Posted in:

Fotografia Lifestyle: O que é e dicas para fotografar esse gênero

fotografia lifestyle

A fotografia lifestyle é uma área que tem sido bastante procurada para diferentes finalidades.

Ela é baseada em uma técnica que dá prioridade a cliques naturais e simples, sendo bastante autêntica e única.

Esse estilo de fotografia tem ganhado muito espaço, mesmo em meio a tantas pessoas com desejo de tirar fotos e selfies perfeitas e muito produzidas.

A foto lifestyle possui uma proposta totalmente diferente, visando capturar a espontaneidade e sentimentos de uma determinada cena.

Apesar de registrar momentos mais autênticos, a fotografia lifestyle também leva em consideração fatores muito importantes para uma ótima foto, como decoração, locação do espaço e iluminação do ambiente, por exemplo.

Esse ramo da fotografia é bastante minucioso ao mesmo tempo de priorizar as expressões e emoções da cena.

Você sabe como está o mercado fotográfico no Brasil? Então, acesse agora mesmo o guia completo que preparamos para você!

Neste artigo você vai conhecer tudo o que precisa sobre fotografia lifestyle!

Índice

  1. O que é fotografia lifestyle?
  2. Como começar com fotografia lifestyle?
  3. Em que tipos de sessão é possível aplicar o gênero lifestyle?
  4. Quanto cobrar pela fotografia lifestyle?
  5. Dicas de fotografia lifestyle profissional
  6. Galeria: Ensaio fotográfico lifestyle para se inspirar
  7. Conclusão

Confira agora tudo o que você precisa saber sobre fotografia lifestyle:

O que é fotografia lifestyle?

fotografia lifestyle o que é

Lifestyle quer dizer estilo de vida, ou seja, esse ramo da fotografia registra momentos do dia a dia do assunto.

A  fotografia lifestyle tem como objetivo registrar a veracidade de uma determinada cena. Apesar de ser um estilo mais solto e espontâneo, nesse tipo de clique também existe uma direção de modelos, escolha do local, posicionamento da luz.

Ao mesmo tempo, é imprescindível que o fotógrafo foque em captar expressões e sentimentos típicos do seu assunto.

Em um ensaio de fotografia lifestyle de bebê, por exemplo, é importante que haja o registro do desenvolvimento da criança. Se ela aprendeu a ficar de bruços, a mandar beijo, a dar língua, a botar o pé na boca. Tudo precisa ser registrado da maneira mais natural possível.

A diferença básica entre o estilo tradicional de fotografia e o lifestyle é que este também mostra o cotidiano, só que misturado com uma forma mais moderna de fotografia.

Como começar com fotografia lifestyle?

fotografia lifestyle familia

Para começar com a foto lifestyle, você precisa começar a observar mais os detalhes à sua volta.

Preste bastante atenção no jeito das pessoas, em como elas se comunicam, em como gesticulam e conversam. É importante que você registre todos essas características únicas de quem está na cena.

Foque também em registrar objetos da casa, adereços, roupas.

Isso tudo vai adicionar veracidade e sentimento às suas fotografias. Muitos desses detalhes costumam passar despercebidos, mas fazem parte do dia a dia e da vida do seu assunto.

Além disso, essa prática proporciona autenticidade e diferencia o seu trabalho dos demais. Isso acontece porque cada pessoa tem seu jeito de ser, suas expressões e forma de levar a vida, fazendo com que ela seja única.

Ou seja, pense sempre fora da caixa para conseguir realizar um trabalho super especial.

Em que tipos de sessão é possível aplicar o gênero lifestyle?

fotografia lifestyle sessões

Conheça agora alguns dos tipos de ensaio lifestyle que você pode realizar:

Ensaio lifestyle casal

O ensaio lifestyle de casal tem como objetivo demonstrar a dinâmica do casal, seu dia a dia, suas trocas de carinho e envolvimento no geral.

Ele pode ser realizado em um local onde o casal costuma ir junto, como a praia ou um parque, por exemplo.

Um local muito comum também é a casa onde eles moram. Cliques feitos na sala, cozinha ou no quarto são ótimos para registrar a intimidade existente na relação, além de tornar o resultado final mais íntimo e único.

Ensaio fotográfico lifestyle para gestantes

Esse tipo de ensaio fotográfico visa mostrar com naturalidade qualquer uma das fases da gestação.

Dessa forma, é possível acompanhar o tamanho da barriga da gestante seus sorrisos e gestos ao tocar sua barriga, por exemplo.

Além disso, você também pode captar sua interação com seu cônjuge, retratando todo o amor que já existe pelo bebê que virá.

Ensaio lifestyle família

O ensaio lifestyle em família precisa retratar a interação existente entre toda a família. Podem fazer parte dele pais, filhos, avós, primos… Tudo vai depender do seu cliente.

Foque em retratar o companheirismo, as formas de amor e a genuína interação que as famílias costumam transparecer.

Ensaio lifestyle para bebês

Esse tipo de ensaio tem ganhado cada vez mais espaço entre pais de bebês, como é o caso do ensaio newborn.

Isso acontece porque normalmente no estúdio o bebê não se sente muito a vontade por estar fora do seu ambiente. Por isso, os ensaios lifestyle de bebês costuma ser feito em casa ou em algum local que seja familiar para a criança.

Além disso, em casa existe a garantia de que tudo está limpinho e que o ambiente é seguro para o bebê.

Esse tipo de ensaio também é interessante para os pais que querem retratar a sua forma de viver, principalmente aqueles que são bastante participativos na vida de seus filhos.

Então, preste bastante atenção em todos os detalhes, pois, essa memória nostálgica ficará para sempre na vida da família.

Outro tipo de fotografia lifestyle

Outro tipo de sessão de foto lifestyle é o Newborn. Antes de mais nada, você precisa ter o mesmo cuidado com os bebês nesse ensaio do que no ensaio Newborn.

Não é porque as fotos são feitas de maneira mais solta que você tem que deixar de lado tudo o que você sabe sobre ensaio com recém-nascidos. Não esqueça que você está lidando com um pequenino com um sistema imunológico ainda muito sensível. Então, se você não souber com precisão o que está fazendo, simplesmente não faça.

É importante que ao chegar ao local, você higienize suas mãos, antebraços e equipamentos fotográficos. Além disso, ter um frasco de álcool em gel também pode ser essencial.

Como nos outros ensaios, foque em pegar movimentos naturais do seu assunto, a fim de obter um ótimo resultado final.

Quanto cobrar pela fotografia lifestyle?

fotografia lifestyle quanto cobrar

Antes de definir o preço da sua sessão de foto lifestyle, você precisa levar em consideração alguns fatores muito importantes, como:

1 – Cálculo dos custos fixos na fotografia: Antes de mais nada, calcule todos os custos fixos que você possui, como: aluguel do estúdio, luz, internet, telefone, seguro de equipamentos, etc.

2 – Cálculo dos custos variáveis: Adicione ao seu cálculo todos os seus custos variáveis, como comida e deslocamento. Assim, fica mais fácil inseri-los no valor total do seu orçamento.

3 – Depreciação de câmeras fotográficas e equipamentos: É interessante que você leve em consideração o valor da depreciação dos seus equipamentos fotográficos. Assim, quando você precisar trocar algum deles, não precisará ficar desesperado para isso.

4 – Estabelecendo alvos: Saiba exatamente quanto você quer ganhar e lucrar por mês. Além disso, é importante que você possua metas e as coloque em seu orçamento. Por exemplo, se o seu sonho é ter um estúdio, insira um valor correspondente a isso na hora de cobrar pelo seu trabalho.

5 – Investimento Inicial: Se você está começando agora, calcule tudo o que você precisará para dar o pontapé inicial na sua carreira. Dessa forma, fica muito mais fácil começar.

Dicas de fotografia lifestyle profissional

fotografia lifestyle ensaio fotografico
Confira as dicas a seguir para ter um resultado maravilhoso em suas sessões de foto lifestyle:

Use diferentes ângulos

É importante que você explore diferentes ângulos para a sua foto. Como esse é um estilo de fotografia mais solto, talvez os ângulos que você está acostumado a clicar não sejam os melhores.

Então, em uma mesma cena, explore variados ângulos até achar aquele que capta melhor a essência do seu assunto e da cena em questão.

Aprenda a “ser invisível” nas fotos

Procure ser o mais invisível possível ao realizar seus cliques. Não esqueça que você está em busca de um resultado natural dos seus modelos, ou seja, tente não interferir muito na dinâmica entre eles.

Então, é importante que você se comporte da forma mais discreta possível.

Faça sugestões para os modelos

Apesar do estilo lifestyle captar a naturalidade de uma determinada cena, é importante que você esteja pronto para dirigir seus modelos.

Isso acontece porque algumas pessoas têm vergonha da câmera, por exemplo. Além disso, é interessante que você se atente aos locais especiais da cena onde a luz é melhor e sugira que a interação dos seus assuntos ocorra nesse determinado local.

Evite ao máximo fotografar poses. Porém, não esqueça de estimular os seus clientes a sempre melhorarem a sua postura, mesmo que eles estejam interagindo entre si sem olhar para a lente.

Se você não puder visitar o local antes do ensaio, peça para que os seus clientes enviem a você fotos e vídeos caseiros para ajudá-lo na escolha dos equipamentos e acessórios necessários para o dia do ensaio.

Fotografe em diferentes ambientes

Sempre busque maneiras do seu assunto interagir com o ambiente. É interessante procurar cenários naturais, deixando a cena o mais natural possível.

O cenário pode ser um fator de grande inspiração para você. Além disso, quanto mais ambientes você puder inserir na sua sessão de fotos, melhor.

Por exemplo, se seus cliques forem tirados na casa do seu cliente, faça uso de todas as partes da casa que forem possíveis.

Utilize ambientes familiares para os modelos

Ao escolher o local da sua sessão de fotos, leve em consideração todos aqueles que são familiares para os seus clientes.

Dessa forma, a interação com a cena será mais dinâmica e natural, deixando seu resultado final ainda melhor.

Compartilhe seu trabalho e siga outros fotógrafos lifestyle nas redes sociais

É interessante que você compartilhe o seu trabalho e siga outros profissionais da área em suas redes sociais.

O seu nome precisa aparecer e ser conhecido. Então, comece a colocar agora mesmo as suas fotos nas suas redes sociais e blogs.

Além disso, também é interessante que você procure profissionais experientes nesse tipo de foto e peça que eles analisem o seu material. Dessa forma, você vai conseguir melhorar o seu ensaio tendo um olhar diferente sobre as suas fotos.

Galeria: Ensaio fotográfico lifestyle para se inspirar

É importante conhecer o trabalho de outros profissionais para poder se inspirar e melhorar ainda mais a sua sessão lifestyle.

Então, confira agora a galeria com fotos incríveis que preparamos para você:

fotografia lifestyle dicas

foto lifestyle

fotografia lifestyle ensaio

fotografia lifestyle ensaio

fotografia lifestyle como fazer

fotografia lifestyle como fazer

fotografia lifestyle dicas

ensaio fotografia lifestyle

fotografia lifestyle como fazer

fotografia lifestyle profissional

fotografia lifestyle inspiração

Conclusão

A  fotografia lifestyle tem como meta captar toda a veracidade de uma determinada cena. Mesmo sendo um estilo mais solto e espontâneo, você terá que lidar com algumas tarefas básicas de qualquer sessão de fotografia, como:

  • Direção de modelos;
  • Escolha do local;
  • Escolha da iluminação ideal.

Para ser um bom profissional de fotografia lifestyle, você precisa prestar bastante atenção aos detalhes, conseguindo captar com muito sentimento a essência da cena.

fotografia lifestyle home

Se o seu objetivo é ter ótimos resultados finais, você precisa seguir as seguintes dicas:

  • Usar diferentes ângulos;
  • Aprender a “ser invisível” nas fotos;
  • Fazer sugestões para os modelos;
  • Fotografar em diferentes ambientes;
  • Utilizar ambientes familiares para os modelos;
  • Compartilhar seu trabalho e siga outros fotógrafos lifestyle nas redes sociais.

Neste artigo, você encontrou tudo o que precisava saber sobre fotografia lifestyle. Agora, é só se inspirar, seguir as nossas dicas e começar a clicar.

Quer aprender mais sobre fotografia e continuar aprimorando seu trabalho? Acompanhe nosso blog! Sempre trazemos novidades da área, as melhores dicas e guias completos para você!

Veja alguns outros artigos que podem te interessar:

E você, já conhecia tudo sobre fotografia lifestyle? Nos conte sobre a sua experiência e se você tem alguma dica a oferecer para os outros leitores!

E não esqueça: se ainda ficou com alguma dúvida, basta deixar sua pergunta nos comentários!

Obrigado por ler até aqui!

Escrito por Equipe Fotografia Mais

Equipe de Fotógrafos, redatores e designers responsáveis por conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre fotografia para o mercado brasileiro.

190 posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *