Posted in:

Como Tirar Fotos de Pôr do Sol Memoráveis

fotos de por do sol

Fotos de pôr do sol são clássicas. Para alguns, um clichê. Mas é unânime que este tipo de fotografia é lindíssima e ninguém fica indiferente quando bate o olho em uma delas.

Mas captar boas fotos de pôr do sol não é tão simples. Há muito o que considerar, em especial em relação à iluminação deste momento do dia.

Por isso resolvemos fazer este guia com dicas bem simples, mas que podem fazer a diferença nos pequenos detalhes e ajudar você a dar um tom mais dramático e impressionante às suas fotos de pôr do sol.

Neste artigo, mostraremos o passo a passo de como tirar fotos de pôr do sol perfeitas, como equilibrar as cores e as sombras, como fotografar pessoas no por do sol e muito mais.

Índice

    1. Passo a Passo de Como Tirar Boas Fotos de Pôr do Sol
    2. Como Fotografar Pessoas no Pôr do Sol
    3. Inspiração Fotos de Pôr do Sol
    4. Conclusão

Boa leitura!

Passo a Passo de Como Tirar Boas Fotos de Pôr do Sol

como tirar fotos do pôr do sol

O brilho é tão rico em cor e calor que o sentimento gerado por uma foto de pôr do sol ultrapassa os limites da imagem fotografia.

Na fotografia costumamos dizer que não existem regras, o que há é um conjunto de técnicas que podem, ou não, servir para o seu propósito.

Se existe algum segredo é: ter paciência. Uma coisa é certa: escolha o ponto que mais lhe agrada e fixe bandeira.

Durante o pôr do sol as coisas ocorrem rápido e se você não se concentrar pode acabar perdendo o momento perfeito.

Fazer uma foto de pôr do Sol espetacular não requer um equipamento caro, milhares de acessórios ou estar em um lugar badalado.

Basta o sol, doses de bom gosto e a aplicação de alguns técnicas e sugestões que vamos ensinar ao longo deste passo a passo. Confira!

Limpe sua Lente

Ter (e manter) a sua lente e o sensor da câmera sempre limpos é válido para qualquer situação e para fazer qualquer tipo de foto.

Se em fotos com céu brilhante as manchas de poeira são óbvias, nas fotos de pôr do sol elas parecem reluzir de tão evidentes que ficam.

Isso porque neste tipo de imagem geralmente se trabalha com valores elevados de abertura.

Utilize a Bolha de Nível Dupla

A bolha de nível dupla é um dos acessórios mais importantes para quem gosta de fotografar animais e paisagens.

O acessório encaixa-se na sapata do flash e assegura que o horizonte sempre esteja nivelado, tanto na horizontal quanto na vertical.

Algumas pessoas preferem fazer isso nos programas de edição. Não é um erro, mas pode ser algo que prejudique o resultado final, em especial se o desnível for muito grande.

Tripé

Se você estiver fazendo fotos de pôr do sol com velocidades do obturador mais longas (abaixo de 1/30) e com comprimentos focais maiores (acima de 200mm), considere o uso de um tripé.

Se não tem um no momento, procure algo ou uma maneira de fazer com que sua câmera fique completamente imóvel.

Isso é essencial para fotos de pôr do sol perfeitas, caso contrário você terá borrado, desfocado, tremido ou qualquer outro “efeito” indesejado.

Controle Manual

fotos de por do sol

Às vezes, quando você fotografa em condições de iluminação extremas, algumas câmeras podem ter problemas para focar.

Se este for o caso para o seu equipamento, considere mudar para a configuração de foco manual. Desta forma você conseguirá excelentes resultados.

Fotografe em Raw

O formato raw permite uma flexibilidade incrível para trabalhar com fotos de pôr do sol. Isto porque esta extensão, possui muito mais informação do que um JPEG.

O resultado é uma foto de pôr do sol com muitos detalhes, maior nitidez e ênfase em áreas que ficariam ‘perdidas’ no formato tradicional de JPEG.

Outra vantagem de fazer fotos de pôr do sol em Raw é que você poderá dispensar o uso de sub ou superexposição, bracketing ou colocar o balanço de branco no manual.

Tudo isso pode ser feito depois, na pós produção, e sem nenhuma perda de qualidade!

Este recurso vem se tornando tão popular que até mesmo alguns smartphones já possuem câmeras que fotografam em RAW.

HDR

Fotografar o pôr do sol utilizando HDR pode gerar imagens incríveis! O nome HDR vem do inglês – High Dynamic Range. Em português, podemos chamar de “Alto Alcance Dinâmico”.

A ideia é configurar sua câmera de maneira que ela passe a captar uma faixa maior de luminância, registrando mais detalhes tanto nas zonas claras da imagem quanto nas escuras. Isso gera imagens com cores mais vivas e profundas.

Além de capturar melhor as nuances das cores no céu, você conseguirá um contraste incrível!

Mas lembre-se: o HDR não é ideal para capturar objetos em movimento. Estabilizar sua câmera é essencial. De qualquer forma, a situação de pouca luz já exigiria maior estabilidade. Tenha isso em mente ao fotografar um pôr do sol com HDR.

Distância Focal

fotos de por do sol

A distância focal é uma característica muito importante e é a partir dela que você definirá o campo de visão que deseja trabalhar.

Esta definição de comprimento focal e escolha do ponto de vista vai fazer uma grande diferença nas suas fotos de pôr do sol.

Neste tipo de imagem, a distância focal mais longa e um ponto de vista cuidadosamente escolhido podem produzir um resultado muito mais eficaz.

Isso também fará com que o sol fique maior no quadro e você terá mais controle sobre as formas e silhuetas.

Compensação de Exposição

Cores apagadas, fotos muito claras ou muito escuras estão entre as principais reclamações dos iniciantes quando o assunto é fotografar o pôr do sol. A dúvida é sempre a mesma: “qual exposição usar?”; “quais configurações devo escolher?”.

A resposta não é tão simples, pois, em fotos de pôr do sol a intensidade de luz é efêmera. A nossa sugestão é que enquanto o sol ainda está no céu, comece com a prioridade de abertura e compensação de exposição para fazer suas fotos de pôr do sol.

Neste modo, a compensação de exposição altera a velocidade do obturador. Quando o astro começar a sumir, a indicação é mudar o seu equipamento para o modo manual.

Se você quer ter total autonomia e controle sobre a sua imagem, é preciso compreender os fatores que constroem a análise da fotometria que, a grosso modo, é a medição da luz do ambiente.

Modo de disparo

Basicamente, os modos de disparo em uma câmera consistem no ajuste do seu equipamento para coincidir com as diferentes condições de disparo e cenários que você pretende fotografar. Os modos de disparo automáticos são: Programa AE, Prioridade de obturador AE, Prioridade de abertura AE e exposição manual (ME).

No primeiro modo, a velocidade do obturador, abertura e outras configurações predefinidas são ajustadas automaticamente para corresponder com a luminosidade da cena.

O segundo modo, você define a velocidade do obturador e a câmera muda automaticamente da configuração de abertura e outros ajustes para uma exposição em sua cena.

Já a prioridade AE, o terceiro modelo de disparo que citamos, é um modo semiautomático (ou semimanual). Neste caso você escolhe a abertura e sua câmera seleciona outras configurações de modo a garantir uma exposição bem equilibrada.

Por fim, o modo manual, como o próprio nome sugere, todas as configurações são feitas por você. É necessário pensar em tudo, incluindo a velocidade do obturador, abertura, ISO, balanço de branco e flash, entre outros pontos importantes.

Para as fotos de pôr do sol, geralmente é usado o primeiro ou o terceiro modo de disparo. Mas se você está começando a fotografar, aventure-se e descubra o que cada um pode fazer. Não existe melhor forma de aprender do que unir a teoria com a prática.

Ajuste o ISO

O ajuste do ISO na sua câmera está diretamente ligado na configuração do diafragma e do obturador. No caso, os três pontos deve estar em sintonia para ter uma exposição equilibrada.

Em resumo: ao alterar um dos três valores você precisará reconsiderar todos os outros. Tenhas as regras abaixo em mente para tirar o maior proveito do seu equipamento nas suas fotos de pôr do sol:

  • Velocidade baixa: exige uma abertura mais fechada ou um valor ISO mais baixo;
  • Abertura fechada: pede uma velocidade mais baixa ou um valor ISO mais alto;
  • Sensibilidade ISO baixa: também diminui a velocidade do obturador ou abre o diafragma da câmera;
  • Velocidade alta: demanda uma sensibilidade ISO alta ou um diafragma mais aberto;
  • Abertura ampla: requer velocidades altas ou sensibilidade ISO baixa;
  • Sensibilidade ISO alta: propõe uma velocidade maior ou uma abertura de diafragma menor.

Equilíbrio do Branco: Modo Nublado ou Sombra

Existem referências que ditam que o equilíbrio de branco deve estar no automático, pois, desta forma você terá belos tons dourados de um pôr do sol.

Contudo, ao usar este ajuste na sua câmera você corre o risco de perder alguns dos tons dourados mais quentes.

Uma sugestão é tentar fotografar nos modos ‘nublado’ ou ‘sombra’, que são normalmente usados em luzes mais frias. O resultado é muito interessante.

Aproveite a ocasião para experimentar também as outras configurações do equilíbrio de branco, os resultados podem ser surpreendentes.

Lembre-se: mais do que técnica, fotografia é a arte de experimentar, de testar.

Não Coloque a Linha do Horizonte no Meio da Foto

Uma boa regra geral para fotos de pôr do sol é jamais colocar a linha do horizonte no meio da fotografia.

Além de feio, você cria uma divisão sem graça na imagem final. Faça alguns testes e comprove.

A dica é colocar o horizonte sempre no terço inferior da imagem se o pôr do sol é bonito, e no terço superior da foto se ele for medíocre.

Se você está fotografando alguém que está na frente de um pôr do sol, tenha cuidado onde você coloca a linha do horizonte.

Sempre parece estranho quando a linha do horizonte é colocada ao nível do pescoço da pessoa.

Você geralmente terá melhores resultados quando coloca-lá em torno da barriga ou peito.

Filtro Fotográfico

Uma maneira super fácil de captar mais detalhes em suas fotos de pôr de sol é utilizar um filtro de densidade neutra para escurecer o céu. Isso vai permitir que a câmera obtenha luz suficiente para expor a paisagem. De quebra, isso também adicionará cor à cena.

Em contrapartida, é indicado evitar o uso de filtros polarizadores, pois, não auxiliam em nada na saturação das cores em um pôr do sol. Já os filtros UV devem ser evitados das fotos de pôr do sol. Isto porque o uso deles corta a saturação, a riqueza das cores e o contraste das suas imagens.

Crie Silhuetas em Primeiro Plano

Assim como todas as fotografias, as fotos de pôr do sol precisam de um ponto de interesse.

Uma das melhores maneiras de fazer isso é incorporar algum tipo de silhueta em primeiro plano na sua imagem.

O que exatamente é você quem vai definir: pode ser uma árvore, uma pessoa, um objeto próximo ou até mesmo uma montanha que está ao longe.

Não Fotografe com Óculos de Sol

Óculos de sol atuam como filtros quando você os utiliza enquanto faz fotos. A menos que você tenha grande domínio de fotografia, evite usar este acessório.

As lentes escuras farão com que você ‘veja’ as fotos do pôr do sol muito mais escuras do que realmente são. E se você esquecer deste ‘detalhe’, corre o risco de chegar em casa com fotos muito mais claras, chapadas ou até mesmo com partes estouradas.

Fotografe o ‘Segundo Pôr do Sol’

Fotografar o que é chamado de segundo pôr do sol pode render imagens incríveis e exclusivas. O ‘fenômeno’ ocorre no momento em que o sol está quase sumindo na linha do horizonte.

A iluminação muda completamente e, por mais que o astro não esteja mais no céu, ele ainda pode ‘ser visto’ em função da sua luz intensa, que vai do alaranjado forte até o vermelho vivo.

Foto de Pôr do Sol: Hora Azul x Hora Dourada

fotos de por do sol

Os nomes, hora azul e hora dourada, têm a ver, literalmente, com coloração do céu em determinados momentos.

No caso da hora azul, no Brasil, o momento é curto, mas vale muito a pena esperar para utilizar este espetáculo de cores e luz naturais. Ele ocorre imediatamente após o pôr do sol.

O ambiente é tomado de um azul característico, que surge porque neste momento a luz começa a dar espaço para a escuridão, enquanto o sol está abaixo do horizonte.

Já a hora dourada, que também é conhecida como hora mágica, ocorre momentos antes do início do pôr do sol. O ambiente é tomado por uma cor dourada e quente, quase que monocromático.

Nos dois casos, as fotos de pôr do sol são únicas e têm uma estrutura e uma qualidade excepcional de luz.

Como Fotografar Pessoas no Pôr do Sol

fotografia de por do sol

Fotografar pessoas durante o pôr do sol pode fazer com que os rostos dos retratos fiquem com sombras muito duras.

Nesse caso, a nossa sugestão é o uso do flash no modo exposição automática, para suavizar a imagem. Para colher todos os detalhes possíveis, use a compensação de exposição para ajustar e corrigir a exposição como um todo.

Inspiração Fotos de Pôr do Sol

Aqui a gente adora fotos de pôr do sol. Para que se sinta incentivado a fazer as suas, selecionamos algumas imagens para inspirar você!

fotos de por do sol como fotografar  fotografia de por do sol  fotos de por do sol dicas  fotos de por do sol  fotos de por do sol  fotos de por do sol  fotos de por do sol  fotos de por do sol

Conclusão: Fotografia Pôr do Sol Inesquecível

Como você pode ver, fazer fotos de pôr do sol não é algo tão complexo. Um dos segredos está em ter um pouco mais de intimidade com o seu equipamento, pois, desta forma você terá maior segurança para tomar decisões de quando usar determinada técnica.

fotos de por do sol imagem sol fotografia sunset

É claro que não poderíamos fechar este texto sem sugerir para você que sempre espere um pouco antes de desligar o seu equipamento. Muitas vezes a iluminação mais espetacular, aquela que você esperou por mais de horas, acontece ‘após’ o sol se pôr.

Leia também esses outros artigos que preparamos:

Tenha sempre em mente que o momento perfeito é uma questão de seu julgamento artístico.

Então, que tal colocar a mão na massa?

Deixe um comentário contando tudo para a gente e não esqueça de avisar se ficou com alguma dúvida!

Escrito por Equipe Fotografia Mais

Equipe de Fotógrafos, redatores e designers responsáveis por conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre fotografia para o mercado brasileiro.

124 posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quero ser cadastrado na LISTA VIP