, confira abaixo a sua origem:

A Origem do Ensaio Smash the Cake

O Smash the Cake surgiu nos Estados Unidos e chegou com força no Brasil, fazendo com que várias mamães optem por ele.

Provavelmente, esse ensaio foi inspirado em uma tradição mexicana, onde o aniversariante dá uma mordida no bolo inteiro antes dele ser cortado e distribuído aos convidados.

Mas é sempre importante prestar atenção aos engraçadinhos de plantão, que sempre tentam empurrar o rosto do aniversariante contra o bolo.

Esse tipo de ensaio é ótimo para instigar os pequenos a interagirem com o ambiente, fazendo muita bagunça com o bolo.

A partir de qual Idade é Possível Fazer o Smash the Cake?

A idade recomendada para esse tipo de ensaio fotográfico é entre 6 meses e 3 anos de idade.

Como essa é a primeira experiência que um bebê terá com um bolo, é importante que o ensaio não seja realizado tardiamente.

Além disso, com menos de 6 meses, fica um pouco difícil do pequeno aproveitar e brincar bastante com o doce.

Smash the Cake vs Smash the Fruit

smash the fruit

Muitas mamães e papais não gostam da ideia de dar algo cheio de gordura e açúcar aos seus filhos, como é o caso dos bolos confeitados.

Então, para concorrer com o Smash the Cake, surgiu o ensaio Smash the Fruit. Nesse caso, o bolo açucarado é substituído por frutas que podem ser comidas pelas crianças sem restrições.

Da mesma forma que acontece no Cake Smash, o ensaio Smash the Fruit também permite que os bebês passem por um momento de experimentação.

Eles tocam nas frutas, conhecem suas variadas texturas e provam sabores novos. Em muitas fotos, os pequeninos saem com carinhas fofas e engraçadas ao provar um morango azedo, por exemplo.

A maioria das fotos também costuma ser feita ao ar livre, como em um grande e decorado piquenique, alegrando todos os presentes.

Dicas de Como Fazer Smash the Cake

smash the cake dicas como fazer

Ao lidar com bebês, não tem jeito: você precisa ter atenção redobrada em todos os detalhes. Mas não se preocupe! Juntamos as principais dicas para você arrasar durante o ensaio. Confira:

Seleção do Bolo

Muitas pessoas ficam em dúvida na hora de escolher o bolo que vai ser utilizado no ensaio. Para facilitar esse momento, listamos alguns passos para ajudar você no momento dessa escolha:

  • Bolo colorido: escolha cores vivas e vibrantes para compor a decoração do bolo, pois isso ajuda a chamar a atenção do bebê e a deixar a foto bem divertida.
  • Encomenda: oriente os pais a optarem por um fornecedor recomendado, que já seja conhecido pelo seu trabalho. Assim, a segurança da criança fica garantida.
  • Ingredientes: é importante que os pais saibam quais são os ingredientes usados na preparação do bolo. Isso evita que o bebê coma alimentos que lhe causem alergia, por exemplo.
  • Aparência: a decoração do bolo precisa ser condizente com o cenário como um todo. Além disso, é muito legal se ele for chamativo para se destacar nos cliques.

Roupas da Criança

A criança precisa estar bastante confortável para realizar o ensaio e se divertir ao máximo. Também é importante que os pais saibam que a roupa do seu filho ficará toda suja, já que esse é o ponto alto do ensaio.

Muitas pessoas optam por deixar os bebês sem blusa, usando apenas uma saia ou uma bermuda colorida.

Local do Ensaio Smash the Cake

É interessante que esse ensaio seja realizado ao ar livre. No entanto, muitas pessoas também optam por realizá-lo em casa. Como o espaço ficará todo sujo, é sempre bom já ter os produtos de limpeza por perto.

Mas nada impede que ele seja realizado em um estúdio fotográfico, por exemplo. Tudo vai depender do gosto e do objetivo do seu cliente.

Cenário, Decoração, Tema e Acessórios Infantis

Caso você queira deixar o ambiente escolhido ainda mais fofo e convidativo, use e abuse de acessórios infantis. Mas, antes de mais nada, defina um tema e comece a partir daí.

Normalmente, balões coloridos são ótimos para compor o cenário junto com toalhas de chão onde os bebês serão posicionados para os cliques. Além disso, você também pode usar os seguintes itens:

  • Balões de hélio;
  • Tábuas de madeira para segurar a toalha e dar sustentação ao bolo e enfeites,
  • Bandeirinhas
  • Garrafinhas transparentes recheadas de doces;
  • Bichinhos de pelúcia.

Como já vimos, um ambiente externo pode ser ideal para esse tipo de foto. Ainda mais porque ele possibilita que a criança brinque e se divirta muito.

Equipamentos Fotográficos

Opte por lentes que favorecem a captura de detalhes do cenário, como a 50mm f 14 e por lentes versáteis para o resto do ensaio, como a 24 x 70mm f.2.8.

É interessante tirar fotos com tripés, mas como o bebê costuma se movimentar muito, você pode acabar perdendo alguns ótimos clique se decidir ficar parado.

Normalmente, tripés são usados para compor o cenário nesse tipo de ensaio. Eles podem servir para amarrar bandeirinhas e balões e alegrar ainda mais as suas imagens.

Iluminação

Como esse tipo de ensaio costuma ser feito ao ar livre, você vai contar com uma ótima possibilidade de iluminação: a natural.

Assim, você será capaz de incorporar elementos novos e diferente à sua cena.

O uso do flash é opcional, mas é interessante que você leve um para o ensaio para preenchimento, se necessário.

Além disso, um rebatedor também pode melhorar bastante a qualidade das suas fotos dependendo da ocasião.

Capture as Emoções da Criança

Capture todas as emoções da criança, sem exceção. Faça diversos cliques, desde o momento em que os pais estiverem chegando à festa, até a hora em que a criança se deparar com o bolo.

É interessante aproveitar o início do ensaio, pois será quase impossível tirar uma foto do bebê com o rosto limpo depois disso.

Além disso, depois de tanto brincar com o doce, o pequeno provavelmente estará cansado e sem vontade de posar para mais fotos.

Se a criança não gostar do bolo ou chorar por algum outro motivo, capture o momento da aproximação dos pais. Nessa hora os bebês costumam fazer uma grande festa e acabam lambuzando os pais também.

Tempo de Duração do Ensaio Fotográfico

Por se tratar de crianças e de muita bagunça, esse tipo de ensaio fotográfico não demora muito tempo. Normalmente, ele dura de 1 a 2 horas.

Os primeiros minutos servem para que a criança interaja com o ambiente e com o fotógrafo, para se sentir mais à vontade no local diferente.

Depois disso, costumam acontecer as fotos com as mães e os pais. Em seguida, há a interação do bebê com o bolo, que costuma durar em torno de 20 minutos.

Orientação aos Pais

É importante que você peça aos pais para que não criem muitas expectativas durante o ensaio. Muitas crianças simplesmente não gostam da textura do bolo e não interagem com ele. Outras, começam a chorar por não gostarem do sabor.

Então, deixe bem claro que as fotos ficarão ótimas, mas não necessariamente com o bebê se lambuzando todo de bolo.

Inspiração Ensaio Smash the Cake

Agora você já conhece todas as principais dicas para a realização do seu ensaio fotográfico! Porém, por se tratar de crianças pequenas, muitas vezes o seu modelo não vai corresponder aos seus estímulos e vontades para a foto.

Então, é interessante que você se inspire com alguns ensaios realizados no estilo Cake Smash. Confira:

Smash the Cake ao Ar Livre

As fotos ao ar livre costumam ficar maravilhosas. Veja só:

ensaio fotográfico smash the cake

ensaio smash the cake ar livre

Imagens: Gabix Bento

Smash the Cake Menina

Ensaio de menina costuma apresentar resultados bastante meigos:

ensaio smash the cake menina

Smash the Cake Menino

Meninos em ensaios Cake Smash também geram ótimas fotos:

smash the cake menino

smash the cake ensaio

ensa

Smash the Cake Mickey

Você pode optar pela decoração do Mickey em seu ensaio:

Smash the Cake Mickey

Smash the Cake Mickey

Imagens: Thais Castro

Smash the Cake Circo

Temas diferentes, como o circo também são ótimos:

smash the cake circo

smash the cake circo

Imagens: Daniel Silva 

Smash the Cake Safari

Alguns pais optam pela decoração de safari:

Smash the Cake Safari

Smash the Cake Safari

Imagens: Susan Baldan

Smash the Cake Branca de Neve

Muitos pais decidem pelo tema princesas e a mais escolhida costuma ser a Branca de Neve:

smash the cake

smash the cake branca de neve

smash the cake branca de neve

Imagens: AHM

Smash the Cake Pequeno Príncipe

Um personagem bastante escolhido também é o Pequeno Príncipe:

Smash the Cake

Smash the Cake

Imagens: Tatagiba

Smash the Cake Galinha Pintadinha

Por conta da sua fama entre as crianças, a Galinha Pintadinha não costuma ficar de fora desse ensaio:

smash the cake galinha pintadinha

Imagens: Flash Studio

Smash the Cake para Adultos

Muitos adultos também decidem voltar a ser criança e optam por esse tipo de ensaio para isso:

Smash the Cake

Smash the Cake adulto

Imagens: Studio I

Conclusão

O Cake Smash é um ensaio originário dos Estados Unidos que vem ganhando cada vez mais adeptos no Brasil. Ele nada mais é do que a captura dos primeiros contatos de um bebê com um bolo bastante colorido.

A ideia do ensaio é fazer com que a criança interaja com o doce em meio a uma decoração com cores vivas e divertidas. Quanto mais o bebê se divertir com o bolo, melhores serão as suas fotos!

smash the cake ensaio

Como alternativa a esse ensaio, surgiu o Smash the fruit. Esta é uma opção para quem quer registrar o contato de seus filhos com uma opção mais saudável, ou seja, frutas!

Independente da escolha, você precisa estar preparado para capturar todos os momentos do bebê. Então, leve seus equipamentos, ornamente o local da forma mais colorida possível e incentive a diversão!

Quer continuar melhorando suas habilidades em fotografia? Leia também esses outros conteúdos que preparamos:

E você, tem alguma experiência em ensaio fotográfico Smash the Cake que gostaria de dividir? Quais são os seus maiores problemas ao realizar ensaio com crianças?

Deixe sua opinião nos comentários e não esqueça de perguntar se ainda ficou com alguma dúvida!

Escrito por Equipe Fotografia Mais

Equipe de Fotógrafos, redatores e designers responsáveis por conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre fotografia para o mercado brasileiro.

124 posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quero ser cadastrado na LISTA VIP